henriquejensen escreveu:Olha, essa história de imposto e tra lá lá pra mim não é suficiente pra justificar os valores das motos importadas. O que rola mesmo do meu ponto de vista é que a Honda trata os brasileiros ainda como índios que aceitam qualquer porcaria. Um povo que não é exigente como o consumidor de outros países. Nós somos exigentes sim! Falta mesmo é as outras marcas enxergarem o potencial que o mercado tem e lançar produtos cada vez melhores, mas aí esbarramos no outro problema, todos seguem a rabeira da líder de mercado, pq pra eles é muito mais lucrativo vender motos com freios à cubo do que diminuir o lucro e vender a moto com freios à disco por exemplo. Mas se a Honda não faz, pra que as outras vão fazer?
(se quisessem também iriam montar as CRF's de verdade na Zona Franca.)
Ja fez a conta e quanto fica pra importar uma CRF direto dos USA ?
Fica a mesma coisa ou algo um pouco mais caro do que comprar em uma concessionária. E neste caso a Honda não teria nenhuma participação no negócio.
Faça as contas e confira. Eu ja considerei a possibilidade de trazer Honda, Yamaha e KTM dos USA legalmente e em todas as vezes desisti por empatar com o preço delas aqui, e ainda ter q pagar por algo q só vou ver daqui alguns meses.
As motos fabricadas aqui são vendidas pelo valor q o mercado pagar.
Se tiver otário pagando 20 pilas na CG, ela não vai ser vendida por 19.
o Honda City é um exemplo disso, o carro (em configuração superior) sai do Brasil e vai pro México por menos do q é vendido aqui descontando impostos. A VW, Ford, GM e Fiat fazem a mesma coisa...
No caso da linha CRF eu não vi onde a mondadora pode estar ganhando na venda direta, somente no marketing da marca mesmo. Trazem estas motos pra fazerem o consumidor comprar CRF230, motos de rua, consorcio de biz, etc...
Não estou defendendo montadora nenhuma, muito pelo contrário, mas tb precisamos ser racionais e fazer as contas pra não ficar somente no emocional.
Se o problema fosse com a Honda, as outras marcas teriam valores diferentes e o q sabemos é q la fora os valores são muito próximos para todas as marcas, porém no Brasil as Especiais Hondas são mais baratas do que as Yamaha, Kawazaki, KTM e afins.