Novo kit 340cc forjado para Tornado. NOVIDADE

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Fabrício
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Novo kit 340cc forjado para Tornado. NOVIDADE

Mensagem por Fabrício »

Aí turma...mais uma novidade pra vcs....
Acabamos de receber um novo pistão forjado para Tornado.
Marca: Iapel
340cc, forjado e aliviado.
Medida do pino: 17mm (original da Tornado)
Já vem com as cavas mais profundas para as válvulas de escape. Taxa maior.

Aqui as fotos.

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Espero q gostem...Estaremos fazendo os devidos testes nesse mês de novembro...e se tudo der certo...nós começaremos a revender esse pistão. Acho q tem tudo para dar certo.

Assim q puder divulgar mais informações...eu falo com vcs... :wink:
guilherme_sbc
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Mensagem por guilherme_sbc »

Show o Pistão, tem tudo pra dar certo. Vamos esperar os testes na 21 :P

Fabricio, a romaq faz Kits pra XR?
Gargamel
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Mensagem por Gargamel »

Fabricio, a romaq faz Kits pra XR?

Esse pistão não e Romaq não.

Eu vi ele na loja hj cedo e o bixo tem acabamento primoroso, muito bom mesmo !!!
TopsMan
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Mensagem por TopsMan »

só vai precisar de uma biela q aguenta a parada ne ????

show de bola esse pistaozim !!!
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

Qual o valor ?
guilherme_sbc
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Mensagem por guilherme_sbc »

Gargamel escreveu:
Fabricio, a romaq faz Kits pra XR?

Esse pistão não e Romaq não.

Eu vi ele na loja hj cedo e o bixo tem acabamento primoroso, muito bom mesmo !!!
Sim garga ele é IAPEl ou LAPEL, sei lá..hehe
Mas então ele vem composto no kit Romaq não é?

Queria saber se a Romaq faz Kit pra Xrinha. :wink:
synval
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Mensagem por synval »

Minha moto já tá rodando com um desses mas é 285cc.
Gustavo/PR
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Mensagem por Gustavo/PR »

Sim garga ele é IAPEl ou LAPEL, sei lá..hehe
Mas então ele vem composto no kit Romaq não é?
Gui, a romaq tem diferentes kits, composto por diferentes marcas e diferentes preços! ; )


obra prima esse iapel!
guilherme_sbc
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Mensagem por guilherme_sbc »

Siquinelli escreveu:
Sim garga ele é IAPEl ou LAPEL, sei lá..hehe
Mas então ele vem composto no kit Romaq não é?
Gui, a romaq tem diferentes kits, composto por diferentes marcas e diferentes preços! ; )


obra prima esse iapel!
entendeu :wink:
robertovarela
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Mensagem por robertovarela »

Por falar em Romaq, alguém sabe dizer sobre a qualidade dos seus kits?
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

robertovarela escreveu:Por falar em Romaq, alguém sabe dizer sobre a qualidade dos seus kits?
Roberto...a Romaq ainda está para receber os seus kits forjados...talvez até já tenha recebido e está vendendo os kits Evolution, q são os forjados.
Os Kits Premium utilizam pistões KMP e anéis RIK....q ainda estão longe de serem comparados com os importados vendidos no Brasil. :wink:
Betim
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Mensagem por Betim »

Que anéis este pistão vai usar? São só dois sulcos, serão só um de compressão e um de óleo?
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

Betim escreveu:Que anéis este pistão vai usar? São só dois sulcos, serão só um de compressão e um de óleo?
Provavelmente anel Iapel mesmo.
Quem conhece Iapel é quem turbina motor AP ou GM. Os kits já vem com pistão, anel, pino e trava forjados da Iapel.
Geralmente a outra fábrica argentina de forjados faz produtos mais baratos. A Iasa.
robertovarela
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Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

Será que a biela original aguenta o tranco com esse pistão?

Ou será melhor um kit 293 da Athena?

Tem também o Kit 350 Evolution da Romaq(pistão e biela forjados + cilindro de cromo duro e anéis R$ 1.550,00)

Ou troco essa bigorna numa CRF 230 e preparo motor e suspensão?

Dúvida cruel essa...
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

robertovarela escreveu:Será que a biela original aguenta o tranco com esse pistão?

Ou será melhor um kit 293 da Athena?

Tem também o Kit 350 Evolution da Romaq(pistão e biela forjados + cilindro de cromo duro e anéis R$ 1.550,00)

Ou troco essa bigorna numa CRF 230 e preparo motor e suspensão?

Dúvida cruel essa...
Se o peso do pistão (aliviado) for igual o do original provavelmente aguenta se sempre cuidar bem da lubrificação do motor.
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Mensagem por Fabiano »

Olá moçada.... o novo kit que nos estamos testando me surpreendeu nos primeiros resultados... o diferencial maior deste kit é o peso do conjunto pistão/anéis/pino/travas/virabrequim.... pois neste kit usamos biela original....

Vejo muitos com dúvidas sobre a biela original aguentar ou não.... 99% dos casos de troca de biela original e devido a folga que aparece no encaixe do pino do pistão.... este sofre uma carga de trabalho muito intença e dilata, ocasionando um barulho... mas empenar a biela só nunca vi...... então uns dos problemas comuns aqui do DF é a folga do encaixe do pino nas motos 330cc pra cima...

O kit 380cc é muito bom....acho que a biela nunca vai estragar de tão forte que é....este kit é melhor pra ser usado principalmente em trilhas pesadas onde precisa de muito torque, já pra supermoto não é o melhor pra nós, pois usamos a moto em kartódromo, onde a pista é curta e com curvas fechadas... o que faz o piloto maneirar nas saidas de curva....

Voltando ao novo kit 340cc.... principais vantagens em relação a qualquer outro kit...
Uso da biela original
Pistão forjado com opção de 3 ou 2 anéis
Maior pistão até o momento pra biela original ( custos de preparação e peças menores )...
E vamos descobrir o que mais ele pode oferecer pra nós pilotos :lol:

Devagar vou postando novas descobertas....

Valeu
Beto Waidlich
Membro
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Registrado em: 19 Dezembro 2005 à42 19:58

Mensagem por Beto Waidlich »

Fabrício escreveu:
robertovarela escreveu:Por falar em Romaq, alguém sabe dizer sobre a qualidade dos seus kits?
Roberto...a Romaq ainda está para receber os seus kits forjados...talvez até já tenha recebido e está vendendo os kits Evolution, q são os forjados.
Os Kits Premium utilizam pistões KMP e anéis RIK....q ainda estão longe de serem comparados com os importados vendidos no Brasil. :wink:
A romaq já recebeu,(kit 300f e 350f com pistão Iabel forjado e boxer, bem baixo a cabeça dele igual das especiais ) está comercializando desde a segunda quinzena de outubro.
Claro q se comparar um pistão kmp com os importados, são inferiores, más a relação custo benifício é bem melhor optar por Kmp.
Fernando PF
Ultra Membro
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Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Achei demais esse pistão.. excelente qualidade.

A questão mesmo, depois da resistência da biela, é o peso do conjunto biela e pistão, pois quanto mais leve melhor. Isso diminui a vibração do motor em relação a kits com bielas "forjadas" de "aço liga" ( do tipo 4340, 4320... etc), que muitas vezes acabam sendo mais pesadas que as originais, e muitas vezes nem forjadas são, apenas usinadas mesmo, o que já oferece uma resistência muito maior que as originais, porém ainda não são forjadas.. (vale a pena se ligar nisso :wink: ). É diferente voçê comprar uma biela forjada em matriz e depois usinar (acabamento e alojamentos) do que comprar uma biela simplesmente usinada a partir de um bloco de aço liga. Usinar biela até eu faço aqui.

Ainda na questão das bielas, muitos acabam optando então por bielas mais reforçadas sem levar o peso em conta, é sem se ligar que o pistão e biela sofrem acelerações e desacelerações muito altas durante o funcionamento e as forças de inércia devido ao peso desse conjunto acabam sacrificando o desempenho do motor se comparado a esse kit por exemplo.. com biela original (leve) e pistão 340cc (levíssimo....... to babando nele ainda :mrgreen: ).

Com um pistão mais leve, aumenta a potência do motor em relação ao conjunto mais pesado (não confundam peso de conjunto biela/pistão com o resultado do alívio de magneto). O alívio do conjunto pistão e biela mostram resultados no dinamômetro, pois influenciam no torque e potência em regimes de rotação constantes, o que não acontece quando se alivia o magneto.

Concluindo, com um pistão mais leve, o alojamento da biela sofre menos, o atrito desse pistão é menor.. com certeza vibra bem menos que um 330cc ou o proprio 340cc pro-x. e a potência final dele é maior. :wink:
Fabrício
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Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

A biela da Pró-X q é vendido com o Kit Pró-X 340cc é apenas usinada....Quando se compra a biela eles informam isso...mas já vi muita gente vendendo o kit 340cc da Pró-X como sendo 100% forjado...o q não é verdade...

E vamos ver quanto vai sair o pistão...para nós colocarmos ele a venda... :mrgreen:
Betim
Membro
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Mensagem por Betim »

Fernando e Fabrício, concordo com todas as suas observações mas os pistões com dois anéis ( compressão e óleo) como este são próprios para gerar maior potencia e subir giro rápido, de forma intermitente, como nas pistas, mas não serão adequados ao uso de rua ou trilhas devido à necessidade de maior manutenção, troca de anéis e descarbonização. É o mesmo caso das 2T com um anel a menos. Você tem menos arrasto, menos peso e maior potencia mas não tem o "raspador".

Com relação às bielas, o mais importante é forma como se aplicam as forças sobre ela. A quebra geralmente vem dos movimentos de torção que são causados por folgas e detonação enquanto o empeno vem da potencia mesmo. A biela geralmente avisa quem tem ouvido antes da quebra.

Já que se está usando pistões aliviados, magnetos aliviados, bielas especiais já, já vai ser comando roletado e rolamento no pino do pistão.... A formula 1 que nos espere :lol:
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