GASOLINA PODIUM DA PETROBRAS COMPENSA NA TORNADO ?
GASOLINA PODIUM DA PETROBRAS COMPENSA NA TORNADO ?
Minha tornado eh de trilha ... será q compensa colocar a podium da petrobras ?
-
- Moderador
- Mensagens: 1110
- Registrado em: 27 Março 2006 à55 09:30
Bom, se olhar pelo lado de potencia não compensa, pois a PODIUM conforme diz no site da Petrobras ela foi desenvolvida p/ motore de ALTA COMPRESSÃO. E a tornado não é um motor de alta compressão. A unica vantagem seria de usar uma gasolina mais limpa, sem problemas de entupir o carburador e criar akela maldita gelatina q a nossa gasolina podre cria. Eu uso PODIUM na DR 400, mas o certo seria usar AVGas (Gasolina de Aviação) pois é o q indica no manual do proprietário.
Aki em Criciuma/SC só tem um posto q vende Podium e num dia q eu ia andar qdo fui abastecer a bomba de Poduim estava estragada, e tive q ir de Gasolina Comum mesmo, olha, confesso q a moto ficou uma porcaria, fraca, falhava em baixa, não rendia... realmente p/ as motos de alta compressão a gasolina PODIUM dá um resultado animal.
Abração!
Aki em Criciuma/SC só tem um posto q vende Podium e num dia q eu ia andar qdo fui abastecer a bomba de Poduim estava estragada, e tive q ir de Gasolina Comum mesmo, olha, confesso q a moto ficou uma porcaria, fraca, falhava em baixa, não rendia... realmente p/ as motos de alta compressão a gasolina PODIUM dá um resultado animal.
Abração!
titio peruca disse bem... em termos de desempenho...pra tornadim a vantagem é que é uma gasolina mais limpa, se vc colocar gasolina aditivada (e nao a podium) dá na mesma.PERUCH escreveu:Bom, se olhar pelo lado de potencia não compensa, pois a PODIUM conforme diz no site da Petrobras ela foi desenvolvida p/ motore de ALTA COMPRESSÃO. E a tornado não é um motor de alta compressão. A unica vantagem seria de usar uma gasolina mais limpa
particularmente eu acho q a maior vantagem da podium é ser mais "vigiada"... o risco de vc comprar uma gasosa batizada é menor, pois a petrobras TEORICAMENTE "fiscaliza" a venda dessa gasolina... é aquele sistema "de olho no combustível"...
mas pra quem faz trilha, roda pouco, acho q o preço nem dá tanta diferença assim... se tivesse podium aqui eu colocaria.
A taxa do motor da Tornado/Twister é de 9.3:1agm2112 escreveu:Mas qual a tx de compressão da Tornado original ? É abaixo de 10:1 ?
Se for abaixo, além de mexer na carburação, eu tentaria dar uma leve adiantada no ponto de ignição pra ver o que dá ...
Na minha opnião de entusiasta e não de preparador, a melhor forma e mais segura de se adquirir taxa no motor da Tornado é trocando o Kit pistão/cilindro original pelo Kit Wiseco 284cc, ganhado taxa com o DOME do pistão.
A taxa adquirida eu não sei exatamente quanto é, mas deve girar em torno de 12:1 e com o sistema de combustão um pouco carbonizado deva ir para 13:1 de taxa.
Se eu estiver errado alguém me corrija.
Caras sempre cloquei podium na minha CR , sei que é outra moto, mas apenas para relatar, aqui em SJCampos,existem 2 postos BR que vendem podium, mas o interessante é que um tem a podium melhor qu eo outro. Nas semanas anteriores, a bomba deste posto que tem a podium boa quebrou, então coloquei a comum, e a moto ficou "meia boca", no último final de semana consegui comprar a podium "boa" e caras, a moto é outra.
Para mim que faço motocross compensa, primeiro pelo valor pq aqui 5 litros da comun fica em 11 reais e a podium em 15,00, segundo porque a moto é outra, já para tornando onde vc teria que fazer os ajustes, não sei se vale a pena.
Mas tenho uma dúvida, o pessoal que faz mx aqui em sj que andam de tornado, usam pódium, esta gasolina realmente não faz diferença na potência da moto ?
Valeu pessoal.
Para mim que faço motocross compensa, primeiro pelo valor pq aqui 5 litros da comun fica em 11 reais e a podium em 15,00, segundo porque a moto é outra, já para tornando onde vc teria que fazer os ajustes, não sei se vale a pena.
Mas tenho uma dúvida, o pessoal que faz mx aqui em sj que andam de tornado, usam pódium, esta gasolina realmente não faz diferença na potência da moto ?
Valeu pessoal.
Muito bem lembrado, Cross....Já vi muito caboco se lascando por falta de gás na trilha...e quando colocam a comum...a moto fica uma porcaria...Nem dá pra fazer trilha direito...crosschão escreveu:e outra para trilha não eh todo lugar que tem fica meio difiicil de reabastecer com elaFabrício escreveu:Compensa...mas é caro..
para trilha eu não colocaraia não .
abraço
cross
122
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Eu usava o kit wiseco com a gasolina mais chulé que tinha por aqui, andava todos os dias com a twister.. sem problemas.agm2112 escreveu:Com uma taxa dessas ... só de premium ou pódium ... tem que ter coragem ... no meu carro to pensando 3 vezes antes de passar pra 14:1 ... com alcool !
Para vc ter uma idéia, no meu antigo gol eu usava 15,5:1 de taxa no álcool, 14:1 fica bom demais, pode fazer de olhos fechados.
A vantagem em termos de potência para tornado ou twister, nacionais em geral, é nenhuma ou quase nenhuma, em torno de 12:1 de taxa a coisa muda um pouco, mas tem que refazer o acerto da carburação, se largar a moto no dinamômetro vai ver que a diferença é muito pouca e não compensa.. com álcool se consegue muito mais desempenho mesmo mantendo a taxa original.. chegamos a testar com metanol até, e a coisa virou no diabo..
É uma gasolina muito melhor que a aditivada, possue uma concentração bastante reduzida de enxofre em comparação as outras, polue menos e gera menos carbonização e contaminação do óleo.
Para mim usar na twister, mesmo com meus 10,6:1 de taxa, é jogar dinheiro fora mesmo..
Para as importadas é a melhor opção, mas a configuração de uma importada não se difere apenas na taxa de compressão maior, senão bastava apenas aumentar a taxa e ser feliz com as nacionais de mesma cc, é outra carburação e ignição, vela, escape, tudo isso influencia.
No caso da moto do Peruch, provavelmente com gasolina comum a moto tenha ficado com mistura muito rica, para terem uma idéia, o pessoal aqui misturava 1/2 a 1/2 de gas comum e avigas nas tornados com motorzão e taxa muito alta, o gicle de alta era reduzido de 142 para 135, ainda feito um retrabalho na caneta para dar mais vazão de ar quando o combustível subia da cuba para o venturi, ou seja ela empobrecia mais ainda a mistura.. se colocasse gasolina comum, a moto não andava.
-
- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Para trilha, como o cross lembrou, não vale a pena.
Tem uma turma de trilheiro aqui da região que só andam de especial, nós os chamamos de "Os Gringos" ehehehe Como a maioria das motos roda na podium, quase todos começam a trilha com 1 ou 2 garrafas pet com combustível para abastecer a moto assim que baixar um pouco o tanque... Muito pé no saco! E com Gasolina Comum ninguem tem esse problema!
Já no mx vale a pena, ja que se acabar o gas, é só reabastecer a moto, ou jogar a moto na pick-up e correr o trecho....
PS: Para quem usa bura de xlx, muito cuidado, a Podium é uma gasolina mais fina e seca por isso costuma lubrificar mal o pistonete, fazendo a motor travar acelerado.... Quem ja passou por isso sabe doque estou falando...
Tem uma turma de trilheiro aqui da região que só andam de especial, nós os chamamos de "Os Gringos" ehehehe Como a maioria das motos roda na podium, quase todos começam a trilha com 1 ou 2 garrafas pet com combustível para abastecer a moto assim que baixar um pouco o tanque... Muito pé no saco! E com Gasolina Comum ninguem tem esse problema!
Já no mx vale a pena, ja que se acabar o gas, é só reabastecer a moto, ou jogar a moto na pick-up e correr o trecho....
PS: Para quem usa bura de xlx, muito cuidado, a Podium é uma gasolina mais fina e seca por isso costuma lubrificar mal o pistonete, fazendo a motor travar acelerado.... Quem ja passou por isso sabe doque estou falando...
Olá! Não compensa, pois a podium foi desenvolvida para motores de alta octanagen, e aqui no brasil não existe motor fabricado com esse parametro, só irá compensar se vc mexer no motor tipo, rebaixar o cabeçote ou retificar o pistão coisas que faça a mistura gasosa + ar se comprimir a mais do que o normal, caso contrario vc estará tocando dinheiro fora.
Carlos Eduardo Tec. Automôtivo
Carlos Eduardo Tec. Automôtivo
Cicarelli, isso é dado técnico? :roll: Porque eu pensava que, embora com maior resistência à explosão, ela tivesse as mesmas propriedades físicas.PS: Para quem usa bura de xlx, muito cuidado, a Podium é uma gasolina mais fina e seca por isso costuma lubrificar mal o pistonete, fazendo a motor travar acelerado.... Quem ja passou por isso sabe doque estou falando...
Devo discordar de vc! Os motores VHC da Chevrolet, os Fire da Fiat e os motores 1.0 do Gol G4 tem taxa bastante alta, podendo usar (e obter os devidos benefícios) Gasolina Podium!Olá! Não compensa, pois a podium foi desenvolvida para motores de alta octanagen, e aqui no brasil não existe motor fabricado com esse parametro
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
-
- Membro
- Mensagens: 381
- Registrado em: 08 Junho 2006 à31 17:21
para começar a gasolina PODIUM da BR eh a gasolina no mbrasil de tem o maior grau de octanagem; ela tem 102 octana. ela resiste mais a compressão isto eh o pistão podera comprimir mais,q a gasolina naum vai explodir com a compressão :idea: e assim utilizando melhor o curso do pistão
e no brasil o alcool alem de "ajudar" os usineiros ela usada como antidetonante da gasolina nacional e outros paises utilizam compostos q possuem benzeno se eu nõ tiver enganado....
mas tem uma gasolina q tem uma otima qualidade eh a V-POWER da shell
eu recomendo tbm se na sua cidade naum tiver nenhuma da duas pocure um posto q tenha qualidade e da sua confiança!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
e no brasil o alcool alem de "ajudar" os usineiros ela usada como antidetonante da gasolina nacional e outros paises utilizam compostos q possuem benzeno se eu nõ tiver enganado....
mas tem uma gasolina q tem uma otima qualidade eh a V-POWER da shell
eu recomendo tbm se na sua cidade naum tiver nenhuma da duas pocure um posto q tenha qualidade e da sua confiança!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
- Membro
- Mensagens: 381
- Registrado em: 08 Junho 2006 à31 17:21
e todos os motores (sem exeção) bem regulados sao benecifiados com a gosalina com maior octanagem o resto eh com conversa
lembre - se todo motor comprime se comprime quanto mais a gosolina comprimir melhor eh o aproveitamento dos motos a gasolina naum importa se a taxa e baixa ou alta
eh pura quima e fisica
lembre - se todo motor comprime se comprime quanto mais a gosolina comprimir melhor eh o aproveitamento dos motos a gasolina naum importa se a taxa e baixa ou alta
eh pura quima e fisica
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem