Tamanho do escapamento. Faz diferença???? Sim...

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Tamanho do escapamento. Faz diferença???? Sim...

Mensagem por Fabrício »

Olha só o q encontrei nas minhas pesquisadas da vida...

Escrito por Fernando PF....

li esses tempos a respeito das dimensões das curvas de escape, o que acontece não é o aumento da compressão no cilindro, senão teríamos aumento da taxa correto???? o que acontece com um escape mais preso é que os gases da queima não são completamente liberados da câmara de combustão, esses restantes deixam a câmara um pouco mais quente além de auxiliar um pouco na queima da mistura em baixa rotação, por isso notamos a moto com um melhor torque em baixa e talvez alguma economia em relação a alguns escapes esportivos, porém em alta a coisa muda, já que a eficiência volumétrica do motor diminui pois vc não libera completamente os gases da câmara, então o volume de mistura admitido será menor, com a sensação de um motor mais estrangulado em alta e com menos resposta. Quando se coloca um escape com uma curva bem dimensionada, lembrando que o diâmetro das curvas e tubos do escape não podem ser exagerados, pois a velocidade dos gases tem influência no arrasto do combustível de dentro da câmara por alguma certa inércia depois que o pistão atinge o PMS, isso provoca uma "limpeza" na câmara de combustão deixando espaço para uma maior quantidade de mistura admitida gerando maior potência. Mas essa varia de acordo com cada tipo de escape original, por isso podemos tb ganhar mair torque em baixa colocando um escape esportivo, tb varia de acordo com o enquadramento do(s) comando(s), aonde pode se deixar a válvula de escape mais tempo aberta... mas resumindo tudo, quando o pistão chega no PMS, ainda restam os gases que estão na câmara de combustão para serem liberados, aí que entra a velocidade dos gases e a restrição do escape, com maior velocidade nos gases, quando o pistão chega a esse ponto, os gases continuam saindo e arrastam essa mistura para fora com a diminuição da pressão na câmara enquanto a válvula de escape ainda está aberta, quando a velocidade dos gases é menor (com tubos de diametros pequenos ou exagerados), os gases da câmara não são arrastados para fora enquanto o pistão está chegando no final da subida até parar, e com a velocidade baixa gera-se muita turbulência podendo até reverter o fluxo em alguns pontos do escape........ então para cada motor tem que ter seu dimensionamendo adequado de curva e tubos... como não possuimos equipamentos para medição, tem que ir na base de testes mesmo.

.........cansei.....
Abraços..


Muito bom....não poderia deixar se perder... :wink:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem