Painel de motos depois de acidentes marcam o que?

Categoria livre. Quer falar de qualquer coisa q não envolva 2 rodas, e tudo o q não se enquadra nas outras categorias...esse é o lugar.

jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Painel de motos depois de acidentes marcam o que?

Mensagem por jjacob »

Pessoal tenho notado que a midia tem dado uma certa importância para o que o painel de motos ou carros marcam depois de acidentes, mas isso é correto?

Em motos mais simples, com painel velocimetro e conta giro mecânicos, o que movimenta o ponteiro é um campo eletromagnetico criado por uma rodinha presa a ponta do devido cabo, e o que puxa o ponterio devolta é uma mola espiral bem fragil, então com uma porrada o ponterio pode ir para qualquer lado, e travar quando encontrar algum obstaculo como um caco de vidro ou outra peça solta ou mesmo ser amassado. Então se uma moto sofre um acidente e o velocimetro travar em 100km/h será que ela estava realmente a 100km/h?

Bem motos com sistemas digitais não faço muita ideia do que aconteceria, mas numa borrada muito forte, que consiga descascar alguns fios e colocalos em curto com outros isso poderia gerar um estado de caos e a central poderia pirar ou reconhecer uma situação de risco e se auto desligar.

Mas a pergunta é, será que esta correto dizer que uma moto ou carro estava na velocidade que o painel mostra depois do acidente?
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Também percebí que na TV estão falando de acidentes em que os painéis das motos foram recolhidos para análise. Eu acredito que seja só mais um erro, pois acho que o painel digital não deixa nenhum registro. Dependendo do painel pode ter o registro da velocidade máxima, mas isso não significa que tenha sido a velocidade no momento do acidente.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Eu ouvi falar uma vez q os painéis travam no momento do acidente...
Nao sei q dispositivo tem neles, sei q no momento do choque ele trava na velocidade em q estava..

Mas tb duvido mto disso...
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Eu já abri alguns paineis, das minhas xts 225 e da 600 por exemplo, e nenhum deles tem dispositivo que trava o ponteiro.
Menudo
Super Membro
Mensagens: 2310
Registrado em: 21 Dezembro 2005 à12 15:55

Mensagem por Menudo »

eu acho que ele trava sim com a pancada marcando a velocidade que estava no momento...
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Mas tem que sem uma pancada daquelas!! :lol:
Ja aquaplanei com o carro(gol) e bati de frente em um coqueiro, deu pt pelo seguro, mas fizemos acordo e saiu mais em conta.
O capo do carro virou um U mas o velocimetro ainda ta la marcando zero... :lol:
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Geralmente marca 20% a menos nos carros, na minha xlx o painel quebrou no ultimo tombo e abriu no meio, não vi nada de mais.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Menudo escreveu:eu acho que ele trava sim com a pancada marcando a velocidade que estava no momento...
Eu tive duas oportunidades de ver se o velocímetro trava: NÃO TRAVA!

Entrei embaixo dum caminhão com uma Saveiro sem frear, com o acelerador em WOT, da última vez que eu vi o velocímetro, estava um pouco acima dos 190km/h, e segundo o motorista do caminhão ele estava a 60 (130 de diferença, correto?). Se não travou nessa eu acho que não trava mesmo! (acho que eu não morro mais tabmbém eheheh).

Outra foi uma capotagem, também não travou.


Essa semana tá rolando na net umas fotos de um acidente com uma meia dúzia de super bikes próximo do pedágio de Nova Odessa na Anhanguera, em uma das fotos o conta-giros está em + - 10.000RPM. Eu acho que com a pancada ele foi parar lá, mas mesmo assim, 10kRPM pra uma 600RR é um pouco mais da metade do giro. Impressiona somente quem não conhece.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Juliano escreveu:
Menudo escreveu:eu acho que ele trava sim com a pancada marcando a velocidade que estava no momento...
Eu tive duas oportunidades de ver se o velocímetro trava: NÃO TRAVA!

Entrei embaixo dum caminhão com uma Saveiro sem frear, com o acelerador em WOT, da última vez que eu vi o velocímetro, estava um pouco acima dos 190km/h, e segundo o motorista do caminhão ele estava a 60 (130 de diferença, correto?). Se não travou nessa eu acho que não trava mesmo! (acho que eu não morro mais tabmbém eheheh).

Outra foi uma capotagem, também não travou.


Essa semana tá rolando na net umas fotos de um acidente com uma meia dúzia de super bikes próximo do pedágio de Nova Odessa na Anhanguera, em uma das fotos o conta-giros está em + - 10.000RPM. Eu acho que com a pancada ele foi parar lá, mas mesmo assim, 10kRPM pra uma 600RR é um pouco mais da metade do giro. Impressiona somente quem não conhece.
Como voce saiu vivo dessa saveiro???? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Como voce saiu vivo dessa saveiro???? UT UT UT UT UT

vivo nada, ta mandando email lá de cima!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

rodrigojti escreveu:
Juliano escreveu:
Menudo escreveu:eu acho que ele trava sim com a pancada marcando a velocidade que estava no momento...
Eu tive duas oportunidades de ver se o velocímetro trava: NÃO TRAVA!

Entrei embaixo dum caminhão com uma Saveiro sem frear, com o acelerador em WOT, da última vez que eu vi o velocímetro, estava um pouco acima dos 190km/h, e segundo o motorista do caminhão ele estava a 60 (130 de diferença, correto?). Se não travou nessa eu acho que não trava mesmo! (acho que eu não morro mais tabmbém eheheh).

Outra foi uma capotagem, também não travou.


Essa semana tá rolando na net umas fotos de um acidente com uma meia dúzia de super bikes próximo do pedágio de Nova Odessa na Anhanguera, em uma das fotos o conta-giros está em + - 10.000RPM. Eu acho que com a pancada ele foi parar lá, mas mesmo assim, 10kRPM pra uma 600RR é um pouco mais da metade do giro. Impressiona somente quem não conhece.
Como voce saiu vivo dessa saveiro???? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Resumindo, o motor pegou na roda traseira do caminhão e ficou inclinado pra cima, meio que formou um calço entre eu e a carroceria. Também eu não peguei bem no meio, foi mais pra direita. Amigo meu morreu por muito menos que isso, acho que não era a miha hora mesmo.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Já fazem dez anos isso, na época eu tinha 20 anos e nenhum juízo.

Uma coisa eu falo pra essa garotada nova - enquanto você está dentro do "cockpit", acelerando, fazendo maior regaço, parece que tem o controle total da situação, é "piloto". Engano seu.

Um carro (ou moto) andando acima de uns 90 ou 100km/h está no limite do descontrole, piscou vira passageiro.


Hoje eu vejo que em várias oportunidades não joguei a minha vida fora por milímetros, ou milisegundos. Isso hoje pra mim, de longe é motivo de orgulho, mas sim de vergonha, vergonha. Da minha turma daquela época, éramos 10 ou 12. Morreram 4.
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

Juliano escreveu:Um carro (ou moto) andando acima de uns 90 ou 100km/h está no limite do descontrole, piscou vira passageiro.
Aonde q eu assino?
Eu não consigo entender como q tem gente q acha q rua é lugar pra apostar corrida...
macarini
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Novembro 2004 à36 14:35

Mensagem por macarini »

Conversa fiada . Pode ser por uma obra do destino e de acordo com a colisão ocorra . Mas é besteira .
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

talvez ate exista esse tal dispositivo, mas acredito q soh em carros mais TOPS... nos paineis "comuns" dos nossos carros e motos, sendo digitais ou nao, acho q isso nao existe!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Tenho a impressão de que nos casos em que o velocímetro "trava" é por obra de algum dano no mecanismo e que impede que o ponteiro retorne.
Puro achismo meu.
:roll:
Juliano escreveu:Já fazem dez anos isso, na época eu tinha 20 anos e nenhum juízo.

Uma coisa eu falo pra essa garotada nova - enquanto você está dentro do "cockpit", acelerando, fazendo maior regaço, parece que tem o controle total da situação, é "piloto". Engano seu.

Um carro (ou moto) andando acima de uns 90 ou 100km/h está no limite do descontrole, piscou vira passageiro.


Hoje eu vejo que em várias oportunidades não joguei a minha vida fora por milímetros, ou milisegundos. Isso hoje pra mim, de longe é motivo de orgulho, mas sim de vergonha, vergonha. Da minha turma daquela época, éramos 10 ou 12. Morreram 4.

8) [-o< :1: )
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem