4° marcha da DT 180 esta com propblemas... me ajudem?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

4° marcha da DT 180 esta com propblemas... me ajudem?

Mensagem por Andatrilho »

Bom pessoal a minha dt quando eu engato a 4° marcha ela não anda , fica fazendo um barulho , fica dandos uns socos e não anda.
A outras marchas estão normais .
O que pode ser ?
Me ajudem por favor.
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Quais ferramentas posso usar para abrir caixa de cambio.
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Eu vou tentar abrir o motor , pois estou de saco cheio de ficar levando a moto para o mecanico. Eu tenho alguma experiencia mas eu preciso de algumas dicas.
Eu pretendo comprar um sacador de magneto para tirar o volante magnético , sera que da para eu separar as carcaças do motor sem presisar da ferramenta especial .
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Valeu CROSSCHÃO .
Ainda esta semana vou tentar abrir o motor , e ver o que aconteceu com a 4° marcha .Qualquer coisa eu grito por socorro...
Valeu Abraços
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

DT180? Já mexi em caixa dessa moto...

Dica mais importante: Se sua moto tiver parafusos Philips (sao os originais de fabrica) para fechar as metades do motor (eu vivo dizendo que engenheiro de moto nao tem mae....), arranje uma chave de impacto... Sem ela vai ser muito dificil soltar os parafusos...

Pra separar as metades, vai batendo de levinho com um martelo de borracha, com paciencia e tempo, vc separa numa boa. Tem ferramenta propria, sim, mas é desnecessário... Aliás, até o magneto vc tira sem a ferramenta apropriada, se vc tiver muita paciencia e bastante tempo....

qualquer coisa posta aí...

-- spode
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Já desmontei a caixa tentando achar o defeito da quarta.

Resultado, depois de uma baita sufoco pra abrir, uma carcaça quebrada (posteriormente soldada) não vi nada de diferente.

OU SEJA

MANDE NO MECANICO, o defeito geralmente é um dos garfos (no lado que vai dois) gasto e engrenagens da 3ª e 4ª gastas.

Pra arrumar a minha o mecanico cobrou 80 Reais, incluindo, mão-de-obra, solda na carcaça e cambio arrumado (não sei se ele trocou algo, re-usinou, mas como funcionou por um bom tempo até eu vender a moto nem quero saber).

Sim, eu também gosto de mexer eu mesmo na moto, não mando em mecanico, mas vai por mim, cambio é bem melhor mandar arrumar, do que tentar e fazer cagada. :wink:
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

eu discordo, acho que com paciencia vc consegue mexer na caixa. Nao tem nada demais ali... Basta que tudo encaixe direitinho... Vc tem o manual de serviço e um paquimetro e um calibre de laminas? Entao, já da pra diagnosticar muita coisa ali...

-- spode
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Bom, não sei se o cara, tem todas essas ferramentas, mas na época eu não tinha nem chave de impacto, nem sacador de magneto, paquimetro muito menos, e o manual de serviço só digitalizado em péssima qualidade. Pense bem nessa situação. O que é melhor fazer? :lol: :lol:
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

é, sem a chave de impacto, sem um paquimetro e sem o manual, a nao ser q vc seja extremamente conhecedor das entranhas da DT, nem vale a pena mexer...

-- Spode
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

proelton escreveu:cara vc só vai ver "O" quebra cabeça, na hora que tentar montar, ou na hora que tiver olhando pras dezenas de mini engrenagens, molas, retentores, alavancas, garfos, parafusos, discos, separadores, eixos, vira brequim, pinhao, travas, que tem ali pelo meio e "ao redor" do cambio (hehe exagerei ou nao?)
uai, é quase parecido com lego! ahahahahaha
proelton escreveu: tem que ter alem dessas ferramentas citadas, o sacador de anel-mola de varios modelos
e o pior é abrir e nao "ver" o defeito hehehe 8) 8) #-o #-o #-o
anel-mola, que tu diz, é o anel do pistao? Nem precisa de ferramenta propria, uma chavinha de fenda pequena serve, os aneis de moto sao pequenos e fininhos...
proelton escreveu: na minha ex-TDM quando falhava a 3a e dava esses socos, a engrenagem tava com varios dentes danificados/quebrados (o meca q falo!), e esses dentes vao ficando no fundo da caixa!
Num caso desse nem precisa do paquimetro!

Vai uma dica: Paquimetro é uma ferramenta cara (dá uma olhada no submarino.com, eles vendem) e pouco usada, as vezes nem vale a pena... Mas a Tramontina fabrica um paquimetro de plastico, que custa menos de 20 pilas. Aliás, o meu paquimetro é um desses de plastico. Nao é tao xiq quando um de aço, ele é propenso a desgaste, nao tem a mesma precisão do de aço mas mede até 0.05mm numa boa. Achei o meu num hipermercado associado a rede walmart, vê aí na sua área...

-- spode
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

anilha ou anel elastico!?

Precisa de uma chavinha, mas eu adaptei um pequeno alicate de bico...

paquimetro é bom demais!

-- spode
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Ola Pessoal , td bem com vcs.
Bom galera , eu consegui abrir o motor , depois de muita dificuldade de tirar ele do quadro da moto , de tirar o magneto com o sacador , tirar os parafusos philips da carcaça (esses pelo amor de Deus , me deram um puts trabalho , como eu não tira chave de impacto eu usei uma chave de philips velha para bater , mas como foi trabalhoso tirar esses parafusos), e finalmente separar as carcaças (deram um pouco de trabalho também , tive que bater com um martelo de borracha).
Bom galera tirei os eixos das engrenagens e vi que o garfo que aciona a 4° marcha e a 2° marcha( esse garfo que me refiro é aquele maior que fica paralelo com outra do mesmo tamanho mas esse fica em cima , ela aciona as engrenagens do eixo secundario o eixo do pinhão), vi que ela esta com um desgaste , vi que esta um pouco comida.
E vi que a engrenagens esta um pouco gasta mas eu vou tirar ela do eixo .
Vou postar umas fotos....


Imagem
essa é foto do garfo que esta na carcaça

Imagem
essa é o garfo , note o destaque , vejam que a um desgaste tipo um esmerilhamento


depois postareio outras fotos
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Outras fotos
Imagem
Esse é o conjuto de engrenagens notem que este cambio é de 6 marchas

Imagem
esse eixo de engrenagens é do eixo do pinhão , note que a engrenagem que eu destaquei é a da 6° marcha ela é uma engrenagem fixa corrediça ela aciona a 4° marcha e 2º marcha que são engrenagens locas...
Bom gelara é isso depois eu vou tirar essa engrenagens do eixo e tirarei novas fotos ..... e tirarei algumas duvidas com vcs.... postem ai o que vcs acham........ :D
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Esta é a relação de engrenagens destacadas , se eu estiver errado me corrijam..

[img=http://img234.imageshack.us/img234/4057/dsc00936smallba1.jpg]
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Imagem
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Pessoal não sei o que esta acontecendo, por que as fotos não esta aparecendo vou tentar de novo é so seguirem a seguencia:

Imagem
essa é foto do garfo que esta na carcaça

Imagem
essa é o garfo , note o destaque , vejam que a um desgaste tipo um esmerilhamento

Imagem
esse eixo de engrenagens é do eixo do pinhão , note que a engrenagem que eu destaquei é a da 6° marcha ela é uma engrenagem fixa corrediça ela aciona a 4° marcha e 2º marcha que são engrenagens locas...
Bom gelara é isso depois eu vou tirar essa engrenagens do eixo e tirarei novas fotos ..... e tirarei algumas duvidas com vcs.... postem ai o que vcs acham......
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Acho que deu certo as fotos apareceram.
Bom aproveitando o tópico vou colocar a relaçoes dos diametros das engrenagens , medidas por paquimetro.
Se estiver errado corrijam pessoal.

Eixo 1° / Eixo 2°
1° marcha= 27/73,5 mm
2° marcha= 35,5/64 mm
3° marcha= 42,5/58mm
4° marcha= 48/52,5mm
5° marcha= 50/50mm
6° marcha= 53,5/46,5mm

Acho que é isso galera... vão postando ai pessoal.... vão
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Esse garfo tá empenado. Nao era pra ter nenhuma marca!
Problema descoberto!
Verifique apenas se as engrenagens estao boas... Vc postou as medidas... Vc tem o manual de serviço? Nele tem as medidas que devem ter...

quanto aos parafusos philips da carcaça... vc é um heroi ter tirado eles sem a chave de impacto!!!!!!!! Agora, pegue todos eles, vá na loja de parafuso, compre allens de aço da mesma medida e jogue os philips beeeeem longe!!!! Aproveita e troca os da tampa da embreagem e do magneto por allen tb... Eu odeio parafuso hexagonal e fenda/philips, se dependesse de mim, 90% dos parafusos de uma moto seriam allen.

-- spode
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Não é tão dificil tirar os philips sem chave de impacto, precisa apenas de um ponteiro bem reto e dá-lhe martelada, agora herói mesmo é quem tira sem chave de impacto sem estragar a cabeça deles!! :lol: :lol: :lol:
Andatrilho
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 02 Fevereiro 2007 à27 00:37

Mensagem por Andatrilho »

Ola Spode obrigado, pelas dicas .
Os parafusos philips eu tirei com uma ponteira de uma chave philips , segureia a ponteira com um alicate de pressão e dei muitas pancadas com martelo , me deram muito trabalho estes parafusos para sairem, mar vou trocar todos por ALEM.
Bom eu verifiquei todas as engrenagens , não tem nenhum dente quebrado e não tem nenhum torto parecem estar bons.
A unica coisa de anormal que eu vi nas engrenagens , é o encaixa da 6° marcha que engata na 4°marcha ( Eixo secúndario), que esta um pouco arredondado , pode ser que isso tenha acontecido por causa do garfo , mas se eu der uma limada ou levar para o torneiro pode ser tirado esses arrendamentos .Eu desmontei as engrenagens dos eixos vou posta-las para voces verem melhor.

Imagem
Engrenagens do Eixo primario (eixo da embreagem)

Imagem
Engrenagens do Eixo secúdario(eixo do pinhão)

E questa da 6° marcha que mencionei acima , pesso que vc amplei a imagem e veja onde eu destaquei em vermelho é aqueles arredondamentos e onde eu destaque de azul pode ver que esta retinho. Note que nestes resalto da engrenagem e que engata na 4° marcha para dar a tração .
Imagem

Sera que terei que trocar esta engrenagem ou uma limada resolve , sera que terei que mandar fresar as engrenagens.

Sobre as relações do cambio.Eu não tenho o manual de serviço da Dt de 6 marchas só tenho o da de 5 marchas , as medidas eu medi no paquimetro talvez não são medidas exatas.

Bom ja escrevi demais, depois eu volta a postar
Abraços.......
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem