Vizinhos chatos.

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Vizinhos chatos.

Mensagem por rodrigojti »

Pessoal vocês já sofreram preconceito por uso do escape esportivo ??
Comigo acontece o seguinte....
Geralmente levo a minha namorada na casa dela com a minha moto tarde da noite(twister com jeskap), tem uma "veia" que mora na esquina e ela foi la reclamar pra minha namorada que eu ficava acelerando na frente da casa dela dizendo "será que ele tem alguma coisa contra mim? nem conheço ele.." e disse também que, se isso nao for resolvido o marido dela(policial) ia vir falar comigo. :evil:
Oque posso alegar nesse momento??
Meu escape é bem cuidado, troquei o miolo recentemente e eu nao fico feito besta acelerando na frente da casa dos outros...
Tenho que pedir pra ele me mostrar o decibelimetro que ele usa pra medir o barulho da minha moto ? :evil:
Tenho que pedir pra ele me ensinar a usar a moto sem o acelerador??(poxa.. seria legal ia economizar uma grana boa com gasolina)
Sei que tem gente que nao é fã de escape esportivo mas temos o direito de modificar o escape por um esportivo mas sem danifica-lo certo??
Galera queria a opnião de vocês.... que raiva :evil:
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Bem...

Parecer do Conselho Estadual de Trânsito - CERTRAN - Santa Catarina - de 27/01/2009:

Parecer nº 081/2009


INTERESSADO: Sargento Elsio Balsan – Responsável pelo setor de trânsito do Município de Dionísio Cerqueira.
ASSUNTO: Fiscalização de ruídos emitidos por escapamentos de motos.

I. INTRODUÇÃO
Cuida-se de consulta formulada por Elsio Balsan, Sargento da Polícia Militar de Santa Catarina, com o intuito de obter o pronunciamento deste egrégio Conselho acerca de motocicletas com descarga ou escapamento esportivo, que aos ouvidos do agente parecem emitir ruídos acima do suportável; Salienta o consulente que os escapamentos não se encontram defeituosos no quesito furado ou sem silencioso, sendo apenas barulho anormal; Pergunta se os ruídos emitidos por escapamentos também devem ser medidos por instrumentos, qual o enquadramento e medidas corretas, e se pode ser considerado alteração de característica.
Considerando a competência deste Conselho para responder a consultas relativas à aplicação da legislação de trânsito e dos procedimentos normativos de trânsito, estatuída no art. 14, III, CTB, passa-se a discorrer sobre o tema trazido para análise.

II. GENERALIDADES
Os escapamentos de motos possuem modelos diversos, porém é certo que todos devem possuir silencioso, abafador ou ponteira, normalmente na parte traseira do escape; São confeccionados com vários tipos de matéria prima como por exemplo feito em chapa de aço carbono cromada ou pintada, de alumínio, aço inox, titânio e fibra de carbono, que são materiais mais leves, mais duráveis, mais resistentes à oxidação e mais bonitos esteticamente. Sempre devem conter miolo interno, seja metálico com câmaras (tipo originais) ou lã de vidro (esportivos), para abafar o ruído, mantendo-o dentro dos padrões permitidos, e manter a compressão e bom funcionamento do motor.Basicamente o que diferencia um escapamento esportivo de um escapamento original é que o primeiro possui um design externo diferenciado, seja devido ao formato, material de confecção e estilo, visando deixar a motocicleta com um toque esportivo, ou seja, por abafar menos o ruído, o escapamento esportivo proporciona ao motor um funcionamento mais livre melhorando de certa forma a performance da moto

III. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O Código de Trânsito Brasileiro prevê em seu artigo 230, inciso XI:

Conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.

Da análise do artigo transcrito, percebe-se que são as seguintes situações que caracterizam a infração em tela, senão vejamos:
1. Descarga livre: Significa ser um tubo oco, sem nenhuma espécie de abafador, silencioso ou miolo interno, os quais servem para reduzir os níveis de emissão de ruídos e poluentes, sendo portanto altamente ruidosos; Normalmente são escapes feitos em casa partindo do corte da peça original ou mesmo com a colocação de um cano simplesmente sem nenhum padrão de confecção técnica;
2. Silenciador defeituoso deficiente ou inoperante: Significa dizer que são escapes em que as partes internas, como as câmaras ou miolo interno estão desgastados, bem como a área externa do mesmo esteja quebrada, furada ou danificada, ocasionando assim, emissão de ruído extremamente alta; Ocorre quase sempre nos escapes com muito tempo de uso que em decorrência da corrosão da parte interna, devido ao contato com os resíduos da queima do combustível, que agem como ácido, dissolvendo as câmaras internas e podendo ocasionar furos na parte externa do escape, aumentado assim o nível de ruído.
Tais situações podem ser perceptíveis visualmente pelos agentes de trânsito quando na atividade de fiscalização de trânsito, já que para descarga livre, se o escape for extremamente fino, ou seja, se possuir o diâmetro externo idêntico à medida do tubo que sai do motor (cabeçote ou cilindro), certamente o escape não terá abafador ou miolo, já que para tal, a parte traseira do escape tem que ter no mínimo o triplo do diâmetro da medida do tubo que sai do motor; Além disso o nível de ruído será extremamente alto, bem estridente e agudo, diferente de um escape esportivo com miolo interno em que o ronco é mais grosso e abafado. Para silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, o escape tem de estar com danos em sua parte interna, ou furos, quebras ou danos na área externa, como bocal traseiro ou corpo do escape furado ou quebrado.
Cumpre salientar que no artigo 230, XI do CTB e até mesmo na legislação de trânsito, não há qualquer previsão de nível máximo de ruído a ser emitido por escapamentos de veículos, e, consequentemente nenhum equipamento deve ser utilizado por agente de trânsito quando da fiscalização de tal equipamento.
Apenas o art. 104 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que:

Os veículos em circulação terão suas condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruído avaliadas mediante inspeção, que será obrigatória, na forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN para os itens de segurança e pelo CONAMA para emissão de gases poluentes e ruído.

Pelo artigo 104 do CTB, ficou estabelecida a divisão de competência para fins de inspeção, cabendo ao Contran a forma e periodicidade de avaliação dos itens de segurança e ao CONAMA a forma e periodicidade de avaliação de gases poluentes e ruídos; Desta forma, o Contran estabeleceu as normas referentes à inspeção técnica de veículos conforme art. 104 do CTB através da Resolução nº 84 de 19 de Novembro de 1998, estabelecendo a obrigatoriedade da mesma para o licenciamento de veículos tendo por objetivo inspecionar e atestar as reais condições dos itens de segurança da frota em circulação, sendo que conforme Anexo I da referida Resolução, o sistema de exaustão de gases é um dos itens de análise quando da inspeção; Ocorre porém que tal Resolução teve sua vigência suspensa pela Resolução nº 107 de 21 de dezembro de 1999 do Contran, a qual permanece em vigor.
Quanto à emissão de ruídos emitidos pelo escapamento da motocicleta, a Resolução nº 252 de 01 de fevereiro de 1999 do CONAMA estabelece para os veículos automotores, inclusive veículos encaroçados, complementados e modificados, nacionais ou importados, limites máximos de ruído nas proximidades do escapamento, para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso, disciplinando que para veículos nacionais ou importados que atendam aos limites máximos de ruído em aceleração estabelecidos nas Resoluções no 002/93 e 008/93 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, o limite máximo de ruído para fins de inspeção obrigatória e fiscalização é o ruído emitido por veículos automotores na condição parado, declarado pelo fabricante ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, conforme art. 20, § 6o da Resolução CONAMA no 008/93 ou art. 1o, § 6o da Resolução CONAMA no 002/93, dependendo da categoria de veículo.
Conforme a Resolução 252/1999 do CONAMA, para motocicletas, motonetas, ciclomotores, e bicicletas com motor auxiliar e veículos assemelhados, o limite máximo permitido é de 99Db, sendo tal medição devendo ser realizada de acordo com a norma brasileira NBR 9714 – Ruído Emitido por Veículos Automotores na Condição Parado – Método de Ensaio, no que se refere à medição de ruído nas proximidades do escapamento, utilizando-se equipamento previamente calibrado pelo Inmetro ou laboratórios pertencentes à Rede Brasileira de Calibração.
Quanto à indagação do consulente se a troca do escapamento da motocicleta por escapamento esportivo poderia caracterizar alteração de característica de veículo, necessário salientar que o escapamento esportivo mantém a mesma finalidade técnica que o escapamento original, ou seja, a passagem dos gases do cilindro e a compressão do motor; A proibição de modificação de características de veículo referem-se às estruturais, ou seja, mudanças que fariam com que a motocicleta ficasse diferente e tivesse modificado ou excluído os itens que são obrigatórios no veículo ou na informação do documento do mesmo.

IV. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Do exposto, conclui-se que nas ações de fiscalização de trânsito, apenas poderá o agente de trânsito autuar o proprietário de uma motocicleta, motoneta ou ciclomotor se a descarga estiver livre ou o silenciador de motor de explosão estiver defeituoso, deficiente ou inoperante, conforme previsão do art. 230, Inciso XI do Código de Trânsito Brasileiro.
Naquelas situações em que a descarga não esteja livre ou o silenciador de motor de explosão não esteja defeituoso, deficiente ou inoperante, mas conforme palavras do consulente, “que aos ouvidos do agente parecem emitir ruídos acima do suportável”, não há previsão legal de alguma ação por parte do agente de trânsito, já que deverá ser objeto de inspeção técnica regulamentada pela Resolução nº 84/1998 do Contran, infelizmente ainda com sua vigência suspensa, seguindo-se o preconizado na Resolução nº 252 de 01 de fevereiro de 1999 do CONAMA.
Quanto à troca do escapamento original das motocicletas por escapamentos chamados esportivos, não há que se falar em alteração de característica de veículo já que não refere-se à mudança estrutural do veículo.
É o parecer que submeto à deliberação deste colendo Conselho.

Florianópolis, 27 de janeiro de 2009.

ANDRÉ GOMES BRAGA
Conselheiro do CETRAN/SC

Aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária n.º 003, realizada em 27 de janeiro de 2009.

LUIZ ANTONIO DE SOUZA
Presidente

-------------------------------------------------------------------------------

A resolução 84 de 19.11.1998 do CONTRAN foi SUSPENSA pela Resolução 107 de 21.12.1999 do CONTRAN

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

--------------------------------------------------------------------------------

A Resolução CONAMA Nº 252/1999 para fins de fiscalização e que estabeleçe o limite de 99dB para motos, deve ser aplicada "ao pé da letra" para ter validade.

http://www.mma.gov.br/port/conama/legip ... no=&texto=

Pronto....agora é imprimir tudo e dar de presente para o seu "vizinho"... :mrgreen: :lol: :wink:

Noves fora...o bom senso é sempre o melhor remédio para estas situações. :wink:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Vizinhos chatos.

Mensagem por GELOUS »

rodrigojti escreveu:Pessoal vocês já sofreram preconceito por uso do escape esportivo ??
Comigo acontece o seguinte....
Geralmente levo a minha namorada na casa dela com a minha moto tarde da noite(twister com jeskap), tem uma "veia" que mora na esquina e ela foi la reclamar pra minha namorada que eu ficava acelerando na frente da casa dela dizendo "será que ele tem alguma coisa contra mim? nem conheço ele.." e disse também que, se isso nao for resolvido o marido dela(policial) ia vir falar comigo. :evil:
Oque posso alegar nesse momento??
Meu escape é bem cuidado, troquei o miolo recentemente e eu nao fico feito besta acelerando na frente da casa dos outros...
Tenho que pedir pra ele me mostrar o decibelimetro que ele usa pra medir o barulho da minha moto ? :evil:
Tenho que pedir pra ele me ensinar a usar a moto sem o acelerador??(poxa.. seria legal ia economizar uma grana boa com gasolina)
Sei que tem gente que nao é fã de escape esportivo mas temos o direito de modificar o escape por um esportivo mas sem danifica-lo certo??
Galera queria a opnião de vocês.... que raiva :evil:
Eu já acho que o chato é vc, não o vizinho. :wink:

Tá certo que é a maior curtição andar com escape com barulho mais alto (mesmo que seja encorpado e bla, bla, bla), que é seguro nos corredores, mas incomoda mesmo, principalmente os mais velhos e aqueles que não gostam de motos.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Eu acho que chato sou eu! Adoro fazer barulho e encomodar os outros, mas odeio que façam comigo! :roll:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Ricardo Skolaude escreveu:Eu acho que chato sou eu! Adoro fazer barulho e encomodar os outros, mas odeio que façam comigo! :roll:
Tu é chato pra Baralho então! :lol:

Eu curto barulho, mas não adianta ser hipócrita e dizer que não incomoda.

Imagina, vc lá vendo sua tvzinha, seu filminha com a sua mina, vem um cara numa Twister com um escape barulhento (ou com som levemente abafado nas pontas e estalado no meio, eh,e he), passa em frente à sua casa, fica com a moto ligada enquanto a namorada sai, depois sai de novo aquela barulheira e vc perdendo o melhor do filme porque não consegue escutar nada! :lol:

Eu já passei uns mal bocados com barulho de igreja, colégio, futebol, então se tem uma coisa que me irrita é barulho.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

NESTOR/RS, Veleu Nestor!! Muito obrigado mesmo :wink:

Nunca fui de ficar por ai cortando giro da moto so pra fazer graça, igual o pessoal que usa estralador nas titans(nada contra).
Eu ando de boa sempre, nao gosto de deixar o giro subir muito porque ai o som vai ficando alto mesmo e la se vão pneus e gasolina. :lol:

Ricardo Skolaude, Pior que é verdade, todo mundo é assim :lol: mas vivemos em sociedade.. nem tudo é uma maravilha, esse mesmo vizinho quando chega sabado e domingo de manhazinha liga um sertanejao no ultimo volume e ninguem nunca disse nada....
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Eu não sou santo, já fiz muito barulho, mas sei respeitar limites, talvez vc ache o maximo o ronco do teu cano, mas será que os outros acham? Talvez tu ache o maximo passar pela rua e todos ficarem te olhando, mas será que eles tão te olhando pela beleza da tua moto ou pelo som desagradavel que ela faz.

Eu acho muito legal o som desses canos esportivos, mas a moto tem que ter no minimo 2 cilindros. TENHO NOJO, MELHOR NOJO AO QUADRADO desses canos que o pessoal coloca em titan que parece um original mas faz um barulho muito horrivel.

Mas na duvida, seja feliz e arruma confusão ai com o plocial marido da veia.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Ai brother, toda mulher de policial fala isso, que vai chamar o maridinho, continua entrando na rua na boa, sem mt barulho, se o marido dela vim falar com tu, vc fala pra ele que sua moto possui escape esportivo, e que nao é sua intencao incomodar ninguem.

Ate ai tudo bem, se o cara falar na boa blz.

Mas se for um policial xarope, e ele falar grosso com vc, ai vc fala com ele que o escape esta dentro dos padroes, e se ele xaropar mt tu manda ele trazer o aparelho pra medir e tudo certo. Aprovei e mostra esse parecer que o peruca colocou ai.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

furia SM, Valeu furia... To passando la do mesmo jeito que antes no sossego acabei de passar agora..
Vou ficar de boa mesmo vou ser o mais educado possivel, mas se o cara chegar ignorante vou fazer como voce disse :wink:
Igor_CuiabaMT
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Agosto 2008 à54 09:06

Mensagem por Igor_CuiabaMT »

Manuu,
tem um vizinho meu aqui de frente, ele tem uma Xr 200 Motard, linda, mais ele tem um pro tork 788,
o cara sai pra trabalha as 06:00 da matina, minha fica grilada pra Baralho, e fim de semana, qdo ele toma umas breja, ai ele fica toda hora, saindo e voltando, acelerando,
pra resolver essa situação,

eu botei um pro tork 788 na minha twister tambem, só que eu chego as 23:00 e reduzo marcha, só pra dar uns pipoco,
conclusao,
a mulher dele reclamou do meu escape pra minha mae, mas faze o que,
pra eu tirar o meu, ele tem que tirar o dele, hehe
thiagao
Membro
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Novembro 2006 à14 10:40

Mensagem por thiagao »

Vizinho é coisa chata viu...heheheh.
HA uns 7 anos qnd eu ainda competia em arrancada de carros, possuia uma puma gte com um motorzinho ap 2.1 aspro comandão, com escape 4x1...barulho era pouco, alenta do carro so vinha com quase 2 mil rpm, hehehehe, Bom, eu deixava o carro estacionado no subsolo 2 do meu AP, ligava ela qnd nao tinha ngm la, e nao se escutava do terreo. Um grande dia a sindica (uma coroa chata d+) me viu mexendo no carro as 3 da tarde de uma quarta feira, saiu do estacionamento, eu liguei o carro, dai ela voltou e disse q eu RETIRASSE me carro do estacionamento e fosse ligar la fora, pq aquela horario ( 3 da tarde!!!) era hora de descançar e eu incomodava os morados (2 andares abaixo...). COm o motoriznho ligado, abri a porta da puminha e disse, nao me retiro eu pago igual a vc todas as taxas, a vaga de garagem é minhae nao da pra escutar la fora, rpz a mulher ficou fula da vida, apontou o dedo pra mim e começou a falar um monte de "M". NEssa hora fechei a porta da puminha e segurei o rpm nas 7 mil rotaçoes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, lavei minha alma. Parecia q eu tava so ali, ela fzd gestos e eu dentro do carro pisando sem escutar nadinhaaa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Depois disso nunca mais ela reclamou.


Desculpa o texto que nao tem mto haver com sua moto, mas so pra te dizer que se vc tem certeza que esta com razão, a vizinha que se exploda entao!!!!!
Se não esta, vai com calma e use o bom senso.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

kkkkk

essa cena deve ter sido hiaria! :mrgreen: =D>
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

"apontou o dedo pra mim e começou a falar um monte de "M". NEssa hora fechei a porta da puminha e segurei o rpm nas 7 mil rotaçoes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, lavei minha alma. Parecia q eu tava so ali, ela fzd gestos e eu dentro do carro pisando sem escutar nadinhaaa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk"


Bixo eu queria mt mas mt ter visto essa cena :!: :!: :!: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Igor_Ruiz
Membro
Mensagens: 465
Registrado em: 04 Novembro 2007 à50 15:42

Mensagem por Igor_Ruiz »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Quem nunca sofreu isso neh?

Gosto de fazer barulho, mais quando fazem perto de casa fico bravo;
As vezes pegava a minha dt 200 (faz um barulho da porra).
saia pelo cond. arrastando nas ruas.

nunca ninguem falo nada.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Pelo jeito vizinhos não tem jeito mesmo... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Comigo até agora tudo normal, continuo passando la de boa..
Sei lá... a aveia queria se aparecer não é possível... #-o
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Vizinho é a pior coisa que inventaram no mundo!

O máximo de contato que eu tenho com a vizinhança são uns 3 ou 4 passos do elevador até a porta do meu AP! eheheh.

Quando eu morava em casa, os meus vizinhos só me conheciam do ombro pra cima - a única parte que conseguiam ver de fora do carro.

Apesar de passar pouco tempo em casa, não faço questão de ter contato com a vizinhança.
Responder