Painel de motos depois de acidentes marcam o que?
Painel de motos depois de acidentes marcam o que?
Pessoal tenho notado que a midia tem dado uma certa importância para o que o painel de motos ou carros marcam depois de acidentes, mas isso é correto?
Em motos mais simples, com painel velocimetro e conta giro mecânicos, o que movimenta o ponteiro é um campo eletromagnetico criado por uma rodinha presa a ponta do devido cabo, e o que puxa o ponterio devolta é uma mola espiral bem fragil, então com uma porrada o ponterio pode ir para qualquer lado, e travar quando encontrar algum obstaculo como um caco de vidro ou outra peça solta ou mesmo ser amassado. Então se uma moto sofre um acidente e o velocimetro travar em 100km/h será que ela estava realmente a 100km/h?
Bem motos com sistemas digitais não faço muita ideia do que aconteceria, mas numa borrada muito forte, que consiga descascar alguns fios e colocalos em curto com outros isso poderia gerar um estado de caos e a central poderia pirar ou reconhecer uma situação de risco e se auto desligar.
Mas a pergunta é, será que esta correto dizer que uma moto ou carro estava na velocidade que o painel mostra depois do acidente?
Em motos mais simples, com painel velocimetro e conta giro mecânicos, o que movimenta o ponteiro é um campo eletromagnetico criado por uma rodinha presa a ponta do devido cabo, e o que puxa o ponterio devolta é uma mola espiral bem fragil, então com uma porrada o ponterio pode ir para qualquer lado, e travar quando encontrar algum obstaculo como um caco de vidro ou outra peça solta ou mesmo ser amassado. Então se uma moto sofre um acidente e o velocimetro travar em 100km/h será que ela estava realmente a 100km/h?
Bem motos com sistemas digitais não faço muita ideia do que aconteceria, mas numa borrada muito forte, que consiga descascar alguns fios e colocalos em curto com outros isso poderia gerar um estado de caos e a central poderia pirar ou reconhecer uma situação de risco e se auto desligar.
Mas a pergunta é, será que esta correto dizer que uma moto ou carro estava na velocidade que o painel mostra depois do acidente?
Também percebí que na TV estão falando de acidentes em que os painéis das motos foram recolhidos para análise. Eu acredito que seja só mais um erro, pois acho que o painel digital não deixa nenhum registro. Dependendo do painel pode ter o registro da velocidade máxima, mas isso não significa que tenha sido a velocidade no momento do acidente.
-
- Membro
- Mensagens: 252
- Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57
Eu tive duas oportunidades de ver se o velocímetro trava: NÃO TRAVA!Menudo escreveu:eu acho que ele trava sim com a pancada marcando a velocidade que estava no momento...
Entrei embaixo dum caminhão com uma Saveiro sem frear, com o acelerador em WOT, da última vez que eu vi o velocímetro, estava um pouco acima dos 190km/h, e segundo o motorista do caminhão ele estava a 60 (130 de diferença, correto?). Se não travou nessa eu acho que não trava mesmo! (acho que eu não morro mais tabmbém eheheh).
Outra foi uma capotagem, também não travou.
Essa semana tá rolando na net umas fotos de um acidente com uma meia dúzia de super bikes próximo do pedágio de Nova Odessa na Anhanguera, em uma das fotos o conta-giros está em + - 10.000RPM. Eu acho que com a pancada ele foi parar lá, mas mesmo assim, 10kRPM pra uma 600RR é um pouco mais da metade do giro. Impressiona somente quem não conhece.
-
- Membro
- Mensagens: 252
- Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57
Como voce saiu vivo dessa saveiro???? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:Juliano escreveu:Eu tive duas oportunidades de ver se o velocímetro trava: NÃO TRAVA!Menudo escreveu:eu acho que ele trava sim com a pancada marcando a velocidade que estava no momento...
Entrei embaixo dum caminhão com uma Saveiro sem frear, com o acelerador em WOT, da última vez que eu vi o velocímetro, estava um pouco acima dos 190km/h, e segundo o motorista do caminhão ele estava a 60 (130 de diferença, correto?). Se não travou nessa eu acho que não trava mesmo! (acho que eu não morro mais tabmbém eheheh).
Outra foi uma capotagem, também não travou.
Essa semana tá rolando na net umas fotos de um acidente com uma meia dúzia de super bikes próximo do pedágio de Nova Odessa na Anhanguera, em uma das fotos o conta-giros está em + - 10.000RPM. Eu acho que com a pancada ele foi parar lá, mas mesmo assim, 10kRPM pra uma 600RR é um pouco mais da metade do giro. Impressiona somente quem não conhece.
Resumindo, o motor pegou na roda traseira do caminhão e ficou inclinado pra cima, meio que formou um calço entre eu e a carroceria. Também eu não peguei bem no meio, foi mais pra direita. Amigo meu morreu por muito menos que isso, acho que não era a miha hora mesmo.rodrigojti escreveu:Como voce saiu vivo dessa saveiro???? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:Juliano escreveu:Eu tive duas oportunidades de ver se o velocímetro trava: NÃO TRAVA!Menudo escreveu:eu acho que ele trava sim com a pancada marcando a velocidade que estava no momento...
Entrei embaixo dum caminhão com uma Saveiro sem frear, com o acelerador em WOT, da última vez que eu vi o velocímetro, estava um pouco acima dos 190km/h, e segundo o motorista do caminhão ele estava a 60 (130 de diferença, correto?). Se não travou nessa eu acho que não trava mesmo! (acho que eu não morro mais tabmbém eheheh).
Outra foi uma capotagem, também não travou.
Essa semana tá rolando na net umas fotos de um acidente com uma meia dúzia de super bikes próximo do pedágio de Nova Odessa na Anhanguera, em uma das fotos o conta-giros está em + - 10.000RPM. Eu acho que com a pancada ele foi parar lá, mas mesmo assim, 10kRPM pra uma 600RR é um pouco mais da metade do giro. Impressiona somente quem não conhece.
Já fazem dez anos isso, na época eu tinha 20 anos e nenhum juízo.
Uma coisa eu falo pra essa garotada nova - enquanto você está dentro do "cockpit", acelerando, fazendo maior regaço, parece que tem o controle total da situação, é "piloto". Engano seu.
Um carro (ou moto) andando acima de uns 90 ou 100km/h está no limite do descontrole, piscou vira passageiro.
Hoje eu vejo que em várias oportunidades não joguei a minha vida fora por milímetros, ou milisegundos. Isso hoje pra mim, de longe é motivo de orgulho, mas sim de vergonha, vergonha. Da minha turma daquela época, éramos 10 ou 12. Morreram 4.
Uma coisa eu falo pra essa garotada nova - enquanto você está dentro do "cockpit", acelerando, fazendo maior regaço, parece que tem o controle total da situação, é "piloto". Engano seu.
Um carro (ou moto) andando acima de uns 90 ou 100km/h está no limite do descontrole, piscou vira passageiro.
Hoje eu vejo que em várias oportunidades não joguei a minha vida fora por milímetros, ou milisegundos. Isso hoje pra mim, de longe é motivo de orgulho, mas sim de vergonha, vergonha. Da minha turma daquela época, éramos 10 ou 12. Morreram 4.
-
- Membro
- Mensagens: 842
- Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30
Tenho a impressão de que nos casos em que o velocímetro "trava" é por obra de algum dano no mecanismo e que impede que o ponteiro retorne.
Puro achismo meu.
:roll:
8) [-o< :1: )
Puro achismo meu.
:roll:
Juliano escreveu:Já fazem dez anos isso, na época eu tinha 20 anos e nenhum juízo.
Uma coisa eu falo pra essa garotada nova - enquanto você está dentro do "cockpit", acelerando, fazendo maior regaço, parece que tem o controle total da situação, é "piloto". Engano seu.
Um carro (ou moto) andando acima de uns 90 ou 100km/h está no limite do descontrole, piscou vira passageiro.
Hoje eu vejo que em várias oportunidades não joguei a minha vida fora por milímetros, ou milisegundos. Isso hoje pra mim, de longe é motivo de orgulho, mas sim de vergonha, vergonha. Da minha turma daquela época, éramos 10 ou 12. Morreram 4.
8) [-o< :1: )
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 20 Respostas
- 7105 Exibições
-
Última mensagem por otavio augusto
-
- 12 Respostas
- 1130 Exibições
-
Última mensagem por andrext
-
- 8 Respostas
- 843 Exibições
-
Última mensagem por omadruga
-
- 3 Respostas
- 573 Exibições
-
Última mensagem por Gustavo/PR
-
- 2 Respostas
- 1262 Exibições
-
Última mensagem por joaogabriel