Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Vou trocar a minha que ta ruim..........tenho a opção de pegar uma tampa CV4, de 1,6BAR de pressão na mola, ou uma com 2BAR de pressão.
Qual é melhor?
Eu entendo que a de 2BAR deve ser mais dificil de deixar a moto fever, mas isso deve ter algo de contra em relação a refrigeração, caso contrario não seria fabricado a de 1,6BAR.
OBS = Tenho medo de comprar uma de 2BAR e algum dia que eu tiver fazendo uma trilhinha, o sistema de refrigeração, trabalahndo sobre pessão grande, sei la, explodir ou coisa do tipo
Alguem me ajuda?
Valew
Qual é melhor?
Eu entendo que a de 2BAR deve ser mais dificil de deixar a moto fever, mas isso deve ter algo de contra em relação a refrigeração, caso contrario não seria fabricado a de 1,6BAR.
OBS = Tenho medo de comprar uma de 2BAR e algum dia que eu tiver fazendo uma trilhinha, o sistema de refrigeração, trabalahndo sobre pessão grande, sei la, explodir ou coisa do tipo
Alguem me ajuda?
Valew
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Leo mecânico:
Sua tampa está ruim provavelmente por desgaste da borracha. Sabia que dá para tirar as borrachas de lá e fazer outras de câmara de ar? (Putz que gambiarra você pensou...) Ok. não tem problema. Dá para testar e se não gostou depois trocar a tampa. Já fiz e funcionou legal.
Leo engenheiro.
Em termodinâmica estudamos esses processos. Temos que usar milhares de fórmulas, tabelas, e colas (ops.) Tenho isso guardado aqui nem sabia para que. Agora vou usar...
Para simplificar retirei os dados abaixo da tabela de (ARGH!) "vapor de água saturado" pg 481 do fundamentos de termodinâmica clássica (odiava isso)
Tampa temperatura de ebulição da agua pura ao nível do mar.
aberto 100ºC
0,9bar 118ºC
1.1bar 121ºC
1.3bar 124ºC
1.5bar 127ºC
1.6bar 128ºC (45% mais pressão que a de 1.1bar!)
1.7bar 129ºC
2.0bar 133ºC
Considerações:
Valores para o nível do mar. Em altitude a pressão atmosférica é menor e a temperatura de ebulição diminui. Por exemplo a 1000m (BH?) temos -0,125bar e -3ºC de temperatura aproximadamente.
Com o aumento da altitude e diminuição da densidade do ar, diminui não só a temperatura de ebulição mas também a capacidade dos corpos trocarem calor com o ar.
Com o uso do aditivo de radiador podemos aumentar esses valores em até 10ºC dependendo da concentração de aditivo. A um tempo atrás fiz um gráfico de temperatura x concentração de aditivo. Está no meu site.
A pressão atmosférica é 1bar. Se tivermos uma tampa de 1 bar teremos 2bar de pressão absoluta dentro do radiador. (A pressão a qual a água está submetida) e 1Bar de pressão manométrica no radiador (a pressão a qual o radiador e a tampa devem resistir para não vazar).
Aproximadamente 1bar = 1atm = 1kgf/cm²
Pmanométrica = P da tampa
Pabsoluta = P da tampa + P atmosférica
A KTM tem tampas de 1.4bar e 1.5bar e a nova BMW se não me engano é 2.2bar!
Sua tampa está ruim provavelmente por desgaste da borracha. Sabia que dá para tirar as borrachas de lá e fazer outras de câmara de ar? (Putz que gambiarra você pensou...) Ok. não tem problema. Dá para testar e se não gostou depois trocar a tampa. Já fiz e funcionou legal.
Leo engenheiro.
Em termodinâmica estudamos esses processos. Temos que usar milhares de fórmulas, tabelas, e colas (ops.) Tenho isso guardado aqui nem sabia para que. Agora vou usar...
Para simplificar retirei os dados abaixo da tabela de (ARGH!) "vapor de água saturado" pg 481 do fundamentos de termodinâmica clássica (odiava isso)
Tampa temperatura de ebulição da agua pura ao nível do mar.
aberto 100ºC
0,9bar 118ºC
1.1bar 121ºC
1.3bar 124ºC
1.5bar 127ºC
1.6bar 128ºC (45% mais pressão que a de 1.1bar!)
1.7bar 129ºC
2.0bar 133ºC
Considerações:
Valores para o nível do mar. Em altitude a pressão atmosférica é menor e a temperatura de ebulição diminui. Por exemplo a 1000m (BH?) temos -0,125bar e -3ºC de temperatura aproximadamente.
Com o aumento da altitude e diminuição da densidade do ar, diminui não só a temperatura de ebulição mas também a capacidade dos corpos trocarem calor com o ar.
Com o uso do aditivo de radiador podemos aumentar esses valores em até 10ºC dependendo da concentração de aditivo. A um tempo atrás fiz um gráfico de temperatura x concentração de aditivo. Está no meu site.
A pressão atmosférica é 1bar. Se tivermos uma tampa de 1 bar teremos 2bar de pressão absoluta dentro do radiador. (A pressão a qual a água está submetida) e 1Bar de pressão manométrica no radiador (a pressão a qual o radiador e a tampa devem resistir para não vazar).
Aproximadamente 1bar = 1atm = 1kgf/cm²
Pmanométrica = P da tampa
Pabsoluta = P da tampa + P atmosférica
A KTM tem tampas de 1.4bar e 1.5bar e a nova BMW se não me engano é 2.2bar!
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Caraio
Vixi, realmente vc esta certo.............o Manual termo-tecnico tbm eh velho companheiro meu, nunca tinha pensado nisso.........vc eh "o" cara!
Sobre a gambi, nao vai rolar, tentei dar mais pressao aumentando o material na borda da tampa (desdobrei ele um pouco, deixando ela mais dura pra fechar) porem nao obtive o resultado esperado rsrsrs
Man, valew..............vou meter uma de 2Bar memo!
Fecho!!!
Vixi, realmente vc esta certo.............o Manual termo-tecnico tbm eh velho companheiro meu, nunca tinha pensado nisso.........vc eh "o" cara!
Sobre a gambi, nao vai rolar, tentei dar mais pressao aumentando o material na borda da tampa (desdobrei ele um pouco, deixando ela mais dura pra fechar) porem nao obtive o resultado esperado rsrsrs
Man, valew..............vou meter uma de 2Bar memo!
Fecho!!!
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:
A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........
A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........
hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6
A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........
A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........
hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Isso pq eu fui sincero em dizer que num manjo do assunto!rsrsrsrsrsrsrs
Leo, conclui ai teu post pros leigos.
Mano, num sei nem tabuada decor.
Quais as diferenças, pq as top bikes usam tampas com pressão maior, etc e tal.
Valeu.
bessa27 escreveu:Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:
A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........
A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........
hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6
Leo, conclui ai teu post pros leigos.
Mano, num sei nem tabuada decor.
Quais as diferenças, pq as top bikes usam tampas com pressão maior, etc e tal.
Valeu.
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
A 1.6 ferveria antes da 2.0, mas depois da original 1.1.Elton escreveu:ué nao entendi, a 1,6 nao ferveria depois? (claro quando ela ferver ja vai ta quente demais mas ferve depois)bessa27 escreveu:Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:
A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........
A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........
hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Não tinha concluido por que é questão de opinião... A SUA conclusão vale muito mais que a minha.
Com a de 1.6Bar (21lbs/pol²) você terá 45% a mais de pressão no radiador o que já deve estar próximo do limite de segurança que a fábrica pensou para evitar vazamentos (retentor da bomba dágua). Entretanto o ganho é de somente 7ºC. Sinceramente? Acho que 7ºC não vão fazer diferença quase nenhuma mas 0.5Bar (7lbs/pol²; 45%) é muito.
Coloca um pouco mais de aditivo de radiador (máx 60%) que terá o mesmo efeito e muito mais US$ para gastar com gasolina e pneu que é o que importa.
A original é de 1.1Bar (14 lbs/pol²)
Com a de 1.6Bar (21lbs/pol²) você terá 45% a mais de pressão no radiador o que já deve estar próximo do limite de segurança que a fábrica pensou para evitar vazamentos (retentor da bomba dágua). Entretanto o ganho é de somente 7ºC. Sinceramente? Acho que 7ºC não vão fazer diferença quase nenhuma mas 0.5Bar (7lbs/pol²; 45%) é muito.
Coloca um pouco mais de aditivo de radiador (máx 60%) que terá o mesmo efeito e muito mais US$ para gastar com gasolina e pneu que é o que importa.
A original é de 1.1Bar (14 lbs/pol²)
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
bessa27 escreveu:Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:
A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........
A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........
hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6
A temperatura no bloco do motor é na casa dos 300 e poucos graus
O problema é que vapor não troca temperatura, pois a densidade é muito menor que do líquido. Ou seja, mesmo acima dos 100 oC, se a água + glicol se manterem no estado líquido, a eficiência pra roubar temperatura do motor é praticamente a mesma. O maior problema que eu vejo, como o Cascao citou, é o selo da bomba aguentar tal pressão.
Ale Primo, vai ver que nas bikes mais Top, além de trocar a tampa, os caras também substituem selo + junta da bomba d'água
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
ale primo escreveu:Isso pq eu fui sincero em dizer que num manjo do assunto!rsrsrsrsrsrsrs
bessa27 escreveu:Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:
A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........
A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........
hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6
Leo, conclui ai teu post pros leigos.
Mano, num sei nem tabuada decor.
Quais as diferenças, pq as top bikes usam tampas com pressão maior, etc e tal.
Valeu.
Ale, top bikes não estão preocupados com durabilidade além de uma corrida, o importante alí é chegar no final da corrida mesmo que arrisque fritar o motor, agora se ele usase 1 bar, talvez a moto jogasse agua fora e ai sim seria certeza de ter que parar, ou então perder o motor.
Eu manteria a pressão original que é muito mais seguro para o motor, ferveu eu paro e garanto que o motor não vai trabalhar acima da temperatura adequada.
Com 2 bar vou continuar acelerando um motor que está acima do recomendado, consequentemente gerando um desgaste muito maior.
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Olha essa foto da moto do Vilopotto.
Tampa de 1.8
Lacre segurando a danada.
Clip segurando a mangueira.
E o radiador, ao invés de emendas prensadas como os de série, tem elas soldadas!!!!!!
Vivendo e aprendendo.
Tampa com pressão original e ponto final.
Tampa de 1.8
Lacre segurando a danada.
Clip segurando a mangueira.
E o radiador, ao invés de emendas prensadas como os de série, tem elas soldadas!!!!!!
Vivendo e aprendendo.
Tampa com pressão original e ponto final.
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Nas motos de corrida, o regulamento exige que as tampas, e bujôes de todos os líquidos sejam travados com esse arame. Além disso os drenos (carburador, radiador, motor etc) tem que ir para um pequeno reservatório. Não pode ser aberto para o chão. Essa exigência é oriunda das motos de pista onde qualquer vazamento pode jogar alguém para fora de uma curva. No MX nunca tinha visto mas a julgar pela foto é obrigatório também...
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- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Cara, interessante esse tópico!
Concluímos q os caras "reforçam" bem as motocas de competição. E não dá pra simplesmente imitá-los.
Essa foto diz tudo.
Concluímos q os caras "reforçam" bem as motocas de competição. E não dá pra simplesmente imitá-los.
Essa foto diz tudo.
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- Membro
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- Registrado em: 18 Janeiro 2018 à54 15:03
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
SE EU COLOCAR UMA TAMPA DE 1.3BAR TEM PERIGO DE DANIFICAR O MOTOR? POR MAIS QUE A DIFERENÇA SEJA MINIMA SE NAO PREJUDICAR O MOTOR JA AJUDA UM POUCO A NAO FERVER EM TRILHA, JUNTO A UM BOM ADITIVO.
Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?
Bom dia! Pode colocar sim, sem medo.
Se não me engano o pessoal colocava a tampa do radiador da Towner, aquela perua. Deve ser 1,5BAR. Tem de várias pressões, de 0,9 à 1,8BAR se não me engano.
Se não me engano o pessoal colocava a tampa do radiador da Towner, aquela perua. Deve ser 1,5BAR. Tem de várias pressões, de 0,9 à 1,8BAR se não me engano.
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