Dois Carburadores, qual a finalidade?
Dois Carburadores, qual a finalidade?
Amigos,
A minha pergunta é puramente de curiosidade técnica.
Este final de semana eu estava olhando uma xlx 250 com dois carburadores. Aparentemente esta solução não vingou, alias só vejo comentários sobre a dificuldade de se afinar os dois.
Minha pergunta é, qual a idéia ou o argumento de se colocar dois carburadores alimentando um pistão? Porque a honda investiu nisso?
Com meus poucos conhecimentos mecanicos imaginei que a idéia seria colocar mais mistura de uma só vez, mas então não seria melhor um modelo maior?
A minha pergunta é puramente de curiosidade técnica.
Este final de semana eu estava olhando uma xlx 250 com dois carburadores. Aparentemente esta solução não vingou, alias só vejo comentários sobre a dificuldade de se afinar os dois.
Minha pergunta é, qual a idéia ou o argumento de se colocar dois carburadores alimentando um pistão? Porque a honda investiu nisso?
Com meus poucos conhecimentos mecanicos imaginei que a idéia seria colocar mais mistura de uma só vez, mas então não seria melhor um modelo maior?
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Nos automóveis de 1980-1990 era comum existir um carburador de corpo duplo. O segundo corpo somente era acionado a partir de um certo giro (a vácuo) ou a partir de uma certa posição do acelerador (mecânico). Na prática, era como se 2 carburadores (que por acaso compartilhavam uma única cuba) passassem a despejar mistura no coletor de admissão. Independentemente do número de cilindros servidos pelo coletor.
Esse segundo corpo "a vácuo" era doido pra emperrar fechado, deixando o motor sem alimentação suficiente para atingir giros mais altos. Frequentemente as pessoas convertiam para acionamento mecânico pra se livrarem dos emperramentos.
Imagino que nas motos da época a utilização dos 2 carburadores seja semelhante... e o defeito também!
Esse segundo corpo "a vácuo" era doido pra emperrar fechado, deixando o motor sem alimentação suficiente para atingir giros mais altos. Frequentemente as pessoas convertiam para acionamento mecânico pra se livrarem dos emperramentos.
Imagino que nas motos da época a utilização dos 2 carburadores seja semelhante... e o defeito também!
-
- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Nestor, cade você meu amigo? Apareça e ilumine a cabeça do Roceme! kkkkkkkk
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
eu tenho uma mundicia dessa e vo fala nao é facio acerta isso ai nao !!!!!! a baixa nao é dificio de acerta ,pq só 1 deles funciona mas o problema é na alta , q os 2 carburadores abrem deixando a mistura mais rica ou mais pobre , é complicado acerta o ideal , e esse ideal nunca fika 100% , para acerta eles tem q acerta os 2 juntos , tudo ao msmo tempo , regula aki , meche ali , até fica bom ..... se for ve nao é um saco de acerte é uma questao de paciencia .....
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Eu tinha uma revista antiga que tinha o comparativo entre as xlx 2 e 1 carburador, a de 2 carburadores era mais rapida no 0 a 100 km/h, e tbm atingia velocidade max maior.
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Além de consumir mais combustível, também...Ivan Luiz escreveu:Eu tinha uma revista antiga que tinha o comparativo entre as xlx 2 e 1 carburador, a de 2 carburadores era mais rapida no 0 a 100 km/h, e tbm atingia velocidade max maior.
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
se vc quer força , realmente a coisa vai gasta mais msmo ......
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Eu tive uma XLX de 2 carburadores que tirei zero na época. Se não me falha a memória, os dois carburadores funcionavam assim: o motor era de câmara hemisférica com 4 válvulas, cada carburador tinha um coletor separado e alimentava uma das válvulas de admissão. Eles tinham acionamento mecânico, sendo que o segundo carburador só começava a abrir a partir de um certo ponto do curso do acelerador. Era para economia de combustível mesmo, mas o que acontecia é que no uso normal, o segundo carburador difícilmente é acionado e o giclê dele ficava entupido e naquela hora que voce precisava de mais gás (naquela parte final daquele subidão danado), voce abria mais o punho e a moto dava aquela falhada e voce estancava no meio do morro e descia rolando com vontade de sair chutando a moto... Muita gente daquela época fazia os dois carburadores acionarem juntos pra não dar este problema, mas aí o consumo subia bastante. Olha, assim com os dois carburadores acionando junto ela andava muito. Era muito mais forte que uma Tornado.
-
- Moderador
- Mensagens: 1110
- Registrado em: 27 Março 2006 à55 09:30
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Por acaso também sai uma xlx com dois carbura a álcool? Se não me engano um primo meu tinha uma xlx a álcool. Estou certo.....
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
acho que era um cg a alcool com 2 velas...
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
XLX com dois carburadores só saíram de 84 a 86. Em 87 já veio com carburação simples. Sempre a gasolina. Mas em algumas competições na época era obrigatório o uso de álcool.
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Tem vários pontos a considerar ...
Mais carburadores dá um maior e melhor fluxo de ar, atualmente mesmo nos carros com injeção dá pra perceber a diferença entre monoponto e multiponto
Um carburador muito grande não funciona bem em baixa ...
Outro motivo é a própria construção do motor, um fusca com um carburador que fica ali no meio beeeemmmm longe dos cabeçotes rende bem menos que outro fusca que tem dois carburadores porque os mesmos ficam muito mais próximos dos cabeçotes... nesse caso um carburador menor não daria o mesmo resultado que dois menores e mais bem posicionados
Carburador com diametro menor funciona melhor em baixas rotações (relativamente falando), maior em altas rotações, esse é um dos motivos do carburador duplo (ou dois no caso da xl)
Mais carburadores dá um maior e melhor fluxo de ar, atualmente mesmo nos carros com injeção dá pra perceber a diferença entre monoponto e multiponto
Um carburador muito grande não funciona bem em baixa ...
Outro motivo é a própria construção do motor, um fusca com um carburador que fica ali no meio beeeemmmm longe dos cabeçotes rende bem menos que outro fusca que tem dois carburadores porque os mesmos ficam muito mais próximos dos cabeçotes... nesse caso um carburador menor não daria o mesmo resultado que dois menores e mais bem posicionados
Carburador com diametro menor funciona melhor em baixas rotações (relativamente falando), maior em altas rotações, esse é um dos motivos do carburador duplo (ou dois no caso da xl)
-
- Membro
- Mensagens: 9
- Registrado em: 21 Abril 2011 à16 18:50
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
meu cara essa foi boa ahahahahaMatsui escreveu:acho que era um cg a alcool com 2 velas...
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Junior #06 escreveu:meu cara essa foi boa ahahahahaMatsui escreveu:acho que era um cg a alcool com 2 velas...
sim antigamente existia meu pai tinha uma.... talvez o carlao se confundiu de modelo de moto sei la ,
e isso foi a muito tempo atras eu nem vi a moto so soube da historia...
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Bem....nunca existiram XLX à álcool oficialmente...o que acontecia é que em competições oficiais era obrigatório o uso do álcool como combustível...era uma comédia, pois aqui no RS no inverno, para fazer uma XLX À álcool funcionar, além de injetar gasolina tinha que rebocar ela um bocado para que a moça desse sinal de vida....rsrsrsrsrsr.
Quanto a CG à álcool, existiu em 81/82 de fábrica e sempre com uma vela só !!
O que eu escutava e lia na época, vez ou outra, era que tinha uma galera por SP que colocava nas CG's, o motor de CB 125 dos anos 70 que era bicilíndrica (ai sim, 02 velas) e gerava algo em torno de 15 HP's...mas de fábrica, era somente 01 vela.
Quanto as XLX's 02 carburadores...a Honda alegava o supra sumo da tecnologia com o motor RFVC (Câmara radial com 4 válvulas) associado aos 02 carburadores...dizia que gerava economia pelo fato do primeiro carburador ser calibrado para economia e logo que o motor precisasse de torque e/ou potência o secundo carburador entraria em ação deixando as respostas mais vigorosas e com uma velocidade final um pouco maior do que com 01 carburador...a promessa era de um motor ainda mais redondo e cheio com uma subida de giro de linearidade perfeita!
Era um golpe nas leves DT's 180...que com seu 2T de 16,6HP's vinha fazendo frente nas pistas e nas vendas à então XL 250R "japonesa" com seu 4T de 21HP's, pois a XLX representava o que havia de melhor em 250cc com cabeçote RFVC e 25HP's!
Na prática o projeto dos 02 carburadores se mostrou um desastre, pois acontecia o que o fujita falou...eram engasgos sem fim....parado no trânsito naquela aceleradinha para o motor ganhar giro era Coof..e apagava.....na trilha era Coof e o tombo era certo...
O que acontecia era que nunca havia o sincronismo perfeito dos dois carburadores e sua maneira de funcionar....até 1/3 da aceleração somente o primário...de 1/3 a 2/3 da aceleração funcionaria os dois.... e de 2/3 a 3/3 o secundário camandaria ainda com alguma participação do primário.
Mas não tinha jeito...ela fazia Coof ainda na concessionária na hora de sair com a moto "0km"....e olha que este sistema foi adotado na Linha XL 250 mundial e na linha XR 250 para o mercado americano.
Com toneladas de críticas e sem ter o que fazer, a Honda abandonou o projeto dos 02 carburadores para 01 cilindro (durou 84/85/86) e já em 87 a carburação era única.....e o fim dos Coof's aconteceu!
Mas a resposta do tópico...rsrsrsrs e a promessa era: Linearidade no funcionamento.
Quanto a CG à álcool, existiu em 81/82 de fábrica e sempre com uma vela só !!
O que eu escutava e lia na época, vez ou outra, era que tinha uma galera por SP que colocava nas CG's, o motor de CB 125 dos anos 70 que era bicilíndrica (ai sim, 02 velas) e gerava algo em torno de 15 HP's...mas de fábrica, era somente 01 vela.
Quanto as XLX's 02 carburadores...a Honda alegava o supra sumo da tecnologia com o motor RFVC (Câmara radial com 4 válvulas) associado aos 02 carburadores...dizia que gerava economia pelo fato do primeiro carburador ser calibrado para economia e logo que o motor precisasse de torque e/ou potência o secundo carburador entraria em ação deixando as respostas mais vigorosas e com uma velocidade final um pouco maior do que com 01 carburador...a promessa era de um motor ainda mais redondo e cheio com uma subida de giro de linearidade perfeita!
Era um golpe nas leves DT's 180...que com seu 2T de 16,6HP's vinha fazendo frente nas pistas e nas vendas à então XL 250R "japonesa" com seu 4T de 21HP's, pois a XLX representava o que havia de melhor em 250cc com cabeçote RFVC e 25HP's!
Na prática o projeto dos 02 carburadores se mostrou um desastre, pois acontecia o que o fujita falou...eram engasgos sem fim....parado no trânsito naquela aceleradinha para o motor ganhar giro era Coof..e apagava.....na trilha era Coof e o tombo era certo...
O que acontecia era que nunca havia o sincronismo perfeito dos dois carburadores e sua maneira de funcionar....até 1/3 da aceleração somente o primário...de 1/3 a 2/3 da aceleração funcionaria os dois.... e de 2/3 a 3/3 o secundário camandaria ainda com alguma participação do primário.
Mas não tinha jeito...ela fazia Coof ainda na concessionária na hora de sair com a moto "0km"....e olha que este sistema foi adotado na Linha XL 250 mundial e na linha XR 250 para o mercado americano.
Com toneladas de críticas e sem ter o que fazer, a Honda abandonou o projeto dos 02 carburadores para 01 cilindro (durou 84/85/86) e já em 87 a carburação era única.....e o fim dos Coof's aconteceu!
Mas a resposta do tópico...rsrsrsrs e a promessa era: Linearidade no funcionamento.
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Tava só esperando a resposta do Nestor... saba q logo iria vir uma "MOTOPÉDIA"
O homi é fera!! ainda mais qdo o assunto é XLX, XL e afins.
Show de bola Dr. Nestor!!!
O homi é fera!! ainda mais qdo o assunto é XLX, XL e afins.
Show de bola Dr. Nestor!!!
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Sabe tudo em Nestor! Muito bom!
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Dr. Nestor é o kra....
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Valew Nestor, excelente explicação!! Obrigado a todos que comentaram para matar a minha curiosidade.
Conclusão, foi uma cag@d@ da honda.. rs...
Conclusão, foi uma cag@d@ da honda.. rs...
Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?
Interessante o som, Coof.NESTOR/RS escreveu:...era Coof..e apagava...de 1/3 a 2/3 da aceleração funcionaria os dois...Mas não tinha jeito...ela fazia Coof
Interessante também que não funcionou mesmo com acionamento mecânico.
E tá explicado por que outro dia na oficina de um amigo meu tinha uma XLX pra vender, que ele orgulhosamente anunciou como "convertida pra um carburador só..." Pelo visto o mico é famoso.
[]s,
Paulo
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 13 Respostas
- 1613 Exibições
-
Última mensagem por NESTOR/RS
-
- 5 Respostas
- 4871 Exibições
-
Última mensagem por ruan.zanella
-
- 21 Respostas
- 9506 Exibições
-
Última mensagem por gersom
-
- 0 Respostas
- 1282 Exibições
-
Última mensagem por fabrig
-
- 2 Respostas
- 1056 Exibições
-
Última mensagem por TopsMan