Elétrica Problema

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Vitin
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Registrado em: 08 Fevereiro 2010 à58 14:13

Elétrica Problema

Mensagem por Vitin »

Galerinha,

estou precisando novamente de uma luz. Não gosto de levar a moto no mecânico por 4 motivos: só tem oficina suja, fazem um trabalho mais ou menos, você gasta dinheiro e metendo a mão na massa você acaba aprendendo e podendo postar aqui no forúm respostas para futuras dúvidas.

Vamos ao que interessa, o problema elétrico.

Primeiramente minha moto é um DR 650 98. Comprei a moto usada, porém em bom estado. Com uns 2 meses de uso ela começou a fazer muito esforço para dar a partida no motor, ou seja, o motor elétrico rodava mas com pouca força.

Uma semana depois disso, o motor de arranque girava mas não era suficiente para ligar a moto. E girava quase parando, com um barulho bem fraquinho.

Tirei o motor de arrenque fora e identifiquei que as escovas estavam um pouco gastas. Tinha até o "pozinho" resultante do desgaste. Levei em um eletricista para ver se era necessário trocar as escovas ou se ainda estavam boas. Resultado: motor de arrenque bom!

Eliminamos então essa peça de ser o problema.

O mais obvio eu não tinha feito, ver a bateria. Como tinha comprado a moto usada e estou deixando ela nova, comprei uma bateria novinha, Yuasa (marca boa).

Na hora da partida o som do motor de partida foi muuuito diferente. Deu a partida na hora, com um som bem forte. Exemplificando, parecia que antes o motor de partida estava com 30% de energia e agora com 100%.

Problema resolvido.

Após uns 2/3 meses o problema voltou a acontecer. E percebi que o som do motor de arrenque foi ficando diferente, cada vez mais fraco. Deixei a moto parada por umas 3 semanas. Consegui ligar depois, porém no tranco (sorte minha morar em ladeira, pq a moto é pesada PKC, não dá pra pegar empurando). Fiquei usando a moto por umas 2 semanas, sempre ligando no tranco.. hehehe.

Decidi tirar a bateria e examinar. Tinha secado toda a água. Completei com água destilada (fluído para bateria) e deixei pegando carga lenta. Quando coloquei de volta a bateria a moto pegou que uma beleza.

Chegou o final do ano e a moto ficou parada novamente por uma 1 mês e de tanque cheio e com a torneirina aberta pro carbura. Resultado: entupiu o carbura e a moto não ligava no start (estava fraca).

Lipei o carbura e achei que a moto pudesse estar com fulga. Ela pegou no tranco só.

Tirei a bateria de novo e deixe pegando carga. Depois de uns 3 dias o problema voltou.

Lá fui eu com o multimetro testar. Depois que tinha colocado água na bateria e deixado ela na carga lenta ficou com 12,4v. Agora ela estava dando 10,98 com motor e ignição desligado. Liguei a moto e coloquei o multimetro. Na lenta deu 12,4 e com motor acelerado meio punho ou mais ainda deu 12,4v.

Até onde eu sei, com a moto ligada e acelerada, deveria marcar 13 / 14 v, nao sei exatamente quanto, mas deveria marcar mais do que 12,4.

Dia seguinte fui ver a voltagem e deu os mesmo 10,98, ou seja, não esta com fuga. Testei também com a opçao do multimetro de apitar caso esteja passando corrente.

Me resta agora o verificar o regulador de voltagem, alternador e o conversando com um amigo me ocorreu de verificar o rele de partida que nem sei onde fica.

Alguém me da uma luz? Estou no caminho certo? Existe outro componente a verificar? Como faço para testar o alternador e o regulador de voltagem? Pode ser o rele de partida, mesmo?

Um abraço Rapeize!

PS. escrevi um texto longo para os que sabem pouco do assunto consigam melhor entender e aprender e para os que entendem bastante saber exatamente o que esta ocorrendo.
Leo Racing
Ultra Membro
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Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Elétrica Problema

Mensagem por Leo Racing »

Isso mesmo , verifique o estator e o retificador ..

abraço
rodpinheiro
Membro
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Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Re: Elétrica Problema

Mensagem por rodpinheiro »

estator e retificador, relé de partida acho difícil ou ele funfa ou não
CAVAZZA
Membro
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Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Elétrica Problema

Mensagem por CAVAZZA »

Vitin
Pensava q. sua Suzuki fosse a Z 400E, mas apesar de já ter tido 2 DR650 ,97(Zero por 4anos)
e outra 99 (por 6 meses q. peguei usada em Troca) lembro q. eram EXEPCIONAIS (desbancaram as XT600 no meu conceito de BIG....) e nunca deram UM defeito sequer( são MUITO bem aceitas no mundo e a Suzuki passou Vários ANOS fabricando o modelo (96 em diante SEM alterações legal:: ) no JAPÃO!!!!
Por isso, infelizmente, ñ consigo ajudá-lo mas existe Sites na Europa e U.S.A de aficcionados pelo modelo,e uma extensa biografia na Internet q. poderá ser Útil.... smile:: .
Penso q. fosse interessante Vc editar o Título de seu Tópico fazendo constar "DR 650" pois acho q. chamaria e direcionaria os (EX no meu caso negativo:: )Donos para lhe ajudar....
Boa Sorte e Parabéns pela MOTO legal:: .
Vitin
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 08 Fevereiro 2010 à58 14:13

Re: Elétrica Problema

Mensagem por Vitin »

CAVAZZA escreveu: Vitin
Pensava q. sua Suzuki fosse a Z 400E, mas apesar de já ter tido 2 DR650 ,97(Zero por 4anos)
e outra 99 (por 6 meses q. peguei usada em Troca) lembro q. eram EXEPCIONAIS (desbancaram as XT600 no meu conceito de BIG....) e nunca deram UM defeito sequer( são MUITO bem aceitas no mundo e a Suzuki passou Vários ANOS fabricando o modelo (96 em diante SEM alterações legal:: ) no JAPÃO!!!!
Por isso, infelizmente, ñ consigo ajudá-lo mas existe Sites na Europa e U.S.A de aficcionados pelo modelo,e uma extensa biografia na Internet q. poderá ser Útil.... smile:: .
Penso q. fosse interessante Vc editar o Título de seu Tópico fazendo constar "DR 650" pois acho q. chamaria e direcionaria os (EX no meu caso negativo:: )Donos para lhe ajudar....
Boa Sorte e Parabéns pela MOTO legal:: .
Gostei da dica, Cavazza. Vou editar o nome do tópico.

É por essa razão que tento sempre resolver o problema e não levar na oficina. Não confio muito nos cariocas, apesar de ser um.

Um abração

valeu
Rushdb
Membro
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Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Elétrica Problema

Mensagem por Rushdb »

Vitin, acha o manual de serviço.
Mede o regulador/retificador.
Pra vc ter referência, no manual da minha WR250F:
14.0V ~ 15.0V @ 5.000rpm

Não é normal arriar a bateria com 3 semanas sem uso, ainda mais nova... 11v é muito pouco em repouso, normalmente DURANTE a partida chega nos 10~11v, mas em repouso é pouco. Sua bateria não deve é estar carregando.

No manual da WR diz que 30min depois de carregada a bateria deve estar entre 12.8v e 12v. Abaixo disso, substituir a bateria. Resta saber se sua bateria está ruim ou não está carregando.

Se vc quiser, importei um regulador novo, externamente é igualzinho ao da DR400, conversamos (não instalei)...
Vitin
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 08 Fevereiro 2010 à58 14:13

Re: Elétrica Problema

Mensagem por Vitin »

Rushdb escreveu:Vitin, acha o manual de serviço.
Mede o regulador/retificador.
Pra vc ter referência, no manual da minha WR250F:
14.0V ~ 15.0V @ 5.000rpm

Não é normal arriar a bateria com 3 semanas sem uso, ainda mais nova... 11v é muito pouco em repouso, normalmente DURANTE a partida chega nos 10~11v, mas em repouso é pouco. Sua bateria não deve é estar carregando.

No manual da WR diz que 30min depois de carregada a bateria deve estar entre 12.8v e 12v. Abaixo disso, substituir a bateria. Resta saber se sua bateria está ruim ou não está carregando.

Se vc quiser, importei um regulador novo, externamente é igualzinho ao da DR400, conversamos (não instalei)...
Valeu.

Já tenho o manual, vou dar uma olhada.

Obrigado. Abs.
Vitin
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 08 Fevereiro 2010 à58 14:13

Re: Elétrica Problema

Mensagem por Vitin »

Galerinha,

obrigado pela ajuda de todos. De tanto pesquisar e bater cabeça, achei o problema!!!
Como comprei a moto usada, o antigo dono já havia reconsicionado o estator e trocado o retificador. Porém fizeram um serviço de óstra.
O problema é no estator mesmo.

Valeu.
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