Potencia de farol

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Potencia de farol

Mensagem por guiaracar »

Amigos, a minha moto tem farol alto e baixo que so ligam qdo a moto esta ligada. Alem disso, ela possui bateria e partida eletrica alem de possuir tambem seta, luz de freio e placa. Eu desliguei tudo isso e gostaria de saber qual eh. Potencia maxima de lampada de farol que posso utiliZar. A original eh 35w. Como posso medir a potencia maxima que chega no farol??? Obrigado!!
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Potencia de farol

Mensagem por Matsui »

por experiencia propia e de muitos outros nao use lampadas com mais wats que 35. se existise uma de 40 W acho que ate aguentaria, mais que isso nao. esse mes eu comprei umas lampadas H4 com leds ao inves do biodo, mas acho que vieram com defeito e nao funfou nao ficou bem fraquinho, pior que comprei logo 2 pares e todos dois pares nao prestou se nao acho que seria uma boa alternativa de aumentar a potencia da luz sem comprometer a a carga maxima permitida pelo sistema eletrico.

comprei la no Deal Xtreme olha so Imagem http://dx.com/s/led+H4" onclick="window.open(this.href);return false;
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Potencia de farol

Mensagem por PERUCH »

É complicado isso.

Se botar uma lâmpada mais forte, até vai, mas o retificador da moto não vai dar conta de carregar a bateria... foi o q aconteceu cmgo em 2011 no Enduro da Lua Cheia... botei Xenon na CRF 230, e alem disso liguei o Totem e o Road Book na bateria da moto (o consumo desses aparelhos é baixo, mas...). Aí em 10 minutos de prova, a moto apagou numa vala, e quem disse q liga mais ? Não dava nem sinal... esgotou a bateria totalmente... ai como fazer a moto pegar na areia, empurrei ate o final da trilha, quase morto, um amigo q tava fazendo foto me ajudou a pegar no tranco, mas nao dava, nao tinha jeito.. na areia é dose... ai abandonei a prova.

Eu usava antes de dar essa "M", uma lâmpada da marca TESLLA 35W Cool Blue.... Mas troquei o bloco óptico da CRF 230 por um bloco óptico de Tornado q é de vidro e dissipa mais a luz... e claro tb troquei o soquete original para um soquete H-4 q é o da lampada q usei.
A iluminação era bem boa, muito superior a original da CRF 230.

Hoje to com a CRE 300i (XRE300) a bateria dela é a mesma da CRF 230... de 5AH porém o retificador dela é mais forte, carrega melhor a bateria.

Mas nao vou arriscar mais com Xenon, vou usar uma Lâmpada Philips Diamond Vision 50/55W e já era... uso um farol completo de Tornado na minha moto.

Vc tem uma KTM né Gui ?
No ano passado no Lua Cheia vi várias KT usando bloco óptico e carenagem de TORNADO... com lâmapda de 35w. Já ilumina bem melhor q o original.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Potencia de farol

Mensagem por PERUCH »

Matsui, tenho um amigo q comprou essas lâmpadas de LED ai...
É uma porcaria mesmo.. aehuaehuaehae

Pq o LED dá um brilho FORTE, da falsa impressão q o farol fica mais forte, mas na verdade o foco de luz dele é bem menor... não alcança tão longe qto uma lâmpada halógena comum.

Abraço
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Potencia de farol

Mensagem por Juliano »

A potência é definida pela equação:

P = V x I

Onde:

P= potência

V= tensão

I= corrente


A tensão que o sistema entrega ao farol é 12V;

A corrente ficará limitada pela bitola do fio que está conectado entre a bateria e o farol. A capacidade de circular corrente elétrica está relacionada à área da seção transversal desse fio.



Exemplo:

Um fio de bitola 1mm2 tem capacidade para escoar até 7A. Substituindo os valores na equação teremos:

P= 12V x 7A

P= 84W


Ou seja, o circuito elétrico suporta uma lâmpada de 84 Watts (no exemplo acima) em sua capacidade máxima, sem aquecimentos ou risco de incêndio.




Agora vamos à fonte de alimentação. Precisamos checar se a fonte de energia suporta tal carga.


Procure no manual da sua moto o quanto de corrente elétrica o magneto consegue gerar. Deve estar especificado em Ah (Amper hora), é a quantidade de corrente elétrica que ele consegue fornecer em 1 hora.


Em seguida, com a moto funcionando e com o farol desligado, meça a corrente elétrica que ela consome para poder funcionar.


Exemplo:

Dado de manual: magneto gera 8Ah

Moto consome 2Ah

Sobra: 8 - 2 = 6Ah para o farol


P= 12V x 6A

P= 72W


Sabemos que o circuito elétrico (fiação) suporta até 84W, porém a fonte de alimentação suporta no máximo 72W, ou seja ficamos limitados ao menor valor.


Substitua os dados desse exemplo pelos dados encontrados para a sua motoca e seja feliz!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Potencia de farol

Mensagem por Gustavo/PR »

Juliano aplauso::

Mais didático impossível!
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Potencia de farol

Mensagem por guiaracar »

Puutzzz!!!!
aplauso:: aplauso:: aplauso:: joia::: joia::: joia::: danca:: danca:: danca:: alegre:: alegre:: alegre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Potencia de farol

Mensagem por CAVAZZA »

SUGESTÕES..... smile::
TALVEZ seja melhor vc checar antes de mais nada, o sistema elétrico como um "TODO", verificando fiação, conexões, e principalmente a carga enviada para a bateria(q. tem de estar em perfeitas condições e com a carga máxima wink ) Tendo os parâmetros do fabricante.
Apesar de ser uma mestre:: KTM mestre:: o uso requer a manutenção, e QUALQUER fuga/consumo de corrente fora do projeto,interfere na qualidade da iluminação
Lembro que a iluminação do farol é o resultado de Vários fatores (projeto original...)como tipo e potência da lâmpada, distância focal em relacão ao refletor, refletor,vidro(desenho: estampa e formato...) etc,etc...
ACHO q. a medição do valor "entregue" a´lâmpada deve ser feito no soquete da mesma em diferentes rotações do motor ( mais fácil..) após conferir Tudo.
Caso o conjunto do seu farol esteja em BOM estado e mesmo assim não seja suficiente para seu uso, opte por trocar o conjunto (como o caso citado acima pelo da Tornado ´"por exemplo" ) obedecendo a potência DISPONÍVEL para a iluminação.
Pesquise e ouça a experiência de quem já fez alterações NESTE MODELO,ou num similar do mesmo fabricante, economiza e evita frustrações ::medo:: !

BOA SORTE joia:::
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Potencia de farol

Mensagem por Zenha »

Cara farol de moto de enduro pro como a sua é só para homologar não foi feito para ser eficiente mesmo sendo uma mestre:: mestre:: KTM mestre:: mestre:: mestre:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

A unica moto que eu tive que tinha um bom farol ate razoavel era a DRZ 400 se eu me lembro bem .

Uma duvida , pra que vc quer farol forte ?
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Potencia de farol

Mensagem por rallyman »

Tem a opção de substituir o estator original por um da trailtech que aumenta a potencia de saída:
http://www.trailtech.net/stators_and_el ... _kits.html


E um farol que pode ser instalado mantendo a elétrica original:
http://trailtech.net/ktm-x2-halogen-kits.html
Imagem
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Potencia de farol

Mensagem por guiaracar »

Pessoal, gostei muito do TrailTech X2 Halogen! Mas achei mais uma opção! O que voces acham?

http://www.pmxtec.com/Upgrade3.htm" onclick="window.open(this.href);return false;


Abraço!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Potencia de farol

Mensagem por Juliano »

Ainda mais por esse precinho? Fechou!!!!
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Potencia de farol

Mensagem por guiaracar »

guiaracar escreveu:Pessoal, gostei muito do TrailTech X2 Halogen! Mas achei mais uma opção! O que voces acham?

http://www.pmxtec.com/Upgrade3.htm" onclick="window.open(this.href);return false;


Abraço!
RESOLVIDO! bang:: bang:: bang::

Pelo que entendi, a moto fornece 70W pro farol.
Entao, encomendei o PMXTECH que tem uma lampada H7 de 65W!!!
Chega nesta semana! Assim que chegar posto aqui!

Obrigado!
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Potencia de farol

Mensagem por Zenha »

guiaracar escreveu:
guiaracar escreveu:Pessoal, gostei muito do TrailTech X2 Halogen! Mas achei mais uma opção! O que voces acham?

http://www.pmxtec.com/Upgrade3.htm" onclick="window.open(this.href);return false;


Abraço!
RESOLVIDO! bang:: bang:: bang::

Pelo que entendi, a moto fornece 70W pro farol.
Entao, encomendei o PMXTECH que tem uma lampada H7 de 65W!!!
Chega nesta semana! Assim que chegar posto aqui!

Obrigado!
Se ficar muito bom vou colocar na minha tambem me informa ...
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Potencia de farol

Mensagem por guiaracar »

UAU!!!! FICOU INCRIVEL!!!

O Farol ficou muito forte!!!! PMXTECH Recomendo!!!! bang:: bang:: bang::

A unica coisa que percebi é que o acrilico do farol esquenta um pouco... mas é normal! De carro tambem esquenta! Vamos ver se nao derrete! kkkk

Obrigado pelo apoio de todos! Abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem