Trocar coroa original por uma de 2 dentes a mais > Ajuda
Trocar coroa original por uma de 2 dentes a mais > Ajuda
Opa, blz?
Preciso de uma ajuda.
Tenho uma Honda XR 250 Tornado com pinhã, coroa e corrente originais.
Se não me engano a coroa original tem 38 dentes e estou afim de colocar uma coroa VAZ de 40 dentes.
Preciso trocar TUDA a relação, ou não preciso?
PS:
Lembrando que minha corrente é original DID e a relação toda tem aproximadamente 13.500km rodados, na maior parte das vezes dentro da cidade e esfalto com alguns rolés na terra durante os finais de semana e sempre lubrifiquei a mesma com graxa branca e oleo de motor (20W)
Desde ja meu muito obrigado!
;)
Preciso de uma ajuda.
Tenho uma Honda XR 250 Tornado com pinhã, coroa e corrente originais.
Se não me engano a coroa original tem 38 dentes e estou afim de colocar uma coroa VAZ de 40 dentes.
Preciso trocar TUDA a relação, ou não preciso?
PS:
Lembrando que minha corrente é original DID e a relação toda tem aproximadamente 13.500km rodados, na maior parte das vezes dentro da cidade e esfalto com alguns rolés na terra durante os finais de semana e sempre lubrifiquei a mesma com graxa branca e oleo de motor (20W)
Desde ja meu muito obrigado!
;)
Cara, aproveita e troca tudo. Tua coroa já esta toda "moldada" para o desgaste da corrente.
Se tu trocar só a coroa vai acabar estragando a corrente e a coroa nova. E ai tu acaba gastanto em dobro.
Troca tudo junto. Vai durar mais 13k km.
Sobre a coroa, eu tenho uma lander, acho que vale pra Tornado também.
Eu coloquei 3 dentes a mais na coroa da minha lander pra fazer trilha, melhorou bastante, principalemente se for trilha media para travada. Eu até to pensando em colocar uma coroa 5 dentes maior que a original. Pro tipo de trilha e pista que ando acho que vai ficar melhor.
Se tu trocar só a coroa vai acabar estragando a corrente e a coroa nova. E ai tu acaba gastanto em dobro.
Troca tudo junto. Vai durar mais 13k km.
Sobre a coroa, eu tenho uma lander, acho que vale pra Tornado também.
Eu coloquei 3 dentes a mais na coroa da minha lander pra fazer trilha, melhorou bastante, principalemente se for trilha media para travada. Eu até to pensando em colocar uma coroa 5 dentes maior que a original. Pro tipo de trilha e pista que ando acho que vai ficar melhor.
Com certeza RMO, opinião é que nem bunda, cada um tem a sua (exceto Gays lesbicas e simpatizantes que não vem ao caso), mas se o cjto tiver com vida util de uns 60% ainda, não tem por que trocar tudo, já que na cidade isso levará anos pra se exterminar... vale mais a pena trocar só a coroa... bom mas cada um cada um, cada um faz o que lhe convir, :mrgreen:
Faz o seguinte, já que vc vai rodar na cidade e até estrada com ela, esquece coroa maior nesta situação. Roda com a original. Senão a moto só vai berrar e vibrar.fumaça? escreveu:rs..
para acabar com a discução
vou comprar e fazer o texte
:P
ehehhe
Ai compra a 5 dentes maior e qdo for fazer trilha troca. Não leva 10 minutos e nao tem mistério nenhum.
Bom, para explicar, estou afim de trocar a coroa por uma de 40 dentes pelo motivo exposto no topico abaixo:
http://www.tornadeiros.com.br/viewtopic ... c&start=60
basicamente para o motor ter que fazer menos força nas aceleradas e nas retomadas e tbm economiar gasolina e tal...
sem contar a vantagem de deixa-la um pouco mais brabinha quando for pegar um chão e tal.
:roll:
"...A coroa original tem 38 dentes sim. Com a coroa de 40 dentes ocorre uma redução de aproximadamente 10km/h na velocidade final a minha chegava a 140km/h em 5ª marcha ai saia de giro com a coroa original e a velocidade caia para 135km/h em 6ª marcha e perdia muito nas subidas fazendo necessária a redução para a 5ª marcha. Agora com a coroa de 40 Dentes chega a 130km/m em 5ª marcha e sai de giro, ao engatar 6ª marcha a moto mantém a velocidade nas subidas facilmente, o motor gira um pouco mais cheio mas com menos aceleração se vc rodar na faixa dos 120km/h o consumo no meu caso diminuiu antes na faixa de 23km/l para 25km/l agora, se vc acelerar forte na cidade principalmente em 1ª e 2ª marcha o pneu traseiro sofre bastante devido a maior força o meu já está com vários cravos rasgados e faltando pedados devido as aceleradas mais fortes. "
http://www.tornadeiros.com.br/viewtopic ... c&start=60
basicamente para o motor ter que fazer menos força nas aceleradas e nas retomadas e tbm economiar gasolina e tal...
sem contar a vantagem de deixa-la um pouco mais brabinha quando for pegar um chão e tal.
:roll:
"...A coroa original tem 38 dentes sim. Com a coroa de 40 dentes ocorre uma redução de aproximadamente 10km/h na velocidade final a minha chegava a 140km/h em 5ª marcha ai saia de giro com a coroa original e a velocidade caia para 135km/h em 6ª marcha e perdia muito nas subidas fazendo necessária a redução para a 5ª marcha. Agora com a coroa de 40 Dentes chega a 130km/m em 5ª marcha e sai de giro, ao engatar 6ª marcha a moto mantém a velocidade nas subidas facilmente, o motor gira um pouco mais cheio mas com menos aceleração se vc rodar na faixa dos 120km/h o consumo no meu caso diminuiu antes na faixa de 23km/l para 25km/l agora, se vc acelerar forte na cidade principalmente em 1ª e 2ª marcha o pneu traseiro sofre bastante devido a maior força o meu já está com vários cravos rasgados e faltando pedados devido as aceleradas mais fortes. "
Relação é conjunto, trocar uma peça e não trocar as outras causa desgastes prematuros no conjunto todo.
Faz as contas pra saber o quanto ta encurtando.
Divide o número de dentes da coroa pelo numero de dentes do pinhão.
Tente achar um pinhão 14 pra ela, faça os cálculos pra ver qual coroa usar (acho que seria a 44) e veja como a moto vai ficar bem mais esperta.
Quando o eixo do giro do motor recebe angulação maior (pinhão numero acima do original) minimiza-se a perda de potência do virabrequim pra roda (que é em torno de 20 a 30%). Com esse ângulo maior também haverá menor tensão no conjunto (relação e motor) aumentando em muito a durabilidade.
Faz as contas pra saber o quanto ta encurtando.
Divide o número de dentes da coroa pelo numero de dentes do pinhão.
Tente achar um pinhão 14 pra ela, faça os cálculos pra ver qual coroa usar (acho que seria a 44) e veja como a moto vai ficar bem mais esperta.
Quando o eixo do giro do motor recebe angulação maior (pinhão numero acima do original) minimiza-se a perda de potência do virabrequim pra roda (que é em torno de 20 a 30%). Com esse ângulo maior também haverá menor tensão no conjunto (relação e motor) aumentando em muito a durabilidade.
Ale, o trocar a coroa sem trocar o resto, apenas fará que a coroa desgaste mais rápido de moto que se estabilize com o resto do conjunto certo?
Mas como a moto é pra cidade, e não pra competição, eu creio que esse conjunto não vá gastar a ponto da necessidade de troca tão cedo, sabe-se que uma moto de cidade não força ou seja, dura pra caramba... trocando só a coroa, na minha opinião pessoal, ele troca de moto antes de colocar outra relação com certeza
Mas se utiliza a moto pra viajar também, aí eu concordo, troca tudo que é mais vantagem! :?
Mas como a moto é pra cidade, e não pra competição, eu creio que esse conjunto não vá gastar a ponto da necessidade de troca tão cedo, sabe-se que uma moto de cidade não força ou seja, dura pra caramba... trocando só a coroa, na minha opinião pessoal, ele troca de moto antes de colocar outra relação com certeza
Mas se utiliza a moto pra viajar também, aí eu concordo, troca tudo que é mais vantagem! :?
Não!
Não só a coroa vai desgastar pra encaixar na corrente laceada. Os roletes da corrente também vão sofrer tensão que não estavam sofrendo. E vai sobrar pro pinhão também.
Ai......(veja onde vai parar).......nessas folgas vai sobrar pro motor, eixo de câmbio e pro ai vai.
Sendo chato, até pneus velhos causam desgaste maior de tudo.
Se a relação dele durou tanto, imagina colocando com pinhão 14?
Mesmo sendo pra cidade.
Não só a coroa vai desgastar pra encaixar na corrente laceada. Os roletes da corrente também vão sofrer tensão que não estavam sofrendo. E vai sobrar pro pinhão também.
Ai......(veja onde vai parar).......nessas folgas vai sobrar pro motor, eixo de câmbio e pro ai vai.
Sendo chato, até pneus velhos causam desgaste maior de tudo.
Se a relação dele durou tanto, imagina colocando com pinhão 14?
Mesmo sendo pra cidade.
rs, ta bom, desisti da ideia
:P
Só que a brincadeira de trocar tudo vai ficar cara e vou acabar desistindo por hora... Acabei de colocar um pneusão Mitas na frente e trocarei de guidão.. ficarei sem grana por um tempinho (pelo menos até o final do ano, quando pararei de pagar a faculdade)..
pelos meus calculos, um "kit" com corrente + coroa + pinão sairá por uns R$ 250 né?
PS: onde estamos encontrando correntes DID baratas???
:P
Só que a brincadeira de trocar tudo vai ficar cara e vou acabar desistindo por hora... Acabei de colocar um pneusão Mitas na frente e trocarei de guidão.. ficarei sem grana por um tempinho (pelo menos até o final do ano, quando pararei de pagar a faculdade)..
pelos meus calculos, um "kit" com corrente + coroa + pinão sairá por uns R$ 250 né?
PS: onde estamos encontrando correntes DID baratas???
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