Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Bem galera, vejo vários preparadores de motores, principalmente de Tonis, aliviarem o magneto do motor...deixe-me explicar o seguinte:
A Toni tem um magneto relativamente pesado....funciona como uma grande "arruela" de aço é colocada por de trás do magneto...qual a função deste peso?!?!?!?!
:arrow: Aumentar a inércia do motor...
Vamos fazer uma ridícula comparação..... :twisted:
Quem não se perguntou:...." - poxa pq o Opalão 6cc vc quase não precisa ficar acelerando, enquanto os 1000zinhos eu tenho q ficar com o pé cravado no fundo o tempo todo???" A resposta está no peso das peças internas do motor (claro q existem outras coisas como cilindrada, potência, etc...mas acho q deu pra vcs entenderem onde quero chegar)... A inércia mantêm o motor com uma força mais constante, e com menos esforço...
A mesma coisa acontece com o magneto da Toni...vários preparadores levam a peça para o torno, e vão desgantando essa "arruela" até retirar o máximo possível de peso....
O q se ganha com isso?
:arrow: Acelerações bem mais rápidas....
O q se perde com isso?
:arrow: Força. Principalmente em subidas ou trechos de terreno fôfo, como areia ou lama...
:-k E agora???? O q devo fazer???
O q vc deve fazer é problema seu...kia kia kia... :twisted:
Vamos ao nosso exemplo aqui em Brasília...
Pra trilhas e enduros....ESQUEÇAM...aliviar o magneto atrapalha mais do q ajuda (essa é a minha opinião)
Para motocross......como aqui em Brasília as pistas não são aradas....são duras como pau....eu acho q ajuda, sim....o motor deu giro...vai embora...as respostas são bem mais rápidas...
Bem....acho q criei mais uma problemática para os pilotos....
Um abraço...
A Toni tem um magneto relativamente pesado....funciona como uma grande "arruela" de aço é colocada por de trás do magneto...qual a função deste peso?!?!?!?!
:arrow: Aumentar a inércia do motor...
Vamos fazer uma ridícula comparação..... :twisted:
Quem não se perguntou:...." - poxa pq o Opalão 6cc vc quase não precisa ficar acelerando, enquanto os 1000zinhos eu tenho q ficar com o pé cravado no fundo o tempo todo???" A resposta está no peso das peças internas do motor (claro q existem outras coisas como cilindrada, potência, etc...mas acho q deu pra vcs entenderem onde quero chegar)... A inércia mantêm o motor com uma força mais constante, e com menos esforço...
A mesma coisa acontece com o magneto da Toni...vários preparadores levam a peça para o torno, e vão desgantando essa "arruela" até retirar o máximo possível de peso....
O q se ganha com isso?
:arrow: Acelerações bem mais rápidas....
O q se perde com isso?
:arrow: Força. Principalmente em subidas ou trechos de terreno fôfo, como areia ou lama...
:-k E agora???? O q devo fazer???
O q vc deve fazer é problema seu...kia kia kia... :twisted:
Vamos ao nosso exemplo aqui em Brasília...
Pra trilhas e enduros....ESQUEÇAM...aliviar o magneto atrapalha mais do q ajuda (essa é a minha opinião)
Para motocross......como aqui em Brasília as pistas não são aradas....são duras como pau....eu acho q ajuda, sim....o motor deu giro...vai embora...as respostas são bem mais rápidas...
Bem....acho q criei mais uma problemática para os pilotos....
Um abraço...
Homi da lei... sabe q eu já tinha me feito essa pergunta e tinha chegado a mesma conclusão ?!
Pois eu to contigo nessa, magneto aliviado rola + pra pistas.... ouvi dizer tbem q esse alivio atrapalha tbem o freio motor, q é um "recurso abundante" na Toni convenhamos, mas q eu já me acostumei a usar nas trilhas...
Pois eu to contigo nessa, magneto aliviado rola + pra pistas.... ouvi dizer tbem q esse alivio atrapalha tbem o freio motor, q é um "recurso abundante" na Toni convenhamos, mas q eu já me acostumei a usar nas trilhas...
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Re: Magneto...aliviar ou não?!?!?!?!
Realmente... Esqueçam!Fabrício escreveu: Pra trilhas e enduros....ESQUEÇAM...aliviar o magneto atrapalha mais do q ajuda (essa é a minha opinião)
Um abraço...
A moto fica morrendo o tempo todo!
Quem já fez trilha de especial (importada) de cross sabe! Essas motos tem o magneto beeem levinho. O giro sobe rapidinho, mas cai rapidinho tb... Quem lembra dos carrinhos a fricção das antigas? O principio era uma bolacha de aço rodando bem rápido, armazenando inércia...
Procê ter uma idéia do tanto que é ruim em trilhas ter o magneto leve, procura na net por "flywheel weight", vc vai ver que existe essa peça pra vender para adaptar as CR YZ RM KX XC etc para trilhas....
mas pra cross, demorô, tire esse peso morto!
Aliviar o magneto é o mesmo que aliviar o volante do motor, já aliviei de motor AP e é exatamente isso que disseram ganha aceleração (parada) rápida e perde torque. Em carro para fazer racha é bom até 300M(+ou- um sinaleiro ao outro, peguinha bom de fazer) mas para viagem o carro fica uma "M" sem força você entra em uma subida que normalmente subia em 5 marcha o carro não terá força e você tem que reduzir marcha. Para tiro rápido é bom, digamos embalar mas depois que embalou o motor não tem o peso para continuar empurrando com vigor. Tanto é que só se alivia o volante de carro aspirado turbo não precisa.
Vejam como é pesado o volante do gol 1000 AT não tem arrancada, mas mantém 150KM/H tranquilo, nesta velocidade o que importa é inércia, peso do motor.
TÓXA
Vejam como é pesado o volante do gol 1000 AT não tem arrancada, mas mantém 150KM/H tranquilo, nesta velocidade o que importa é inércia, peso do motor.
TÓXA
Eu já andei pensando a muito tempo atrás sobre o torque/aceleração relacionado ao peso do motor (não exatamente do volante), eu nem tinha moto na época e como sou de engenharia, pensei nesse esquema semelhante a vocês.
Acho que também esse peso no volante dá estabilidade na baixa (o motor conta mais preciso).
A questão é conservação de energia, saquem só: Imagine um motor girando a 3000RPM com 10kg de volante e um motor com 3000RPM com 5kg de volante (são valores avulsos). O motor com 10kg de volante tem mais energia conservada (na inércia), quando você acoplar a embreagem, essa massa girante do volante se transfere em força para a roda.
Ta legal a minha explicação?
Acho que também esse peso no volante dá estabilidade na baixa (o motor conta mais preciso).
A questão é conservação de energia, saquem só: Imagine um motor girando a 3000RPM com 10kg de volante e um motor com 3000RPM com 5kg de volante (são valores avulsos). O motor com 10kg de volante tem mais energia conservada (na inércia), quando você acoplar a embreagem, essa massa girante do volante se transfere em força para a roda.
Ta legal a minha explicação?
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- Membro
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Bom galera eu tirei metade da arruela de peso que fica no volante, preparei o cabeçate e o carburador com um gicle maior e corte da mola, eu peso 60 kg com mais equipamentos sei lá uns 70 kg tudo e na turminha que ando a minha toni é a mais rápida e sobe muito bem os morros que tem nas trilhas e não são pequenos.
Pessoal, o peso do magneto não influencia no torque, uma coisa é totalmente independente da outra.
O que ele vai alterar é a inércia, e a inércia só tem efeito no aumento ou na diminuição da aceleração.
Eu aliviei o magneto da minha. Como resultado tem uma lenta um pouco mais inconstante, mas a aceleração é muito mais rápida e a moto fica muito mais esperta na trilha. Vale a pena e não perde nada.
Nas motos especiais que não tem peso nehum no volante do motor (muito menos que um magneto aliviado) pode ser que a lenta fique tão ruim que realmente seja necessário colocar um peso extra.
O que ele vai alterar é a inércia, e a inércia só tem efeito no aumento ou na diminuição da aceleração.
Eu aliviei o magneto da minha. Como resultado tem uma lenta um pouco mais inconstante, mas a aceleração é muito mais rápida e a moto fica muito mais esperta na trilha. Vale a pena e não perde nada.
Nas motos especiais que não tem peso nehum no volante do motor (muito menos que um magneto aliviado) pode ser que a lenta fique tão ruim que realmente seja necessário colocar um peso extra.
:-k
Agora tu me confundiu...Olha só...se vc perde em inércia...vc perde torque...Não???
Explica o seu raciocínio pra nós???
Querendo ou não...o magneto gera um atrito magnético no volante do motor...Se vc adiciona ou retira peso...vc ganha por um lado...mas perde por outro....
Tô querendo ver uma visão diferente...
Agora tu me confundiu...Olha só...se vc perde em inércia...vc perde torque...Não???
Explica o seu raciocínio pra nós???
Querendo ou não...o magneto gera um atrito magnético no volante do motor...Se vc adiciona ou retira peso...vc ganha por um lado...mas perde por outro....
Tô querendo ver uma visão diferente...
magneto
Concordo com o Predador! O alivio do magneto so tira um pouco da inércia! A potência específica é q vai determinar a força do motor em terrenos pesados! O magneto de uma WR-F< CRF-X ou coisa do gênero deve ter 1/3 do peso do magneto de uma toni! Eu ja andei em toni com mag aliviado e kit 286 e digo q a moto fica muito melhor q com mag origi.
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- Super Membro
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nao é que o motor perde torque em si.... digamos: ele perde a capacidade de manter o torque na roda pelo tempo q o original mantinha...
O motor acelera mais rápido pois com pouco peso interno ele "gira" mais fácil, levando entao menos tempo pra atingir altos giros... mas se vc POR EXEMPLO entrar num piso pesado d+ ou numa subida encardida, teu motor vai cair o giro rapidamente pois as partes internas são leves d+ pra se manterem em movimento com a resistencia do piso na roda...
O motor acelera mais rápido pois com pouco peso interno ele "gira" mais fácil, levando entao menos tempo pra atingir altos giros... mas se vc POR EXEMPLO entrar num piso pesado d+ ou numa subida encardida, teu motor vai cair o giro rapidamente pois as partes internas são leves d+ pra se manterem em movimento com a resistencia do piso na roda...
Tb entendi isso TopsMan sem peso nunhum deve ser o capeta acelerando, mas para que serve peso de inércia para quem quer apenas respostas muito rápidas, acho que é isso que vale.
Se vc quiser inércia "torce o cabo" hehehehe vou estudar a colocação de Motor Platt ou coisa parecida que tenha só as bobinas girando. Pq gostei de idéia.
Se vc quiser inércia "torce o cabo" hehehehe vou estudar a colocação de Motor Platt ou coisa parecida que tenha só as bobinas girando. Pq gostei de idéia.
Realmente... pra quem quer acelerar rápido faz muito sentido aliviar magneto, mas pra uma situação de trilha/Enduro... é fundamental e desejável vc ter muito torque em baixas rotações, por isso ainda tenho comigo que aliviar magneto deve (e eu disse DEVE) ser bom pra quem anda em pista lisa, com piso firme.Duda escreveu:...sem peso nunhum deve ser o capeta acelerando, mas para que serve peso de inércia para quem quer apenas respostas muito rápidas..
Pra quem encara trilha encardida, morro muito bravo, atoleiro, piso fofo, piso enxarcado, eu ainda acho que aliviar magneto é fria... teriam que me mostrar por A+B que tirar peso do magneto não prejudica a "entrega" do torque.
Mesmo que seja só um pouquinho... eu prefiro deixar como está... veja bem, mesmo com um kit 293 a minha moto custa a ter torque pra sair de certas situações, imagina com um magneto aliviado, ai eu enroio mais do que o de costume... hauhauahauhauh
Mas vejam bem... o que eu penso é que CADA CASO É UM CASO, e de MANEIRA GERAL pra tilhas/Enduros acredito que seja o caso de não aliviar esse tar de magneto. Entretanto... se for uma coisa bem planejada, pra um caso expecifico a coisa pode ser até vantajosa, por isso tem gente que alivia e acha lega, por que é "sob medida" pro piloto... entende ?
Editado pela última vez por TopsMan em 24 Agosto 2005 à24 11:04, em um total de 1 vez.
Vou tentar explicar melhor, por partes:
Torque = força x distância, em nenhum momento o peso do magneto vai influenciar nisso. Se você aplicar 1Kg num parafuso com um cabo de força de 1m ele estará sendo apertado com 1Kgfm de torque. O peso do cabo de força não muda nada, isto é a definição e não podemos fugir disso.
O Fabrício citou atrito magnético, isso independe do magneto ser aliviado ou não. O que gera esse atrito é a potência fornecida pelas bobinas, e falando de uma forma mais correta é perda de potência. Isso pode ser sentido ao ligar o farol do carro, o giro do motor cai.
Aquele "torque momentâneo" que o Tops citou é correto, mas no que isso ajudaria? Quanto vale? Faça um teste: com marcha engatada acelere até uns 6000rpm e solte o acelerador. Quando estiver nessa rotação solte a embreagem pra tentar arrancar normalmente, você vai ver que a energia acumulada, em parte pelo magneto, não dá pra muita coisa.
Outros pontos a considerar:
1) Numa trilha travada, naquele acelera-freia-acelera uma moto mais esperta é bem melhor.
2) Numa subida onde não exista variação de velocidade um magneto de 1Kg e outro de 10 Kg dão na mesma.
3) Numa subida cheia de degraus e erosões pode ser que num primeiro momento, com o magneto mais pesado, seja mais difícil cair o giro. Mas também é mais difícil subir o giro pra passar o próximo obstáculo.
Torque = força x distância, em nenhum momento o peso do magneto vai influenciar nisso. Se você aplicar 1Kg num parafuso com um cabo de força de 1m ele estará sendo apertado com 1Kgfm de torque. O peso do cabo de força não muda nada, isto é a definição e não podemos fugir disso.
O Fabrício citou atrito magnético, isso independe do magneto ser aliviado ou não. O que gera esse atrito é a potência fornecida pelas bobinas, e falando de uma forma mais correta é perda de potência. Isso pode ser sentido ao ligar o farol do carro, o giro do motor cai.
Aquele "torque momentâneo" que o Tops citou é correto, mas no que isso ajudaria? Quanto vale? Faça um teste: com marcha engatada acelere até uns 6000rpm e solte o acelerador. Quando estiver nessa rotação solte a embreagem pra tentar arrancar normalmente, você vai ver que a energia acumulada, em parte pelo magneto, não dá pra muita coisa.
Outros pontos a considerar:
1) Numa trilha travada, naquele acelera-freia-acelera uma moto mais esperta é bem melhor.
2) Numa subida onde não exista variação de velocidade um magneto de 1Kg e outro de 10 Kg dão na mesma.
3) Numa subida cheia de degraus e erosões pode ser que num primeiro momento, com o magneto mais pesado, seja mais difícil cair o giro. Mas também é mais difícil subir o giro pra passar o próximo obstáculo.
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- Ultra Membro
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- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
assim como um motor com magneto original demora mais para subir o giro, tb demora mais para cair, a inércia ajuda na movimentação do conjunto, no meu gol de arrancadas que eu tinha, com o volante aliviado eu erguia o giro e arrancava de boa, mas com o volante original ele patinava muito mais, ou seja, a inercia do volante fazia com que a rotação do conjunto demorasse mais a cair... por isso a sensação de maior torque.. assim como em uma subida ocorre o mesmo, um motor com volante/magneto original vai demorar mais para cair o giro, assim como para levantar ele, independendo do torque... fica de acordo com o tipo de utilização do motor, muitas vezes um motor de arrancada se prioriza a subida de giro rápida, mas para pista procura-se manter o regime de rotação mais constante conforme as variações do terreno, pequenas subidas e descidas, então não se alivia tanto o virabrequim.. pra andar na rua com motor aliviado fica ruim, a inércia do volante tb ajuda no consumo de combustível e a manter rotações constantes em auto estradas.
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