Calibragem de pneus (LIBRAS)
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Totalmente de acordo!crosschão escreveu:zenha quando tah lama tem que baixar sim a calibragemZenha escreveu:Nao entendo vcs quando ta lama vcs descem a calibragem :?:
Aí o pneu vira Slick na primeira laminha...
popis com o esmagamento do pneu o barro que fica entre os cravos eles se soltam e deixam o pneu limpo sempre , reveja o seu conseito pois lama eh pneu bem baixo .
abs
cross
"Eu" prefiro aumentar a calibragem na lama ou pista gradeada e enxarcada. Fica com menos área de contato o pneu, mas repele melhor o barro dos cravos e vai mais fundo pra achar o piso firme.
Fora que a moto fica mais pesada pelo acumulo de terra.
Quando ta muito seco e talcão (fica como lama mas num gruda)prefiro também diminuir pra dar mais área de contato.
Calibragem é das coisas mais controversas. Tudo depende do tipo de pilotagem.
Fora que a moto fica mais pesada pelo acumulo de terra.
Quando ta muito seco e talcão (fica como lama mas num gruda)prefiro também diminuir pra dar mais área de contato.
Calibragem é das coisas mais controversas. Tudo depende do tipo de pilotagem.
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Crianças nao se discute isto é fato, no barro quanto mais cheio melhor , isto quem fala são os Europeus que são os reis da chuva e barro , agora verdade que aquela subidona espelhada é melhor com pneu sem ar nenhum, mas isto é um local ou outro na media são como alquem aqui lembrou dos carros de Rally quanto mais chuva e barro mais finos são os pneus, o pneu limpa mais e corta mais o barro, traciona mais etc, etc...
Quem duvida faça a experiencia eu só acreditei quando fiz o teste andei com oito libras depois com dezoito, no barro ...
Quem duvida faça a experiencia eu só acreditei quando fiz o teste andei com oito libras depois com dezoito, no barro ...
Acho que no final das contas estamos discutindo gostos pessoais né? rsrsrsale primo escreveu:Oia que quanto mais muxo fica mais dificil de soltar!
Gruda mais e ele num é duro o sufuciente pra quebrar o barro que é flexivel.
cada um se adapta melhor de um jeito e vai tocar melhor daquele jeito, creio eu..
EDIT: Tá bom se a mamãe falou eu aceito, mas juro que ainda faço o teste, quando/se eu comprar uma moto denovo ... rsrs! :lol:
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O atrito que o pneu vai ter com o solo, vai ser sempre o mesmo com um pneu mais largo ou mais fino.Ricardo Skolaude escreveu:Quanto mais cheio o pneu mais difícil de soltar o barro entre os cravos, pois ele mais mucho ele vai se dobrand oe soltando facinho o barro dentre os cravos... sem falar que quanto mais area de contato, mais atrito
Porém eu acho que com o pneu mais vazio, é mais fácil do barro ´´desgrudar`` dele.
Veja bem barro/lama , não é aquela superficie espelhada não, falou!!!Ricardo Skolaude escreveu:Acho que no final das contas estamos discutindo gostos pessoais né? rsrsrsale primo escreveu:Oia que quanto mais muxo fica mais dificil de soltar!
Gruda mais e ele num é duro o sufuciente pra quebrar o barro que é flexivel.
cada um se adapta melhor de um jeito e vai tocar melhor daquele jeito, creio eu..
EDIT: Tá bom se a mamãe falou eu aceito, mas juro que ainda faço o teste, quando/se eu comprar uma moto denovo ... rsrs! :lol:
Oia o que eu desinterrei!
Esse tópico aqui fala bastante.
Pesquisa la no dicas que tem mais uns 5 ou 6.
http://www.terrasolta.com.br/showthread ... calibragem
pena que a imagem da reportagem scaneada num aparece mais.
Esse tópico aqui fala bastante.
Pesquisa la no dicas que tem mais uns 5 ou 6.
http://www.terrasolta.com.br/showthread ... calibragem
pena que a imagem da reportagem scaneada num aparece mais.
Como a gente anda no meio da trilha com piso liso e lama, não tem como vc aumentar a calibragem pra andar na lama, pq vai meter a cara no chão na primeira curva.
No caso de só andar na lama, o que o Zenha ta falando deve ser melhor mesmo, mas nunca andei só na lama, nem pude testar, mas faria isso na Lama, e não em trilha onde passamos em vários lugares.
No caso de só andar na lama, o que o Zenha ta falando deve ser melhor mesmo, mas nunca andei só na lama, nem pude testar, mas faria isso na Lama, e não em trilha onde passamos em vários lugares.
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Essa foi a primeira vez q ouvi alguem dizendo q pneu cheio vai melhor na lama! hehehe Questão de gosto. Certo dia, com MUITA lama por sinal, eu estava andando com 20 libras no pneu traseiro e não parava em cima da moto. Quando baixei pra 16, até q consegui pilotar! hehehe
Apesar dos gostos pessoais, q devem ser respeitados, segue uma tradução q fiz dum artigo q saiu na internet, lembrando q estas dicas valem mais pra PISTA:
Abraços!
PS: desculpem pelo post GIGANTESCO! :D
Apesar dos gostos pessoais, q devem ser respeitados, segue uma tradução q fiz dum artigo q saiu na internet, lembrando q estas dicas valem mais pra PISTA:
Além disso, há tb uma dica do nosso colega Cassius:Escolher a pressão correta dos pneus é uma da tarefas que mais nos esquecemos - sem mencionar que não tem custo - que podem melhorar a pilotagem da moto. Só toma algns minutos verificar e ajustar a pressão dos pneus e com algum conhecimento técnico do guru da Dunlop, Brian Fleck, você estará pronto para manter a pressão correta da próxima vez que for andar.
Aqui estão algumas dúvidas comuns que recebemos dos leitores da Transworld Motocross, juntamente com as respostas de Brian:
1. O quão importante é checar / ajustar a pressão correta dos pneus?
Os pneus não apenas tracionam a moto, eles também fazem parte da suspensão dela. É muito importante verificar a pressão dos pneus toda vez que for pilotar. E sempre verificar com os pneus FRIOS.
2. Os pneus dianteiros e traseiros devem ter sempre a mesma pressão?
Não! Normalmente há pequenas diferenças que sugerimos entre os pneus dianteiro e traseiro. Um bom ponto de partida é colocar 12 psi no dianteiro e 13 psi no traseiro. Essa combinação funciona na maioria das condições.
3. E se houver grandes mudanças de temperaturas na região onde estamos pilotando, qual deve ser a frequencia ao longo do dia que a pressão deve ser verificada?
O ar expande quando aquecido. Pense em um balão de ar quente. A pressão aumenta enquanto o pneu é utilizado e esquenta, ou se ele está parado ao sol. Se o pneu está parado, após vc tê-lo utilizado, vc deve verificar a pressão e, se necessário, ajustá-lo para a margem inicial de 12 psi na frente e 13 psi atrás. Se a moto está parada por algumas horas ou se a
temperatura diminui significativamente, a pressão deverá ser ajustada novamente. Isto é especialmente importante quando se corre à noite, pois a temperatura nesse horário pode chegar a diminuir até 7ºC.
4. Qual a pressão que vc recomenda para as condições mais comuns de corrida, como chão batido, areia, lama, etc?
Um guia geral seria:
Chão batido: 11,5 psi na frente, 11 psi atrás. Isto seria o normal para as competições de supercross, onde não há pedras ou impactos frontais diretos.
Intermediário: 12 psi na frente, 13 psi atrás
Areia/lama: 12 psi na frente, 10 psi atrás. A pressão mais baixa ajudará a tracionar melhor nas condições mais lisas. Se o terreno está enlameado mas tem pedras, não recomendamos o uso de 10 psi atrás.
5. Essas recomendações aplicam-se à pistas de motocross e trilhas ou elas diferenciam-se?
Motocross é um ambiente mais controlável. É mais fácil vc utilizar pressões mais baixas quando não há pedras ou impactos frontais diretos. Para o off road em trilhas, normalmente utiliza-se uma pressão um pouco mais alta para evitar os riscos de ter um pneu furado. Um bom começo seria 13 psi na frente e 13,5 a 14 psi na traseira. Se o terreno for do tipo desértico de alta velocidade e com muitas pedras, vc pode utilizar até 18 psi na traseira.
Sem mais desculpas! Da próxima vez que você for pilotar, assegure-se de ajustar a pressão dos pneus corretamente!
Para mais informações, visite: http://www.dunlopmotorcycle.com
Fonte: http://www.transworldmotocross.com
Cassius escreveu:É o seguinte, né... se andássemos sempre no mesmo terreno (na mesma pista, por exemplo), a calibragem ideal seria importante, pois aí teríamos todas informações e características essenciais p/ se fazer este cálculo como tipo de terreno, peso do piloto, modelo de pneu, regulagem de suspensão e a variação ficaria por conta apenas da temperatura e condições do solo (seco ou molhado).
Mas.... como graças a Deus não é o caso da maioria aqui, pois numa saída prá trilha pegamos terreno duro, liso, quebrado, com pedras, erosões, macio, enlameado, gramado, barrento, seco, c/ troncos, pegajoso, arenoso, molhado, c/ mato e até com armadilhas...rs... não será a calibragem que vai definir a sua melhor ou pior performance. O Enduro e a trilha são tão apaixonantes justamente por causa disso: é preciso ser completo ou, pelo menos, é preciso saber se virar com tudo. PORTANTO, o que podemos dizer sobre calibragem é que temos que fazer uma escolha que esteja na média, ou seja, nem tanto à performance (7 ou 8 libras), nem tanto à segurança de não furar o pneu em pancadas (16 ou 17 libras).
Mas se vc é um furador de pneu inveterado, sai mais barato investir em bib mousse.
Como já citou o Martines, existem muitas variantes, mas no nosso uso geral, na prática, correndo o risco de furar o pneu numa pancada maior, mas com alguma performance (...não adianta não furar o pneu e ficar em toda subidinha...), segundo o Vinicius School...he... (seu peso + peso da moto) / 16 = a calibragem média.
Fonte: http://tcc.esp.br/forum_tcc/viewtopic.p ... calibragem
Abraços!
PS: desculpem pelo post GIGANTESCO! :D
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