Comando atrasado ou adiantado um dente, o que acontece?
Comando atrasado ou adiantado um dente, o que acontece?
Bem pessoal, eu fico imaginando quais seriam as consequências de se adiantar ou atrasar o comando de válvulas em um dente. Melhora em alguma faixa de rotação? Piora tudo? Não dá lenta? Dá, mas irregular? Com a palavra os amigos que conhecem do assunto.
Olá Caveirão...
Existe sim trabalho no ponto do comando ou comandos no caso da Tornado e outras motos DOHC...
Se vc quer uma moto forte de arrandaca adianta-se o ponto e vice-versa, caso queira a moto para altas velocidades atrase o ponto dos comandos... mas isso é feito de forma mínima, pois pode piorar muito o desempenho de um motor.....
E também existem comandos com o ressalto maior... ou seja... se quiser fuçar tem como sim :lol:
Fica aí mais uma dica![:wink:](//cdn.jsdelivr.net/gh/twitter/twemoji@latest/assets/svg/1f609.svg)
Existe sim trabalho no ponto do comando ou comandos no caso da Tornado e outras motos DOHC...
Se vc quer uma moto forte de arrandaca adianta-se o ponto e vice-versa, caso queira a moto para altas velocidades atrase o ponto dos comandos... mas isso é feito de forma mínima, pois pode piorar muito o desempenho de um motor.....
E também existem comandos com o ressalto maior... ou seja... se quiser fuçar tem como sim :lol:
Fica aí mais uma dica
É bem provavel que se tu adiantar as valvulas vão abrir antes e vão bater na cabeça do pistão. E se tu atrasar elas vão ficar abertas por mais tempo, e o pistão vai empurrar devolta para o carburador a mistura de ar+gas e ainda vai sugar de volta os gases da exaustão.
Compra um comando preparado, é mais futuro.
Compra um comando preparado, é mais futuro.
Na minha XT-225, ou fica meio dente prá frente, ou meio dente prá tráz. Acabei de gastar uma grana nela, descarbonizei, esmerilhei válvulas, troquei pistão, anéis, pino, juntas e tal. Na hora de montar e alinhar o comando, ou fica meio dente prá frente, ou prá tráz. Isso tudo que eu fiz, foi devido aquele problema dela esquentar e não dar lenta, mas funcionar bem nas outras rotações mais altas. Além do que, quando se sai com ela em baixa, tipo depois do quebra mola, ela dá um monte de trancos e sacudidas, daí tenho que reduzir uma marcha prá rotação subir. Então, eu pensei na possibilidade de ser esta pequena diferença de alinhamento no comando.
Bá então é dificil, cara eu já ouvi falar de outras XT com esse mesmo problema, só que em um caso era a cuba do carburador que tava muito cheia de gasolina dai foi só regular a boia. E em outra xt o problema era com as bobinas que quando esquentavam não produziam uma faisca forte o suficiente em baixa rotação. Da uma pesquizada aqui no forum e no da www.xt600.com.br que tambem tem gente com xt225 lá.
O veneno de enquadramento do comando é uma parte de preparação sim, só que não é medido em dentes, e sim em graus.
A regra geral é que comando adiantado gera mais torque em baixa e menos potencia em alta, fica com mais pegada, o caso do cebola, comando atrasado vc desloca a curva de torque para cima, com isso aumenta a rotação de potencia e torque maximos, como vc tem mais giro e torque, a potencia aumenta.
No Camaro eu deixei o enquadramento atrasado em 4º e estou satisfeitissomo com o comportamento dele em toda a faixa, chega a 7000 rpms com mto folego, gira +o- a mesma coisa que o motor da XLX.
A regra geral é que comando adiantado gera mais torque em baixa e menos potencia em alta, fica com mais pegada, o caso do cebola, comando atrasado vc desloca a curva de torque para cima, com isso aumenta a rotação de potencia e torque maximos, como vc tem mais giro e torque, a potencia aumenta.
No Camaro eu deixei o enquadramento atrasado em 4º e estou satisfeitissomo com o comportamento dele em toda a faixa, chega a 7000 rpms com mto folego, gira +o- a mesma coisa que o motor da XLX.
Adiantar o ponto ganha torque em baixa e perde giro.
Atrasar o ponto perde torque e ganha giro.
Atrasar o ponto pode causar pré-ignição.
Esse sintoma da 225 pode ser indícios que o seu estator tá indo embora. Isso é comum nesse motor. Queima do estator.
Eu coloquei um magnetron pois é 1/4 do preço do original e me disseram que ele tem algo modificado que resiste à temperatura do motor.
Um dos testes que vc pode fazer é colocar um pouco a mais de óleo. Isso vai fazer com que o motor trabalhe um pouco mais frio. Se o motor parar de falhar é mesmo pq o teu estator está com os dias contados.
Atrasar o ponto perde torque e ganha giro.
Atrasar o ponto pode causar pré-ignição.
Esse sintoma da 225 pode ser indícios que o seu estator tá indo embora. Isso é comum nesse motor. Queima do estator.
Eu coloquei um magnetron pois é 1/4 do preço do original e me disseram que ele tem algo modificado que resiste à temperatura do motor.
Um dos testes que vc pode fazer é colocar um pouco a mais de óleo. Isso vai fazer com que o motor trabalhe um pouco mais frio. Se o motor parar de falhar é mesmo pq o teu estator está com os dias contados.
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