Labaredas no Escapamento da Tornado!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
cadu
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Outubro 2004 à05 17:22

Labaredas no Escapamento da Tornado!

Mensagem por cadu »

Caros amigos,

Recentemente coloquei o pistão Wiseco em minha tornado, e a moto começou dar alguns estouros no escapamento e soltar labaredas pelo mesmo (estou usando a gazolina premium da Shell) alguém pode me informar como posso resolver este impecílio?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Aff, vc deve ter mexido em outra coisa.....apenas o combustível não faz isso :!:
Vamos lá, abre o bico...rsrsrssrr
Quem foi q preparou a sua moto? Ele mexeu no cabeçote? Cuidado q o seu motor pode ir pro saco....

:twisted: Abraços...
cadu
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Outubro 2004 à05 17:22

Mensagem por cadu »

Fabrício escreveu:Aff, vc deve ter mexido em outra coisa.....apenas o combustível não faz isso :!:
Vamos lá, abre o bico...rsrsrssrr
Quem foi q preparou a sua moto? Ele mexeu no cabeçote? Cuidado q o seu motor pode ir pro saco....

:twisted: Abraços...

REALMENTE HOUVE UMA PREPARAÇÃO NO CABEÇOTE. MINHA TORNADO ESTA COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: KIT 285 WISECO, FILTRO DE AR INR, CDI PARA 10.500 ( NÃO SEI MARCA), PONTEIRA JESKAP, CURVA DE ESCAPAMENTO DIRETA. NÃO SEI SE HOUVE ALTERAÇÃO NOS GIGLES. OS ESTOUROS JÁ OCORRIAM ANTES DESTA PREPARAÇÃO DE CABEÇOTE, PORÉM AGORA FICOU MUITO MAIS INTENSO.
cadu
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Outubro 2004 à05 17:22

Mensagem por cadu »

crosschão escreveu:olha se mexeram no cabeçote poderá estar fora do ponto isso eh muito perigoso pois poderá atropelar valvulas ai o bicho pega veja direito antes de andar com a moto.
abraço
crosschão #-o #-o #-o #-o #-o #-o #-o #-o #-o
Caro Crosschão

Antes de fazer o motor já estava assim tinha trocado apenas filtro + escapamento e carburação (mexida), depois do motor pronto é que piorou, geralmente carburação (mistura) mal regulada pode fazer isto??? Ou vai ter que abriri novamente o motor para ver o que é?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Não esquente a cabeça quanto a parte de baixo do motor...Pistão e cilindro.... O problema está daí pra cima..."Estes pipocos" q a moto dá de vez em quando, tem tudo para ser carburação, agora sair labaredas pelo escape, não está correto...
Qual o giclê q vc colocou? O correto para o Pistão Wiseco é o 150mm da Twister...
Vc pode ir fechando o giclê de combustível q essas labaredas, e os "pipocos" irão diminuir, com certeza....

Não deixe a sua moto com excesso!!! Olhe tb a vela, ela deve estar preta e encharcada devido o excesso...

Vela preta e encharcada = excesso de combustível
Vela branca e seca = falta de combustível
Vela levemente suja e seca = normal


Teste aí, e poste novamente para sabermos se ficou blz...
Abraços :wink:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

cadu escreveu:
geralmente carburação (mistura) mal regulada pode fazer isto??? Ou vai

Estouros pelo escape = mistura pobre.

Tem um ponto crítico na Tornado, é o coletor de admissão. Aquele motor de partida tão maravilhoso naquela subidinha cheia de erosão é um mega entrave na hora de tirar o carburador. Eu descobri que a maneira mais fácil é soltando o coletor (2 parafusos), alguem mais (seu mecanico?!) pode ter chegado à mesma conclusão que eu... E pode ter cometido o mesmo erro que eu cometi: Tem uma borrachinha o-ring que veda o coletor. Eu instalei ela de forma que ela não ficou na posição adequada (mordendo a borda), resultado, voou um pedaço da borracha e a moto ficou ultra-pobre, estourando pelo escape direto. Pior que isso aconteceu qdo eu tava fazendo uma viagem (estradas pavimentadas) de 500km (pra testar...) Não foi divertido, mas voltei pra casa numa boa, usando pedaços de saco plástico e um grampeador comum - ainda bem que ando com ferramentas!!!

Verifique o estado desse o-ring... E se ele estiver certinho, veja se o gicle de baixa - comumente esquecido pelos mechanicos - não está muito pobre. A Tornado vem muito pobre de fábrica, se botar ponteira, filtro, pistão maior, etc, etc, aí vai ficar perigosamente pobre, o que pode ocasionar esses estouros. E principalmente, *não* ande com a moto assim em *hipotese alguma*!!!!!

Boa Sorte e mantenha-nos informado!!!!

-- TT
cadu
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Outubro 2004 à05 17:22

Mensagem por cadu »

Galera Valeu pela força, já estou providenciando o gigle de 150, fui à concessionária Honda hoje pela manhã e os mecanicos me informaram que este gigle é difícil de achar no mercado, pois me aconselharam a usar o de carro de 150, me disseram que seria a mesma coisa (também vou dar uma olhada o o ring) se alguem já usou este de carro me diga de melhorou alguma coisa!!!

Valeu
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Cuidado com esse negócio de mesma coisa...heheheheheheee....
O carburador da CR250 eh fod@ de regular....apanhamos pra caraleo, até q vimos q giclês, q teoricamente deveriam seguir um padrão de milimetragem, não seguem nenhum padrão, ou melhor, um padrão universal....

Já ví giclê com mesma milimetragem, e de "buraco" maior....ou menor...o preparador tem q conferir...

Já q vai comprar um novo, peça o da Twister...

Abraços... :wink:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Fabrício escreveu:
Já q vai comprar um novo, peça o da Twister...
Falcon. É o #148 original. Twister, se não me engano, é #145

Não esqueça de trocar o gicle de baixa, o carburador da tornado trabalha a maior parte do tempo no gicle de baixa (por ser do tipo CV).
cadu
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Outubro 2004 à05 17:22

Mensagem por cadu »

e qual giglê de baixa que posso usar????
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

cadu escreveu:e qual giglê de baixa que posso usar????
#48, facilmente encontrado em lojas de motopeças que venda peças pra moto de Cross.

Eu entrei numa loja e pedi um gicle pra RM125.... Note que o gicle é ligeiramente diferente, mas encaixa perfeitamente e funciona perfeitamente. O gicle de cross é mais longo, mas vc não vai ter problemas. Até a partida a frio fica infinitamente mais fácil...

Vc pode tentar com o #45 e com o #50, mas eu tive bons resultados com o #48.

O lance que o Fabricio falou de gicles diferentes é fato, mas se vc procurar um gicle *novo*, basta se ater ao fabricante e ao modelo do carburador. A Tornado usa carburador Keihin, Velocidade Constante (CV) de gicles de buraco redondo. Outros fabricantes usam outros formatos de buraco (alguns mikuni são hexagonais) e outras medidas, o que pode levar a diferença notada...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

tornado_tinkerer escreveu:
Fabrício escreveu:
Já q vai comprar um novo, peça o da Twister...
Falcon. É o #148 original. Twister, se não me engano, é #145

Não esqueça de trocar o gicle de baixa, o carburador da tornado trabalha a maior parte do tempo no gicle de baixa (por ser do tipo CV).
Né não Tinkerer, o giclê da Twister é maior q o da Falcon, apesar desta última ter maior cilindrada...

Cadu, no carburador original vc pode deixar o de baixa original, só o de alta q vc passa pra #150....
O lance que o Fabricio falou de gicles diferentes é fato, mas se vc procurar um gicle *novo*, basta se ater ao fabricante e ao modelo do carburador. A Tornado usa carburador Keihin, Velocidade Constante (CV) de gicles de buraco redondo. Outros fabricantes usam outros formatos de buraco (alguns mikuni são hexagonais) e outras medidas, o que pode levar a diferença notada...
Pronto, falou o q eu não consegui...kia kia kia:P
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Fabrício escreveu: Cadu, no carburador original vc pode deixar o de baixa original, só o de alta q vc passa pra #150....
Eu discordo. Vc está subindo 3 pontos no de alta, de 142 original pra 150 (passando pelo 145 e pelo 148). Isso é muito. Muito mesmo. Além disso, o carburador da Tornado é do tipo CV, esses carburadores tem a caracteristica de trabalharem a maior parte do tempo no gicle de baixa. Se vc for verificar, notará que as motos com carburador CV tem o gicle de baixa bem maiores do que motos com carburador mecanico convencional, comparando-se motos da mesma cilindrada... Eu vou além, recomendo trocar o gicle de baixa mesmo se vc quer sua moto 100% original, escape, filtro, etc, tudo original. A partida a frio vai ser muito facilitada e a moto fica mais esperta e com aceleração mais linear, pode conferir!

Não digo pra motocross, mas numa trilha ou enduro, vc estará 80% do tempo no gicle de baixa. A diferença, pra melhor, é notável após a troca dos gicles...


Obrigado pela correção quanto ao gicle falconXtwister. Eu coloquei o da falcon, ele é 148. O da twister é 150???!!?! Caramba!!!!!! Por isso que aquela danada anda tanto, ô moto endiabrada, pra uma 250cc, claro.... 8)
cadu
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Outubro 2004 à05 17:22

Mensagem por cadu »

OK GALERA, VOU FAZER OS TESTES HOJE JÁ MARQUEI COM O MECÂNICO AMANHÃ VOU AVISAR QUAL FOI A MELHORIA, MAS PARA UMA CONFIRMAÇÃO CONCRETA FOI TER QUE ESPERAR ATÉ O FIM DE SEMANA, PRA LEVAR A MOTO PARA TRILHA E VÊ COMO ELA SE COMPORTA.

VALEU PELAS DICAS, ESTOU ANCIOSO PARA COLOCAR AS MESMAS EM PRÁTICA

CADU
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Olá pessoal,

Gostaria de saber se existe a possibilidade de após colocar o giglê de 150 na Tornado haver excesso de combustível em trilhas principalmente as travadas. :?: :?:
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Gabriel escreveu:Olá pessoal,

Gostaria de saber se existe a possibilidade de após colocar o giglê de 150 na Tornado haver excesso de combustível em trilhas principalmente as travadas. :?: :?:
Talvez sim, talvez não, depende das outras modificações que sua moto tenha. Não existe uma "receita de bolo". Tem que ser estudado caso a caso...

Boa Sorte e não esquece de botar aqui os resultados que vc achou!

A minha moto tá perfeita com baixa #48, alta #148 e agulha da Twister.
GuilhermeVAT
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 14 Setembro 2004 à19 18:44

Mensagem por GuilhermeVAT »

Aí galera, esse papo está muito bom... acho que todo mundo vai achar a regulagem ideal para sua moto.

Será que alguem sabe qual é a melhor regulagem pro meu caso?

Não vou mexer no motor por enquanto e queria somente trocar o filtro, colocando o Twin air com adaptador INR. A minha moto já tem curva e escape Pro Tork. Sendo assim, qual a giclagem correta da minha carburação?

Se eu colocar o giclê de baixa #48 e de alta #145 ela não vai ficar mal regulada, já que não aumentei o cilindro pra 286cc?

Depois da troca dos giglês, seria necessária a troca da agulha? Qual seria a posição correta da regulagem da trava da agulha?

Se alguem souber o que fazer....estou ansioso para mexer em minha motoca...
GuilhermeVAT
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 14 Setembro 2004 à19 18:44

Mensagem por GuilhermeVAT »

Valeu crosschao. Quanto a agulha e as velas, já estou expert!!!! (quem dera..) . Mas, e quanto a giclagem? Com o motor original, somente modificando o filtro de ar e escape e curva, há como modificar os giclês de alta e de baixa para melhorar o desempenho? Se a resposta for positiva, qual seriam as medidas dos novos giclês. Seriam as mesmas medidas dos giclês utilizados para a Tornado 286cc, ou seja, #48 e #145??????
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

GuilhermeVAT escreveu:Valeu crosschao. Quanto a agulha e as velas, já estou expert!!!! (quem dera..) . Mas, e quanto a giclagem? Com o motor original, somente modificando o filtro de ar e escape e curva, há como modificar os giclês de alta e de baixa para melhorar o desempenho? Se a resposta for positiva, qual seriam as medidas dos novos giclês. Seriam as mesmas medidas dos giclês utilizados para a Tornado 286cc, ou seja, #48 e #145??????

É igual o crosschao disse, a vela é a radiografia, e vc só vai achar a regulagem certa testando e testando...

Minha moto tem a giclagem mais rica que essa daí (a minha é #48, #148) e é pistão original.

Só lembrando que a agulha da tornado não tem aquelas ranhurinhas que muda a regulagem (os clics...) Ela é fixa, mas vc pode adaptar uma arruela beeeem fininha embaixo dela.....
cadu
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Outubro 2004 à05 17:22

TESTES OK!!!!

Mensagem por cadu »

CAROS AMIGOS, CONSEGUI UM GIGLE EMPRESTADO, E COLOQUEI NA MOTO, BEM NÃO TIVE A OPORTUNIDADE DE FAZER UM TESTE COMPLETO, (QUE SÓ SERÁ FEITO NO SÁBADO) MAS COMO A MOTO ATIRAVA APENAS NA DESCIDA DE UM SIMPLES MORRO, RESOLVI DESCER UM LADERÃO DE ALFALTO MESMO!!! E O RESULTADO? (FOI UM SHOW) NADA DE ESTOUROS E LABAREDAS, BEM SÓ VOU CONSEGUIR SABER EM DEFINITIVO NO SÁBADO, MAS ACHO QUE NÃO VOU TER MAIS PROBLEMAS, A GALERA DA LÍDER ESTA DE PARABÉNS OS CARAS ENTENDEM MUITO VALEU PELA AULA!!!!!!!!!!!!!!!111


CADU
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem