Help!!! Socorro!!! S.O.S!!! "Merejamento"

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
ArDiZZoN
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Junho 2005 à38 10:17

Help!!! Socorro!!! S.O.S!!! "Merejamento"

Mensagem por ArDiZZoN »

Saudações irmãos motocilcistas.
Preciso de ajuda.
Na minha twister eu tenho sério problema.

No motor da minha tw existe um merejamento entre cilindro/cabeçote(ali onde fica alojado a guia da corrente)
Alguém poderia me dizer se existe algum "Veda Junta" ou Cola Junta capaz de sanar esse problema. Pois não aguento mais.

Já troquei as juntas metálicas por novas duas vezes, fora que na última troca usei um veda junta branco da valflex 1204 e ainda me certifiquei se existia algum amaçado/finco nas faces do cilindro e cabeçote.
Sendo na última montagem eu mandei 5kgf nas porcas dos prisioneiro.
hehehe. :twisted:

O diabu do merejamento ainda está lá :( :x

Por favor, ô pessoal que tem vasta experiência e abrir e fechar motor de moto/carro, me dê uma luz. :(
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

É fróis, mesmo Ardizzon...tem uns motores q são um inferno...Abre e fecha umas 200 vezes...e o féla continua vazando.
O processo q vc realizou está corretíssimo (os q não gostam de cola vão me matar..rsrssrs)...mas é isso mesmo...

Se tudo é original, foi montado correto, com 5kgf de aperto (e os prisioneiros estão bem fixados)...talvez o seu cilindro ou o seu cabeçote estejam com algum pequeno empeno.
Tira 0.3mm de cada um...e trabalhe 0.5mm no seu pistão (é original ou Wiseco???)...e monte novamente...Se não der certo...só com benzedeira... :mrgreen:
ArDiZZoN
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Junho 2005 à38 10:17

Mensagem por ArDiZZoN »

Valew Fabrício!!!

O motor é todo original.

Eu até pensei em mandar o cilindro e cabeçote para retífica dar um plainada.
A única retífica confiável(todas as autorizadas honda manda serviço só pra lá) aqui no ES não faz esse tipo de serviço, ou melhor, o dono da retífica não pega esse tipo de serviço(plainar ou rebaixar). :x

Alguém ja usou as juntas da valflex?
Aqui no ES elas custam R$4,50 e aparentemente tem bom acabamento e são das mesmas espessuras em milimetros da original, que custa uma facada.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Pois é...dar uma rebaixinha vai melhor muito o desempenho do seu motor...Pode apostar. Puts...nenhuma retífica faz esse serviço??? Aff credo... :roll:

Nós usamos muito junta Valflex e elas não são ruins....Não são uma Brastemp...mas não são ruins.

Quando sanar o problema dê um toque...Vai ajudar muitos colegas q tem o mesmo problema... :wink:
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Só uma pergunta sobre uma bobagem que já vi e faz exatamente o que você está contando.

Na montagem do cabeçote no cilindo existem dois guias, tipo dois tubinhos, colocados na diagonal, um perto da corrente de comando e outro no diagonal oposto. Os parafusos passam por dentro deles e óleo também. Uma vez peguei um motor vazando que o mecanico montou sem um destes guias. O seu cilindro está com os dois?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o diabo do meu ex mecanico também montou meu cabeçote sem um dos guias, daí quando dei uma revisada comprei o guia para montar corretamente.

ArDiZZoN, passa a faca nesse cabeçote, faça como o Fabrício disse, se quiser evitar mais serviço de retifica nem precisa mexer no pistão. Até sua moto pode dar uma melhoradinha, sem risco nenhum de quebra. Certamente é por isso que está vazando.

A minha estava assim, aproveitei tirei um bife no cilindro e no cabeçote, montei com uma junta valflex e pronto.
ArDiZZoN
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Junho 2005 à38 10:17

Mensagem por ArDiZZoN »

Betim escreveu:Só uma pergunta sobre uma bobagem que já vi e faz exatamente o que você está contando.

Na montagem do cabeçote no cilindo existem dois guias, tipo dois tubinhos, colocados na diagonal, um perto da corrente de comando e outro no diagonal oposto. Os parafusos passam por dentro deles e óleo também. Uma vez peguei um motor vazando que o mecanico montou sem um destes guias. O seu cilindro está com os dois?
Sim, tem os pinos guia sim. Tanto na base base do cilindro(dois do lado da corrente) e de união cilindro/cabeçote(diagonal).

Eu também já tinha analizado esse pinos se existia folgas, e como vc constatou, ali passa óleo pra caramba.
ArDiZZoN
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Junho 2005 à38 10:17

Mensagem por ArDiZZoN »

Fernando PF escreveu:o diabo do meu ex mecanico também montou meu cabeçote sem um dos guias, daí quando dei uma revisada comprei o guia para montar corretamente.

ArDiZZoN, passa a faca nesse cabeçote, faça como o Fabrício disse, se quiser evitar mais serviço de retifica nem precisa mexer no pistão. Até sua moto pode dar uma melhoradinha, sem risco nenhum de quebra. Certamente é por isso que está vazando.

A minha estava assim, aproveitei tirei um bife no cilindro e no cabeçote, montei com uma junta valflex e pronto.
Blz Fefeu, vou chorar com Tomeu(Dono da retífica "confiável" daqui do ES).

No caso da minha moto original, qual será a medida correta em milimetros na retirarada de bife do cilindro e cabeçote e pra qual taxa a camara vai ficar?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

tirei 1mm no total e aumentei a taxa de 9,3:1 para 10,6:1.

dá para tirar 0.5mm sem notar muita diferença.
ArDiZZoN
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Junho 2005 à38 10:17

Mensagem por ArDiZZoN »

Tá certo!!!

0.5mm de cada lado usando as três juntas.

Vou ligar para o Tomeu e ver quanto ele cobra.

Fefeu, a retífica cobrou quanto pelo serviço de rebaixamento no teu cabeçote/cilindro?

Assim poderei ter uma idéia quando o "Tomeu" encher a boca pra dar o preço.
O Speed conhece a peça, o cara é "careiro que doi".
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

0.5mm no total, no seu caso, isso dá 0,25 no cilindro e 0,25 no cabeçote.

Paguei 40.00 pelo serviço.
ArDiZZoN
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 28 Junho 2005 à38 10:17

Mensagem por ArDiZZoN »

Osh!!!!

Barato de mais, meu filho.

Tive uma dúvida.

Cada lâmida da junta tem 0.20mm~0.23mm, retirando 2 junta eu rebaixaria o cabeçote bem perto dessa marca dos 0.5mm.

Existe risco de "perda de compressão"(vasamento) com apenas uma lâmida.
O risco de merejamento quadruplicaria, néh?
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Se você tem duvidas quanto à retífica e o próprio dono da retífica tem dúvidas quanto ao trabalho, sugiro mandar o serviço para outro lugar, vai morrer no dindin do correio, vai ficar uma semana sem moto mas vai ter um serviço confiável. Manda para Belo Horizonte :lol:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

a melhor maneira é plainar o cilindro e o cabeçote, deixando a junta como está, apenas retirando as lâminas da junta vc não estaria corrigindo o problema de empenamento.
Alexandre
Membro
Mensagens: 723
Registrado em: 02 Abril 2005 à46 17:05

Mensagem por Alexandre »

Cara, quando monto cabeçote com junta de metal uso uma cola que se chama ULTRA GRAY, passo uma camada muito fina espanlhando com o dedo.
O aperto do cabeçote deve ser feito com torquimetro na medida correta.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem