Está pronta!! XL 250R 1983 na ativa novamente....

NESTOR/RS:

Bem galera...depois de uns 13 meses de um trabalho minucioso de desmanchar a XL 250R ano 1983...de ficar praticamente sem andar de moto.... e conferir item por item da sua mecânica e periféricos....A XLona saiu finalmente da sala de engenharia genética.....
Como todos sabem, desmanchar é uma maravilha..é vapt-vupt está pronto!
Com tudo desmanchado o trabalho foi iniciado procurando por algumas peças que já não eram originais na motoca e/ou que já apresentavam desgaste o suficiente para a troca preventiva.
Comecei com todos os parafusos originais, e fui verdadeiramente garimpando “n” concessionárias Honda pelo Brasil afora, os seus estoques remanescentes de peças originais para XL 250R...foram rolamentos, retentores, juntas, O´rings originais...passei um trabalhão para conseguir rolamentos de vira, biela, pistão, pino, travas e anéis originais mas acabei achando...passei pelo conjunto tensor/tensionador/corrente de comando tbém originais...um comando WGK visto que esta peça não consegui original em lugar nenhum...encontrei tbém todo o sistema de freio a disco da Tornado tbém novos e originais..velocímetro e sistema mecânico do mesmo originais da XLX 350...uma suspa dianteira e mesas de XLX 350 usadas sendo que os componentes que estavam com algum desgaste foram novos e originais como os tubos das bengalas....parte elétrica foi mantida a original que estava 100% em ordem, com exceção da troca da bateria que se entregou por ficar sem uso...troquei sensor de pulso original já que o que tinha já apresentava desgaste....e cheguei no kit plástico, tanque e banco novos e originais da XR 200.
Fizemos um trabalho no cabeçote alargando e polindo dutos...novas curvas de escape com maior diâmetro para dar vazão ao novo cabeçote e uma ponteira WACS que ainda não é a ideal em vazão....logo encontro uma ideal.
Suspas feitas para cross-country , pela Pró-Racing.
Na carburação optamos por trabalhar no carburador original dela de 28mm já que os carburadores de XLX 250 de 30mm e o da XLX 350 de 34mm que comprei não funcionaram a contento devido aos seus desgastes de tempo de uso...estamos em estudo e estes com um carburador de TW...vamos ver no que dá...e ainda não descartei um bura Koso 34mm....vamos ver.
Nos periféricos como cabos, punhos e alguma coisa de elétrica do guidão, tudo novo e original.
Capa de banco com tecido padrão CRF deita por encomenda na Zamba bancos.
No fim....estou babando na volta da criança..demorou, mas o resultado final me deixou muito contente!!
Agradecimentos de verdade a concessionária Honda Bramoto (Santa Maria – RS)....ValeCross (Santa Cruz do Sul-RS) e MegaMotos (Brusque – SC) que não mediram esforços para conseguir todas estas peças...algumas pedidas diretamente à Honda do Brasil, sob encomenda...assim como aos amigos Rodrigo e Márcio por serem os parceiros de toda esta maluquice minha!!...e ao meu filhão Nestorzinho....que muitas horas de sono trocou, para estar junto comigo!!

E assim tudo começou....

A XL 250R 1983 pronta para encarar todo o projeto desmanche....

Imagem

Começando do Zero...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Dutos do cabeçote abertos e polidos...

Imagem

Seguindo o trabalho...

Imagem

Quase no primeiro resultado....

Imagem

Na primeira tentativa, usando o Kit Shelter de banco e tanque plástico....não ficou como eu esperava...decepção!!! Tristeza por uns dias (meses)...

Imagem

Imagem

Então, veio a idéia de refazer no estilo XR 200....desmancha...mede, solda suportes, pinta....ajustes finais e finalmente a XL 250R ficou como eu queria!!!!
Terminamos hoje a noite...amanhã vamos para a pista para acertos finais de carburação...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem

Grande abraço a todos!!!

macarini:

Dr. Nestor eu acho que esta nunca mais vai ver terra ...........
Só para enfeite .... smile:: smile:: smile:: smile:: smile:: smile::
Parabens ficou show de bola mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Matsui:

mas que barbaridade tche , ficou tri legal!!!!!!!

roceme:

Nestor, parabens cara.. a moto ficou realmente muito bacana.. Tenho inveja de quem sabe e consegue fazer uns projetos assim.. linda mesmo.. parabens!!

mgarcia:

Nestor!!! Parabens pelo capricho, queria ter essa paciencia, muito seucesso com tua nave nova!!

tiagok:

Ptzz muito linda! parabéns pelo sucesso no projeto! aplauso:: aplauso::

Matsui:

nestor essa moto eu ainda lembro quando vc comprou ela e postou la no cdm .... ela realmente ficou linda mas nao sei qual vai ser o uso dela e nao quero por defeito onde nao tem , mas aparentemente a balanca ficou um pouco curta vc ja andou nela? como se sentiu em algum obstaculo mais inclinado? e a posicao de pilotagem com esse kit xr 200 parece ter ficado bem boa ne....

NESTOR/RS:

Blz galera....valeu os comentários!! aplauso::

Leonardo...a balança é a original da XL alongada em 2cm joia::: relamente na foto "parece" curta....acho que pelo banco da XR 200 que é mais longo que o da XL 250R.

Elton....pois é....realemnte não tem preço para mim ver esta motoca de um jeito que eu tinha imaginado...valeu!!

Rafaeld-_-b:

Parabéns pelo trabalho Nestor!!! Agora posta um vídeo da máquina funcionando.

rallyman:

Sem comentários.

mestre::

Ricardo:

Putzz show de bola mesmo tio!!


agora é só curtir que a motinho ta 0km!!!

Vidigal:

Fala Nestor
Trabalho muito bem feito!!
Para você que trabalhou nela, andar nela agora é melhor que tirar uma 0km! hehe
Isso aí, ta de parabens!

pb_las:

Parabéns Doutor ficou linda!!

Sei como é gratificante ver um projeto virar realidade, isso não tem preço!!

Forte abraço e não esqueça de mandar fotos da motoca em ação e suja de barro!!

Abs
Pedro

ROGERIO-RS:

PARABENS NESTOR.. quando comecei a andar em trilhas a primeira moto foi uma xlx 250 86,mas antes fiz belos passeios aqui pelo nosso Rio Grande e um pouco do Uruguai,a XLX sempre foi ótima em tudo tenho um carinho muito grande por elas,e agora vendo vc fazer esse trabalho perfeito na sua me deu saudade do tratorzão,não tem preço que pague a realização de um trabalho como esse,felicidades ai meu amigo e curta muito essa maquina.

Guga Ramone:

Caraca, Nestor. Q empenho.
Já tinha falado da sua outra XL, q se eu tivesse uma seria igual àquela. Pois são duas XL que eu teria agora. Aquela e essa.
Meus parabéns!

Juliano:

Doctor, essa branca e aquela vermelha sao a mesma moto ou duas???

NESTOR/RS:

São duas juliano...esta branca é uma XL 250R ano 83, mas já não está comigo.
Um fera zanzou tanto na minha volta até eu concordar em $$vender$$.... rindo3::

A vermelha é uma XLX 250R ano 87.

BrunoPCosta:

Excelente trabalho. Parabéns.

Rafael R.:

Ficou muito linda a motoca, parabéns. Deu um visual mais atualizado pra XL. Show.


valeu