Mandei preparar o cabeçote da minha Lander e junto, montei um pistão Wiseco, medida original, mas taxado.
Junto com esse "kit" coloquei tbm um "piggy back" da Servitec (Fuel Controller) e passei a moto pra álcool.
Depois de tudo montado, a taxa final ficou em exatos 13:1.
Acontece que, depois que montei e liguei o motor, ficou fazendo um barulho de batida mecânica, somente entre 1.500rpm (marcha lenta) e 3.000rpm, depois disso o barulho some e o motor roda liso e com bastante saúde.
A moto abre fácil 10.500rpm praticamente em todas a marchas, menos em 5ª pq eu não testei final ainda.
Depois da decepção de escutar "o samba do crioulo doido", resolvi desmontar tudo e verificar as folgas e se o pistão não estava pegando no cabeçote ou nas válvulas.
O pistão me foi vendido como tendo sido fabricado EXCLUSIVAMENTE para o motor da Lander/Fazer, mas não foi bem isso que aconteceu
![Chorei:: chorei::](./images/smilies/crybaby.gif)
Qdo desmontamos e medimos, a folga estava em 0,07mm, mas a folga recomendada pela Wiseco é de 0,04mm à 0,05mm.
Conversando com alguns amigos (muito pacientes diga-se de passagem) essa folga por si só, não deveria fazer o barulho que está fazendo, pois o limite de tolerância que a Yamaha declara é de até 0,15mm.
Qdo desmontei, olhei o cabeçote e a cabeça do pistão com uma lupa e não consegui ver nenhuma marca de válvula pegando ou pistão batendo no cabeçote, mas mesmo assim, resolvi dar uma lixada nos possíveis pontos de contato entre eles. Baixei mais ou menos 0,5mm e quebrei as quinas do dome, deixando-o mais arredondado, mas sem mudar o desenho do mesmo.
Enfim, ontem montei de volta e qdo liguei, decepção de novo, o mesmo barulho, na mesma faixa de giro.
Não pode ser nada com a parte de baixo do motor, pois ele tem apenas 5.000km rodados, está praticamente 0km ainda e qdo desmontei não fazia nenhum barulho.
Alguém tem alguma dica ou sugestão?
Não vale thinner+fosforo
![Rindo3:: rindo3::](./images/smilies/laugh3.gif)
Abç