Organização de provas

Área destinada a textos explicativos, matérias, dicas e esclarecimentos de dúvidas sobre as modalidades Off Road de Enduro de Regulariade, Enduro FIM, Motocross, Cross Coutry, Veloterra, Free Style.
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Organização de provas

Mensagem por Robini »

Galera, pretendo colocar uma matéria no TrilhaSete falando sobre as obrigações (pelo menos morais) de quem organiza as provas e direitos e deveres de um piloto (também pelo menos morais).

Alguém teria alguma coisa a respeito para me ajudar?

Isto é para começar a conscientização dos pilotos quanto ao assunto.
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Bem... já que ninguém se pronunciou, vou dar início à discusão:

Antes de se inscrever em provas de motociclismo off-road, o pilotodeve certificar-se da idônedade dos organizador(es) e se estes realmente estão empenhados a trazer algum retorno para o nosso esporte ou somente visam o seu lado financeiro.

Verificar se os organizador(es) cumprem o próprio regulamento e se comprometem com a segurança dos pilotos, como exemlpo:
- piloto 0 (piloto que larga antes dos demais, abrindo as porteiras, tronqueiras e certifica-se de que esta tudo OK para a prova) - para enduros de regularidade;
- equipe de pilotos limpa-trilha - para enduros de regularidade;
- fiscais de pista (bandeirinhas) para provas de circuito;
- para qualquer tip de prova certificar-se que haverá pelo menos uma ambulância disponível excusiva para a prova.

Lembrem-se que praticamos um esporte de alto risco;
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Ô Robini, Belezzz
A uns dois anos atrás elaborei uma matéria para o Jeca que continha mais ou menos os mesmos tópicos que vc. está abordando. Primeiramente acho que uma boa prova sempre traz de volta os pilotos que participaram dela anteriormente, quando isso não acontece, o que se vê são provas vazias, ou seja sem pilotos....
Tudo o que vc. aponta é de obrigação de quem organiza, mas outros itens devem ser observados:
I) - Levantar uma boa prova, onde o roteiro esteja absolutamente correto e bem "Desenhado".
II) - Proporcionar facilidades e conforto aos participantes - Ex. Informações corretas quanto a horários, local de largada, apuração, e apuradores, abastecimento ou não nos neutros etc...
III) - Liberar resultado com hora marcada, para que quem é de fora não tenha que ficar esperando eternamente para saber se foi bem ou não.
IV) - Sempre pensar nas categorias de base, ou seja "NOVATOS", pois são estes que realmente enchem a prova porque sempre aparecem em maior número.
V) - Incentivar a categoria NOVATOS EM DUPLA que é o real pulo do gato, porque já vi muito cara ficar com vergonha de participar de provas, por não saber e não entender direito como usar uma planinha, o que é quebrado quando se anda em dupla, pois um piloto aprende com o outro.
Bem Robini, existem muiiitos outros pontos a serem observados o que daria prá escrever páginas e mais páginas de um livro, mas acho que com o que vc. já conhece somado a estas dicas, farão de sua prova um exemplo. Grande abraço aí prá Turma de Seven Lakes City.
Synval
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

V) - Incentivar a categoria NOVATOS EM DUPLA que é o real pulo do gato, porque já vi muito cara ficar com vergonha de participar de provas, por não saber e não entender direito como usar uma planinha, o que é quebrado quando se anda em dupla, pois um piloto aprende com o outro.
Pois é! Eu mesmo num sei ler planilha e num entendo nada daqueles negocim! :oops: :oops: :oops: Como é que funciona este negócio de Duplas?
Aí Robini, parabéns pelo tópico! :wink:
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Rapaz!!!!! Coloquei o seguinte texto no TrilhaSete e o Sapo, quem organiza enduros por aqui, me enviou um e-mail protestando, querendo saber se aquilo tinha alguma coisa à ver com as provas dele... eu sei que o cara tem culpa no cartório, mas aí ele entregou os pontos.

Texto:

" Antes de se inscrever em provas piratas, certifique-se de que os organizador(es) estão empenhados a trazer algum retorno para o nosso esporte ou somente visam o seu lado financeiro. Verifique se cumprem o próprio regulamento e comprometem-se com a segurança dos pilotos, como exemplo: piloto 0 (piloto que larga antes dos demais, abrindo as porteiras, tronqueiras e certifica-se de que esta tudo OK para a prova) e equipe de pilotos limpa-trilha, para enduros de regularidade e fiscais de pista (bandeirinhas) para provas de circuito. Para qualquer tipo de prova certifique-se que haverá pelo menos uma ambulância disponível para a prova. Lembrem-se que praticamos um esporte de alto risco; "


Eu lhes agradeço. Vamos ver se alguém mais dá alguma dica.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

GELOUS:
Quando os Enduros de regularidade apareceram,existia a categoria Novatos em Dupla, o que foi sendo abandonado com o tempo. Salvo o engano o Independência de 1995 foi o último em que esta categoria esteve presente. Já ouvi da boca do antigo presidente do TCMG, o meu amigo Helvécio Ribeiro, que a categoria foi extinta devido ao grande número de problemas que surgiam durante a apuração, e a marcação errada de PCs sem treinamento adequado, mas que hoje com todas as facilidades da apuração informatizada, poderia ser revivida.As regras da categoria são simples:
A) As duplas são identificadas por número e letra, A ou B, EX. 122A e 122B.
B) A marcação no PC só é feita quando os dois pilotos passam JUNTOS.
C) Se apenas um piloto da dupla chegar sozinho ao PC, este terá que esperar o companheiro, só assim sendo marcada a passagem.
D) O piloto da dupla que passar sozinho pelo PC, estará desclassificando automaticamente a dupla.
É importante também lembrar que os PCs devem ser alertados para que marquem o número da dupla somente uma vez para que não haja confusão na apuração.
Esta categoria é um super incentivo para quem está começando e ainda pode ser também divida em NACIONAL E IMPORTADA para que não haja muita desigualdade.
- É obrigatório também que a entrega dos troféus seja feita até a quarta ou quinta dupla ganhadora, sendo um troféu para cada componente da dupla.
Existe este ano uma grande chance do Independência voltar com a categoria Novatos Dupla/Nacional, o que ao meu ver seria ótimo, pois desta forma a prova voltaria a ter o glamour do passado.
Abraço/Synval
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Bacana demais!!!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Muito legal! Numa dessa aí eu até me atreveria a ir, Synval! Valeu! :mrgreen:
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Bem...

Acho q em termos de Enduro já tá bem explicado pelo Synval...

E em termos de Circuitos ???

Acho q os caras tem q tentar fazer um circuito limpo, sem grandes possibilidades de acidentes por parte do traçado da pista e fechado ao acesso do publico. Sempre vejo gente d+ atravessando os circuitos em busca de bons lugares pra ver a prova, acho isso uma puts falta de organizaçao. E tem q ter sinalizaçao por bandeiras e fiscais de trajeto (em CC).

E claro... socorro imediato.

Será q é " só" isso mesmo ??? :wink:

O q o resto da galera acha disso???
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Mensagem por luciano »

muito bom o topico !!! parabens Robin!i
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

não entendo nada de regularidade, mais talvez eu possa AJUDAR EM MX XC E SM . ABRAÇOS.
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

synval escreveu: IV) - Sempre pensar nas categorias de base, ou seja "NOVATOS", pois são estes que realmente enchem a prova porque sempre aparecem em maior número.
V) - Incentivar a categoria NOVATOS EM DUPLA que é o real pulo do gato, porque já vi muito cara ficar com vergonha de participar de provas, por não saber e não entender direito como usar uma planinha, o que é quebrado quando se anda em dupla, pois um piloto aprende com o outro.
Synval
Robini, parabens pelo topico.
Eu sou um desses que gostaria de participar, mas tenho vergonha por não saber e não entender direito como usar uma planinha...
Outro problema, eh a gente ir em uma trilha desconhecida e ficar perdido nela, pq nao ha marcacao.
Acho tb que deveria ter a categoria TURISMO, p/ quem quer apenas fazer a trilha e participar do enduro sem planilha, acho que sou um pouco roia p/ competir com os pro++.
JHS
Membro
Mensagens: 577
Registrado em: 29 Março 2006 à06 19:07

Mensagem por JHS »

leojas escreveu:
synval escreveu: IV) - Sempre pensar nas categorias de base, ou seja "NOVATOS", pois são estes que realmente enchem a prova porque sempre aparecem em maior número.
V) - Incentivar a categoria NOVATOS EM DUPLA que é o real pulo do gato, porque já vi muito cara ficar com vergonha de participar de provas, por não saber e não entender direito como usar uma planinha, o que é quebrado quando se anda em dupla, pois um piloto aprende com o outro.
Synval
Robini, parabens pelo topico.
Eu sou um desses que gostaria de participar, mas tenho vergonha por não saber e não entender direito como usar uma planinha...
Outro problema, eh a gente ir em uma trilha desconhecida e ficar perdido nela, pq nao ha marcacao.
Acho tb que deveria ter a categoria TURISMO, p/ quem quer apenas fazer a trilha e participar do enduro sem planilha, acho que sou um pouco roia p/ competir com os pro++.
2
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem