Disco de Freio
Disco de Freio
Tô postando aqui pq nessa seção é onde se discute mais sobre discos de freio e tal...
To fazendo uns Ups na minha RD pra corrida, agora falta um disco nela, o da YBR que é a frente dela tem 245mm, mas eu queria um de 280mm, é mais por estética mesmo hehehe, mas eu queria saber se alguém tem como me passar as medidas das furações e tudo que tiver sobre o disco, vou fazer um desenho aqui e mandar fazer em aço inox, preciso das medidas completas pra daí aumentar o diâmetro externo e fazer os desenhos tipo Wave personalizado.
Se alguém puder ajudar valeu.
To fazendo uns Ups na minha RD pra corrida, agora falta um disco nela, o da YBR que é a frente dela tem 245mm, mas eu queria um de 280mm, é mais por estética mesmo hehehe, mas eu queria saber se alguém tem como me passar as medidas das furações e tudo que tiver sobre o disco, vou fazer um desenho aqui e mandar fazer em aço inox, preciso das medidas completas pra daí aumentar o diâmetro externo e fazer os desenhos tipo Wave personalizado.
Se alguém puder ajudar valeu.
Não faça de inox vai empenar facil, faça de aço 1045, mais de qualquer maneira vc fazer o disco vai ser complicado, principalmente no tratamento, não é simplesmente pega um aço e corta.
Vai em ferro velhos procure uns discos grandes, sempre acha, de um trato nele, e faço o desenho.. é bem mais simples
Vai em ferro velhos procure uns discos grandes, sempre acha, de um trato nele, e faço o desenho.. é bem mais simples
o problema de pegar disco pronto é que não irá servir na moto, a fixação dele é diferente. Tem como mudar o miolo dele no caso se precisar ?smoke escreveu:Não faça de inox vai empenar facil, faça de aço 1045, mais de qualquer maneira vc fazer o disco vai ser complicado, principalmente no tratamento, não é simplesmente pega um aço e corta.
Vai em ferro velhos procure uns discos grandes, sempre acha, de um trato nele, e faço o desenho.. é bem mais simples
eu queria um igual ao do Nuautocustom, ele coloco de GSX1100 na CG dele e ficou massa, será que aquele tem 330mm ?andre pasi Guelfi escreveu:o CROSS tem razao, mas mesmo assim eu acho melhor pegar um disco de moto maior e adaptar! Os cara fazem isso direto com CGs! fica mais facil e mais barato! dah pra usar uns discos 330mm de cbrs gsx 1000!
eu nao sei se eh 330mm, eu soh chutei esse valor! Mas deve ser por ai! 320 310 330 por ai! eu acho q eh relativamente facil de adaptar e o gasto eh pequeno!chitola escreveu:eu queria um igual ao do Nuautocustom, ele coloco de GSX1100 na CG dele e ficou massa, será que aquele tem 330mm ?andre pasi Guelfi escreveu:o CROSS tem razao, mas mesmo assim eu acho melhor pegar um disco de moto maior e adaptar! Os cara fazem isso direto com CGs! fica mais facil e mais barato! dah pra usar uns discos 330mm de cbrs gsx 1000!
cross nem forçei, 1° a fabrica tem tecnologia pra fazer a tempera correta do disco, mais "caseiro" dificilmente vc vai conseguir fazer a tempera do aço adequadamente, e é muito mais facil empenar.
Pelo que entendi dele ele queria economia, no caso de um corte a lazer q não é nada barato! e nada facil de acha quem faça por unidade, alem do tratamento termico, fica inviavel, por isso a opção de se pega um disco velho.
Corta aço inox mesmo temperado é facil, só tem q fica esperto com disco usado porque com os choques de temperaturas q ele sofre, frenagem (esquenta) chuvas (esfria) com o temo o disco vai ficando duro e quebradiço
Pelo que entendi dele ele queria economia, no caso de um corte a lazer q não é nada barato! e nada facil de acha quem faça por unidade, alem do tratamento termico, fica inviavel, por isso a opção de se pega um disco velho.
Corta aço inox mesmo temperado é facil, só tem q fica esperto com disco usado porque com os choques de temperaturas q ele sofre, frenagem (esquenta) chuvas (esfria) com o temo o disco vai ficando duro e quebradiço
"não faz muito diferença "
não quer dizer q não faça diferença. em momento algum citei tempo de ação, qualquer q seja a tempera ela não resiste a vida toda correto? você vai saber quanto tempo o disco usado foi utlizado e ou esta nas condições correta pra que essa tempera dure?
acredito que o chitola não é nenhum especialista e podera esta fazendo "um mal negocio" adquirindo um disco ruim, ou então pegando uma empresa que "diga" fazer tempera entregue um aço não temperado corretamente.
Tudo q comentei ate agora é pelo fator custo/beneficio/facilidade.
Você ta na capital de são paulo, facil achar empresas que executem o serviço, mais não quer dizer que no brasil inteiro seja assim correto?
O melhor a fazer é entrar em contato com uma empresa q faz discos de freios com garantia, e com tempo no mercado, Acredite é melhor gastar 100 a mais e ter segurança do que brincar com a vida é minha opinião.
a HFR é de Joinville/SC é só ligar la passar as informações que eles fazem o disco q vc quizer no tamanho e no formato q vc quer com garantia e qualidade.
não quer dizer q não faça diferença. em momento algum citei tempo de ação, qualquer q seja a tempera ela não resiste a vida toda correto? você vai saber quanto tempo o disco usado foi utlizado e ou esta nas condições correta pra que essa tempera dure?
acredito que o chitola não é nenhum especialista e podera esta fazendo "um mal negocio" adquirindo um disco ruim, ou então pegando uma empresa que "diga" fazer tempera entregue um aço não temperado corretamente.
Tudo q comentei ate agora é pelo fator custo/beneficio/facilidade.
Você ta na capital de são paulo, facil achar empresas que executem o serviço, mais não quer dizer que no brasil inteiro seja assim correto?
O melhor a fazer é entrar em contato com uma empresa q faz discos de freios com garantia, e com tempo no mercado, Acredite é melhor gastar 100 a mais e ter segurança do que brincar com a vida é minha opinião.
a HFR é de Joinville/SC é só ligar la passar as informações que eles fazem o disco q vc quizer no tamanho e no formato q vc quer com garantia e qualidade.
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é uma boa discussão...para o pessoal de sampa tem a powerbrakes...
www.powerbrakes.eng.br
Eles fazem discos e adaptadores sob medida para carros e motos!!!
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Eles fazem discos e adaptadores sob medida para carros e motos!!!
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ta barato mesmo..., R$195 o disco com adaptador para a pinça... mas não sei se são em inox, alguém pode confirmar???
Pelas fotos parece a impressão é de que são em aço carbono galvanizado, pois alguns estão amarelos, já os que estão instalados nas motos são aparentemente zincados...?
Alguem contatou para saber mais detalhes???
Pelas fotos parece a impressão é de que são em aço carbono galvanizado, pois alguns estão amarelos, já os que estão instalados nas motos são aparentemente zincados...?
Alguem contatou para saber mais detalhes???
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(...) um disco de freio de aço inox 520, não sai por menos de 500,00(...)crosschão escreveu: pelo preço tah na cara que eh aço carbono ou seja ele enferruja, eu dei uma olhada lah e vih que são zincados sendo assim tah mais na cara que eh aço carbono,aço inos não pega banho , um disco de freio de aço inox 520, não sai por menos de 500,00 sendo assim um indicativo que ele eh de aço carbono eh o preço.
"milagre o unico que fez na terra pregamos ele na cruz e chamamos ele de mentiroso"
abs
cross
Tomar como base o preço praticado aqui no mercado Brasileiro não é referência, pois o mesmo disco, do mesmo fabricante (base marca R2), sendo do diametro original custa ± R$200, já o oversize R$ 650,00 sendo que o material é o mesmo. Só aqui no Brasil que se busca ganhar muito vendendo pouco, no lugar de aumentar o volume com um preço mais em conta... é o BRASIL!!!
Mas mudando de saco pra mala, acredito que pro off-road, esse disco de 305mm ficaria muito arisco, estava pesquisando, outros modelos no diametro de 260mm, 270mm, mas não sei como fica a reação do freio, quem já utiliza algum disco oversize/flutuante poderia dar a sua opinião aí!!!
Estava cogitando/pesquisando entre as marcas HFR oversize/flutuante (design meio esquisito, área de contato com as pastilhas parece ser menor no modelo wave/flutuante devido aos raios serem muito grandes, algumas partes me parecem muito finas na minha opinião) e/ou R2 oversize/flutuante (design melhor, área de contato me parece ser melhor tbm), fica a pergunta, alguem já usou algum destes ou outra marca para dar um parecer???
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Senhores, como havia dito, fiz minha encomenda do disco da POWERBRAKE de 305 mm. Posso afirmar que ele é de aço inox e de espessura bem avantajada. Quanto ao preço, acho que vale os R$205,00 pagos já com o frete até a minha casa (Bauru). Pretendo testa-lo na prova de Supermotard que acontecerá aqui em Bauru no próximo domingo, depois disso posto uma mensagem com a minha impressão sobre a sua eficiência!
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Para ilustrar sobre os discos de freio da Powerbrakes, segue a explicação do Sr. Sergio Rodrigues sobre os materiais utilizados e motivos.
Boa tarde,
Os nossos discos são de aço carbono com alto teor de carbono e depois de retificados são bicromatizados (as cores são o amarelo/dourado ou o branco/prateado) para não sofrerem oxidação.
Este material possui propriedades mecânicas de resistência a abrasão (que é o que interessa no caso de discos de freio) melhores que do inox utilizado no discos originais, com a desvantagem da oxidação, que é evitada com o tratamento químico. Este material é utilizado em alguns discos de motos de competição (superbike mundial) com ótimos resultados.
Devo salientar que o inox utilizado normalmente pela indústria de reposição (paralelo) não é o mesmo que o original e desgasta-se muito mais rapidamente.
O inox dos discos originais é muito difícil de encontrar em fornecedores nacionais nas medidas de 4 a 5 mm (que são as utilizadas nos discos de freio) e é muito caro para produções pequenas, por isso são utilizados este outro inox menos resistente.
Como os meus freios são feitos para serem utilizados de forma mais severa que o normal, optamos pela utilização do aço carbono.
Um abraço,
Sergio Rodrigues
11 5181-5627
Boa tarde,
Os nossos discos são de aço carbono com alto teor de carbono e depois de retificados são bicromatizados (as cores são o amarelo/dourado ou o branco/prateado) para não sofrerem oxidação.
Este material possui propriedades mecânicas de resistência a abrasão (que é o que interessa no caso de discos de freio) melhores que do inox utilizado no discos originais, com a desvantagem da oxidação, que é evitada com o tratamento químico. Este material é utilizado em alguns discos de motos de competição (superbike mundial) com ótimos resultados.
Devo salientar que o inox utilizado normalmente pela indústria de reposição (paralelo) não é o mesmo que o original e desgasta-se muito mais rapidamente.
O inox dos discos originais é muito difícil de encontrar em fornecedores nacionais nas medidas de 4 a 5 mm (que são as utilizadas nos discos de freio) e é muito caro para produções pequenas, por isso são utilizados este outro inox menos resistente.
Como os meus freios são feitos para serem utilizados de forma mais severa que o normal, optamos pela utilização do aço carbono.
Um abraço,
Sergio Rodrigues
11 5181-5627
isso aí crosschão, trabalho numa empresa de injeção de plásticos e usamos muito o inox para ferramentas que vão injetar PVC, pois é um material extremamente corrosivo, em aço carbono comum no primeiro dia já oxida, já o inox é muito resistente, usamos mais o 420, mas já cotei outros e sei tbm que se acha inox 520 em 6 mm de espessura, dependendo do "lote" é muito provável que o fornecedor consiga em 4 ou 5mm tbm :)
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