Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por Ivan Luiz »

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/h8VTExdaIF4&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/h8VTExdaIF4&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/youtube]
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por lagatixa »

Que coisa bonita de se ver! Pena que entendi pouca coisa da narração.
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por Valentin »

Muito legal... da um trabalhão né?
Que gosta de motos e mecanica tem que assistir o filme "A Indiam mais rapida do mundo" muito legal tb
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por Ricardo »

Valentin escreveu:Muito legal... da um trabalhão né?
Que gosta de motos e mecanica tem que assistir o filme "A Indiam mais rapida do mundo" muito legal tb

Puts podescrer que trabalhão...

E repara quanto leite vai fora no processo rindo2:: paia::
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por guiaracar »

show de post!
penna
Membro
Mensagens: 436
Registrado em: 21 Janeiro 2006 à41 18:16

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por penna »

muuuito da hora mesmo
show de bola
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por NESTOR/RS »

Um show a parte!! aplauso::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por Juliano »

Só pra constar galera, esse é um pistão FORJADO!

Entre 1:25 e 2:00 vocês podem notar que o operador pega o pedaço de alumínio que foi cortado e aquecido e coloca numa prensa.

Essa prensa vai comprimir a peça de alumínio. Dessa forma, vai dar uma primeira moldada no pistão, formando a saia e comprimindo as moléculas, deixando a peça mais densa.

Ou seja, vai deixar o alumínio mais "concentrado", mais "duro", porém sem perder as características do material.



Se fosse um pistão fundido, o alumínio seria injetado num molde parecido com o pistão.






Ricardo Skolaude escreveu: E repara quanto leite vai fora no processo rindo2:: paia::


Ricardo Skolaude, como eu sei que você está falando sério, mas colocou uns smiles pra disfarçar (huaauhuahuhauhauha!), eu vou te explicar: aquele negócio branco não é leite, é "óleo solúvel", uma substância utilizada em máquinas operatrizes para lubrificar e refrigerar a ferramenta de corte. joia:::
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por Fernando PF »

muito bom o vídeo.. para alguns motores que monto eu fabrico aqui uns pistões, porém ainda não consegui uma liga adequada com boa resistência e pouca dilatação, consigo fazer um pístão extremamente resistente, muito mesmo, acima de muita liga forjada que existe, porém a dilatação já me causou muita quebra de cilindro, teve pístão que aguentou 3 quebras..
Imagem

Agora consegui acertar a folga correta e geralmente coloco uma camisa mais grossa e abro o alojamento do bloco, encaixando o cilindro sem folga, assim consegui eliminar as quebras.. Semana passada montei uma twister com 300cc e 14:1 de taxa.. roda na rua e uma cg150 (224cc) com pistão 70mm, pino original e dois anéis.. taxa de 12.6:1.. ambas quase grudaram por causa da dilatação excessiva do pistão, apesar da folga estar boa.. coloquei 100ml de militec em cada motor e pronto.. por incrível que pareça resolveu.

Como o Juliano explicou, este é um processo de forjamento, depois vai para a usinagem, no caso de algumas indústrias nacionais, nota-se que o pistão é todo usinado internamente, pela dificuldade e demanda destas empresas em forjar no formato estabelecido, então vale mais a pena pegar um material com resistência equivalente ou superior e eliminar o processo da forja, paga-se mais na matéria prima porém não ocorre investimento em ferramentas de forja, quem acaba pagando é o consumidor final, mas já são pistões para aplicações mais específicas com baixa demanda de produção.
Sergio UTI
Membro
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Julho 2007 à35 15:02

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por Sergio UTI »

Essa prensa vai comprimir a peça de alumínio. Dessa forma, vai dar uma primeira moldada no pistão, formando a saia e comprimindo as moléculas, deixando a peça mais densa.

Ou seja, vai deixar o alumínio mais "concentrado", mais "duro", porém sem perder as características do material.

Desculpe te corrigir Juliano, porém não existe esse negócio de comprimir as moléculas, muito menos deixar o material mais denso, a redução de volume nesse tipo de processo é desprezível.

Na verdade em um forjamento, laminação, extrusão, trefilação (todos esses processos de fabricação mecânica) onde há uma deformação permanente do metal, ou seja além do limite elástico do material, ocorre um fenômeno denominado encruamento, que nada mais é do que um achatamento dos grãos, que são formados pelos reticulados cristalinos.
Na figura abaixo podemos ver esses grãos(não deformados) porém em um material diferente.
Imagem
Portanto o encruamento é um recurso muito utilizado para aumentar a resistencia de um material, porém quando se utiliza calor, forjamento a quente, o encruamento é menor ou nulo dependendo da temperatura e do material, diferentemente do forjamento à frio que aumenta a dureza e também a fragilidade.
No vídeo é mostrado um tratamento térmico, que pode ser desde um recozimento até um alívio de tensões. Se for um recozimento, ocorre uma recristalização do metal onde são formados novos grãos devolvendo a caracteristica original do material (de quando ele foi fundido pela primeira vez).

Espero ter sido claro abraços à todos.






[
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por Juliano »

Molécula realmente não se comprime, o que eu quiz dizer foi aproximá-las. Se aproximar as moléculas, reduzindo os espaços entre elas, mais moléculas ocupam o mesmo espaço, mesmo que seja 0,00000001%, aumentou a densidade.

Aquelas peças que ele mergulha no balde ali ao lado, creio eu que sejam peças à serem descartadas, pois se der um choque térmico daquele no alumínio, o coitado não aguenta, bem diferente do aço.

Eu fiz um trabalho numa injetora de alumínio, o alumínio é injetado no molde sob pressão e depois comprimido por um dispositivo, justamente pra aumentar a densidade e deixar o alumínio mais resistente, pelo menos foi o que os japas da Toyota me explicaram.

As peças que eram automaticamente descartadas por defeito passavam num líquido para refrigerar, pois o alumínio quente não muda de cor em relação ao frio, então eles refrigeram a peça pra evitar acidentes.


A foto postada acima mostra a superfície do aço, que sofre um redirecionamento das moléculas causando tensão no material quando o mesmo é tensionado na região plástica, o que o deixa quebradiço, sem condições de trabalho com ferramentas. Daí é necessário um processo de aquecimento bem lento, chamado "recozimento" para que as moléculas fiquem saltitando felizes da vida e se realinhem, deixando o material bem maleável (mole). Se forjar o aço, tem que dar um recozimento também.

Eu fiz uma alteração de software em 20 fornos de recozimento de bobinas de aço na Cosipa, em Cubatão. Esses fornos justamente aquecem de forma bem lenta aquelas mega-bobinas de aço que a gente vê em cima dos caminhões na estrada (cada forno leva 6 ~ 8 bobinas). Coisa de doido, acho que um dos lugares mais doidos que eu já vi dentro de uma siderúrgica. Os caras usam Hidrogênio à mais de 700 oC!!!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Video mostrando a fabricação de um pistão. Interessante.

Mensagem por ale primo »

Acho legal ver essas coisas que com toda a modernidade disponivel possui sua complexidade, e imaginar como era feito bem artesanalmente nos antigamente.

Lembrando que minha vocação e formação acadêmica é na área de humanas.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem