Teoria da conspiração.
Teoria da conspiração.
Um amigo meu que morou no Japão me disse certa vez uma teoria bastante interessante sobre o mercado de motos.
Segundo ele quando os japoneses dominaram o mundo no mercado motociclistico após a segunda grande guerra, eles sentaram em uma mesa redonda e tão confiantes eram do seu dominio absoluto que fizeram um acordo global sobre o mercado mundial, coube então as duas maiores marcas Honda e Yamaha serem as donas do mundo em pequenas e medias cilindradas, dividindo paises e mesmo continentes, Suzuki e Kawasaki centrariam suas forças em motos grandes e pequenos nichos de mercado.
Teoria interessante sem duvida , principalmente se levarmos em conta o marasmo que uma ou outra marca japonesas ataca mercados dominados pela outra, no caso da Republica das Bananas, a Yamaha nunca foi forte , nunca se interessou de verdade no mercado, parece apenas dar um suporte legal a Honda para que está sim domine e dite as regras de mercado brasileiro.
Gostaria eu de ter em mãos dados mundias sobre mercados de duas rodas, e veria se tem mais fundamento ainda esta teoria, mas uma coisa tenho certeza , não é por falta de capacidade tecnologica que uma Kawasaki ou Suzuki nunca lançaram uma moto como a CG , sei tambem que tem certos paises asiaticos que são totalmente dominados por apenas uma marca japonesa , como no nosso caso, mas para ter certeza teria que fazer um estudo.
Certeza mesmo eu tenho que, tendo acordo ou não ele vai cair por terra, porque as marcas chinesas estão aí para arrebentar com certezas de mercado, tanto é que no Brasil as pequenas cilindradas estão ficando totalmente na mão de novas marcas, vejam o caso da Sundow 90, uma moto com partida eletrica e freio a disco por apenas R$ 3.390,00, se eu fosse os japoneses começaria a me preocupar desde já...
Segundo ele quando os japoneses dominaram o mundo no mercado motociclistico após a segunda grande guerra, eles sentaram em uma mesa redonda e tão confiantes eram do seu dominio absoluto que fizeram um acordo global sobre o mercado mundial, coube então as duas maiores marcas Honda e Yamaha serem as donas do mundo em pequenas e medias cilindradas, dividindo paises e mesmo continentes, Suzuki e Kawasaki centrariam suas forças em motos grandes e pequenos nichos de mercado.
Teoria interessante sem duvida , principalmente se levarmos em conta o marasmo que uma ou outra marca japonesas ataca mercados dominados pela outra, no caso da Republica das Bananas, a Yamaha nunca foi forte , nunca se interessou de verdade no mercado, parece apenas dar um suporte legal a Honda para que está sim domine e dite as regras de mercado brasileiro.
Gostaria eu de ter em mãos dados mundias sobre mercados de duas rodas, e veria se tem mais fundamento ainda esta teoria, mas uma coisa tenho certeza , não é por falta de capacidade tecnologica que uma Kawasaki ou Suzuki nunca lançaram uma moto como a CG , sei tambem que tem certos paises asiaticos que são totalmente dominados por apenas uma marca japonesa , como no nosso caso, mas para ter certeza teria que fazer um estudo.
Certeza mesmo eu tenho que, tendo acordo ou não ele vai cair por terra, porque as marcas chinesas estão aí para arrebentar com certezas de mercado, tanto é que no Brasil as pequenas cilindradas estão ficando totalmente na mão de novas marcas, vejam o caso da Sundow 90, uma moto com partida eletrica e freio a disco por apenas R$ 3.390,00, se eu fosse os japoneses começaria a me preocupar desde já...
-
- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Não viaja Zenha... larga de ser do PT... ops da oposição...
A Honda domina o mercado nacional porque tinha um acordo com nosso governo, onde outras montadoras não poderiam produzir motos 4 tempos até pouco tempo atraz. Por isso da yahama só fabricar motos 2t. Para você ter uma idéia, tão logo esse acordo expirou, a yamaha tirou a DT do mercado e colocou a XT no lugar, fez isso com as motos também. Também nesse tempo outras montadoras entraram no mercado, sundown, suzuki, kasinsk, etc...
Mas teoria é teoria né. Tem gente dizendo que o homem nunca pisou na lua! E acho que estão certos.
A Honda domina o mercado nacional porque tinha um acordo com nosso governo, onde outras montadoras não poderiam produzir motos 4 tempos até pouco tempo atraz. Por isso da yahama só fabricar motos 2t. Para você ter uma idéia, tão logo esse acordo expirou, a yamaha tirou a DT do mercado e colocou a XT no lugar, fez isso com as motos também. Também nesse tempo outras montadoras entraram no mercado, sundown, suzuki, kasinsk, etc...
Mas teoria é teoria né. Tem gente dizendo que o homem nunca pisou na lua! E acho que estão certos.
Editado pela última vez por Gustavo/PR em 10 Agosto 2006 à59 11:53, em um total de 1 vez.
Pensem a respeito que no Marketing diz que a venda não está exclusivamente ligada a preços!
Se te oferecessem a vc uma Mercedes por R$1,00, vc com certeza diria que o mercado é inflenciado pelo preço, mas e se te vendessem um fusca por R$0,80, vc deixaria a Mercedes de lado? Pois o fusca tem um preço inferior e ambos são automóveis!
Se te oferecessem a vc uma Mercedes por R$1,00, vc com certeza diria que o mercado é inflenciado pelo preço, mas e se te vendessem um fusca por R$0,80, vc deixaria a Mercedes de lado? Pois o fusca tem um preço inferior e ambos são automóveis!
-
- Membro
- Mensagens: 730
- Registrado em: 13 Abril 2006 à33 11:05
Salve salve !! teoria e isso ai mesmo , vamo la , aqui quando cheguei na terra da rainha a 4 anos e meio , nao se via uma cg na rua , 125 so as jog e umas SR125 YAMAHA , agora a coisa ta mudando , com o preco da gasolina quase £ 1,00 , eles estao comecando a comprar 125cc , e a honda pra variar ta dominando a bagaca , so na companhia q eu trabalho de uns 2 meses pra ca neguinho troco as CB500 pelas XR125 .
Agora quando ando na rua vejo CG XR e umas chinesas , q ainda nao emplacaram , mas ta ai teoria e pra ser debatido . Forte abraco !!!
Agora quando ando na rua vejo CG XR e umas chinesas , q ainda nao emplacaram , mas ta ai teoria e pra ser debatido . Forte abraco !!!
A Suzuki lançou a Yes por um preço bastante interesante, além disso ela é mais bonita que a CG e que a YBR. Temos que mostrar nossa insatisfação, pricipalmente com a toda poderosa, comprando motos das concorrentes, assim talvez conseguiremos "balançar" o mercado. Queremos novidades reais (XT660, Fazer, Yes, sundown supermotard...), chega de alterarem só cores e grafismo (que por sinal ficaram mais feios na twister 2007, prefiro o grafismo 2006). Nós, consumidores temoo que ser respeitados, principalmente no Governo atual, onde as taxas de juros são absurdamente altas e para comprar um moto temos que pagar duas, então queremos pelo menos respeito, qualidade e tecnologia.