GASOLINA PODIUM DA PETROBRAS COMPENSA NA TORNADO ?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
claytonsm
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 01 Outubro 2006 à13 22:40

GASOLINA PODIUM DA PETROBRAS COMPENSA NA TORNADO ?

Mensagem por claytonsm »

Minha tornado eh de trilha ... será q compensa colocar a podium da petrobras ?
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

Claro q compensa...gasolina muito mais limpa...e melhor desempenho
mas vai ter q mexer na carburaçao!
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Compensa...mas é caro.. :wink:
CARLÃO R/S
Moderador
Mensagens: 1110
Registrado em: 27 Março 2006 à55 09:30

Mensagem por CARLÃO R/S »

Comecei a usar a podim depois que meu mecânico indicou, ele regulou a bixinha mesmo ela toda original só usando podim deu uma melhorada boa....
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Bom, se olhar pelo lado de potencia não compensa, pois a PODIUM conforme diz no site da Petrobras ela foi desenvolvida p/ motore de ALTA COMPRESSÃO. E a tornado não é um motor de alta compressão. A unica vantagem seria de usar uma gasolina mais limpa, sem problemas de entupir o carburador e criar akela maldita gelatina q a nossa gasolina podre cria. Eu uso PODIUM na DR 400, mas o certo seria usar AVGas (Gasolina de Aviação) pois é o q indica no manual do proprietário.

Aki em Criciuma/SC só tem um posto q vende Podium e num dia q eu ia andar qdo fui abastecer a bomba de Poduim estava estragada, e tive q ir de Gasolina Comum mesmo, olha, confesso q a moto ficou uma porcaria, fraca, falhava em baixa, não rendia... realmente p/ as motos de alta compressão a gasolina PODIUM dá um resultado animal.

Abração!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

PERUCH escreveu:Bom, se olhar pelo lado de potencia não compensa, pois a PODIUM conforme diz no site da Petrobras ela foi desenvolvida p/ motore de ALTA COMPRESSÃO. E a tornado não é um motor de alta compressão. A unica vantagem seria de usar uma gasolina mais limpa
titio peruca disse bem... em termos de desempenho...pra tornadim a vantagem é que é uma gasolina mais limpa, se vc colocar gasolina aditivada (e nao a podium) dá na mesma.

particularmente eu acho q a maior vantagem da podium é ser mais "vigiada"... o risco de vc comprar uma gasosa batizada é menor, pois a petrobras TEORICAMENTE "fiscaliza" a venda dessa gasolina... é aquele sistema "de olho no combustível"...

mas pra quem faz trilha, roda pouco, acho q o preço nem dá tanta diferença assim... se tivesse podium aqui eu colocaria.
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Mas qual a tx de compressão da Tornado original ? É abaixo de 10:1 ?

Se for abaixo, além de mexer na carburação, eu tentaria dar uma leve adiantada no ponto de ignição pra ver o que dá ...
ArDiZZoN
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Junho 2005 à38 10:17

Mensagem por ArDiZZoN »

agm2112 escreveu:Mas qual a tx de compressão da Tornado original ? É abaixo de 10:1 ?

Se for abaixo, além de mexer na carburação, eu tentaria dar uma leve adiantada no ponto de ignição pra ver o que dá ...
A taxa do motor da Tornado/Twister é de 9.3:1

Na minha opnião de entusiasta e não de preparador, a melhor forma e mais segura de se adquirir taxa no motor da Tornado é trocando o Kit pistão/cilindro original pelo Kit Wiseco 284cc, ganhado taxa com o DOME do pistão.

A taxa adquirida eu não sei exatamente quanto é, mas deve girar em torno de 12:1 e com o sistema de combustão um pouco carbonizado deva ir para 13:1 de taxa.

Se eu estiver errado alguém me corrija. :wink:
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Mensagem por agm2112 »

Com uma taxa dessas ... só de premium ou pódium ... tem que ter coragem ... no meu carro to pensando 3 vezes antes de passar pra 14:1 ... com alcool !
BrunoMx
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Setembro 2006 à43 16:58

Mensagem por BrunoMx »

Caras sempre cloquei podium na minha CR , sei que é outra moto, mas apenas para relatar, aqui em SJCampos,existem 2 postos BR que vendem podium, mas o interessante é que um tem a podium melhor qu eo outro. Nas semanas anteriores, a bomba deste posto que tem a podium boa quebrou, então coloquei a comum, e a moto ficou "meia boca", no último final de semana consegui comprar a podium "boa" e caras, a moto é outra.

Para mim que faço motocross compensa, primeiro pelo valor pq aqui 5 litros da comun fica em 11 reais e a podium em 15,00, segundo porque a moto é outra, já para tornando onde vc teria que fazer os ajustes, não sei se vale a pena.

Mas tenho uma dúvida, o pessoal que faz mx aqui em sj que andam de tornado, usam pódium, esta gasolina realmente não faz diferença na potência da moto ?

Valeu pessoal.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

crosschão escreveu:
Fabrício escreveu:Compensa...mas é caro.. :wink:
e outra para trilha não eh todo lugar que tem fica meio difiicil de reabastecer com ela
para trilha eu não colocaraia não .


abraço
cross
122
Muito bem lembrado, Cross....Já vi muito caboco se lascando por falta de gás na trilha...e quando colocam a comum...a moto fica uma porcaria...Nem dá pra fazer trilha direito... :wink:
claytonsm
Membro
Mensagens: 26
Registrado em: 01 Outubro 2006 à13 22:40

Mensagem por claytonsm »

vou fazer o teste com o max force no carburador e com a gasolina podium

abracao
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

mas como funciona essa taxa de compressao?!?!?!
o que é?!?!?!
hehhee
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

agm2112 escreveu:Com uma taxa dessas ... só de premium ou pódium ... tem que ter coragem ... no meu carro to pensando 3 vezes antes de passar pra 14:1 ... com alcool !
Eu usava o kit wiseco com a gasolina mais chulé que tinha por aqui, andava todos os dias com a twister.. sem problemas.

Para vc ter uma idéia, no meu antigo gol eu usava 15,5:1 de taxa no álcool, 14:1 fica bom demais, pode fazer de olhos fechados.

A vantagem em termos de potência para tornado ou twister, nacionais em geral, é nenhuma ou quase nenhuma, em torno de 12:1 de taxa a coisa muda um pouco, mas tem que refazer o acerto da carburação, se largar a moto no dinamômetro vai ver que a diferença é muito pouca e não compensa.. com álcool se consegue muito mais desempenho mesmo mantendo a taxa original.. chegamos a testar com metanol até, e a coisa virou no diabo..

É uma gasolina muito melhor que a aditivada, possue uma concentração bastante reduzida de enxofre em comparação as outras, polue menos e gera menos carbonização e contaminação do óleo.

Para mim usar na twister, mesmo com meus 10,6:1 de taxa, é jogar dinheiro fora mesmo..

Para as importadas é a melhor opção, mas a configuração de uma importada não se difere apenas na taxa de compressão maior, senão bastava apenas aumentar a taxa e ser feliz com as nacionais de mesma cc, é outra carburação e ignição, vela, escape, tudo isso influencia.

No caso da moto do Peruch, provavelmente com gasolina comum a moto tenha ficado com mistura muito rica, para terem uma idéia, o pessoal aqui misturava 1/2 a 1/2 de gas comum e avigas nas tornados com motorzão e taxa muito alta, o gicle de alta era reduzido de 142 para 135, ainda feito um retrabalho na caneta para dar mais vazão de ar quando o combustível subia da cuba para o venturi, ou seja ela empobrecia mais ainda a mistura.. se colocasse gasolina comum, a moto não andava.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Para trilha, como o cross lembrou, não vale a pena.

Tem uma turma de trilheiro aqui da região que só andam de especial, nós os chamamos de "Os Gringos" ehehehe Como a maioria das motos roda na podium, quase todos começam a trilha com 1 ou 2 garrafas pet com combustível para abastecer a moto assim que baixar um pouco o tanque... Muito pé no saco! E com Gasolina Comum ninguem tem esse problema!


Já no mx vale a pena, ja que se acabar o gas, é só reabastecer a moto, ou jogar a moto na pick-up e correr o trecho....

PS: Para quem usa bura de xlx, muito cuidado, a Podium é uma gasolina mais fina e seca por isso costuma lubrificar mal o pistonete, fazendo a motor travar acelerado.... Quem ja passou por isso sabe doque estou falando...
bartnoia
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 08 Outubro 2006 à57 13:04

Mensagem por bartnoia »

Olá! Não compensa, pois a podium foi desenvolvida para motores de alta octanagen, e aqui no brasil não existe motor fabricado com esse parametro, só irá compensar se vc mexer no motor tipo, rebaixar o cabeçote ou retificar o pistão coisas que faça a mistura gasosa + ar se comprimir a mais do que o normal, caso contrario vc estará tocando dinheiro fora.

Carlos Eduardo Tec. Automôtivo
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

PS: Para quem usa bura de xlx, muito cuidado, a Podium é uma gasolina mais fina e seca por isso costuma lubrificar mal o pistonete, fazendo a motor travar acelerado.... Quem ja passou por isso sabe doque estou falando...
Cicarelli, isso é dado técnico? :roll: Porque eu pensava que, embora com maior resistência à explosão, ela tivesse as mesmas propriedades físicas.
Olá! Não compensa, pois a podium foi desenvolvida para motores de alta octanagen, e aqui no brasil não existe motor fabricado com esse parametro
Devo discordar de vc! Os motores VHC da Chevrolet, os Fire da Fiat e os motores 1.0 do Gol G4 tem taxa bastante alta, podendo usar (e obter os devidos benefícios) Gasolina Podium! :wink:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Os motores VHC tem 12,6:1 de taxa. Os AP flex tem pouco mais de 13:1... :roll:
Kaneko#129
Membro
Mensagens: 381
Registrado em: 08 Junho 2006 à31 17:21

Mensagem por Kaneko#129 »

para começar a gasolina PODIUM da BR eh a gasolina no mbrasil de tem o maior grau de octanagem; ela tem 102 octana. ela resiste mais a compressão isto eh o pistão podera comprimir mais,q a gasolina naum vai explodir com a compressão :idea: e assim utilizando melhor o curso do pistão

e no brasil o alcool alem de "ajudar" os usineiros ela usada como antidetonante da gasolina nacional e outros paises utilizam compostos q possuem benzeno se eu nõ tiver enganado....

mas tem uma gasolina q tem uma otima qualidade eh a V-POWER da shell
eu recomendo tbm se na sua cidade naum tiver nenhuma da duas pocure um posto q tenha qualidade e da sua confiança!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Kaneko#129
Membro
Mensagens: 381
Registrado em: 08 Junho 2006 à31 17:21

Mensagem por Kaneko#129 »

e todos os motores (sem exeção) bem regulados sao benecifiados com a gosalina com maior octanagem o resto eh com conversa



lembre - se todo motor comprime se comprime quanto mais a gosolina comprimir melhor eh o aproveitamento dos motos a gasolina naum importa se a taxa e baixa ou alta

eh pura quima e fisica
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem