GASOLINA FEITA EM CASA...
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GASOLINA FEITA EM CASA...
OLHA O QUE EU ACHEI NA NET, VOU TESTAR PRA VER SE DÁ UM PLUS. EM OUTROS SITES, DIZEM QUE PARA UM MOTOR A ALCOOL ANDAR IGUAL AO MESMO MOTOR COM GASOLINA, DEVE-SE AUMENTAR A TAXA. LOGO, QUANDO O GOVERNO ENCHE A GASOLINA DE ALCOOL SEM PAGAR REBAIXAMENTO DE CABEÇOTE PRA TODO MUNDO ELE DEIXA OS VEÍCULOS MENOS POTENTES.
"Já vi tudo quanto foi modo, do simples ao complicado, de aumentar a potência e torque dos motores. Quando falo em simplicidade, lembro que antigamente se colocavam "naftalinas" no tanque. Algo que é simples e já visto aqui. Hoje podemos abastecer com gasolina Premium que traz uma diferença mas pouco sensível. Uma semana atrás fiz um teste.
Aprendi na faculdade o teste de qualidade da gasolina. Aprendi que adicionando água à gasolina, metade/metade por exemplo, e misturando bem, os 22% de álcool contidos na gasolina ficam na água. Então a injeção, que continua igual no meu Corsa 1.0 2001, com essa gasolina a 100%, tem 22% de gasolina a mais produzindo força, no lugar do álcool que é pouco expressivo. Comprei num posto 10 litros de gasolina aditivada e botei dentro de um galão de água mineral de 20 litros, completando o resto com água. Agitei bastante e esperei um minuto para as fases se separarem bem. A fase de cima é gasolina pura, e embaixo, água+álcool.
Desprezei o álcool+água pelo ralo (perigoso e poluente) e da gasolina sobrou pouco menos de 8 litros para o tanque vazio. Conclusão: notei sensível melhora de torque em todas as marchas. Agora o meu 1.0 canta forte em segunda e tem força a baixa rotação na terceira, quarta e quinta. Na primeira só noto uma força uniforme. Pergunta: quanto seria possível aumentar em rendimento de torque e potência num motor com uma gasolina "pura"? Apesar de perigoso, é uma sugestão mais ou menos simples para os amantes do carro -- afinal, andar com uma injeção de nitro não é muito seguro também.
O efeito sentido pelo leitor ao usar gasolina sem álcool, obtida a partir da separação por meio de água, é real, principalmente nas pequenas aberturas do acelerador. Lembro-me de ter dirigido na França um Fiesta com motor Zetec Sigma de 1,25 litro, que mostrava o mesmo desempenho da versão brasileira de 1,4 litro. É somente questão de gasolina.
No caso do carro do leitor, o sistema de gerenciamento eletrônico do motor corrigiu parcialmente a relação ar-combustível, tendo a mistura ficado um pouco rica, sem a menor dúvida. As emissões gasosas certamente ficaram acima dos limites legais e o consumo deve ter ficado maior do que o normal.
Hipoteticamente, o leitor poderia passar a usar apenas essa gasolina “fabricada em casa” -- sendo indispensável utilizar a Premium, por sua maior octanagem -- e procurar obter um módulo eletrônico de comando para gasolina sem álcool na GM do Brasil (improvável, todavia) ou adquirir um numa concessionária Chevrolet na Argentina."
"Já vi tudo quanto foi modo, do simples ao complicado, de aumentar a potência e torque dos motores. Quando falo em simplicidade, lembro que antigamente se colocavam "naftalinas" no tanque. Algo que é simples e já visto aqui. Hoje podemos abastecer com gasolina Premium que traz uma diferença mas pouco sensível. Uma semana atrás fiz um teste.
Aprendi na faculdade o teste de qualidade da gasolina. Aprendi que adicionando água à gasolina, metade/metade por exemplo, e misturando bem, os 22% de álcool contidos na gasolina ficam na água. Então a injeção, que continua igual no meu Corsa 1.0 2001, com essa gasolina a 100%, tem 22% de gasolina a mais produzindo força, no lugar do álcool que é pouco expressivo. Comprei num posto 10 litros de gasolina aditivada e botei dentro de um galão de água mineral de 20 litros, completando o resto com água. Agitei bastante e esperei um minuto para as fases se separarem bem. A fase de cima é gasolina pura, e embaixo, água+álcool.
Desprezei o álcool+água pelo ralo (perigoso e poluente) e da gasolina sobrou pouco menos de 8 litros para o tanque vazio. Conclusão: notei sensível melhora de torque em todas as marchas. Agora o meu 1.0 canta forte em segunda e tem força a baixa rotação na terceira, quarta e quinta. Na primeira só noto uma força uniforme. Pergunta: quanto seria possível aumentar em rendimento de torque e potência num motor com uma gasolina "pura"? Apesar de perigoso, é uma sugestão mais ou menos simples para os amantes do carro -- afinal, andar com uma injeção de nitro não é muito seguro também.
O efeito sentido pelo leitor ao usar gasolina sem álcool, obtida a partir da separação por meio de água, é real, principalmente nas pequenas aberturas do acelerador. Lembro-me de ter dirigido na França um Fiesta com motor Zetec Sigma de 1,25 litro, que mostrava o mesmo desempenho da versão brasileira de 1,4 litro. É somente questão de gasolina.
No caso do carro do leitor, o sistema de gerenciamento eletrônico do motor corrigiu parcialmente a relação ar-combustível, tendo a mistura ficado um pouco rica, sem a menor dúvida. As emissões gasosas certamente ficaram acima dos limites legais e o consumo deve ter ficado maior do que o normal.
Hipoteticamente, o leitor poderia passar a usar apenas essa gasolina “fabricada em casa” -- sendo indispensável utilizar a Premium, por sua maior octanagem -- e procurar obter um módulo eletrônico de comando para gasolina sem álcool na GM do Brasil (improvável, todavia) ou adquirir um numa concessionária Chevrolet na Argentina."
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SÓ CORRIGINDO TOPS, DEPOIS QUE TU JOGA AGUA NA GASOLINA/ALCOOL, SE FORMAM DUAS FASES.TopsMan escreveu:galera... tudo certo nisso ai.
cansei de ver mecanico separar agua/gasolina e alcool/gasolina dessa maneira.
o q o autor do texto fez de diferente foi colocar mais agua para as "fases" ficarem bem maiores e consequentemente mais facil de ver a separação.
UMA SO DE GASOLINA (PURINHA) (100% GAS)
OUTRA DE AGUA COM ALCOOL (QUE NUM VAI SERVIR PRA MAIS NADA).
COM A PODIUM ACHO QUE IA FICAR MASSA TAMBEM...
Mas eu acho que o carro vai ficar pior do que é andando com gasolina e álcool! Acho que isso que ele falou de melhorar desempenho do motorzinho 1.0 pelo fato de usar gasolina pura é, na verdade, pura lorota! A injeção eletrônica e outros componentes dos carros nacionais são "calibrados" para rodar com gasolina+álcool! Tanto é que se vc for na Argentina, por exemplo, que tem nos postos apenas gasolina pura, verá que seu carro fica pior... rende menos!
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TESTA NA TUA MOTO PRIMEIRO...GELOUS escreveu:Mas eu acho que o carro vai ficar pior do que é andando com gasolina e álcool! Acho que isso que ele falou de melhorar desempenho do motorzinho 1.0 pelo fato de usar gasolina pura é, na verdade, pura lorota! A injeção eletrônica e outros componentes dos carros nacionais são "calibrados" para rodar com gasolina+álcool! Tanto é que se vc for na Argentina, por exemplo, que tem nos postos apenas gasolina pura, verá que seu carro fica pior... rende menos!
E SE NUM FICAR BOM, EM VEZ DE POR AGUA POE GELO... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
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"EM OUTROS SITES, DIZEM QUE PARA UM MOTOR A ALCOOL ANDAR IGUAL AO MESMO MOTOR COM GASOLINA, DEVE-SE AUMENTAR A TAXA. LOGO, QUANDO O GOVERNO ENCHE A GASOLINA DE ALCOOL SEM PAGAR REBAIXAMENTO DE CABEÇOTE PRA TODO MUNDO ELE DEIXA OS VEÍCULOS MENOS POTENTES."GELOUS escreveu:Ô perôba! Explica aí pra mim porque a gasolina pura melhora o desempenho dos nossos carros e motos. Sério mesmo... eu não entendo! :mrgreen:
Pode desenhar ou então usar fantoches para facilitar! :lol:
EU DISSE MAS NUM FUI ENTENDIDO, A TAXA PRA QUEIMAR GASOLINA PURA É +/- 10:1, PRA QUEIMAR ALCOOL É DE +/- 12:5. LOGO TODOS OS CARROS TEM TAXA PRA GASOLINA SO QUE QUEIMAM GASOLINA/ALCOOL, LOGO NUM TA APROVEITANDO 100% A COMPRESSÃO. PRA MIM É ISSO, VAMO VER O QUE NEGUIM ACHA, EU MESMO NUM TESTEI AINDA, TO ESPERANDO O TANQUE ACABAR.
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heheh lá vem eu pra colocar lenha nessa fogueira..
:arrow: Sensação de torque é diferente do que torque real.. ou melhor, são poucos os casos em que se obtém um ganho de potência com essa fórmula, muitas vezes até piora em alta, pois o acerto muda, principalmente em motos, teria que diminuir gicles e reacertar o carbura, são mínimos os detalhes, mas são notados.
:arrow: Todos os carros hj produzidos conseguem queimar álcool por causa da taxa de compressão mais elevada e do avanço tecnológico das injeções, que conseguem um melhor controle da detonação..
:arrow: Qualquer carro nacional hj terá maior potência com nossa gasolina com álcool do que com a porcaria pura (porcaria mesmo, lixo, não vale nada). Prefiro que coloquem cada vez mais álcool nessa coisa que chamamos de gasolina, pelo menos é mais benéfico em termos ambientais e de manutenção em nossos motores.
:arrow: Redução de potência com uso de álcool num motor originalmente a gasolina e com uma taxa variando entre 10,5:1, são poucos os casos, claro que para funcionar melhor deve-se alterar a curva de avanço (para compensar a velocidade da queima) e mudar o acerto da mistura. Os resultados serão melhores, desque bem acertado.
O problema maior é que alguns só gostam de misturar mais álcool no tanque e sair rodando..
Mesmo com uma taxa de compressão não adequada os resuldados são bons.. Claro que a maior taxa de compressão melhora, principalmente quando se acelera pouco, e a taxa de compressão total não é obtida pelo não enchimento total do cilindro.. ou seja, as taxas de compressões indicadas pelos fabricantes, em um motor aspirado, nunca são obtidas, justamente pelo rendimento volumétrico nunca chegar a 100%.
Com a adição da porcentagem de álcool na gasolina, acho que só temos a ganhar, mesmo que seja a longo prazo, o problema não é o álcool, e sim a gasolina ruim. Com essa adição as pesquisas aumentam, os motores ficam melhores e a potência vai subindo pois as taxas de compressão já estão na ordem de 13:1 para motores flex, isso para mim é ótimo, e as injeções estão com desenvolvimento suficiente para rodar com a gasolina podre com essa taxa.
Estamos usando metanol numa twister com taxa original, a baixa fica ruim mesmo, tem que deixar a mistura muito gorda para ela rodar legal, mas com o cabo enrolado ela despacha todas da cidade, não tem gasolina de avião que pegue, e o metanol ainda possui um poder calorífico menor que o álcool.
Twister original em 400mts na pista aqui : 120km/h
Twister com cabeçote preparado e metanol (carburador de cb450 36mm) : 150km/h
(ambas sem kit e escape original)
Será que dá diferença??? :roll:
:arrow: Sensação de torque é diferente do que torque real.. ou melhor, são poucos os casos em que se obtém um ganho de potência com essa fórmula, muitas vezes até piora em alta, pois o acerto muda, principalmente em motos, teria que diminuir gicles e reacertar o carbura, são mínimos os detalhes, mas são notados.
:arrow: Todos os carros hj produzidos conseguem queimar álcool por causa da taxa de compressão mais elevada e do avanço tecnológico das injeções, que conseguem um melhor controle da detonação..
:arrow: Qualquer carro nacional hj terá maior potência com nossa gasolina com álcool do que com a porcaria pura (porcaria mesmo, lixo, não vale nada). Prefiro que coloquem cada vez mais álcool nessa coisa que chamamos de gasolina, pelo menos é mais benéfico em termos ambientais e de manutenção em nossos motores.
:arrow: Redução de potência com uso de álcool num motor originalmente a gasolina e com uma taxa variando entre 10,5:1, são poucos os casos, claro que para funcionar melhor deve-se alterar a curva de avanço (para compensar a velocidade da queima) e mudar o acerto da mistura. Os resultados serão melhores, desque bem acertado.
O problema maior é que alguns só gostam de misturar mais álcool no tanque e sair rodando..
Mesmo com uma taxa de compressão não adequada os resuldados são bons.. Claro que a maior taxa de compressão melhora, principalmente quando se acelera pouco, e a taxa de compressão total não é obtida pelo não enchimento total do cilindro.. ou seja, as taxas de compressões indicadas pelos fabricantes, em um motor aspirado, nunca são obtidas, justamente pelo rendimento volumétrico nunca chegar a 100%.
Com a adição da porcentagem de álcool na gasolina, acho que só temos a ganhar, mesmo que seja a longo prazo, o problema não é o álcool, e sim a gasolina ruim. Com essa adição as pesquisas aumentam, os motores ficam melhores e a potência vai subindo pois as taxas de compressão já estão na ordem de 13:1 para motores flex, isso para mim é ótimo, e as injeções estão com desenvolvimento suficiente para rodar com a gasolina podre com essa taxa.
Estamos usando metanol numa twister com taxa original, a baixa fica ruim mesmo, tem que deixar a mistura muito gorda para ela rodar legal, mas com o cabo enrolado ela despacha todas da cidade, não tem gasolina de avião que pegue, e o metanol ainda possui um poder calorífico menor que o álcool.
Twister original em 400mts na pista aqui : 120km/h
Twister com cabeçote preparado e metanol (carburador de cb450 36mm) : 150km/h
(ambas sem kit e escape original)
Será que dá diferença??? :roll:
Por que você considera que nossa gasolina é um lixo?
Quando se muda um carro de gasolina pra alcool não é só a taxa que muda. O carro flex vai contra a teoria do nosso amigo *alguma coisa* por a taxa permaneçe igual e quando o carro está só com alcool, como se fosse um aumento no percentual determinado pelo governo, tem mais potência. Noas carros carburados qualquer alteração diferente da regulagem ideal vai piorar, independente se é pra mais ou pra menos.
Quando se muda um carro de gasolina pra alcool não é só a taxa que muda. O carro flex vai contra a teoria do nosso amigo *alguma coisa* por a taxa permaneçe igual e quando o carro está só com alcool, como se fosse um aumento no percentual determinado pelo governo, tem mais potência. Noas carros carburados qualquer alteração diferente da regulagem ideal vai piorar, independente se é pra mais ou pra menos.
vai.... vai falar com teu professor de quimica q ele te manda um livro ou algo mais pesado no cabeção.jjacob_xt225 escreveu:Bá o *Randall Memphis Raines* no comentario acima me deu uma otima ideia. Imagina, se o alcool esta em uma unica fase então podera congelar, mas a gasolina não, já que terá um ponto de solidificação menor. Interessante, vou falar com algum professor de quimica.
nao lembro o ponto exato de congelamento do alcool, mas é coisa pra baixo de - 25ºC
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