Caixa de direção Tornado
Caixa de direção Tornado
Olá Galera,
Sabemos que a Tornado possue alguns pontos frágeis em seu projeto e infelizmente o fabricante não se importa com isso.
A minha Tornado atual (2003 com 6.000 Km entre trilhas e ruas) apresentou um problema comum, pelo menos para mim, pois na Tornado anterior a esta tive o mesmo problema. O fato é que o sistema arcaico de pista e esferas da caixa de direção da Tornado é um absurdo. As últimas DTs já utilizavam rolamentos cônicos. Bem, preciso trocar essa pppprrrr e gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão.
Sabemos que a Tornado possue alguns pontos frágeis em seu projeto e infelizmente o fabricante não se importa com isso.
A minha Tornado atual (2003 com 6.000 Km entre trilhas e ruas) apresentou um problema comum, pelo menos para mim, pois na Tornado anterior a esta tive o mesmo problema. O fato é que o sistema arcaico de pista e esferas da caixa de direção da Tornado é um absurdo. As últimas DTs já utilizavam rolamentos cônicos. Bem, preciso trocar essa pppprrrr e gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão.
Olá Gabriel, acho q essa informação não é assim, minha Toni é 2002, NUNCA TROQUEI ROLAMENTO DA COLUNA DE DIREÇÃO, alguns amigos já substituiram, colocaram de carro, eu particularmente acho q é descuido, vejo muita gente andar todo final de semana nas trilhas passando por dentro de rios, tomando poeira e não param a moto para fazer uma revisão, ainda insisto, isso é falta de manutenção, pois ando no motocross, ando nas trilhas, ando na lama, lavo só com LM, mas não deixo nunca a graxa secar, sempre observando para não deixar os rolamentos ficarem secos.
Abraços.
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A minha é 2002 tb. Deixa eu contar uma historinha... :-)
Logo depois de fazer um enduro de 500km em dois dias, enduro casca, muita pedra, muito subidão, etc..., minha moto começou a apresentar uma folga horrivel na caixa de direção. Aliás, era um problema recorrente, ela vivia folgando e eu vivia apertando. Bem, depois do enduro resolvi desmontar (pela primeira vez...) a caixa de direção. Resultado: Seco. A Honda NAO BOTA GRAXA na caixa de direção qdo a moto sai de fábrica. E não é só na caixa de direção, nos eixos de roda tb falta... Entupi de graxa. Nunca mais tive problemas, até recentemente, quando bati num coqueiro e empenou, alem das bengalas, a mesa inferior. Hoje tem uma folguinha na minha moto, mas devido à mesa inferior empenada...
Aos que acabaram de comprar a Tornado... Desmonte tudo e meta graxa sem dó... Ela precisa...
Uma foto daquele enduro... Deixou saudades. Essa foto foi tirada as 7 da manhã, em cima da "pedra de santo antonio", perto da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
![Imagem](http://planeta.terra.com.br/lazer/trailpraias/images/08-06-2003-1.jpg)
Logo depois de fazer um enduro de 500km em dois dias, enduro casca, muita pedra, muito subidão, etc..., minha moto começou a apresentar uma folga horrivel na caixa de direção. Aliás, era um problema recorrente, ela vivia folgando e eu vivia apertando. Bem, depois do enduro resolvi desmontar (pela primeira vez...) a caixa de direção. Resultado: Seco. A Honda NAO BOTA GRAXA na caixa de direção qdo a moto sai de fábrica. E não é só na caixa de direção, nos eixos de roda tb falta... Entupi de graxa. Nunca mais tive problemas, até recentemente, quando bati num coqueiro e empenou, alem das bengalas, a mesa inferior. Hoje tem uma folguinha na minha moto, mas devido à mesa inferior empenada...
Aos que acabaram de comprar a Tornado... Desmonte tudo e meta graxa sem dó... Ela precisa...
Uma foto daquele enduro... Deixou saudades. Essa foto foi tirada as 7 da manhã, em cima da "pedra de santo antonio", perto da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
![Imagem](http://planeta.terra.com.br/lazer/trailpraias/images/08-06-2003-1.jpg)
Caixa de direção da Tornado..
Troquei os rolamentos originais por rolamentos cônicos usados em agrales. Custou menos da metade do original Honda ( diga-se de passagem são uma droga ) e são muito melhores. Não tive mais problemas de folga. :P
Ué, gozado Tinkerer, a minha é 2004 e veio com tanta graxa q tinha até pra fora da coluna, será q é a concessionária q tá colocando nas 0km antes do comprador pegar? Achei muito estranho aquele resto de graxa na coluna.tornado_tinkerer escreveu:A minha é 2002 tb. Deixa eu contar uma historinha... :-)
Logo depois de fa...
...Aos que acabaram de comprar a Tornado... Desmonte tudo e meta graxa sem dó... Ela precisa...
Uma foto daquele enduro... Deixou saudades. Essa foto foi tirada as 7 da manhã, em cima da "pedra de santo antonio", perto da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
Ae gabriel, será q vc não tá fazendo muito aquele negócio (esqueci o nome) de frear a dianteira pra levantar a traseira. Na minha XRinha 200 eu fazia muito disso e fudeu muito os rolamentos.
Olá para todos,
Bem, uso minha Tornado nas trilhas no final de semana e também nas ruas durante a semana. Não faço nenhuma estravagância. Posso concordar com o Fabiano sobre uma manutenção mais intensiva devido ao uso nas trilhas, mas também quero reafirmar que a HONDA poderia utilizar um rolamento mais adequado para o porte da Tornado. O que me entristesse é que o projeto nasce e morre sem modificar nem um parafuso.
Bem, uso minha Tornado nas trilhas no final de semana e também nas ruas durante a semana. Não faço nenhuma estravagância. Posso concordar com o Fabiano sobre uma manutenção mais intensiva devido ao uso nas trilhas, mas também quero reafirmar que a HONDA poderia utilizar um rolamento mais adequado para o porte da Tornado. O que me entristesse é que o projeto nasce e morre sem modificar nem um parafuso.
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As motos vem desmontadas da fábrica e as concessionárias que montam, mas não sei se a frente vem desmontada. Duas hipoteses: má fé da Motoparts (concessionária que peguei a minha), o que não duvido, pois não boto mais os pés naquela m%#&@ ou a Honda recebeu tanta reclamação que de pouca graxa passou a por muita graxa. Bem, melhor excesso do que falta...Ué, gozado Tinkerer, a minha é 2004 e veio com tanta graxa q tinha até pra fora da coluna, será q é a concessionária q tá colocando nas 0km antes do comprador pegar? Achei muito estranho aquele resto de graxa na coluna.
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eh, parece que aqui no brasil nao tem jeito naum, nossas motos vem com pecas vagabundas e com precos exorbitantes, enquanto nao houver concorrecia direta entre as fabricas eu acredito que isso nao mude, a yamaha precisava lancar uma moto pra concorrer com a tornado que ai a honda ia comecar a se mexer, assim como fez com a cg, ta ai a minha opiniao, abraco a todos
Olá Galera,
No sábado dia 06/11 resolvi meter a mão na massa e desmontar a caixa de direção da minha Tornado para ver o que estava acontecendo. Muito bem segue as fotos da diverção. Passei para o Fabrício adicionar para mim.
Para quem não conhece o absurdo que a Honda fez a coroa que segura as esferas é de plástico, claro que esta coroa não tem nehuma função a não ser segurar as esferas, mas convenhamos a Tornado merece um rolamento mais robusto.
Bem infelizmente após o trabalhão que tive o máximo que pude fazer foi colocar 1 kg de graxa azul para diminuir o problema além de diminuir o aperto, isto devido as pistas estarem danificadas.
Alguém sabe o preço desta porcaria? pois é, aqui em Vitória é R$ 103,50 fora a mão de obra para troca, porque desmontar para manutenção eu ainda faço mas retirar as pistas é mais complicado, portanto, se alguém utiliza a Tornado em trilhas, cross, etc sugiro dar uma geral a cada 1.000 Km
No sábado dia 06/11 resolvi meter a mão na massa e desmontar a caixa de direção da minha Tornado para ver o que estava acontecendo. Muito bem segue as fotos da diverção. Passei para o Fabrício adicionar para mim.
Para quem não conhece o absurdo que a Honda fez a coroa que segura as esferas é de plástico, claro que esta coroa não tem nehuma função a não ser segurar as esferas, mas convenhamos a Tornado merece um rolamento mais robusto.
Bem infelizmente após o trabalhão que tive o máximo que pude fazer foi colocar 1 kg de graxa azul para diminuir o problema além de diminuir o aperto, isto devido as pistas estarem danificadas.
Alguém sabe o preço desta porcaria? pois é, aqui em Vitória é R$ 103,50 fora a mão de obra para troca, porque desmontar para manutenção eu ainda faço mas retirar as pistas é mais complicado, portanto, se alguém utiliza a Tornado em trilhas, cross, etc sugiro dar uma geral a cada 1.000 Km
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Olá ypiranga,
O rolamento que você usou foi o da XLX 250 ou 350?
O código da 350 é o seguinte: 91015-425-831 e 91015-425-832 - rolamento cônico 26x47x15. Não sei se é o mesmo, pois, não tenho o código da XLX 250. A principal pergunta a a seguinte: Foi necessário alguma adaptação ou encaixou perfeitamente?
O rolamento que você usou foi o da XLX 250 ou 350?
O código da 350 é o seguinte: 91015-425-831 e 91015-425-832 - rolamento cônico 26x47x15. Não sei se é o mesmo, pois, não tenho o código da XLX 250. A principal pergunta a a seguinte: Foi necessário alguma adaptação ou encaixou perfeitamente?
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Ae Galera,
Comprei os rolamentos para a caixa de direção da Tornado igual aos utilizados nas XLX, conforme posts acima. Querem saber? o original custa R$ 109,00 e só por encomenda, comprei da marca NTN japonês por R$ 30,00 cada. Dá para acreditar????
Aproveitei e comprei rolamentos com blindagem de borragem nas duas faces para os cubos dianteiro e traseiro quase pela metade do preço do original e da marca NSK (1° linha).
Valeuuuuuuuuu
Comprei os rolamentos para a caixa de direção da Tornado igual aos utilizados nas XLX, conforme posts acima. Querem saber? o original custa R$ 109,00 e só por encomenda, comprei da marca NTN japonês por R$ 30,00 cada. Dá para acreditar????
Aproveitei e comprei rolamentos com blindagem de borragem nas duas faces para os cubos dianteiro e traseiro quase pela metade do preço do original e da marca NSK (1° linha).
Valeuuuuuuuuu
gabriel.... pois pode pegar esse rolamento com blindagem e tirar uma das blindaglens pra passar graxa... acredite, n tem quase nada de graxa dentro deles.
Ai vc coloca o lado sem blindagem pra dento do cubo e deixa o lado com blindagem pra fora, diminuindo o contato da graxa com agua e poeira....
vai por mim....
Ai vc coloca o lado sem blindagem pra dento do cubo e deixa o lado com blindagem pra fora, diminuindo o contato da graxa com agua e poeira....
vai por mim....
Eu só uso rolamentos de roda da NSK do tipo DDU, ele já é engraxado e vem com retentores dos dois lados, é um pouco mais caro que os outros com blindagem ou todo aberto, mas vale cada centavo!
Na minha XR 200 coloquei há 2 anos nas duas rodas, nunca mechi para manutenção e olha que pegou muito barro, trilhas, viagens, e várias travessias de rios.
Na minha XR 200 coloquei há 2 anos nas duas rodas, nunca mechi para manutenção e olha que pegou muito barro, trilhas, viagens, e várias travessias de rios.
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- Registrado em: 20 Julho 2015 à27 16:27
Re: Caixa de direção Tornado
Boa tarde pessoal, sou novo por aqui. Fazendo pesquisas na net deparei-me com essa discussão.
Bom tenho uma tornado 2002 e a uso no dia a dia, nada de trilhas etc.
Troquei minha caixa de direção que estava pesada e fazendo estalos e barulhos. Bom a troca foi feita porém alguns meses depois aqui estou eu com o mesmo problema na caixa de direção.
Será que em tão pouco tempo dentes podem ter surgido? A peça usada é de péssima qualidade?
Obs: Os anéis estavam presos, deu um trampo de horas para trocar, e ainda tenho duvidas se é que saiu a parte de baixo.
Preciso de umas opções de marcas boas no mercado, ou dicas.
Vlw
Bom tenho uma tornado 2002 e a uso no dia a dia, nada de trilhas etc.
Troquei minha caixa de direção que estava pesada e fazendo estalos e barulhos. Bom a troca foi feita porém alguns meses depois aqui estou eu com o mesmo problema na caixa de direção.
Será que em tão pouco tempo dentes podem ter surgido? A peça usada é de péssima qualidade?
Obs: Os anéis estavam presos, deu um trampo de horas para trocar, e ainda tenho duvidas se é que saiu a parte de baixo.
Preciso de umas opções de marcas boas no mercado, ou dicas.
Vlw
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