NOVA BROS 2009
Por Robert, do TS:
Primeira moto bicombustível de série do planeta, CG 150 Mix custa R$ 6 340
A Honda do Brasil apresentou nesta terça-feira (10), em Manaus, AM, uma tecnologia para motocicletas produzidas em série inédita no mundo. Equipada como motor bicombustível com injeção eletrônica, a CG 150 Titan Mix pode rodar tanto com gasolina como com álcool. A novidade começou a ser desenvolvida em 2006, no Japão, e chega aos consumidores brasileiros ainda este mês.
Abastecido com álcool, o propulsor rende 14,3 cv de potência a 8 500 rpm e torque de 1,45 kgfm a 6 500 rpm. Isso significa ganhos nas cifras, já que a versão somente à gasolina alcança 14,2 cv e 1,32 kgfm. Entretanto, o sistema não permite utilizar somente álcool no tanque em todas ocasiões. Com a temperatura abaixo de 15º C é necessário o acréscimo de 2 a 3 litros de gasolina no tanque.
Um botão “Mix” acende no painel no momento em que a mistura do tanque possui a maioria de álcool, com um pouco de gasolina. Quando está com 100% de álcool, a luz "ALC" aparece no visor. E quando tem só gasolina as duas luzes ficam apagadas. De acordo com a Honda, 16 000 unidades da Mix serão produzidas por mês. Outras 16 000 continuarão sendo fabricadas com motor à gasolina. A Titan bicombustível tem três versões: KS (R$ 6 340), ES (R$ 6 890) e ESD (R$ 7 290).
Na mesma apresentação também foram lançados novos modelos da CG Cargo e da NXR 150 Bros.
Fonte http://www.terra.com.br
Pois é Skol..
Vc se equivocou.
Só é necessário 20% de Gasolina qdo em temperaturas abaixo de 15ºC.
Tirado do site da HONDA
Original de fábrica, o sistema Mix possui componentes exclusivos e dispensa qualquer tipo de adaptação, permitindo o uso da gasolina, do álcool ou da mistura álcool/gasolina. Como ressalva, vale destacar que, em condições de temperatura ambiente abaixo dos 15ºC, o tanque deve conter um mínimo de 20% de gasolina para que se garanta a partida a frio.
Aqui matéria toda com ela:
http://www.honda.com.br/web/index.asp?p ... os&id=1662
Abraço
Vc se equivocou.
Só é necessário 20% de Gasolina qdo em temperaturas abaixo de 15ºC.
Tirado do site da HONDA
Original de fábrica, o sistema Mix possui componentes exclusivos e dispensa qualquer tipo de adaptação, permitindo o uso da gasolina, do álcool ou da mistura álcool/gasolina. Como ressalva, vale destacar que, em condições de temperatura ambiente abaixo dos 15ºC, o tanque deve conter um mínimo de 20% de gasolina para que se garanta a partida a frio.
Aqui matéria toda com ela:
http://www.honda.com.br/web/index.asp?p ... os&id=1662
Abraço
Ah, mas vai no alcool tranquilo neh.Ricardo Skolaude escreveu:Tio, tudo bem, mas aí eu te pergunto, vc já viu aqui no sul como é complicado ligar uma moto A GASOLINA sem afogador?? Agora imagina rodando 100% no alcool, independente de estar 25 ou 30ºC é um parto! Ou seja, aqui pra nós (RS - SC - PR) tem que andar sempre com os 20% de alcool no tanque
Falando em Sul, amanha to indo a Novo Hamburgo e depois estico em Garibaldi.. dizem q é a Terra do Espumante... vou aproveitar e encher o porta malas.. aheaueh
Moto CARBURADA!Ricardo Skolaude escreveu:Tio, tudo bem, mas aí eu te pergunto, vc já viu aqui no sul como é complicado ligar uma moto A GASOLINA sem afogador?? Agora imagina rodando 100% no alcool, independente de estar 25 ou 30ºC é um parto! Ou seja, aqui pra nós (RS - SC - PR) tem que andar sempre com os 20% de alcool no tanque
Injeção é outro esquema. Me lembro que em 1984 meu pai comprou um gol à álcool, ia meio tanque só pra conseguir sair da garagem, e aquele vapor tapando tudo.
Agora os meus carros nunca receberam gasolina no reservatório, quando tá muito frio dou umas duas ou três partidas e saio moendo.
-
- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Meu pai me levava pra escola num gol bx alcool, no inverno, acordava as 6 da manha, tirava a tampa do carburador para derrabar um gole de gasoróba. Se não o carro não ligava! heheheJuliano escreveu:Moto CARBURADA!Ricardo Skolaude escreveu:Tio, tudo bem, mas aí eu te pergunto, vc já viu aqui no sul como é complicado ligar uma moto A GASOLINA sem afogador?? Agora imagina rodando 100% no alcool, independente de estar 25 ou 30ºC é um parto! Ou seja, aqui pra nós (RS - SC - PR) tem que andar sempre com os 20% de alcool no tanque
Injeção é outro esquema. Me lembro que em 1984 meu pai comprou um gol à álcool, ia meio tanque só pra conseguir sair da garagem, e aquele vapor tapando tudo.
Agora os meus carros nunca receberam gasolina no reservatório, quando tá muito frio dou umas duas ou três partidas e saio moendo.
O desenvolvimento desse motor bicombustível ainda está no início. Ainda está trabalhando com a mesma taxa de compressão, o consumo de combustível quando rodando em álcool deve subir bastante.
A CG não foi equipada com reservatório de partida à frio, não ser se por falta de espaço ou redução de custos, mais provável redução de custos, já que é uma moto popular.
Quando a tecnologia empregada no motor das motos for a mesma que a dos carros, aí sim ficará interessante, trabalhando com avanço variável e taxa de compressão mais alta.
A CG não foi equipada com reservatório de partida à frio, não ser se por falta de espaço ou redução de custos, mais provável redução de custos, já que é uma moto popular.
Quando a tecnologia empregada no motor das motos for a mesma que a dos carros, aí sim ficará interessante, trabalhando com avanço variável e taxa de compressão mais alta.
Complicado??vc já viu aqui no sul como é complicado ligar uma moto A GASOLINA sem afogador?? Agora imagina rodando 100% no alcool
Complicado era dar a partiida nesta aqui, ó:
CG 125 álcool 1982
Era mais ou menos assim: reservatório de gasolina cheio, debaixo do banco (qua abria como as Yamahas com dobradiças )....10 pedaladas para gerar um pouco de calor no piloto e na moto... :shock: :lol: ...dai era só levar ela para um lugar ao sol das 07:30hs até umas 11:hs...injetar novamente gasolina...dar mais umas cento e trezentas pedaladas e...Pronto!!! pegava...dai era só esperar uns 10 minutos com o motor funcionando...pronta para o uso.,...na manhã seguinte era só fazer tudo novamente!! :mrgreen: :lol: :lol: :shock:
Agora imagina quando entrou a lei que proibia competições com motores de motos nacionais a gasolina lá pelo meio dos anos 80...imagina só no inverno do RS fazer pegar uma XLona adaptada para o álcool....tinha vez que a solução era amarrar ela no engate da carretinha no carro e sair a passear com ela engatada, por uns 2km....pegava facinho assim.... :mrgreen: :lol: :lol: :lol: #-o
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 1545 Exibições
-
Última mensagem por Juliano
-
- 2 Respostas
- 722 Exibições
-
Última mensagem por Spik
-
- 0 Respostas
- 1555 Exibições
-
Última mensagem por Gato a Jato #53
-
- 12 Respostas
- 1101 Exibições
-
Última mensagem por dlps
-
- 4 Respostas
- 2374 Exibições
-
Última mensagem por claytonviaplast