Comando atrasado ou adiantado um dente, o que acontece?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Caveirão
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 26 Agosto 2006 à43 00:48

Comando atrasado ou adiantado um dente, o que acontece?

Mensagem por Caveirão »

Bem pessoal, eu fico imaginando quais seriam as consequências de se adiantar ou atrasar o comando de válvulas em um dente. Melhora em alguma faixa de rotação? Piora tudo? Não dá lenta? Dá, mas irregular? Com a palavra os amigos que conhecem do assunto.
Caveirão
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 26 Agosto 2006 à43 00:48

Mensagem por Caveirão »

Eu não fufuquei a minha não, é que tenho curiosidade de saber os sintomas. Vai que algum mecânico alterou o ponto da moto antes você ou eu comprarmos? Como ninguém checa isso, poderia dar sintomas que nos levariam a desmontar tudo antes de chegar na solução.
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

BEM AMIGOE ACONTECEU AQUI NA OFICINA CEGOU UMA TONY COM KIT E ELA TAVA MUITO RUIM DE MEDIA PRA ALTA, CHEGAMOS A UM COMANDO ADIANTADO, COLOCAMOS NO PONTO E TUDO SE RESOLVEU.
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Mensagem por Fabiano »

Olá Caveirão...
Existe sim trabalho no ponto do comando ou comandos no caso da Tornado e outras motos DOHC...
Se vc quer uma moto forte de arrandaca adianta-se o ponto e vice-versa, caso queira a moto para altas velocidades atrase o ponto dos comandos... mas isso é feito de forma mínima, pois pode piorar muito o desempenho de um motor.....
E também existem comandos com o ressalto maior... ou seja... se quiser fuçar tem como sim :lol:

Fica aí mais uma dica :wink:
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

É bem provavel que se tu adiantar as valvulas vão abrir antes e vão bater na cabeça do pistão. E se tu atrasar elas vão ficar abertas por mais tempo, e o pistão vai empurrar devolta para o carburador a mistura de ar+gas e ainda vai sugar de volta os gases da exaustão.

Compra um comando preparado, é mais futuro.
Caveirão
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 26 Agosto 2006 à43 00:48

Mensagem por Caveirão »

Na minha XT-225, ou fica meio dente prá frente, ou meio dente prá tráz. Acabei de gastar uma grana nela, descarbonizei, esmerilhei válvulas, troquei pistão, anéis, pino, juntas e tal. Na hora de montar e alinhar o comando, ou fica meio dente prá frente, ou prá tráz. Isso tudo que eu fiz, foi devido aquele problema dela esquentar e não dar lenta, mas funcionar bem nas outras rotações mais altas. Além do que, quando se sai com ela em baixa, tipo depois do quebra mola, ela dá um monte de trancos e sacudidas, daí tenho que reduzir uma marcha prá rotação subir. Então, eu pensei na possibilidade de ser esta pequena diferença de alinhamento no comando.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

É Caveirão a minha ext XT225 era ano 2002 e tambem tinha esse descompaso entre a marcação do magneto e a marcação do comando de valvula. Mas acho que é normal, esses trancos da tua moto deve ser carburação, já deu uma boa conferida no diafragma do carburador?
Caveirão
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 26 Agosto 2006 à43 00:48

Mensagem por Caveirão »

Já, troquei o menor e me lasquei, pois apesar de furado e tal, não melhorou nada e lá foram R$110,00.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Bá então é dificil, cara eu já ouvi falar de outras XT com esse mesmo problema, só que em um caso era a cuba do carburador que tava muito cheia de gasolina dai foi só regular a boia. E em outra xt o problema era com as bobinas que quando esquentavam não produziam uma faisca forte o suficiente em baixa rotação. Da uma pesquizada aqui no forum e no da www.xt600.com.br que tambem tem gente com xt225 lá.
Caveirão
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 26 Agosto 2006 à43 00:48

Mensagem por Caveirão »

Pois é cara, tá brabo. Já coloquei um carburador de Twister e não resolveu. Parte elétrica é difícil de diagnosticar desse jeito, pois só com o motor bem quente é que dá galho e só na lenta.
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

O veneno de enquadramento do comando é uma parte de preparação sim, só que não é medido em dentes, e sim em graus.

A regra geral é que comando adiantado gera mais torque em baixa e menos potencia em alta, fica com mais pegada, o caso do cebola, comando atrasado vc desloca a curva de torque para cima, com isso aumenta a rotação de potencia e torque maximos, como vc tem mais giro e torque, a potencia aumenta.

No Camaro eu deixei o enquadramento atrasado em 4º e estou satisfeitissomo com o comportamento dele em toda a faixa, chega a 7000 rpms com mto folego, gira +o- a mesma coisa que o motor da XLX.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Adiantar o ponto ganha torque em baixa e perde giro.
Atrasar o ponto perde torque e ganha giro.
Atrasar o ponto pode causar pré-ignição.
Esse sintoma da 225 pode ser indícios que o seu estator tá indo embora. Isso é comum nesse motor. Queima do estator.
Eu coloquei um magnetron pois é 1/4 do preço do original e me disseram que ele tem algo modificado que resiste à temperatura do motor.
Um dos testes que vc pode fazer é colocar um pouco a mais de óleo. Isso vai fazer com que o motor trabalhe um pouco mais frio. Se o motor parar de falhar é mesmo pq o teu estator está com os dias contados.
Caveirão
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 26 Agosto 2006 à43 00:48

Mensagem por Caveirão »

Vou tentar essa aí de por mais óleo, vamos ver... Mas gostaria de lembrar aos amigos que apenas a marcha lenta fica ruim. O estator pode gerar esta pane?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem