DT200 reformada à 2 dias com problemas.
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DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Bom dia galera.
Reformei minha DT200 a uns 2 dias, refiz todo o motor, bomba d'agua e YPVS.
O problema ocorre que ao andar com ela percebi um barulho estranho, continuei andando mas sempre atento.
De repente ela ferveu, saindo agua do radiador pelo suspiro, parei a moto e esperei esfriar, arrumei o radiador que estava um pouco amassado, e quando esta arrumando o radiador percebi que o óleo da caixa estava branco no visor do nivel.
Levei ela para o mecanico que fez a reforma, e o mesmo me disse que pode ser o retentor do virabrequim ou um retentor que fica no eixo da embreagem e que possa estar entrando agua por ali.
Quais as dicas que vocês podem me dar, queria entender bem para evitar qualquer "migué" que o mecânico possa dar.
Muito obrigado.
Reformei minha DT200 a uns 2 dias, refiz todo o motor, bomba d'agua e YPVS.
O problema ocorre que ao andar com ela percebi um barulho estranho, continuei andando mas sempre atento.
De repente ela ferveu, saindo agua do radiador pelo suspiro, parei a moto e esperei esfriar, arrumei o radiador que estava um pouco amassado, e quando esta arrumando o radiador percebi que o óleo da caixa estava branco no visor do nivel.
Levei ela para o mecanico que fez a reforma, e o mesmo me disse que pode ser o retentor do virabrequim ou um retentor que fica no eixo da embreagem e que possa estar entrando agua por ali.
Quais as dicas que vocês podem me dar, queria entender bem para evitar qualquer "migué" que o mecânico possa dar.
Muito obrigado.
Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Supondo que o radiador da tua moto esteja bom e a tua moto esta fervendo sem ser muito exigida então a carburação pode estar errada ou estar com vela errada.
Sobre o óleo ficar cinza, é normal em dt e agrales ele ficar com um tom levemente cinza, o que tu deve observar é se a água do radiador esta baixando. Não sou especialista em dt200 mas pelo que sei o normal é no eixo da bomba de água onde fica um retentor ocorrer vazamentos.
Sobre o óleo ficar cinza, é normal em dt e agrales ele ficar com um tom levemente cinza, o que tu deve observar é se a água do radiador esta baixando. Não sou especialista em dt200 mas pelo que sei o normal é no eixo da bomba de água onde fica um retentor ocorrer vazamentos.
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Valeu JJACOB
Andei lendo também que as vezes a moto ferve muito fácil por problemas na tampa do radiador.
Dei uma mexida na tampa que realmente estava meio solta.
Vou andar com ela novamente e ver no que dá.
Muito obrigado.
Andei lendo também que as vezes a moto ferve muito fácil por problemas na tampa do radiador.
Dei uma mexida na tampa que realmente estava meio solta.
Vou andar com ela novamente e ver no que dá.
Muito obrigado.
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
olha cara, ja tive dt 200 , e te digo por experiencia, retentor da bomba da agua estoura facil porque ele tem um valinho e mt gente poem virado pra cima, ai o oleo nao lubrifica e estoura , sua moto fervendo pode ser tambem , o aditivo , radiador todo amassado , bomba de agua jogando pouco , eu tinha na minha uma ventoinha de cb 500 , quando tava andando de boa deixava ligada e nunca ferveu DT 200 NÃO PODE FICAR PARADA POR MT TEMPO ligou e pra esquentar esquenta andando mesmo , que vc não se encomoda , mais se percistir coloca um expanssor de agua que resolvee valeu
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Salve galera.
Então WillHenriqueCza eu já palitei a colmeia do radiador e arrumei a tampa que estava meio frouxa, o aditivo que eu uso é um da BR não lembro o nome, coloquei quase tudo dele, so coloquei uns 50 à 100 ml de agua, a minha é a DT200 que tem radiador menor que a DT200r, depois disso não andei com ela, vou andar e posto aqui se ferveu de novo... hehehe
Descobri o problema de entrar agua na parte de baixo do motor. O eixo da embreagem esta frouxo, com folga. Tenho que levar no mecânico ou será que eu mesmo consigo resolver? Pensei em resolver por conta pois o mecânico é bem "relaxado", não cuida dos detalhes.
Muito obrigado pela ajuda.
Então WillHenriqueCza eu já palitei a colmeia do radiador e arrumei a tampa que estava meio frouxa, o aditivo que eu uso é um da BR não lembro o nome, coloquei quase tudo dele, so coloquei uns 50 à 100 ml de agua, a minha é a DT200 que tem radiador menor que a DT200r, depois disso não andei com ela, vou andar e posto aqui se ferveu de novo... hehehe
Descobri o problema de entrar agua na parte de baixo do motor. O eixo da embreagem esta frouxo, com folga. Tenho que levar no mecânico ou será que eu mesmo consigo resolver? Pensei em resolver por conta pois o mecânico é bem "relaxado", não cuida dos detalhes.
Muito obrigado pela ajuda.
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Algumas fotinhas da minha DTzera 200.
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
estilosa a motinha, parabéns
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Só para não perder o foco depois das fotos postadas.
Ainda preciso da ajuda de vocês neste quesito.
Descobri o problema de entrar água na parte de baixo do motor. O eixo da embreagem esta frouxo, com folga. Tenho que levar no mecânico ou será que eu mesmo consigo resolver? Pensei em resolver por conta pois o mecânico é bem "relaxado", não cuida dos detalhes.
Obrigado.
Ainda preciso da ajuda de vocês neste quesito.
Descobri o problema de entrar água na parte de baixo do motor. O eixo da embreagem esta frouxo, com folga. Tenho que levar no mecânico ou será que eu mesmo consigo resolver? Pensei em resolver por conta pois o mecânico é bem "relaxado", não cuida dos detalhes.
Obrigado.
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Fais tudo em casa rapaz a não ser que voce ache um mecanico que só mecha com 2t e que seja muito cuidadoso ,
Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Opa! bonita mesmo a déti, parabéns !
Esse óleo se chegou a ficar branco é pq tem bastante água... é causado pelo retentor da bomba mesmo, na embreagem o único retentor é o do acionador (embaixo do bracinho).
Ela ferveu fácil pq o retentor estourado desviou parte da água pra caixa e prejudicou violentamente o arrefecimento.
Pra arrumar, se vc manja um pouco sobre mecãnica é preferível você mesmo fazer (com as ferramentas certas).
Baixe o manual de serviço da sua moto que lá da pra pegar legal a noção do negócio.
No mais, qualquer coisa estamos aqui pra ajudar
Esse óleo se chegou a ficar branco é pq tem bastante água... é causado pelo retentor da bomba mesmo, na embreagem o único retentor é o do acionador (embaixo do bracinho).
Ela ferveu fácil pq o retentor estourado desviou parte da água pra caixa e prejudicou violentamente o arrefecimento.
Pra arrumar, se vc manja um pouco sobre mecãnica é preferível você mesmo fazer (com as ferramentas certas).
Baixe o manual de serviço da sua moto que lá da pra pegar legal a noção do negócio.
No mais, qualquer coisa estamos aqui pra ajudar
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Bom dia Marcel 2T.
Antes de tudo obrigado pelo conselho.
Fiz um teste aqui, troquei o óleo do motor por um novinho Mineral, liguei a moto e deixei ela funcionando por um tempinho, depois andei com ela um pouco, então parei e tirei o óleo mineral e ele tava normal, a não ser por ter pego um pouco do óleo antigo, depois disso coloquei óleo novo 100% Sintético, novamente funcionei e andei e o óleo tava novinho ainda e o radiador tava no nivel.
Quando o óleo ficou branco foi bem no dia que lavei a moto, lavei com uma bomba de alta pressão.
Acho que vou tentar arrumar este eixo da embreagem e testar novamente.
Aproveitando o tópico:
1 - O motor da minha moto esta com folga, pensei em pedir para um torneiro fazer umas buchas de tecnil para colocar na ponta dos buracos de fixação do motor no quadro. Pois quando acelera a moto o motor meio que da umas viradas pros lados, parece motor de HotRod... hehehe
É normal o motor ter esta folga??? Será que posso colocar as buchas de tecnil???
2 - Alguém sabe de alguma ventoinha de "carro" que seja do tamanho do radiador da DT200???
Pergunto isso pois sou +- técnico de informática e não confio muito na eficácia dos coolerszinhos.
Obrigado pela ajuda de todos.
Antes de tudo obrigado pelo conselho.
Fiz um teste aqui, troquei o óleo do motor por um novinho Mineral, liguei a moto e deixei ela funcionando por um tempinho, depois andei com ela um pouco, então parei e tirei o óleo mineral e ele tava normal, a não ser por ter pego um pouco do óleo antigo, depois disso coloquei óleo novo 100% Sintético, novamente funcionei e andei e o óleo tava novinho ainda e o radiador tava no nivel.
Quando o óleo ficou branco foi bem no dia que lavei a moto, lavei com uma bomba de alta pressão.
Acho que vou tentar arrumar este eixo da embreagem e testar novamente.
Aproveitando o tópico:
1 - O motor da minha moto esta com folga, pensei em pedir para um torneiro fazer umas buchas de tecnil para colocar na ponta dos buracos de fixação do motor no quadro. Pois quando acelera a moto o motor meio que da umas viradas pros lados, parece motor de HotRod... hehehe
É normal o motor ter esta folga??? Será que posso colocar as buchas de tecnil???
2 - Alguém sabe de alguma ventoinha de "carro" que seja do tamanho do radiador da DT200???
Pergunto isso pois sou +- técnico de informática e não confio muito na eficácia dos coolerszinhos.
Obrigado pela ajuda de todos.
Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
uai ! não sabia que a água só tinha aparecido no óleo depois que vc lavou na wap...
o lugar por onde a água entrou foi o respiro da caixa (ou ladrão do óleo), esse respiro tem uma pecinha de plástico de onde DEVE sair uma mangueirinha de pelo menos 20cm.
Se ja estiver com essa mangueirinha no respiro, a água certamente está entrando pelo retentor do acionador da embreagem, dê uma conferida aí
Quanto ao motor com folga no quadro, não pode ter mesmo, no seu caso deve ser algum parafuso do suporte do motor faltando, solto ou espanado.
Não vai ter espaço (entre motor e quadro) pra vc colocar essas buchas que vc quer fazer, aconselho vc a comprar parafusos novos para a fixação do motor no quadro e colocá-los com arroela de pressão.
A ventoinha, as de PC não podem ver água, e a algum tempo vi aqui mesmo alguém que disse pra colocar a ventoinha do fiat 147 na DT ... olhei umas fotos na net e realmente ela é bem pequena para uma ventoinha de carro, parece que da o tamanho no radiador da DT sim !
Uma que eu sei que serve, é a ventoinha da hornet e fica assim:
o lugar por onde a água entrou foi o respiro da caixa (ou ladrão do óleo), esse respiro tem uma pecinha de plástico de onde DEVE sair uma mangueirinha de pelo menos 20cm.
Se ja estiver com essa mangueirinha no respiro, a água certamente está entrando pelo retentor do acionador da embreagem, dê uma conferida aí
Quanto ao motor com folga no quadro, não pode ter mesmo, no seu caso deve ser algum parafuso do suporte do motor faltando, solto ou espanado.
Não vai ter espaço (entre motor e quadro) pra vc colocar essas buchas que vc quer fazer, aconselho vc a comprar parafusos novos para a fixação do motor no quadro e colocá-los com arroela de pressão.
A ventoinha, as de PC não podem ver água, e a algum tempo vi aqui mesmo alguém que disse pra colocar a ventoinha do fiat 147 na DT ... olhei umas fotos na net e realmente ela é bem pequena para uma ventoinha de carro, parece que da o tamanho no radiador da DT sim !
Uma que eu sei que serve, é a ventoinha da hornet e fica assim:
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Salve galera.
Fui andar com a DT200 em um terreno vazio aqui do lado de casa, e por terem acabado de "arar a terra" estava bem fofo e depois de uma chuva virou quase um atoleiro.
Passei ali e percebi que a moto ia de 1ª e 2ª porem a maior parte do tempo de 1ª, o barro tava bem pesado.
Andei por cerca de 10 minutos.
Problemas encontrados:
1 - A DT200 ferveu mais uma vez... hehehe
2 - Escutei um barulho diferente e parei para verificar, lembra da folga que falei que o motor tinha? Pois é, esta folga vibrou tanto o escapamento que a ponteira não aguentou, quebrou a ponteira do escapamento.
Soluções propostas:
1 - Coloquei uma ventoinha 12cm de PC bem forte e a prova d'agua, coloquei a mangueira que sai do suspiro do radiador para o reservatório abaixo do banco e coloquei RADCOOL (50% + 50% água).
2 - Já encomendei um eixo de balança com as buchas, assim que chegar já vou colocar, mas por enquanto mandei soldar a ponteira com solda Oxigênio e vou colocar umas borrachas no parafuso fixador da ponteira, pelo menos vai absorver a vibração ali.
No mais foi só isso, quero ir para trilha somente quando tiver certeza que volto andando com ela, sem ser rebocado... hehehe
Obrigado.
Sugestões de como consertar os problemas informados serão bem vindas.
Fui andar com a DT200 em um terreno vazio aqui do lado de casa, e por terem acabado de "arar a terra" estava bem fofo e depois de uma chuva virou quase um atoleiro.
Passei ali e percebi que a moto ia de 1ª e 2ª porem a maior parte do tempo de 1ª, o barro tava bem pesado.
Andei por cerca de 10 minutos.
Problemas encontrados:
1 - A DT200 ferveu mais uma vez... hehehe
2 - Escutei um barulho diferente e parei para verificar, lembra da folga que falei que o motor tinha? Pois é, esta folga vibrou tanto o escapamento que a ponteira não aguentou, quebrou a ponteira do escapamento.
Soluções propostas:
1 - Coloquei uma ventoinha 12cm de PC bem forte e a prova d'agua, coloquei a mangueira que sai do suspiro do radiador para o reservatório abaixo do banco e coloquei RADCOOL (50% + 50% água).
2 - Já encomendei um eixo de balança com as buchas, assim que chegar já vou colocar, mas por enquanto mandei soldar a ponteira com solda Oxigênio e vou colocar umas borrachas no parafuso fixador da ponteira, pelo menos vai absorver a vibração ali.
No mais foi só isso, quero ir para trilha somente quando tiver certeza que volto andando com ela, sem ser rebocado... hehehe
Obrigado.
Sugestões de como consertar os problemas informados serão bem vindas.
Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Ponteira do escapamento que vc diz é o silenciador ou a 'boca' que vai no cilindro ?
Se for na boca do cilindro, tem que soldar mesmo, na TIG ou no oxi-acetileno (vulgo oxigênio).
Mas pra resolver o problema mesmo tem que arrumar a fixação desse motor, se não nada adianta.
Colocar borracha na boca do cilindro nao tem jeito, você pode comprar uma boca tipo 'bola' que fica fixa no cilindro e o escape vai ser fixo somente com duas molas, aí sim nao quebra mais !
Borracha na ponteira (silenciador) normalmente ja vem, se não tiver providencie uma.
E quanto a ventoinha, cuidado na hora de lavar a moto, envolva ela numa sacola plastica e evite de mandar agua direto ali...
A ligação da ventoinha ficou direto da bateria mesmo ?
Se for na boca do cilindro, tem que soldar mesmo, na TIG ou no oxi-acetileno (vulgo oxigênio).
Mas pra resolver o problema mesmo tem que arrumar a fixação desse motor, se não nada adianta.
Colocar borracha na boca do cilindro nao tem jeito, você pode comprar uma boca tipo 'bola' que fica fixa no cilindro e o escape vai ser fixo somente com duas molas, aí sim nao quebra mais !
Borracha na ponteira (silenciador) normalmente ja vem, se não tiver providencie uma.
E quanto a ventoinha, cuidado na hora de lavar a moto, envolva ela numa sacola plastica e evite de mandar agua direto ali...
A ligação da ventoinha ficou direto da bateria mesmo ?
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Obrigado pelas informações.Marcel 2T escreveu:Ponteira do escapamento que vc diz é o silenciador ou a 'boca' que vai no cilindro ?
Se for na boca do cilindro, tem que soldar mesmo, na TIG ou no oxi-acetileno (vulgo oxigênio).
Mas pra resolver o problema mesmo tem que arrumar a fixação desse motor, se não nada adianta.
Colocar borracha na boca do cilindro nao tem jeito, você pode comprar uma boca tipo 'bola' que fica fixa no cilindro e o escape vai ser fixo somente com duas molas, aí sim nao quebra mais !
Borracha na ponteira (silenciador) normalmente ja vem, se não tiver providencie uma.
E quanto a ventoinha, cuidado na hora de lavar a moto, envolva ela numa sacola plastica e evite de mandar agua direto ali...
A ligação da ventoinha ficou direto da bateria mesmo ?
Foi o silenciador mesmo que quebrou, mas já ta soldado de novo, e o mexânico não tinha colocado as borrachinhas mesmo. (falta de capricho)
Já arrumei as borrachinhas e estarei colocando hoje, a respeito do cooler ja estou cuidando com isso.
A ligação foi direta mesmo através de um plugue... agora quando vou andar eu plugo o cabo do cooler na bateria, e a noite antes da trilha é só deixar a bateria conectada no carregador. Hehehe
Valeu...
Vou andar com ela amanha com o cooler ligado e vou testar ver se esta esquentando.
Sábado posto novidades.
Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Vendo as fotos fiquei com uma dúvida...rogerio_sinop escreveu:Obrigado pelas informações.Marcel 2T escreveu:Ponteira do escapamento que vc diz é o silenciador ou a 'boca' que vai no cilindro ?
Se for na boca do cilindro, tem que soldar mesmo, na TIG ou no oxi-acetileno (vulgo oxigênio).
Mas pra resolver o problema mesmo tem que arrumar a fixação desse motor, se não nada adianta.
Colocar borracha na boca do cilindro nao tem jeito, você pode comprar uma boca tipo 'bola' que fica fixa no cilindro e o escape vai ser fixo somente com duas molas, aí sim nao quebra mais !
Borracha na ponteira (silenciador) normalmente ja vem, se não tiver providencie uma.
E quanto a ventoinha, cuidado na hora de lavar a moto, envolva ela numa sacola plastica e evite de mandar agua direto ali...
A ligação da ventoinha ficou direto da bateria mesmo ?
Foi o silenciador mesmo que quebrou, mas já ta soldado de novo, e o mexânico não tinha colocado as borrachinhas mesmo. (falta de capricho)
Já arrumei as borrachinhas e estarei colocando hoje, a respeito do cooler ja estou cuidando com isso.
A ligação foi direta mesmo através de um plugue... agora quando vou andar eu plugo o cabo do cooler na bateria, e a noite antes da trilha é só deixar a bateria conectada no carregador. Hehehe
Valeu...
Vou andar com ela amanha com o cooler ligado e vou testar ver se esta esquentando.
Sábado posto novidades.
Esse cooler não tá ao contrário não? Ele deveria puxar o ar pra trás do radiador, forçando o mesmo a resfriar o radiador, e não o contrário, correto?
Se eu estiver enganado ou já estiver assim, desculpa ai!
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Então DEHDAO, as fotos são de uma ventoinha de Hornet, só que a que eu coloquei é a de PC mesmo, não tem foto no tópico ainda.
Se o projeto der certo eu posto as fotos aqui.
E esta ai realmente parece estar ao contrário... hehehe
Se o projeto der certo eu posto as fotos aqui.
E esta ai realmente parece estar ao contrário... hehehe
Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Opa beleza! Disfarça ai... li num dia pra comentar no outro ai o tico e o teco n bateramrogerio_sinop escreveu:Então DEHDAO, as fotos são de uma ventoinha de Hornet, só que a que eu coloquei é a de PC mesmo, não tem foto no tópico ainda.
Se o projeto der certo eu posto as fotos aqui.
E esta ai realmente parece estar ao contrário... hehehe
Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
Num ta ao contrário não ! só vai depender do lado que ela girar...
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Re: DT200 reformada à 2 dias com problemas.
É sério isso?colocar uma ventuinha?
Seis tão tudo doido...
Motor bem acertado,junta do cabeçote filé , radiador bom , mrp,100% de aditivo,bomba de água revisada,tampa do radiador eficiente,e tirar a valvula do cabeçote..
Se todos esses itens tiverem 100% , não tem como ferver a não ser que fique acelerado parado..
valeu
Seis tão tudo doido...
Motor bem acertado,junta do cabeçote filé , radiador bom , mrp,100% de aditivo,bomba de água revisada,tampa do radiador eficiente,e tirar a valvula do cabeçote..
Se todos esses itens tiverem 100% , não tem como ferver a não ser que fique acelerado parado..
valeu
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