Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por PauloJ »

Senhores, preciso de opiniões:

Todo mundo começa com uma motinho mais modesta e vai melhorando, certo? wink

E todo mundo concorda que muita moto pra pouco piloto é B.O. garantido certo? doeu::

Então vamos ao meu "causo": aprendi a trilhar de Tornado faz 2 anos e até hoje rodo feliz sem preparação de motor - ok as suspensões já melhoraram bastante, Polaco que fez. Longa e suave, o sujeito tem que barbeirar muito pra uma Tornado fugir dele. Não que a minha nunca tenha fugido, mas não foi culpa dela 'tadinha...

Já dei uns rolês de DT200 pra entender o que é motor "indócil", chassi curto, partida a pedal. E 30 Kg a menos, que delícia. A DT já passou do seu melhor momento, mas me deixou um certo encantamento com o conceito.

E agora, quando sobrar um $$ pra incrementar a ferramenta das trilhas, será burrice subir direto numa Gas Gas 2T? Seria melhor gastar os próximos 2 anos numa DRZ400, considerar isso parte do treinamento, e lá na frente se achar no direito de pensar numa 2T forte?

Alguém tem história parecida? Lembrando, o barato aqui é trilha, talvez estreiar num enduro curto... as qualidades-chaves são leveza e resistência, não precisa altíssimo desempenho pra depois trocar de pistão como se troca de pneu...

[]s,

Paulo
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por joaogabriel »

se tu roda a 2 anos de tornado pode pegar uma gg250 que vai de boa, ela é forte mas é bem na mão, eu ñ teria essa preocupação de ñ conseguir domar ela, acho mais negócio que a drz... mas como tu gosta da tornado, uma drz tbm seria um prato cheio
Editado pela última vez por joaogabriel em 30 Setembro 2010 à54 17:44, em um total de 1 vez.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por Juliano »

PauloJ, pra sua estatura, a DR está de ótimo tamanho - seria uma continuação da Tornado, porém com motorzão, suspensão, etc. e o melhor: está barata!

Agora a GG deve ser um "T" - leve, motor controlável e explosivo ao mesmo tempo, suspensão TOP.....!!!!!!
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por Predador »

PauloJ escreveu:E agora, quando sobrar um $$ pra incrementar a ferramenta das trilhas, será burrice subir direto numa Gas Gas 2T? Seria melhor gastar os próximos 2 anos numa DRZ400, considerar isso parte do treinamento, e lá na frente se achar no direito de pensar numa 2T forte?
Alguém tem história parecida? Lembrando, o barato aqui é trilha, talvez estreiar num enduro curto... as qualidades-chaves são leveza e resistência, não precisa altíssimo desempenho pra depois trocar de pistão como se troca de pneu...
Cara... esqueça a palavra "burriçe", troque por "escolha", "oportunidade"... as duas motos são excelentes. Pro meu gosto a escolha é fácil, seria a Gas Gas 2T. Não pela questão 2T vs 4T mas porque andei na DRZ e achei que não é uma moto pra mim.

A Gas Gas é forte mas lembre que uma moto de enduro é bem diferente de uma de cross, então duvido que essa força seja problema. ALém disso a DRZ é bem forte também.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por cascao »

Vou tentar exemplificar assim por que fica mais fácil para o pessoal entender:

Tornado é tipo a Roberta Close. Uma adaptação que enganou muitos...
DR400Z é tipo a Rita Cadilac. Dizem que era gostosa, nunca achei mas não importa. Já passou.
GasGas é tipo a Monique Evans. Já está ai a um tempão, dizem que está ultrapassada mas eu acho o máximo.

lingua::
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por PauloJ »

cascao escreveu:GasGas é tipo a Monique Evans. Já está ai a um tempão, dizem que está ultrapassada mas eu acho o máximo.
lingua::
Liga a TV num desses reality shows que a moça tá participando, vi ontem de relance. Sei não, acho que ia sobrar pro camelo... rindo3::
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por jjacob »

Cara se tu tem bala na agula( $$ ) vai de GasGas, DZR é grande e pesada e isso complica um pouco nas trilhas mais travadas. Já a GasGas é show, aqui no sul essa moto esta ganhando espaço, cada dia tem mais gente usando em trilhas.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por PauloJ »

jjacob escreveu:...é grande e pesada e isso complica um pouco nas trilhas mais travadas.
Ha! Pra mim vc diz isso... Eu tou dando aula doutor:: do assunto "grande e pesada na trilha".

rindo3:: A DRZ-lefante já tem sentidos 20Kg menos que a (mas)Tornado(nte), e a G-grela300 humilha com 33! Dá quase pra levar um garupa com a diferença...

Eu tenho muita prática empurrando e desatolando diversos tipos de moto: NX200, Tornado, DT200, CRF230F, TT-R230 e até Falcon (ninguém merece isso!) chorei::

blink:: A equação que eu estou tentando montar é: se empurrar um negócio 33Kg mais leve praia:: me deixará "x" Joules/buraco menos cansado, quantas pedaladas (x / custo da pedalada) eu vou conseguir dar com essa reserva de energia? Será melhor empurrar só 20Kg menos e ficar com a partida elétrica viola:: ? E os capotes doeu:: , vão ser mais frequentes com esta ou aquela?

Fora a questão "oficina" caveira:: , que deve ser bem diferente nos 2 casos...
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por Matsui »

gas gas ja tem partida eletrica isso nao e mais desculpa , 2 t e facil de ligar nao tem aqueles coices forte de outras motos a questao maior acho a que e a grana pra por o kit ,,, a DR esta falecendo ne eu nunc andei em nenhuma mas, acho que sera mais facil uma possivel venda futura da GG ao contrario da DR
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por carara »

PAULO...PAULO!!!!

é como eu sempre digo...eu sou suspeito em falar, pois estou na minha 3º GG!!!!
aqui no sul a maioria das trilhas são "travadas" como o jjacob falou e é ai que a GG se destaca!!!! eu já tive XR, YFZ426, DT, TTR230,XR400 e Tornado...e sinceramente a tornado foi a minha pior experiencia!!!!ai depois começei nas GG e não larguei mais a moto pra mim é perfeita! motorão suspensão...apesar de ser uma moto 2t ela tem uma baixa maravilhosa!!!!e tem outra a manutenção é muito barata em comparação com uma 4T!!!!!
Na minha opinião você "demoro" pra pegar essa motoka!!!!pega e vai ser feliz!!!!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por ale primo »

Cara, eu acho que cê ta na maior roubada.

Pra trilha são dois docinhos excelentes e com aplicações distintas.

Até no motocross as duas dão conta.

Como são os tipos de trilha que cê faz?
Pq em matéria de conforto e estradões no off road a DRZona é disparada a campeã! Landauzão. Chega até a rallyzeira.
Já pra picada no mato e trialheiras em geral a GG é top.

E ambas são bem superiores à tornadin.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por PauloJ »

ale primo escreveu:Como são os tipos de trilha que cê faz?
joia::: Obrigado Ale, a sua descrição é bem o que eu imagino das 2 motos. joia::: Obrigado também a todos que responderam, opinaram, incentivaram.

O dilema é mais "quando" que do "se" GG EC300. Tá na cara que é superior aplauso:: , cobra por isso e tem quem pague feliz. Reconhecida. Melhor ferramenta (KTM é cara demais) pra encarar trilha travada que eu gosto, sei onde tem, vou saber cada vez mais. Mas será que tá na hora?

praia:: Saindo da Tornado, a DR já vai tirar 20Kg (135-115) das minhas costas, colocar uns 17cv extra à disposição (40-23) e exigir muito menos em troca que a GG, tanto em habilidade quanto em grana. E a partidinha elétrica continua lá... tudo fácil, risco baixo, não tem como errar...

Não seria melhor enjoar da DR primeiro, aprimorar a técnica, pra então descartar mais 13Kg mudando pra GG "a pedal"? Será que a DR vai virar tão mico assim? Não vi um cara falar "amo minha DR..." love:: , será que não tem ou pelo perfil etário usa menos internet he he... paia:: alô amarelos, é fria é?

[]s,

Paulo
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por carara »

PauloJ escreveu:E a partidinha elétrica continua lá... tudo fácil, risco baixo, não tem como errar...

Não seria melhor enjoar da DR primeiro, aprimorar a técnica, pra então descartar mais 13Kg mudando pra GG "a pedal"?[/color][/u]

[]s,

Paulo
Paulo a GG pega muito facil......e até com a marcha engatada!!!!

Mas o certo era você fazer uma trilha com as duas! pra ver qual é!!!!
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por roceme »

Paulo.. Dúvida cruel..
Tenho um amigo que migrou da tornado para a DRZ, ja andei e gostei da moto, apesar de achar ela dificil de manobrar.. mas é questão de adaptação.. eu ando com uma kdx..
Se voce quer uma moto mais agil, para trilhas fechadas, eu iria de gg.
Boa sorte na compra.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por apalareti »

1 - Cara, nem todo mundo começa com moto modesta.
2 - Depende o que você entende por muita moto, se estiver falando de motor eu concordo, uma CR 500 na mão de quem começa é suicídio, mas se muita moto vc entende por conjunto, então eu discordo que não serve para pouco piloto.

Eu enxergo nossos 2 esportes assim:

O primeiro esporte é quando se pratica com motos adaptadas, ou seja, tornados, Dts, XRs, e CRF 230 (esta última embora venha pronta, a suspensão é de moto de rua).

O segundo esporte é aquele praticado com equipamento próprio, KX, CR, YZ, RM, DR, GG, KTM e etc...

O segundo esporte tem dois tipos de moto, 2 e 4 tempos, ai se divide 2 tempos de enduro, MX e assim também nas 4T.


Agora tentando te ajudar na sua pergunta:
1 - Acho que todos que tiverem condições de andar de especial devem fazer isso idependente do nível de pilotagem.
2 - Escolher entre 2 e 4 T deve ser feito através de um test drive. Simplesmente existem pilotos que não conseguem andar com um tipo ou outro. Descubra de qual vc gosta mais andando.
3 - Se seu negócio é trilha, prefira motos de enduro.
4 - Quando se comparar modelos tenha em mente que: As motos mudaram muito de ciclística, na minha opinião os marcos foram o ano 2000, e 2006, 2009/2010 deve se tornar outro marco para algumas marcas. Então significa que projetos nascidos em 2006 tem ciclistica mais eficiente que um projeto de 2000. Acho que ai vc já enquadra a GG e a DR, claro, levando em conta o ano.
5 - Motos europeias são diferentes das japonesas, nem melhor nem pior, simplesmente diferentes, só andando para entender.
6 - Quanto melhor o equipamento, masi seguro o piloto estará, e mais chances ele terá de se desenvolver.

E por fim, eu juro que nunca consegui entender porque se escolhe uma moto com base em: para levantar a moto do chão, para ligar a moto, para tirar do atoleiro, para por o pé no chão... e por ai vai.

Simplesmente não entendo isso porque as motos foram feitas para se andar com o pé na pedaleira. Não conheço nenhuma moto que fique de pé sozinha parada, ou seja, ela foi projetada para funcionar andando, e não parada.
Além disso nosso esporte se pratica com a moto andando.
Brunø
Super Membro
Mensagens: 1663
Registrado em: 23 Novembro 2009 à08 19:41

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por Brunø »

Ja fiz uma trilhazinha de Drz 400 , nunca vi moto pra tracionar tanto, mas acho ela muito grandona, quanto ao peso não senti, ando com uma lander o peso é qse o msmo mas sem motor, sem suspensão..., eu gostei da moto mas não compraria, exceto no caso de uma super barbada, quanto a gasgas andei numa 250 2004 mas só dei umas voltas na rua, a moto é muuuuito leve tem bastante baixa, motinho é magrinha facilitando muito andar em pé, o ideal é voce andar nas duas e ver qual se sente melhor eu particularmente gostei + da gasgas, mesmo tendo um pé atraz com a marca ao ver motos de outros trilheiros com o subframe quebrado, ele quebra nas soldas, isso vi nas 2001 e 2002
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por Predador »

Pala, bem legal seu post, mas o peso parado pra mim faz diferença em trilhas ou provas muito pesadas. Erguer uma DR ou uma Gas Gas é bem diferente.

Uma idéia, você acha que a divisão 2T/4T é mais importante que a divisão MX/Enduro? Pelo menos pra enduro ou trilhas acho que é mais importante escolher antes uma moto de enduro do que 2T/4T.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por Selvagem »

Vou dar a opinião de quem saiu de uma 230 e fez só 3 trilhas na GasGas 250 08.

1ª) Começando pelo motor, que é um grande dilema para a maioria das pessoas que tem interesse em comprar uma especial 2T, pois acreditam que será muito brusco e forte:

O motor é realmente potente, mas só se você quiser que ele seja, andando na boa, trocando as marchas ANTES da válvula de escape abrir, é sem stress, moto na mão e totalmente controlável. Na minha opinião a 250 2T tem mais força em baixa do que as 250X 4T. Sei que muitos irão falar o contrário, mas na minha turma tem 3 amigos com as 250X 4T, e em vários lugares aonde eles precisam subir em 2ª marcha eu subia na boa em 3ª. Pode ser que isto seja em virtude da relação de marchas, mas na prática é o que acontece.
No geral, não tem comparação, a 2T é muito mais rápida e veloz.

2ª) Ciclística: É brutal a diferença dela para uma 250X. Sentado no bancoa da GasGas, parece que você esta sob uma bicicleta comparado a X. O banco é estreito e muito duro, a frente é leve e ela inteira é mais leve. Nas X, o banco é bem macio, a frente da moto é pesada e o guidão estreito (estou comentando de acessórios originais, ou seja as direções que vem de fábrica).

3ª) Suspensão: Não posso comentar. Não tenho uma base ainda para comentar sobre este assunto.

4ª) Freios. Os da GasGas são muito bons, principalmente o dianteiro. Acredito que os das X também devam ser ótimos.

Para mim o principal ponto negativo da 2T é o fato de precisar ficar misturando óleo no combustível e a necessidade de precisar levar óleo junto na trilha, além do fato do tanque ser pequeno, o que gera uma baixa autonomia (não gosto de ficar preocupado se o combustível vai acabar no meio da trilha).

Embora sua dúvida seja em relação a DRZ, acredito que algo você consiga aproveitar deste tópico.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por apalareti »

Predador escreveu:Pala, bem legal seu post, mas o peso parado pra mim faz diferença em trilhas ou provas muito pesadas. Erguer uma DR ou uma Gas Gas é bem diferente.

Uma idéia, você acha que a divisão 2T/4T é mais importante que a divisão MX/Enduro? Pelo menos pra enduro ou trilhas acho que é mais importante escolher antes uma moto de enduro do que 2T/4T.
Valeu Predador,


Erguer moto é coisa de Erzberg, Romaniacs e etc... Esse tipo de prova ainda é escassa por aqui, e a ídeia desse tipo de competição é beirar o impossível. Sei que muitos adoram atoleiros, eu acho a coisa mais irritante que existe. Ai é aquela história, se for ficar andando em atoleiro, pega uma 125 de MX que pesa só 80 quilos e vai carregar moto, ou então monta numa 80cc 2T (60kg).
Agora o cara que vem no atoleiro e fica acelerando sem sair do lugar, não tem jeito né, até bicicleta vai ser duro de tirar. Sem falar que levantar moto é suicídio para a coluna, melhor tombar de lado e arrastar para fora.
Não sei se estou conseguindo explicar o porque eu não avalio uma moto pelas situações extremas, e sim pelo que se faz a maior parte do tempo com ela, que na minha cabeça é andando para frente sobre ela.
Em uma prova (não sei quanto as de regularidade) de FIM ou XC, se enroscar ou cair, você já jogou fora as chances de boa colocação. Então, enroscou si fu... ai o peso tanto faz, já perdeu.

Isso falando de atoleiro, não aquelas coisas impossíveis que precisam de 3 ou 4 pessoas para tirar, agora essa laminha da foto abaixo, isso aí é cabo enrolado que não gruda:
Imagem



Se for fazer trilha eu logo pergunto, é trilha ou alteromotismo. Se for a segunda opção eu caio fora, eu gosto mesmo é de andar na moto, odeio carregar moto.
Aliás, duas coisas que para mim acabaram com as trilhas, sair com uma turma que fica fazendo manutenção na moto na trilha, e trilha que escolhem para passar por atoleiros carregando as motos.


2T x 4T, são tocadas completamente diferentes, tem gente que não se adapta e pronto. MX x Enduro é mais uma questão de calibragem de suspensão e agressividade de motor, pode incomodar mas quem anda numa enduro, anda numa MX e vice versa, já nas 2T x 4T o cara pode apanhar muito e não conseguir andar.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Sua opinião por favor: trocar ou não, e por qual?

Mensagem por Juliano »

Selvagem escreveu:...2ª) Ciclística: É brutal a diferença dela para uma 250X. Sentado no bancoa da GasGas, parece que você esta sob uma bicicleta comparado a X. O banco é estreito e muito duro, a frente é leve e ela inteira é mais leve. Nas X, o banco é bem macio, a frente da moto é pesada e o guidão estreito (estou comentando de acessórios originais, ou seja as direções que vem de fábrica).
...


Essa diferença de ciclística é justamente o que o Pala citou sobre motos européias x japas.

As européias foram desenvolvidas para o enduro, enquanto as japas pro MX. Portanto, uma moto de enduro européia vai se sair melhor que uma japa, enquanto uma moto de MX japa vai se sair melhor que uma MX européia.

O inverso é adaptação da outra, "-X" é derivada da "-R" nas japas, enquanto as "-R" européias são derivadas das suas "-X".
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem