COMO UTILIZAR UMA PLANILHA - Enduro de Regularidade
COMO UTILIZAR UMA PLANILHA - Enduro de Regularidade
Boa tarde galera.
Vou postar aqui algumas dicas, fáceis para quem está querendo aprender a utilizar uma planilha num Enduro de Regularidade.
Vamos aos passos:
1- HODÔMETRO - Indica a Quilometragem, ou seja, no caso acima, o Hodometro O,OO indica a largada da prova. Nos enduros de regularidade o Hodômetro é marcado de 10 em 10 Mts. Ou seja, qdo o Hodometro marcar (usando o modelo da foto) 0,02 equivale a 20 metros. P/ facilitar o ultimo numero (a direita) marca as dezenas, o numero depois da vírgula marca as centenas e o antes da virgula marca Kilometros.
2- TRECHOS - Indicam a mudança de Média (Velocidade) naquela parte (trecho) da prova. Notem q no TRECHO 01 a velocidade era de 30 Km/h e no TRECHO 02 houve uma mudança de média p/ 36 Km/h.
3- MÉDIA - Velocidade Média determinada em devido trecho da trilha.
4- TEMPO DE PROVA (Horario) - Indica o tempo q vc tem q manter na prova, ou seja, depois de percorrer o primeiro trecho, vc olha p/ o seu relógio de pulso e ele está 20 Segundos atras do horario da planilha, então significa q vc está 20 segundos atrasado.
5- REFERENCIA (Desenho) - Indica o caminho q vc deve percorrer, é nele q estão descritos todos os caminhos q vc tem q seguir, os desenhos da planilha variam muito, ou seja, vc pode encontrar observações como: Rio, POnte, Cuidado Erosões, Desça, Suba, PEDRAS, Granja, etc... tb pode aparecer desenhado Mata Burro, Pontes, Casas, Igrejas, Rodovias, Lagos, etc... enfim, é um desenho da situação real q vc se encontra.
Vamos agora tentar por em prática tudo isso:
Vc está no caminhão de largada, esperando seu horário de largada (cada piloto tem seu horario de largada, dependendo da organização ou do Regulamento de cada Campeonato, o tempo de intervalo de cada piloto pode variar, usamos aki 20s de intervalo. Então digamos q vc seja o piloto número 01, o piloto número 0 (q não existe) largaria as 09:00:00, então vc q é o numero 01 vai largar as 09:00:20s). Vc está no Hodometro 0,00, em cima do caminhão de largada, qdo seu relogio der o tempo de 09:00:20s vc larga na velocidade de 30 Km/h.... Qdo o Hodometro bater em 0,02 vc terá q cruzar um Trevo e seguir pela direita dele.... logo a frente na proxima referencia vc deverá entrar a Direita em 0,36 e seu tempo de prova deverá ser de 0:00:43. Ai vc deverá olhar p/ ver se está atrasado ou adiantado.
Reparem q na referencia 0,58 já é o TRECHO 02, (onde vc deverá pegar uma estrada ou trilha à esquerda) houve uma mudança de média (velocidade), agora passa a ser de 36 Km/h, entao acelere um pouco mais e siga a planilha.
E assim vai... Durante a leitura da planilha vc irá encontrar nos trechos uma marcação com um N, q seria um NEUTRO. e do lado da marcação virá um tempo (00:04:00) no exemplo um Neutro de 04 Minutos. Entao qdo chegar nesse NEUTRO vc deverá esperar parado 04 minutos. Isso a organização faz sempre depois de alguma trilha mais dificil, onde vc se atrasa um pouco, então tem esse NEUTRO p; dar uma acertada no seu tempo e tb uma respirada. hehehehe.
Por enquanto é isso...
Abraços
Qualquer duvida ae é só perguntarem
Vou postar aqui algumas dicas, fáceis para quem está querendo aprender a utilizar uma planilha num Enduro de Regularidade.
Vamos aos passos:
1- HODÔMETRO - Indica a Quilometragem, ou seja, no caso acima, o Hodometro O,OO indica a largada da prova. Nos enduros de regularidade o Hodômetro é marcado de 10 em 10 Mts. Ou seja, qdo o Hodometro marcar (usando o modelo da foto) 0,02 equivale a 20 metros. P/ facilitar o ultimo numero (a direita) marca as dezenas, o numero depois da vírgula marca as centenas e o antes da virgula marca Kilometros.
2- TRECHOS - Indicam a mudança de Média (Velocidade) naquela parte (trecho) da prova. Notem q no TRECHO 01 a velocidade era de 30 Km/h e no TRECHO 02 houve uma mudança de média p/ 36 Km/h.
3- MÉDIA - Velocidade Média determinada em devido trecho da trilha.
4- TEMPO DE PROVA (Horario) - Indica o tempo q vc tem q manter na prova, ou seja, depois de percorrer o primeiro trecho, vc olha p/ o seu relógio de pulso e ele está 20 Segundos atras do horario da planilha, então significa q vc está 20 segundos atrasado.
5- REFERENCIA (Desenho) - Indica o caminho q vc deve percorrer, é nele q estão descritos todos os caminhos q vc tem q seguir, os desenhos da planilha variam muito, ou seja, vc pode encontrar observações como: Rio, POnte, Cuidado Erosões, Desça, Suba, PEDRAS, Granja, etc... tb pode aparecer desenhado Mata Burro, Pontes, Casas, Igrejas, Rodovias, Lagos, etc... enfim, é um desenho da situação real q vc se encontra.
Vamos agora tentar por em prática tudo isso:
Vc está no caminhão de largada, esperando seu horário de largada (cada piloto tem seu horario de largada, dependendo da organização ou do Regulamento de cada Campeonato, o tempo de intervalo de cada piloto pode variar, usamos aki 20s de intervalo. Então digamos q vc seja o piloto número 01, o piloto número 0 (q não existe) largaria as 09:00:00, então vc q é o numero 01 vai largar as 09:00:20s). Vc está no Hodometro 0,00, em cima do caminhão de largada, qdo seu relogio der o tempo de 09:00:20s vc larga na velocidade de 30 Km/h.... Qdo o Hodometro bater em 0,02 vc terá q cruzar um Trevo e seguir pela direita dele.... logo a frente na proxima referencia vc deverá entrar a Direita em 0,36 e seu tempo de prova deverá ser de 0:00:43. Ai vc deverá olhar p/ ver se está atrasado ou adiantado.
Reparem q na referencia 0,58 já é o TRECHO 02, (onde vc deverá pegar uma estrada ou trilha à esquerda) houve uma mudança de média (velocidade), agora passa a ser de 36 Km/h, entao acelere um pouco mais e siga a planilha.
E assim vai... Durante a leitura da planilha vc irá encontrar nos trechos uma marcação com um N, q seria um NEUTRO. e do lado da marcação virá um tempo (00:04:00) no exemplo um Neutro de 04 Minutos. Entao qdo chegar nesse NEUTRO vc deverá esperar parado 04 minutos. Isso a organização faz sempre depois de alguma trilha mais dificil, onde vc se atrasa um pouco, então tem esse NEUTRO p; dar uma acertada no seu tempo e tb uma respirada. hehehehe.
Por enquanto é isso...
Abraços
Qualquer duvida ae é só perguntarem
Muito bom esse topico peruca... no endereço
www.terranozoio.com.br/planilhas.htm
tem outro texto sobre planilhas, acho q pra quem tá começando vale como complemento desse ai que vc bolou.
abraço.
www.terranozoio.com.br/planilhas.htm
tem outro texto sobre planilhas, acho q pra quem tá começando vale como complemento desse ai que vc bolou.
abraço.
Editado pela última vez por TopsMan em 13 Junho 2006 à52 08:52, em um total de 2 vezes.
A quem tiver interesse em aprender a planilhar sugiro olhar tbem o tópico:
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?p=96653#
esses 2 topicos se complementam...
abraço a todos q contribuiram.
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?p=96653#
esses 2 topicos se complementam...
abraço a todos q contribuiram.
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- Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48
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Bacana!
Está faltando renovação no regularidade. Quando começei, fui com o velocímetro da moto e um relógio amarrado do lado. Era bem mais fácil por que eu vi como era antes e só depois fui investir uma grana no equipamento.
Quem vai gastrar R$1000 num navegador para ver como é fazer enduro?
Leo Cascão
www.endurohp.eng.br
Está faltando renovação no regularidade. Quando começei, fui com o velocímetro da moto e um relógio amarrado do lado. Era bem mais fácil por que eu vi como era antes e só depois fui investir uma grana no equipamento.
Quem vai gastrar R$1000 num navegador para ver como é fazer enduro?
Leo Cascão
www.endurohp.eng.br
Já que ressucitaram o tópico, justamente pra não se ver obrigado a gastar essa grana que aqui existe uma categoria onde é proibido o uso de equipamento de navegação. Muitas vezes é a categoria que mais tem piloto.cascao escreveu:Bacana!
Está faltando renovação no regularidade. Quando começei, fui com o velocímetro da moto e um relógio amarrado do lado. Era bem mais fácil por que eu vi como era antes e só depois fui investir uma grana no equipamento.
Quem vai gastrar R$1000 num navegador para ver como é fazer enduro?
Leo Cascão
www.endurohp.eng.br
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Eu tb tô na mesma do Deco, quero começar com o mais básico pra pegar as manhas e depois partis pra um equipamento melhor. Pena que na última trilha tomei um tombo e moí o painel da Lander, então estou sem velocímetro e sem odômetro. :sad:
A categria básica por aqui é a "trail turismo" e nessa eles não permitem o uso de qualquer tipo de velocímetro aferível (compass, totem, winner, velocímetro de bike...) Tô bolando um jeito de colocar um velocímetro analógico de DT na minha moto mas ela não tem o cabo q sai da roda dianteira pq a medição é feita na caixa de marchas... Quero ver como vou sair dessa. heheheh
A categria básica por aqui é a "trail turismo" e nessa eles não permitem o uso de qualquer tipo de velocímetro aferível (compass, totem, winner, velocímetro de bike...) Tô bolando um jeito de colocar um velocímetro analógico de DT na minha moto mas ela não tem o cabo q sai da roda dianteira pq a medição é feita na caixa de marchas... Quero ver como vou sair dessa. heheheh
Dia 15/06 vai ter o endurela, dá pra fazer em dupla, é a melhor chançe que vc tem de começar, não deixe passar essa, precisando de informação é só perguntar lá no fórum do TCC.
Velocimetro saindo da caixa da moto? Que eu saiba não tem como, deve estar enganado, senão troca um pinhão começa a marcar tudo errado.
Velocimetro saindo da caixa da moto? Que eu saiba não tem como, deve estar enganado, senão troca um pinhão começa a marcar tudo errado.
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