Copa Yamaha Lander 250

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
bernardonerd
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Copa Yamaha Lander 250

Mensagem por bernardonerd »

14/07/2007 - Copa Yamaha Lander 250

A competição terá prêmios em dinheiro e uma motocicleta Lander 250 para o finalista de cada região

A Yamaha lança uma competição nacional para pilotos amadores. As inscrições gratuitas já podem ser feitas nas Concessionárias Yamaha participantes. Trata-se da Copa Yamaha Lander que terá a sua grande final em São Paulo. As primeiras etapas da Copa Yamaha Lander ocorrem em cinco regiões do País: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Podem participar todos os proprietários das motocicletas Yamaha XTZ 250 Lander e Yamaha XTZ 125.

Antes de cada etapa haverá o off-road Weekend School, um curso preparatório com técnicas de pilotagem off-road homologado pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).
Os traçados das pistas atendem aos estilos dos praticantes de enduro, rally, trilhas, motocross entre outros.

Os seis primeiros colocados de cada região estarão classificados para disputar
a grande final em São Paulo. Cada finalista receberá da Yamaha Motor total estrutura para hospedagem, alimentação e transporte.
Na fase de abertura, entre julho e setembro, os primeiros pilotos serão premiados com valores em dinheiro, que pode chegar até R$ 1.000,00. Já o campeão de cada região, ganhará também uma motocicleta Yamaha Lander 250 zero quilômetro, que será entregue na etapa final, disputada em São Paulo.

Para o campeão nacional, a Yamaha está preparando uma surpresa como prêmio, uma motocicleta de competições off-road.

Calendário de abertura das Competições:
28 e 29 de julho – Ji-paraná (RO)
11 e 12 de agosto - Goiania (GO)
18 e 19 de agosto - Gravatá (PE)
24 e 25 de agosto - Florianópolis (SC)
1o e 2 de setembro - Belo Horizonte (MG)
Final - 1o e 2 de dezembro – São Paulo (cidade a definir)
*Datas e locais podem ser alterados sem aviso prévio
- Imprensa Yamaha

COPA YAMAHA LANDER 2007

1 - TÍTULO E GENERALIDADES
A Copa Yamaha Lander 2007 é supervisionado pela Escola de Pilotagem Z MOTOCROSS RACING SCHOOL. O campeonato deve ocorrer entre julho e dezembro de 2007.

2 - PILOTOS
2.1 - Números de Largada
Os pilotos utilizarão “JALECOS” com numeração própria fornecidos pela organização, os quais serão entregues no local, através de sorteio. Não será permitido adulterar o “JALECO”, ou seja, adição de adesivos, recortes. Será vetada a participação de pilotos menores de 18 anos, pilotos profissionais e pilotos que já foram profissionais.

3 - MOTOCICLETAS E CLASSES
3.1 - Motocicletas
3.2 - CATEGORIAS E GRUPOS DE MOTOCICLETAS
As provas serão exclusivamente para motos Yamaha XTZ 250 Lander e XTZ 125 K ou E. O uso do farol e painel é opcional. É obrigatório o uso de pneus especiais para motocross em treinos e corridas. A preparação é livre, desde que não haja a descaracterização e ou troca de peças originais das motos. É obrigatório o uso de equipamentos de segurança (capacete, luvas, botas, calças apropriadas, colete protetor, etc...).

4 - OFICIAIS
As ações serão interpretadas pelos oficiais responsáveis de acordo com os regulamentos específicos da CBM ; aquelas consideradas como antidesportivas, ou em desacordo com os interesses do esporte ou do evento em questão, estão sujeitas a sanções disciplinares previstas pelo Código Brasileiro de Justiça Disciplinar e Desportiva.

4.1 - Linha de Largada
Serão permitidos, no máximo, 30 (trinta) pilotos para largar em cada prova. Caso haja mais de 30 pilotos, haverão provas eliminatórias.

5 - TREINOS
Durante os treinos, cada piloto poderá utilizar somente as motocicletas mencionadas no item 3.2.

6 - PROVAS
6.1 - Programa das Provas
Todos os eventos devem ser organizados em:
- Uma (1) prova com as duas (2) baterias. Largarão as duas categorias juntas (Lander e XTZ 125).
- Cada bateria terá a duração de 15 (quinze) minutos mais 2 (duas) voltas.
- A classificação será dada ao final das duas baterias, com a somatória dos pontos conseguidos nas mesmas. Assim obtendo o resultado GERAL da etapa.
- Se na somatória de pontos empatar mais de 1 (hum) piloto, o desempate será pela melhor colocação da segunda bateria.

6.2 - Procedimento de Largada
O procedimento a ser aplicado na zona de espera, antes de cada largada, será o seguinte:

Na zona de espera, 20 (vinte) minutos antes da largada, serão sorteados os “JALECOS” e a ordem de largada. 10 (dez) minutos antes da largada,a zona de espera é fechada: todas as motocicletas devem estar na zona de espera, e a penalidade para esta violação é a exclusão da bateria a ser realizada, independentemente da largada ocorrer, ou não, no horário estabelecido no Regulamento Suplementar.
5 (cinco) minutos antes da Largada: após um sinal, permanecerão na zona de espera apenas os pilotos e 1 (um) mecânico por piloto.
Após a decisão do Diretor de Prova de que a prova deve iniciar-se e após um sinal, os pilotos deverão deixar a zona de espera, para alinhamento no gate de largada. O mecânico deverá permanecer na zona de espera até que a largada seja efetuada.
Não é permitida uma segunda fila, devendo o gate de largada possuir 30 (trinta) posições.
Após o piloto tomar sua posição no gate de largada, ele não pode mudar de posição, voltar à zona de espera ou receber assistência antes da largada.
Se o piloto tiver um problema mecânico no gate de largada, ele deverá aguardar por assistência após a largada ter sido efetuada. Após a largada ele poderá receber assistência de seu mecânico apenas em sua posição. A penalidade para esta violação do regulamento é a exclusão da bateria que está sendo realizada.
Uma largada coletiva será feita com os motores ligados. O comissário levantará uma bandeira verde, momento a partir do qual os pilotos estão sob seu controle, até que todos os pilotos estejam sobre a linha de largada.
Quando todos os pilotos estiverem sobre a linha de largada, o comissário levantará uma placa com "15 segundos", durante os 15 (quinze) segundos. No final dos 15 (quinze) segundos, ele levantará uma placa com "5 segundos" e o gate irá desarmar entre 5 (cinco) e 10 (dez) segundos após mostrada a placa de "5 segundos".
A ZRacing irá designar uma pessoa para controlar o momento de liberação do gate de largada.
Um obstáculo deve ser instalado atrás do gate de largada para impedir que os pilotos se afastem do gate de largada.
É proibido o uso de qualquer artifício, que não o original, para ligar a motocicleta no gate de largada.
No gate de largada, o uso de qualquer dispositivo de ajuda de largada pelos pilotos é proibido.
A área em frente ao gate de largada será restrita e será preparada de modo consistente, dando condições tão iguais quanto possíveis para todos os pilotos. Ninguém, exceto os oficiais e fotógrafos, será autorizado a permanecer nesta área, e nenhum tratamento da área é permitido.
Ninguém, exceto os pilotos, oficiais e fotógrafos, está autorizado a permanecer na área atrás do gate de largada. Os pilotos estão autorizados para tratar esta área, contanto que nenhuma ferramenta seja usada ou assistência externa seja fornecida.

6.3 - Largadas Falsas
Todas as largadas falsas serão indicadas por 1 (uma) bandeira vermelha agitada. Os pilotos deverão retornar para a zona de espera e a nova largada acontecerá assim que possível.

6.4 - Reparos e Substituições
Os pilotos terão a possibilidade de reparar a motocicleta e substituir o silencioso na zona de reparos da pista durante a prova.

7 - PARADA DE UMA PROVA
O Diretor de Prova tem o direito, sob sua própria iniciativa, por razões urgentes de segurança, ou caso de força maior, paralisar uma prova prematuramente ou cancelar uma parte ou todo o evento.
Se uma prova é parada a qualquer momento durante a primeira metade do tempo previsto de prova, haverá uma nova largada completa, com a participação dos pilotos que ainda estiverem na prova. Os pilotos retornarão para os boxes e a nova largada acontecerá 30 (trinta) minutos após a paralisação da prova. As mudanças de motocicletas serão permitidas. A escolha final deve ser feita até 10 (dez) minutos antes da nova largada.
O Diretor de Prova pode excluir um ou mais pilotos de participarem da nova largada, no caso de serem julgados culpados pela paralisação da prova.
Se uma prova é paralisada apos transcorrida a primeira metade do tempo previsto de prova, a prova será considerada completa. A ordem de chegada será baseada na colocação dos pilotos na volta anterior a que a bandeira vermelha foi mostrada. O (s) piloto(s), indicado (s) pelo Diretor de Prova como responsável (is) pela bandeira vermelha, será (ão) colocado (s) atrás dos demais pilotos, tendo completado um número igual ou maior de voltas.
Exceto em caso de uma falsa largada, uma prova pode ser recomeçada somente uma vez. Se for necessário ser dada largada por mais de uma vez, e se 15 (quinze) minutos não tiverem sido transcorridos, a prova será considerada nula e inválida.

8 - PIT STOP (ZONA DE REPAROS)
Ao lado da pista haverá uma área que deve ser reservada para reparos durante a prova. As únicas pessoas autorizadas a ficar nesta área específica, são os mecânicos, que podem fazer reparos ou ajustes nas motocicletas durante as provas, o sinalizador e os representantes das equipes.
Qualquer parte da motocicleta, exceto o chassi, que deve estar selado, pode ser modificada, ajustada ou substituída sendo que não mude a originalidade da motocicleta.
Os pilotos, ao entrar na zona de reparos, devem parar antes de retornar para a pista. A violação a esta determinação resultará em penalização de 20 segundos.
Um piloto que entrar nos boxes com a motocicleta durante a prova não será autorizado a retornar àquela prova.
Comunicação através de rádio com os pilotos não será permitida.

9 - SINAIS OFICIAIS
Os sinais oficiais devem ser dados por meio de bandeiras medindo aproximadamente 750 mm X 600 mm, como segue:
Bandeira Significado
Vermelha, Agitada Parada Imediata, Obrigatória para todos
Preta e um quadro com o número do piloto Piloto indicado deve parar no Pit Stop
Amarela, Fixa Perigo, cuidado ao pilotar
Amarela, Agitada Perigo Imediato, Devagar, Não Ultrapassar
Azul, Agitada Atenção, Dê passagem
Branca com cruz vermelha Pessoal ou veículo de serviço médico na pista
Verde Pista Livre para a largada da bateria
Xadrez Preta e Branca, Agitada Fim de Prova ou Treino
A bandeira verde só poderá ser utilizada por um oficial de largada durante o procedimento de largada.
A bandeira azul deve ser usada por oficiais de sinalização suplementares, especializados para esta bandeira somente.

10 - INSCRIÇÕES
A inscrição para todas etapas, da Copa Yamaha Lander, serão gratuitas.
Todos os pilotos inscritos estarão automaticamente inscritos na Escola de Pilotagem ZRacing School.

11 - RESULTADOS
O vencedor de uma prova é o piloto que atravessar a linha de chegada em primeiro lugar.
Um piloto não será classificado se ele:
a) - Não tiver atravessado a linha de chegada nos 5 (cinco) minutos após a chegada do vencedor.
b) - Não tiver completado 3/4 (três quartos) do número total de voltas completadas pelo vencedor.
Se 3/4 (três quarto) do número de voltas não corresponder a 1 (um) número inteiro, então o resultado será arredondado para o próximo número inteiro.

12 - PONTUAÇÃO
1° Lugar - 25 pontos / 6° Lugar - 10 pontos / 11°Lugar - 05 pontos
2° Lugar - 20 pontos / 7º Lugar - 09 pontos / 12° Lugar - 04 pontos
3º Lugar - 16 pontos / 8° Lugar - 08 pontos / 13º Lugar - 03 pontos
4° Lugar - 13 pontos / 9º Lugar - 07 pontos / 14º Lugar - 02 pontos
5º Lugar - 11 pontos / 10º Lugar - 06 pontos / 15º Lugar - 01 ponto

13 - PREMIAÇÃO
1° Lugar - 25 pontos = R$ 1.000,00 (hum mil reais)
2° Lugar - 20 pontos = R$ 750,00 (setecentos e cinqüenta reais)
3º Lugar - 16 pontos = R$ 500,00 (quinhentos reais)
4° Lugar - 13 pontos = R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais)
5º Lugar - 11 pontos = R$ 100,00 (cem reais)
6° Lugar ao 10° Lugar = R$ 50,00 (cinquenta reais)

Todos os participantes receberão diploma de participação.

14 - CERIMÔNIA DE ENTREGA DE PRÊMIOS
Os cinco primeiros colocados em cada bateria, deverão se dirigir ao podium IMEDIATAMENTE após o término da bateria, sem conceder entrevistas, ou qualquer outro ato que provoque atraso na premiação. Entrevistas coletivas serão organizadas na sala de imprensa logo após a premiação, sendo OBRIGATÓRIA a presença desses pilotos.

Os Casos Omissos a este regulamento serão julgados pela organização.


mais em ....

http://www.motonline.com.br/default.asp ... ategoria=8

http://www.yamaha-motor.com.br/Hotsites ... opalander/


Imagem
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

E não é que a marca dos três diapasões começou a acordar, no Brasil?! =D>
julio cesar
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 16 Novembro 2006 à53 20:43

Mensagem por julio cesar »

Ola tudo bem, acho muito legal este tipo de competição, soh q deveria ter sempre, e naum somente quando eles querem promover um modelo (lembra da copa dt 200) nos aqui no brasil sofremos com este descaso das fabricas com relação as competições, falta de apoio, otimo q a Yamaha Brasil retome as competições, q naum fique soh nestas etapas, q tenha em 2008, 2009, 2010,........ Um abraço.
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

O TTMC foi consultado sobre a possibilidade de se fazer uma prova aqui , Mais a decisão final saiu da Fábrica, não é difícil entender a escolha deles, pois aqui ainda é terra de ninguém, quem sabe no ano que vem...
O Regulamento não ficou claro, amanhã tiro algumas dúvidas e repasso a vcs, por exemplo:
Só pode correr amador? se vc já se filiou algum ano em alguma federação, vc é considerado profissional por eles.
Vai ser MX ou Veloterra?
Tem que comprar a moto agora ou vale qualquer Lander?
Qual a preparação está liberada pras motos?
Amanhã dou as respostas. Valeu.
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

pra variar o RJ ta de fora... #-o #-o
bernardonerd
Membro
Mensagens: 339
Registrado em: 25 Julho 2005 à33 10:50

Mensagem por bernardonerd »

BOLINHA escreveu:O TTMC foi consultado sobre a possibilidade de se fazer uma prova aqui , Mais a decisão final saiu da Fábrica, não é difícil entender a escolha deles, pois aqui ainda é terra de ninguém, quem sabe no ano que vem...
O Regulamento não ficou claro, amanhã tiro algumas dúvidas e repasso a vcs, por exemplo:
Só pode correr amador? se vc já se filiou algum ano em alguma federação, vc é considerado profissional por eles.
Vai ser MX ou Veloterra?
Tem que comprar a moto agora ou vale qualquer Lander?
Qual a preparação está liberada pras motos?
Amanhã dou as respostas. Valeu.
parece que a preparação eh livre ....

descobre ai q tipo de corrida vai ser ...
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

ta parecendo um cross country, no texto diz que seria uma pista pra atender a todos os tipos, rally, enduro, trilha e motocross.
Ricardo
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Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Muito legal a iniciativa da Yamaha! =D> =D> =D>
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

ai Bolinha, Como vc é o cara na Lander/Yamanha, agradeço se puder nos ajudar ai com as informações sobre o que pode ser mexido ou não. Realmente o regulamento como está deixa dúvidas se pode por exemplo trocar relação, aro....

Outro ponto que vc pode nos ajudar, ja que já andou de Lander original em pistas, é o que PRECISA ser trocado. O que ela tem de "deficiencia" para pistas. Eu acredito que a corrente seja um destes pontos. Confere?

Sou de Floripa e vou entrar nessa. Desde o dia em que comprei a Lander o vendedor me disse que iria ter esta tal Copa Lander. eheheheh Tava só aguardando.
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Pelo o que entendi, pode mudar muita coisa, só não vale descaracterizar a moto, mudar relação por exemplo não altera as características.

Alongar balança, colocar roupa de outra moto e tal que não deve poder.

Motor que é um mistério, senão já teria nome de Lander Força-Livre...
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

DMSB, troque os óleos da suspa diant (coloque uns 100 ml em cada bengala a mais) ou faça uma preparação ( está liberado, por enquanto) troque a relação, coloque corrente 520 , cora 48 ou 50, peão 13. o Resto é só acelerar, parece que não se pode mexer em muita coisa, já liguei pra SP e estou esperando o retorno, inclusive sobre o fato de somente pilotos que nunca foram filiados poderem correr!!! já não ganhamos nada em ser filiado, e agora somos prejudicados por isso, quem disse que somos profissionais porque temos uma carteirinha?
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

Oi Bolinha, valeu pelas dicas e quando souber mais novidades posta ai pra galera.

Esse lance de trocar o óleo da Susp dianteira eu já tava com vontade de fazer mesmo. Acho ela muito mole, mesmo pra cidade. Eu sou meio pesadinho, quase 100Kg. hehehehe. Qual óleo vc recomendaria?

Sobre a questao de quem já foi federado, eu nunca fui, mas conheço um monte de gente que já foi apenas pra poder participar das corridas nas categorias mais basicas.

A restrição de repente poderia ser pra quem já participou das categorias "especiais". Aquelas aonde correm os "bão" mesmo.

Mas acho que o objetivo deles e não ter ninguem que ande "demais" com a moto. Acredito inclusive que a pista vai estar mais pra veloterra do que pra Cross. Já pensou neguinho tentando acertar um duplo e dando de bico? O aro original dobrando ao meio... hehehehe

Sei lá, vamos ver...
bernardonerd
Membro
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Registrado em: 25 Julho 2005 à33 10:50

Mensagem por bernardonerd »

BOLINHA escreveu:DMSB, troque os óleos da suspa diant (coloque uns 100 ml em cada bengala a mais) ou faça uma preparação ( está liberado, por enquanto) troque a relação, coloque corrente 520 , cora 48 ou 50, peão 13. o Resto é só acelerar, parece que não se pode mexer em muita coisa, já liguei pra SP e estou esperando o retorno, inclusive sobre o fato de somente pilotos que nunca foram filiados poderem correr!!! já não ganhamos nada em ser filiado, e agora somos prejudicados por isso, quem disse que somos profissionais porque temos uma carteirinha?
realmente ..
ter uma carteirinha nao conta nada ...

agora ..
que chance tem um cara que nunca correu uma prova contra vc que ta com a carteirinha gasta ???
eu por exemplo sei que as minhas chances sao zero
agora, se fosse de igual pra igual todo mundo ...
minhas chances ja iriam pra pouco menos que 1
Giordano
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Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Muitcho legal a iniciativa! Vai dar um bom fôlego pra marca.
DMSB
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Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

bernardonerd escreveu: realmente ..
ter uma carteirinha nao conta nada ...

agora ..
que chance tem um cara que nunca correu uma prova contra vc que ta com a carteirinha gasta ???
eu por exemplo sei que as minhas chances sao zero
agora, se fosse de igual pra igual todo mundo ...
minhas chances ja iriam pra pouco menos que 1
Olha Bernardo

Sobre a carteirinha eu não tenho, vc deve tar se referindo ao Bolinha.

Conheço muito neguinho que só corre pra dizer que correu, em compensação tem muita gente andando nas trilhas e pistas só por diversão que dá um banho.

Ai em Belô mesmo já fiz umas trilhas (atrás do BH Shopping) e o pessoal é muito forte.

Aqui em floripa, nas provas de motocross vira e mexe aparece um "louco" com uma CG de pneu lameiro. E não é que eles dão coro até em DT200??

Vai tudo do braço.

Eu vou entrar rezando pra nao ter um daqueles loucos de cg que tenha comprado uma lander. hehehe

Aqui o pessoal concessionária disse que o Doc da moto tem que estar no nome do píloto, senao não pode participar.
lgp276
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Mensagem por lgp276 »

DMSB, olha ai http://www.fcm.org.br/ ve no veloterra a categoria street standart :D
DMSB
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Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

Oh Bolinha, imagino que tu deve tar na correria com a corrida do final de semana, mas nao esquece deste post aqui não. hehehehe

Valeu e bom evento pra galera ai.

Aqui em floripa não tem prova de SM nem lugar pra treinar a sério. Uma pena.
bernardonerd
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Registrado em: 25 Julho 2005 à33 10:50

Mensagem por bernardonerd »

ola ai uma fotinha galera...

to no trabalho e nao tem como eu colocar ela nos padroes LM

alguem ai poderia fazer por mim ???

http://img218.imageshack.us/img218/3854 ... dersq9.jpg
Giordano
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Mensagem por Giordano »

Tá na mão:

Imagem
BOLINHA
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Mensagem por BOLINHA »

Lega a foto!!! mais não mudaram nada no regulamento, a Saga Moto e a outra concessionária de Goiania estão querendo boicotar o evebto, pois sabem que vai dar pouco piloto, estão tentando mudar as coisas,nesse FDS estarei com eles em Anápolis, dai conto as novidades...
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