trocar o pistão ou fazer uma nova bucha (motor 293cc)
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trocar o pistão ou fazer uma nova bucha (motor 293cc)
Briefing:
Moto: tornado 293 - (retifica paulista)
Bura: xlx350
Consumo: 7.5 km/L
O problema, ela começou com um barulinho que parecia batida de valvula... mas um ouvido mais afinado me cantou a bola. "Esse barulho é no pino do pistão, ele provavelmente esta gasto"
Abri o motor, e realmente, o pino estava com um joguinho, não exatamente no pino, mas nas buchas. Mandei então fazer duas buchas novas, quando fui montar junto com mecanico, a maledita da folga continuava igual. Pegamos o pistão, levamos até o oficina que estava fazendo as buchas, medimos tudo e la vem o mecanico com cara de quem comeu e não gostou me trasendo a má noticia.
Oque esta gasto é o pistão e não o pino ou as buchas!
Para mim não trocar o pistão, a solução encontrada até agora foi fazer buchas de ferro com outra medida, mas não sabemos por quanto tempo ela vai aguentar o tranco!
obs: Eu digo buchas de ferro, pois as outras buchas são feitas de pinos picados. E eu não tenho nem idéia de qual material é esse dos pinos.
Alguem sabe se essa é realmente a melhor solução?
sarva eu galera... a coisa ta preta!
Moto: tornado 293 - (retifica paulista)
Bura: xlx350
Consumo: 7.5 km/L
O problema, ela começou com um barulinho que parecia batida de valvula... mas um ouvido mais afinado me cantou a bola. "Esse barulho é no pino do pistão, ele provavelmente esta gasto"
Abri o motor, e realmente, o pino estava com um joguinho, não exatamente no pino, mas nas buchas. Mandei então fazer duas buchas novas, quando fui montar junto com mecanico, a maledita da folga continuava igual. Pegamos o pistão, levamos até o oficina que estava fazendo as buchas, medimos tudo e la vem o mecanico com cara de quem comeu e não gostou me trasendo a má noticia.
Oque esta gasto é o pistão e não o pino ou as buchas!
Para mim não trocar o pistão, a solução encontrada até agora foi fazer buchas de ferro com outra medida, mas não sabemos por quanto tempo ela vai aguentar o tranco!
obs: Eu digo buchas de ferro, pois as outras buchas são feitas de pinos picados. E eu não tenho nem idéia de qual material é esse dos pinos.
Alguem sabe se essa é realmente a melhor solução?
sarva eu galera... a coisa ta preta!
Editado pela última vez por Gustavo/PR em 06 Setembro 2005 à09 20:42, em um total de 1 vez.
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Hey Tops, esse kit esta instalado na moto desde dezembro último... se não erro na conta, são 10 meses.... andando 4 vezes por semana, 4x10 = 40 trilhas
Acho que você tem razão, com buchas feitas com material de menor dureza eu não perderia o pistão... assim eu trocaria novamente as buchas e não o pistão... ORA POIS
Agora, a pergunta que não quer calar! Quanto tempo essas buchas aguentariam?
Ninguem mais?
Acho que você tem razão, com buchas feitas com material de menor dureza eu não perderia o pistão... assim eu trocaria novamente as buchas e não o pistão... ORA POIS
Agora, a pergunta que não quer calar! Quanto tempo essas buchas aguentariam?
Ninguem mais?
cara... na minha mão meu kit já tem + d 10 meses, comprei ele com uns 3 meses de uso, entao de uso ela já tá passando dos 13... mas eu n reparei barulho ainda, e nem meu prep. nem os amigos de trilha ainda n falaram nada...
se bem q minha moto tem uma barulheira loca de comando, será q aq num tem ouvido mais afinado ??? rs*
Mas esse lance ai eu pensei exatamente como vc, fazendo umas buchas mais macias, qdo desse barulho de novo vc trocaria novamente as buchas....
Mas cade os doutores da coisa ??? Lagartixa, fernando PF, Crosschona, fabricio, predador, e o resto da galera.... cade os homi ????
se bem q minha moto tem uma barulheira loca de comando, será q aq num tem ouvido mais afinado ??? rs*
Mas esse lance ai eu pensei exatamente como vc, fazendo umas buchas mais macias, qdo desse barulho de novo vc trocaria novamente as buchas....
Mas cade os doutores da coisa ??? Lagartixa, fernando PF, Crosschona, fabricio, predador, e o resto da galera.... cade os homi ????
Mas nesses 13 meses de uso tu só usou umas 4 vezes! :lol: :lol: Todo santo dia tu fica aí chorando, que sua mulher num deixa vc andar, que sua hemorróida tá doendo, etc, etc! :lol:TopsMan escreveu:cara... na minha mão meu kit já tem + d 10 meses, comprei ele com uns 3 meses de uso, entao de uso ela já tá passando dos 13... mas eu n reparei barulho ainda, e nem meu prep. nem os amigos de trilha ainda n falaram nada...
se bem q minha moto tem uma barulheira loca de comando, será q aq num tem ouvido mais afinado ??? rs*
Mas esse lance ai eu pensei exatamente como vc, fazendo umas buchas mais macias, qdo desse barulho de novo vc trocaria novamente as buchas....
Mas cade os doutores da coisa ??? Lagartixa, fernando PF, Crosschona, fabricio, predador, e o resto da galera.... cade os homi ????
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cara vou ser muito sincero com vc...... eu fiz esse serviço em uma outra twister minha e não guentou, com mil e poucos km rodados ela começou a fazer o barulho e aumentar cada vez mais, podendo até levar a quebra por causa das benditas buchas,no caso das de aço.
por outro lado se conseguir embuchar o pistão de alumínio no caso, tem que ser de ótima qualidade e reforçada, ou seja, com uns 3 a 4mm de parede, já que as de aço feitas no pino de pistão fragilizam o pino e são fininhas. Se conseguir fazer um bom trabalho no pistão encontrará dificuldades em fazer nova ranhura da trava do pino, se quiser bem feito tem que fazer tudo novo, mas acho que o pistão será fragilizado com o aumento do diametro para a nova bucha...
Agora vai do risco que vc quer correr.... eu hj trocaria o pistão.... faz-se uma vez só com garantia e sem riscos...
é minha opinião... não é regra..
Abraços.
por outro lado se conseguir embuchar o pistão de alumínio no caso, tem que ser de ótima qualidade e reforçada, ou seja, com uns 3 a 4mm de parede, já que as de aço feitas no pino de pistão fragilizam o pino e são fininhas. Se conseguir fazer um bom trabalho no pistão encontrará dificuldades em fazer nova ranhura da trava do pino, se quiser bem feito tem que fazer tudo novo, mas acho que o pistão será fragilizado com o aumento do diametro para a nova bucha...
Agora vai do risco que vc quer correr.... eu hj trocaria o pistão.... faz-se uma vez só com garantia e sem riscos...
é minha opinião... não é regra..
Abraços.
Pra falar a verdade...até agora eu não entendi o q ocorreu??? :mrgreen:
O q gastou foi o pistão??? E onde??? No encaixe do pino???
Essas buchas q vc se refere...são as travas???
Sicarelli....se sim....a melhor opção será vc escalonar o pino...ou seja...vc terá q abrir o diâmetro do encaixe do pino...e mandar fazer um pino com diâmetro maior...
Os riscos???
Foram esses informados pelo Fernando..
Qual o tamanho dessa folga???
O q gastou foi o pistão??? E onde??? No encaixe do pino???
Essas buchas q vc se refere...são as travas???
Sicarelli....se sim....a melhor opção será vc escalonar o pino...ou seja...vc terá q abrir o diâmetro do encaixe do pino...e mandar fazer um pino com diâmetro maior...
Os riscos???
Foram esses informados pelo Fernando..
Qual o tamanho dessa folga???
Ae bichete.... viu q eu n coloquei teu nome !!! adivinha pq ??? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:GELOUS escreveu:Mas nesses 13 meses de uso tu só usou umas 4 vezes! :lol: :lol: Todo santo dia tu fica aí chorando, que sua mulher num deixa vc andar, que sua hemorróida tá doendo, etc, etc! :lol:TopsMan escreveu:
Mas cade os doutores da coisa ??? Lagartixa, fernando PF, Crosschona, fabricio, predador, e o resto da galera.... cade os homi ????
Mas o cicarelli.... titiu fabricio deu uma ideia melhor mesmo, aumentar o diametro do pino (putz... como fomos burros nessa, heim ???... kakakakakrs*rs*)
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Aí é q entra o pino escalonado...Siquinelli escreveu:Fabrício,mas brother... se eu aumentar o diametro do pino? como ele vai passar pela biela?Sicarelli....se sim....a melhor opção será vc escalonar o pino...ou seja...vc terá q abrir o diâmetro do encaixe do pino...e mandar fazer um pino com diâmetro maior...
Falei "M"? :roll: :roll:
O centro do pino continua com o mesmo diâmetro...só os cantos é q ficam com diâmetro maior....
Agora vem a pergunta:
- E como o pino vai passar???
Aí é q está o segredo da coisa...
De um lado o pino fica com uma "bucha"...sacou???
Um bom torneiro faz um pino blzinha...
Fabrício escreveu:Aí é q entra o pino escalonado...Siquinelli escreveu:Fabrício,mas brother... se eu aumentar o diametro do pino? como ele vai passar pela biela?Sicarelli....se sim....a melhor opção será vc escalonar o pino...ou seja...vc terá q abrir o diâmetro do encaixe do pino...e mandar fazer um pino com diâmetro maior...
Falei "M"? :roll: :roll:
O centro do pino continua com o mesmo diâmetro...só os cantos é q ficam com diâmetro maior....
Agora vem a pergunta:
- E como o pino vai passar???
Aí é q está o segredo da coisa...
De um lado o pino fica com uma "bucha"...sacou???
Um bom torneiro faz um pino blzinha...
INTERESSANTE A ENGENHARIA DA COISA.... :shock:
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VÉIO EU TO DIGITANDO igual o k ajuru, to bebado que só a peste.......''
mas vou falar o que aconteceu, eu fiz uma bucha, demorei pra ler o que voces postaram e mandei fazer de qualquer jeito........
o barulho sumiu..... ficou file de mais......
só nao sei por quanto tempo..... hoje é 7 setembro, daata facil, vou marcar..... e ver quanto temmpo esa "M" dura....
boa noite [ra vocês
( eudemorei mais de 20 minutos pra digitar isso ) pode kajuru? que coisa heiin!!!!!
mas vou falar o que aconteceu, eu fiz uma bucha, demorei pra ler o que voces postaram e mandei fazer de qualquer jeito........
o barulho sumiu..... ficou file de mais......
só nao sei por quanto tempo..... hoje é 7 setembro, daata facil, vou marcar..... e ver quanto temmpo esa "M" dura....
boa noite [ra vocês
( eudemorei mais de 20 minutos pra digitar isso ) pode kajuru? que coisa heiin!!!!!
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bom.. demorei para postar mas tá valendo para quem quiser fazer tb
O jeito mesmo então é fazer que nem o fabrício falou, mas é arriscado e foi o que eu fiz uma vez... sabe como é, pode dar certo por um bom tempo ou não.. já vi vários motores quebrarem ou folgarem por causa disso e tb tem muitos assim que até hj estão beleza...
se seu pino for de 17mm, pegue um pino de pistão de carro que tem 18 e diminua seu diâmetro até acertar a folga correta, assim vc não teria que fabricar um pino e se incomodar com a resistencia dele.
Faça o pino e a bucha assim, sem deixar cantos vivos no pino(na redução dos diametros) isso fragiliza a peça.
O jeito mesmo então é fazer que nem o fabrício falou, mas é arriscado e foi o que eu fiz uma vez... sabe como é, pode dar certo por um bom tempo ou não.. já vi vários motores quebrarem ou folgarem por causa disso e tb tem muitos assim que até hj estão beleza...
se seu pino for de 17mm, pegue um pino de pistão de carro que tem 18 e diminua seu diâmetro até acertar a folga correta, assim vc não teria que fabricar um pino e se incomodar com a resistencia dele.
Faça o pino e a bucha assim, sem deixar cantos vivos no pino(na redução dos diametros) isso fragiliza a peça.
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Cicarelli... tu tá BEBO ainda ??? rs*** zueira, heim....Siquinelli escreveu:o pino que eu usei é mais menos isso... mas vai bucha dos dois lados!
Funfa assim: Imagina esse desenho do PF ai... ele é o pino. Note que no "meio" do pino ele continua no diametro original, por isso serve na biela. Na esquerda ele tbem é do diametro original, mas na ponta esquerda ele já é do tamanho do novo diametro (por conta do desgaste no pistao). Aquela parte cinza é uma bucha q vai na ponta esquerda do pistao pra dar certin tbem no diametro do pistao... tentedeu ? assim as 2 pontas tem no novo diametro e no centro tem o diamentro da biela.
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