A pergunta que não quer calar: 2 tempos ou 4 tempos. texto!

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

A pergunta que não quer calar: 2 tempos ou 4 tempos. texto!

Mensagem por Filetoxico »

A pergunta que não quer calar: 2 tempos ou 4 tempos.
28/6/2006

por Gustavo Starling “mineiro”




Caros colegas, finalmente me rendi às novas tendências e troquei a minha maravilhosa KTM EXC 250 (ano 2001) por uma novíssima WR-450F (ano 2005) e gostaria de dividir com vocês as minhas impressões da minha primeira volta com a máquina.



Vou ser direto e já coloco minha humilde opinião: ao contrário do que todo mundo fala, no geral, eu fico com as 2 tempos !!! Mas deixa-me explicar meus motivos.



A minha impressão sobre a WR-450F foi super positiva, eu já tinha trilhado em uma KTM EXC 450F 2005 e realmente, acho que a Yamaha não deve nada em termos de motor e ciclística, a KTM leva uma ligeira vantagem em termos de suspensões. No geral a posição de pilotagem é soberba, a moto é “finíssima” parece uma 125cc de cross, realmente a evolução é notável, tenho um colega que tem uma WR 98 e com o passar dos anos a moto emagreceu muito mesmo, chega a ser mais fina que minha “ex”, a EXC 250, isso deve-se em grande parte ao reduzido tanque de 8 litros em detrimento ao de 12 litros da KTM.



O mais impressionante na 450F é a potência do motor, realmente estúpido e com MUUUIIIITOOO torque em qualquer regime de rotação. Subi um paredão bem íngreme e longo de segunda com a moto pedindo terceira. E na minha opinião, toda essa “ignorância” de motor aliado ao fato de que as estrelas do motociclismo estão andando de 4 tempos é o que está exercendo todo esse magnetismo sobre o pessoal.



Mas potência não nada sem controle e nesse quesito as suspensões fazem seu papel e mantém a moto no chão o que aliado à boa geometria deixa a moto muito na mão.



Putz, mas até agora só falei bem da moto, então porque que no início disse preferir as dois tempos... É que mesmo andando em um equipamento “de ponta” e de tecnologia muito recente (é idêntica a 2006), infelizmente devo dizer que as 4 tempos ainda não alcançaram as dois tempos em termos de agilidade e leveza (acho que nunca alcançarão). Para meu desespero fiz a trilha junto com o novo dono da minha 250 e depois de um tempo a gente trocou de moto e deu para eu ver nitidamente a diferença. A dois tempos é absolutamente mais leve, sem muito esforço, você coloca ela onde quer, isto aliado a resposta mais imediata do motor 2 tempos deixa a moto muito ágil e mais prazeirosa de pilotar. A quatro tempos tem um pouco mais de inércia e apesar de toda força do motor não tem a mesma retomada que os dois tempos, a filosofia de pilotagem tem que ser diferente, tem que ter uma tocada mais linear e direta, mais “quadrada”. A dois tempos é mais divertida, você brinca mais com a moto, joga para um lado joga para o outro, dá um saltinho, brinca de trial, dá freada e retomada brusca com muito mais facilidade, em resumo você se sente mais piloto, mais no comando. Na quatro tempos você é mais passageiro, deixa o motorzão e a suspensão fazerem o trabalho e pronto, é esquecer, não precisa muita técnica para tocar esses “tratorzões”, a moto te dá muita margem de erro, pode errar marcha escolher o trilho errado que ela vence na “ignorância”. Mas isto definitivamente não significa que você será mais rápido em uma quatro tempos, vejo claramente que o piloto bem sucedido é aquele que consegue tocar uma quatro tempos num estilo dois tempos (tem que ter muito braço).



Por este motivo, vejo que uma dois tempos potencialmente vai se sair bem melhor em trilhas travadas e sufocos, mas na trilha aberta o motor da 450F fala bem mais alto.

Pode soar que estou arrependido em sair das 2 tempos e entrar na “onda” das 4 tempos, mas não é assim, vejo isto como uma oportunidade de me desenvolver e me tornar um piloto melhor se conciliar tudo que aprendi ao longo de 16 anos em cima de motos dois tempos na minha pilotagem em 4 tempos. Adoro desafios e estou ansioso para domar esta fera.



Obs.1: Esqueci de mencionar, a partida elétrica é um imenso diferencial em favor da 4 tempos, simplesmente um luxo...

Obs.2: Desculpem os Tornadeiros e donos de DRZ, mas acho que eu estaria seriamente arrependido se tivesse trocado a minha KTM em uma dessas, pois os 113 kg da WR já me pareceram muito...

Obs.3: Acho que todo mundo deveria passar pela ótima experiência que é tocar uma moto dois tempos, mesmos os “quatrotempistas” mais xiitas tirariam boas lições, mas andem logo que elas estão para acabar...


Abraço a todos,



Gustavo Starling “mineiro”

Fonte: motoraid
Menudo
Super Membro
Mensagens: 2310
Registrado em: 21 Dezembro 2005 à12 15:55

Mensagem por Menudo »

Questão de gosto... Tive duas motos 2t, estou na primeira 4t, e sinceramente, nao tenho a miiiinima vontade de andar de 2t de novo....
bernardooliveira
Membro
Mensagens: 107
Registrado em: 01 Março 2005 à27 10:45

4T ou 2T

Mensagem por bernardooliveira »

Eu tambem sempre foi do lado das 2T, minha ultima 2T foi uma KDX 200, uma ótima moto. Porem atualmente tenho um CRF250X . E devo dizer que ela é muito mais facil de pilotar que uma 2T. Com uma 2T , principalmente em trilha travada, voce precisa "brigar" com a moto, abusar da embreagem e do acelerador. É verdade que isso é divertido, porem cansa muito. Hoje tenho 4.0 (anos) e na CRFX chego ao final das trilhas inteiro, na KDX (que eu usava a 6 anos atras) eu ficava morto. A 2T é mais dificil de pilotar - pelo motor "bruto", e requer um piloto em forma. Já as importadas , com motores de alta rotação, 4T são um pouco mais tranquilas , diria que (li isso num teste da crfx) as 4T atuas são uma 3T !!!, isso elas unem o bom dos dois mundos 2T e 4T. Agora tem uma coisa que eu sinto muita saudade - e não tem 4T que faça - o barulho de uma 2T acelerando, aquele "latido" fininho, sequinho, isso não tem igual.


Bernardo
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Acho que é a facilidade de pilotagem das 4TS que agradam tanto os pilotos, principalmente os novatos, eu particularmente prefiro as 2TS. a vida toda andei nelas mais não vou ficar atrás, já estou procurando uma 450 pra comprar. o starling pra quem não sabe é um dos melhores "professores" de motocross do brasil.
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Minha visão é totalmente voltada para on road! Concordo com o Bolinha quanto a facilidade da pilotagem das 4tempos ser maior, maaaaaasss, acho que por isso mesmo que os pilotos preferem elas, pois quanto menos se brigar com a moto, melhor e isso não é só pra novatos, serve para pilotos experientes tambem, que precisam de um equipamento mais na mão, pra desenvolverem bem em competições!
Por outro lado, é do conhecimento de todos, que sou um grande fã das 2tempos!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

pra mim é questao de tempo .... já já esse caboco ai muda de idéia.

"ser passageiro da 4t" e "4t dá margem pra erro" foi d+ pra minha cabeça...

acho q isso ai é só a "paixão" antiga falando ainda... caboco vem pras 4t morrende de medo do tratorzão, achando q é pesado, q n tem resposta, q tem q ser "quadrado" ... francamente, já cansei de ler isso.


outra coisa... esse negócio de 2t x 4t já era... mais 5 anos e eu quero ver cabeçudo comprar moto 2t 0km ...
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

4T grande é pra quem tem braço!! Pq ao menor toque do acelerador ela pula, e isso pra quem não é acostumado, causa uma má impressão!! Mas não tem nada como andar em uma 4T forte! Emoção de monte e força sempre pronta pra te levar onde vc quiser! Até pro céu!!! :shock: :shock: :shock:
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

OLHA PESSOAL....EU TENHO UMA HUMILDE 4T....(PERTO DO QUE ESTÃO FALANDO...KTM,WR) E ESTOU GOSTANDO MUITO....REALMENTE É BEM MAIS FACIL DE PILOTAR QUE UMA 2T....MAS COMO DISSERAM AI ENCIMA "AINDA SOU FÃ DAS 2T" E AINDA VOU TER UMA 2T BALA!
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

Fazer comparação é bobagem. O gostoso é vc aprender a andar no off-road de moto 2T e depois pegar uma 4T, assim sua pilotagem vai dar um salto grande. O inverso eu já não sei...o sujeito que sempre andou de 4T vai se assustar quando pegar uma 2T. Uma coisa interessante que foi dito nesta matéria é que no final da trilha, quem anda de 4T ainda está inteiro e que as 2T exigem exelente preparo físico...isso sim é verdade.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Tudo é questão de adaptação ao tipo de motor.
Comecei com 2T (se bem q era DT 180), depois 2 anos de XR 200, e 3 anos de Tornado... aí deu a louca e peguei uma Gas Gas EC 250. Ja tinha andado com especiais 2T mas apenas voltinhas. nunca encarado trilhas, fiquei apaixonado pela GG, forte, dava susto, mas ao mesmo tempo muito divertida de se andar, levinha, vc brinca com ela nas trilhas. Porém o cansaço vem mais cedo, as mão travam logo. E como pratico enduro de Regularidade é um pouco mais cansativo. Depois deu negócio de pegar uma DRZ 400, primeira volta com ela e novamente foi amor a primeira acelerada. Torque muito bom em baixa, boa de se pilotar (apesar de ser uma moto grande). E confesso, nao fica devendo em nada qdo o assunto é potência. A GG te dá akele coice de média p/ alta, e a DR é mais progressiva, vai de baixa, passa pela média e chega a alta despejando muita potência. No resumo, estou gostando mais da DR. Mas qdo vejo uma Gas Gas acelerando, confesso q dá vontade de pegar outra... mas... enrolo o cabo da DR e essa vontade logo passa.

Abraços
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

gosto eh igual *...cada um tem o seu neh
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Pra enduro ou trilha realmente as KTM EXC sao "as moto".... ficaria com as 2t com ctz !
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Adoro as 2ts modernas, sou fã da Gasgas, mas para minha pilotagem eu gostava mais das Husqvarnas, tanto a 250 quanto e principalmente a 360, mas na verdade hoje eu nem cogito voltar as 2ts, para mim é como disco de vinil foi lindo, mas foi, não é mais...

Quer sentir a leveza e a explosão das 2ts, compra uma 450 de cross...
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

Concordo com tudo q o Gustavo escreveu ai

viva as 2t!!!!q é o trabalho do piloto mesmo em cima da moto!!!

ainda vou ter uma GASGAS
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

BOLINHA escreveu:Acho que é a facilidade de pilotagem das 4TS que agradam tanto os pilotos, principalmente os novatos, eu particularmente prefiro as 2TS. a vida toda andei nelas mais não vou ficar atrás, já estou procurando uma 450 pra comprar. o starling pra quem não sabe é um dos melhores "professores" de motocross do brasil.
Errado!!!esse ai nao é o Geraldinho nao bolinha
esse chama Gustavo!!!hehehee
Geraldim agora ta andando de CRF250r
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

Como alguém aí já disse gosto é gosto... eu já andei de 2T....4T ... e ainda prefiro as 2T (por isso ando de Gas Gas).

Mas para vcs refletirem... o David Knight é "o cara" hoje no enduro mundial....ganhou tudo no mundial enduro e nas provas mais casca grossa do mundo. Hoje ele corre na categoria E3 do mundial, de KTM 450 4T. Porém esse mesmo cara quando tem que correr as provas extreme (Tough One Extrem Enduro, Genoa Indoor Enduro, Hells Gate Extreme Enduro) só anda (e ganha tudo..) de KTM 250 2T !!!!!

Por que será ???

http://www.knighter.net/calendar.htm

Aquele abraço !
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

Por isso que eu vou comprar um monte de 2T e deixar guardadas em casa...assim tenho estoque até o fim da vida... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(putz...preciso lembrar também de estocar óleo 2T).....
Felipe 2Stroke
Membro
Mensagens: 286
Registrado em: 07 Fevereiro 2006 à16 23:40

Mensagem por Felipe 2Stroke »

o motor 2t nunca vai acabar nem que for num motor de carrinho de controle remoto ou cortador de gramas, e mas, pros 4 tempeiros vejam o link abaixo analisem e respondam, se puderam, o engraçado é isso ae que na europa a xtz 125r 4t(E$2.790) é mais barata que a DT 125R 2T(E$3790) a diferença é de apenas 1000 euros a mais que o peao vai desembolsar se quiser deixar os quatro tempistas fedendo oleo la atras na suas quatro tempos isso é o que mais gosto de fazer com as tw e toni atualmente, pode preparar a toni regular que leva bucha de Duke meeeesssmmmmmooooe

confiram http://www.yamaha-motor.it/products/Mot ... t125re.jsp

http://www.yamaha-motor.it/products/Mot ... xt125R.jsp

as 2t estao ainda na sua melhor forma e desempenho, e nao vao acabar mais sim ficar mais caras e raras quem prefere 4t é porque nunca andou no 2t ou nao da valor ao que tem, e muito menos pode ser chamado de motociclista por que desconsiderar uma maquina 2t é duro hem
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Gosto é gosto mesmo, mas discordo do cross que a tendencia e a evoluçãos seguem apenas a risca dos 4t, como o felipe disse, as 2T vão ser mais raras de serem encontradas, mas sempre terão e sempre terá algum investimento(em termos de competição)
Marcelo#383RM250
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 07 Maio 2008 à32 09:31

Mensagem por Marcelo#383RM250 »

vamos la bom comecei de 2T (DT180) ai passei pra xtz fui pra tornado e agora estou com uma Rm 250 cara depende de como vc leva a sua trilha quando eu tinha a tornado eu estava na fase de andar todo fds (acredite a vontade e a mesma) mas chegava cansado com a bigornado hj chego em casa inteiro e tem mais me divirto com a tocada da 2T vc "brinca" com ela e muito gostosa dde tocar a tem mais passos a drz ,wr e emfim as 4t dando risadas em muito massa as 2T
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem