ESTA É A PARTE 1. Veja também a PARTE 2Link original: http://www.nettrail.xpg.com.br/ValvulasCRF250X01.html
Feito por: usuário "leojas"
adaptação para o FLM: "Elton"
Pessoal, este é um tutorial EXCELENTE, feito pelo nosso camarada leojas. É impressionante o detalhismo, a qualidade de fotos, e a ateno com que é executado. Estava linkado para outro site dele, e agora foi montado dentro do próprio FLM.
Façam bom proveito!
Tutorial: Como verificar e regular as válvulas da CRF250X (By: leojas)
É aconselhavel que faça este trabalho alguém que possua experiência em mecânica.
Este tutorial é dividido em 2 partes:
Tutorial Parte 1: Procedimentos para verificação da folga das válvulas.
Tutorial Parte 2: Procedimentos para remoção do comando e calçamento.
Faça download da planilha e anote a folga das válvulas e as medidas dos calços velhos (que estão instalados na moto) para calcular os novos calços, caso necessite trocar.
Planilha para cálculo dos novos calços
OBS: Afim de melhorar este tutorial, por favor envie-me um e-mail se algum erro for encontrado, alguma crítica ou sugestão.
Parte 1 - Verificando a folga das válvulas.
1) Remova o banco tirando os dois parafusos na parte traseira da moto.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula01-1.jpg)
2) Remova em seguida a cinta de borracha que mantem fixada a parte traseira do tanque.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula02-1.jpg)
3) Usando um soquete de 8mm remova o parafuso que prende a parte de cima do tanque no quadro.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula03.jpg)
4) Remova a mangueira de combustível da torneira (não se esqueça de fechar a gasolina).
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula04-1.jpg)
5) Remova o parafuso que prende a torneira.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula05-1.jpg)
6) Remova os dois parafusos de baixo das aletas em ambos os lados, deixe os parafusos superiores no lugar.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula06-1.jpg)
7) Remova o tanque e as aletas juntos e guarde-os.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula07-1.jpg)
8) Limpe em cima da tampa da válvula para remover toda a sujeira.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula08-1.jpg)
9) Remova o tampão do plugue da vela puxando para cima firmemente.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula09-1.jpg)
10) Remova a mangueira do suspiro na parte traseira da tampa da válvula e remova os dois parafusos de 10mm.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula10-1.jpg)
11) Remova com cuidado a tampa da válvula certificando-se que você não danificará a junta. Você pode reusar esta junta se não a danificar. Há também um anel de vedação de borracha no plugue da vela, tome cuidado para não relaxar/afrouxar e não deixar cair dentro do comando.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula11-1.jpg)
12) Remova a tampa (na foto abaixo) no lado direito motor, acho que é uma Allen de 8mm.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula12-1.jpg)
13) Gire o motor no sentido horário até que a marca na engrenagem alinhe com a seta na tampa lateral. Certifique que as pontas do comando (eixo came) estão viradas para a traseira da moto, se estiverem apontando para a dianteira, continue girando o motor até que a marca na engrenagem alinhe novamente com a seta na tampa lateral.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula13-1.jpg)
14) Certifique-se que as duas marcas na engrenagem do comando estão niveladas com a superfície do cabeçote.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula14-1.jpg)
15) Inserir um calibre de lâminas sobre as pontas da válvula de admissão, deve deslizar levemente. A especificação para a folga das válvulas de admissão é 0,005" (0,127mm). Se não couber tente com outra lâmina menor, etc...
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula15-1.jpg)
16) Inserir um calibre de lâminas nas válvulas de escape colocando a lâmina sob o balancim. A especificação para a folga das válvulas de escape é 0,011" (0,2794mm ou 0,280mm).
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula16-1.jpg)
17) Certifique-se que o anel de vedação de borracha está assentado firmemente na tampa.
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula17.jpg)
18) Aperte os parafusos da tampa da válvula usando um torquímetro. Tome muito cuidado ao apertar estes parafusos, eles são enroscados diretamente nos tampões do rolamento do comando e não são vendidos separdos, somente o conjunto todo. Torque: 84 inch lbs (ou 7 ft. lbs.).
![Imagem](http://i55.photobucket.com/albums/g154/eltonpam/DIY/ValvulasCRF250x/Valvula18-1.jpg)
19) Monte o resto na ordem reversa. Não se esqueça de recolocar a tampa no lado direito motor (foto 12)!