Dicas primeira moto 4T
Dicas primeira moto 4T
Fala galera....
entao, ando de moto a muito tempo, mais sempre de 2T. Provavelmente todos viram que agora to de 450 4T .....
Enfim, sei que tem que lavar filtro toda trilha, etc, etc, etc.
Coisas que gostaria de saber.
Qual óleo de motor voces usam, e trocas de qt em qt tempo ??
Como é a manutencao de uma 4t ? Que é cara eu sei, que da pouco tambem.
Eu digo a preventiva, aperto de valvulas etc, como que funciona??
Sou bem leigo em relaçao a esses motores, e nao gosto de chegar "cru" no mecanico e engolir quaisquer bobagens que ele venha a me falar.
O cara que me vendeu me disse que nada de ficar forçando em trilha travada pra nao ferver, me deu as dicas do click pra ligar...
Todo tipo de dicas sobre esse motor serao bem vindas.
To me sentindo um novato !!
entao, ando de moto a muito tempo, mais sempre de 2T. Provavelmente todos viram que agora to de 450 4T .....
Enfim, sei que tem que lavar filtro toda trilha, etc, etc, etc.
Coisas que gostaria de saber.
Qual óleo de motor voces usam, e trocas de qt em qt tempo ??
Como é a manutencao de uma 4t ? Que é cara eu sei, que da pouco tambem.
Eu digo a preventiva, aperto de valvulas etc, como que funciona??
Sou bem leigo em relaçao a esses motores, e nao gosto de chegar "cru" no mecanico e engolir quaisquer bobagens que ele venha a me falar.
O cara que me vendeu me disse que nada de ficar forçando em trilha travada pra nao ferver, me deu as dicas do click pra ligar...
Todo tipo de dicas sobre esse motor serao bem vindas.
To me sentindo um novato !!
Re: Dicas primeira moto 4T
Ah, deixei ela hj na oficina.
Como sou baixo, mandei preparar as 2 suspensoes pro meu peso e altura, trocar oleos, retentores e nitrogenio do shock !
Como sou baixo, mandei preparar as 2 suspensoes pro meu peso e altura, trocar oleos, retentores e nitrogenio do shock !
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Re: Dicas primeira moto 4T
Parabéns pela moto! Mas tu é bem ancioso hein! Acabou de escrever as perguntas e se tocou para o mecanico Boa sorte com a 450ntona
Re: Dicas primeira moto 4T
uihauhiauia quero saber td sobre a moto ue... qd comprei as outras que tive, e ate meus carros procurei em forum, na net, oficinas, td sobre uiahaa...
sempre é bom conhecer uq c tem na mao!!
enfim, n entendo nada de mtor 4t.. corrente de valvulas, comando, vira, etc, etc.....
meu amigo que vendeu falo q de tempo em tempo é bom mandar apertar corrente de valvulas, algo assim... nao lembro direito vo ligar amanha pra ele pra perguntar, mais como sei que a galera daqui é PRO...=)
sempre é bom conhecer uq c tem na mao!!
enfim, n entendo nada de mtor 4t.. corrente de valvulas, comando, vira, etc, etc.....
meu amigo que vendeu falo q de tempo em tempo é bom mandar apertar corrente de valvulas, algo assim... nao lembro direito vo ligar amanha pra ele pra perguntar, mais como sei que a galera daqui é PRO...=)
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Re: Dicas primeira moto 4T
Compra um horimetro e instala nela para saber exatamente a hora de fazer as manutenções, acho que tem uns aqui no fórum para venda.
Em 4t é legal ter essa informação de desgaste.
Em 4t é legal ter essa informação de desgaste.
Re: Dicas primeira moto 4T
A melhor dica possível é... acesse fóruns gringos e veja o que mais reclamam sobre motos do mesmo ano e modelo da tua pra saber de possíveis "problemas críticos" pra tomar mais cuidado.
A princípio troca o óleo a cada 3-4 andadas na trilha ou 5 a 8hs na pista, mantenha carburação e etc. em dia e se diverte! A cada duas de óleo uma de filtro.
Filtro de ar o óbvio, limpar a cada pisada na terra e sempre manter a carburação 200%
(eu recomendaria abrir o motor e ver o que REALMENTE tem ali dentro pra evitar surpresas mais pra frente, mas normalmente ninguém quer fazer isso)
A princípio troca o óleo a cada 3-4 andadas na trilha ou 5 a 8hs na pista, mantenha carburação e etc. em dia e se diverte! A cada duas de óleo uma de filtro.
Filtro de ar o óbvio, limpar a cada pisada na terra e sempre manter a carburação 200%
(eu recomendaria abrir o motor e ver o que REALMENTE tem ali dentro pra evitar surpresas mais pra frente, mas normalmente ninguém quer fazer isso)
Re: Dicas primeira moto 4T
troca o filtro toda vez que troca o óleoRicardo escreveu:A melhor dica possível é... acesse fóruns gringos e veja o que mais reclamam sobre motos do mesmo ano e modelo da tua pra saber de possíveis "problemas críticos" pra tomar mais cuidado.
A princípio troca o óleo a cada 3-4 andadas na trilha ou 5 a 8hs na pista, mantenha carburação e etc. em dia e se diverte! A cada duas de óleo uma de filtro.
Filtro de ar o óbvio, limpar a cada pisada na terra e sempre manter a carburação 200%
(eu recomendaria abrir o motor e ver o que REALMENTE tem ali dentro pra evitar surpresas mais pra frente, mas normalmente ninguém quer fazer isso)
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Re: Dicas primeira moto 4T
Trocou óleo, troca o filtro FATO
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Re: Dicas primeira moto 4T
Acada trilha ou corrida sempre limpar o filtro.Trocar o oleo a cada 3 ou 4 andada.E a cada 2 trocada de oleo trocar tambem o filtro.
Re: Dicas primeira moto 4T
toda troca de óleo deve ser trocado o filtro tbm !isaque junior escreveu:Acada trilha ou corrida sempre limpar o filtro.Trocar o oleo a cada 3 ou 4 andada.E a cada 2 trocada de oleo trocar tambem o filtro.
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Re: Dicas primeira moto 4T
Dessa eu nao sabia.Valeu pela dica BrunoBrunø escreveu:toda troca de óleo deve ser trocado o filtro tbm !isaque junior escreveu:Acada trilha ou corrida sempre limpar o filtro.Trocar o oleo a cada 3 ou 4 andada.E a cada 2 trocada de oleo trocar tambem o filtro.
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Re: Dicas primeira moto 4T
A idéia é que toda os fragmentos de desgaste do motor, borra do oleo e etc ficam no filtro, sendo assim quando trocamos o oleo e deixamos o filtro este acabará por contaminar o oleo novo e limpo.
Carro é assim. Moto tem que ser também.
Carro é assim. Moto tem que ser também.
Re: Dicas primeira moto 4T
Depende muito do estado do filtro, necessariamente não vai ser a cada troca de óleo, teoricamente se ele estiver "chupado" está na hora de trocar.
Re: Dicas primeira moto 4T
mais e oleo de motor ??
tem que ser motul ??
tem gente que falou que so usa motul, uns falaram que um ELF ou algum outro BOM e mais em conta, desde que sempre trocado resolve o problema...
me falaram tbm que oleo de posto pra passar no filtro resolve o problema... que nao tem necessidade de ser o proprio, que custa uns 70 reais o litro.... o que vcs acham ??
Gasolina pode ser comum mesmo, ou é igual as 2T que tem que ser podium ?? O pessoal aqui que eu perguntei todo anda de normal....a carburacao dela vai ser feita amanha, entao n sei c carburo pra comum ou podium.... lembrando que nao sou nenhum PRÓ, nao vou precisar usar podium pra ter mais potencia numa 450...
tem que ser motul ??
tem gente que falou que so usa motul, uns falaram que um ELF ou algum outro BOM e mais em conta, desde que sempre trocado resolve o problema...
me falaram tbm que oleo de posto pra passar no filtro resolve o problema... que nao tem necessidade de ser o proprio, que custa uns 70 reais o litro.... o que vcs acham ??
Gasolina pode ser comum mesmo, ou é igual as 2T que tem que ser podium ?? O pessoal aqui que eu perguntei todo anda de normal....a carburacao dela vai ser feita amanha, entao n sei c carburo pra comum ou podium.... lembrando que nao sou nenhum PRÓ, nao vou precisar usar podium pra ter mais potencia numa 450...
Re: Dicas primeira moto 4T
tanto 2t como 4t ( carburadas) podem andar com comum, aditivada ou podium é só acerta o carburador para a gasolina que vc for usar, a minha por ex ta pra gasolina comum pq as vezes em alguns postos do interior não tem podium.GustavoT escreveu:mais e oleo de motor ??
tem que ser motul ??
tem gente que falou que so usa motul, uns falaram que um ELF ou algum outro BOM e mais em conta, desde que sempre trocado resolve o problema...
me falaram tbm que oleo de posto pra passar no filtro resolve o problema... que nao tem necessidade de ser o proprio, que custa uns 70 reais o litro.... o que vcs acham ??
Gasolina pode ser comum mesmo, ou é igual as 2T que tem que ser podium ?? O pessoal aqui que eu perguntei todo anda de normal....a carburacao dela vai ser feita amanha, entao n sei c carburo pra comum ou podium.... lembrando que nao sou nenhum PRÓ, nao vou precisar usar podium pra ter mais potencia numa 450...
Usa o óleo da especificação correta( independente da marca, Motul, Repsol, Motorex, Elf, Mobil...) pra sua moto e faz as trocas com o filtro certinho.
Re: Dicas primeira moto 4T
galera, pesquisando cheguei a conclusao que é o MOTUL 5100 mesmo.
Pelo diferença de preço nao vale arriscar outro, a nao ser que seja algo comprovado. E COMPROVADO nao achei nada.
Fica a dica =)
Pelo diferença de preço nao vale arriscar outro, a nao ser que seja algo comprovado. E COMPROVADO nao achei nada.
Fica a dica =)
Re: Dicas primeira moto 4T
Eu uso yamalube e recomendo, e não concordo muito com a idéia de toda troca de óleo, trocar filtro... mas eu uso lavável, então acabo fazendo as duas coisas junto.
Quanto a gasolina, eu utilizaria podium, a moto fica mais esperta e pelo menos no caso da minha, liga ainda melhor
Quanto a gasolina, eu utilizaria podium, a moto fica mais esperta e pelo menos no caso da minha, liga ainda melhor
Re: Dicas primeira moto 4T
perai, esse filtro q cs tao falando é o de ar ou oleo ??
qual que é lavavel e qual que tem que trocar sempre ?
qual que é lavavel e qual que tem que trocar sempre ?
Re: Dicas primeira moto 4T
Tem 2 tipos de filtro de óleo, um deles é lavavel... o outro descartavel.GustavoT escreveu:perai, esse filtro q cs tao falando é o de ar ou oleo ??
qual que é lavavel e qual que tem que trocar sempre ?
Re: Dicas primeira moto 4T
gustavo vai atrás do manual da moto...lá deve ter as dicas...
óleo de motor, escolhe um bom e troca a intervalos regulares (2 a 4 trilhas, ou todo mês)
filtro de ar= compra uns dois , são laváveis, porque a gente lambuza ele de óleo para segurar a poeira e sempre limpe após uma trilha, fica com o outro pronto de reserva e limpo, ajuda muito.
filtro de óleo = tem o descartável ( o nome diz tudo) e o lavável. se for o descartável a cada troca ele já era.
tua moto é usada, ela já deve tá carburada. acelera e despreocupa....aliás, segura bem e adaí acelera, hehehehehe
óleo de motor, escolhe um bom e troca a intervalos regulares (2 a 4 trilhas, ou todo mês)
filtro de ar= compra uns dois , são laváveis, porque a gente lambuza ele de óleo para segurar a poeira e sempre limpe após uma trilha, fica com o outro pronto de reserva e limpo, ajuda muito.
filtro de óleo = tem o descartável ( o nome diz tudo) e o lavável. se for o descartável a cada troca ele já era.
tua moto é usada, ela já deve tá carburada. acelera e despreocupa....aliás, segura bem e adaí acelera, hehehehehe
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