Dica de preparação XR 200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
lestier
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 28 Janeiro 2014 à28 20:56

Dica de preparação XR 200

Mensagem por lestier »

Eae pessoal joia::: . ? alguns devem se lembrar que recentemente eu estava tendo problemas com o carburador da minha XR 200 que estava de CG 150 =/. Bem eu tinha o carburador e a troca fez que a moto ficasse perfeita. aplauso:: . Ela está com um comando preparado bravo e um CDI de competição . . . são as únicas alterações, gostaria de saber a opnião de vocês para o que mais pode ser feito.
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por robertovarela »

Depende de quanto queira gastar. Diz seu limite financeiro que daremos os palpites.
lestier
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 28 Janeiro 2014 à28 20:56

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por lestier »

Bem um limite financeiro é complicado... digamos que não precisa se preocupar com o $$$. Quero mais uma preparação não pelo valor mais tem que valer apena saca?
Hermano MSR
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 27 Agosto 2013 à16 18:40

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por Hermano MSR »

polimento nos dutos do cabeçote, e a partir daí, seria partir pra troca de peças mesmo, tipo pistão de bros taxado, pino cursado, ou mesmo kits de aumento de cilindrada, e várias outras coisas que é possível de fazer. A questão é se vale a pena a relação custoxbenefício e principamente potênciaxdurabilidade.
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por Stone »

Qualquer preparação que vc for fazer, o segredo é o acerto e a harmonia do conjunto. Não adianta fazer o motor pra torque e colocar um comando pra giro, por ex.

Uma preparação que dá um bom desempenho e não fica frágil:

-Pistão de CRF 230 (ou de Bros, mas na minha opinião o da bros é muito pesado pra essa configuração);
-Comando no máximo 296º, antes menos do que mais caso contrário vai perder muita baixa;
-Cabeçote preparado, nada de arrombar ou fuçar sem saber o que está fazendo, tem que ser preparado;
-Taxa de compressão adequada pro motor e pro combustível, se for usar na gasolina comum pode usar em torno de 11:1;
-CDI que adiante mais o ponto mas que tenha corte e giro, recomendo da Centech, uma bobina de ignição mais potente tbm ajuda bastante;
-Carburador maior, um que fica ótimo e cabe sem adaptação é o da XL 250, melhor ainda se for das primeiras, o venturi é maior

Faço essa preparação nas motos por aqui, dá um resultado excelente e não fica quebradeira, o segredo de tudo é o acerto do conjunto
leocx
Membro
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Agosto 2013 à51 18:50

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por leocx »

Muito boa a configuração acima, eu ja fiz umas alterações ate ter um acerto legal!
Ja fiz pistao crf 67mm com cilindro da xr mesmo pino cursado 3 mm. ficou boa mais quebrou o cilindro pois so fiz abrir e nao encamisei.
Agora cilindro crf, pistao crf stander , pino cursado 3mm, comando bravo 296 e tudo novo dentro do motor. Acho q a durabilidade vai ser boa pois o cilindro é stander com pistao stander, nao tive q abrir o cilindro, sendo assim nao ficou fino!
Agora minha duvida é a carburação, que por ela estar original pode ser q nao esteja desenvolvendo o q é pra desenvolver. o que devo fazer so trocar os gicler ou trocar carburador. E uma coisa deixei a taxa do motor 8,7 pra que nao haja detonação precoce do motor.
ajuda ai galera que vai servir para o dono do topico tambem!
Valeu
lestier
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 28 Janeiro 2014 à28 20:56

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por lestier »

joia::: Pessoal, obrigado pelo suporte que vem sendo dado!! bem pra fica um pouco mais fácil vou mostrar o comando e CDI que eu comprei:

http://www.penoestribo.com.br/2281.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.penoestribo.com.br/marcas/mx ... 0-3825.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu não gostaria de uma preparação que tivesse que mecher no carburador =/. Vocês acham que o pistão da bros 150 fica ficar mais forte? é necessário abrir o cilindro ou alguma outra modificação

Dúvida: no caso do pino cursado é necessário "aumentar" a altura do cilindro?
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por robertovarela »

Desconheço uma preparação de motor que não inclua alteração na carburação/injeção.
leocx
Membro
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Agosto 2013 à51 18:50

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por leocx »

Colocando essas peças sua moto vai dar uma boa melhorada!
E se colocar pino cursado vc terá q colocar flange ou tirar a cabeça do pistao q nao iria ser legar pelo motivo q vc esta colocando um pistao taxado.
Se for colocar o pistao original da bros nao precisa abrir cilindro so colocar mesmo, agora iria de pistao 66,00mm, coloquei na minha moto um 67 mais nao me dei bem, quebrou o cilindro e pistao, mas tambem nao sei se foi falta de combustivel. pois o tanque estava passando muito pouco combustivel.
valeu
lestier
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 28 Janeiro 2014 à28 20:56

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por lestier »

Então basicamente o pistão da Bros é idêntico porém com mais taxa? nesse caso me parece melhor pra mim. Eu não quero mexer em muita coisa já que eu não pretendo competir, apenas quero um motor um pouco melhor. As peças q mostrei no link já estão instaladas e ficaram muito boas na moto mesmo. Acho que vou colocar o pistão de Bros 150 e encerrar a brincadeira.

Pensei em colocar este pistão:

http://www.penoestribo.com.br/pist-o-3- ... remium.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

vou ter que abrir o cilindro mas tudo bem.
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por Stone »

Leocx, 8,7 de taxa é muito pouco, menos que original, sua moto está perdendo desempenho em todas as rotações devido a essa taxa. Dependendo da preparação e principalmente do comando dá de usar até 12:1 na gasolina comum sem detonação.

Se forem aumentar o curso do motor fica melhor e mais durável usar a biela da CRF230, ela é mais comprida e melhora a relação R/L do motor.

O pistão da bros 150 é a mesma medida do pistão da 200, porém é mais taxado e mais pesado, fica bom em motor de torque, em motor de alta o da crf 230 fica melhor por ser mais leve.

lestier, esse CDI é muito bom, o comando é um ótimo custo/benefício, é bem melhor que o original mas se for pra competição teria que ser um mais agressivo.

Esse pistão do link está meio caro, olha o link do que eu vendo no ML, porém o 70mm estou em falta:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... remium-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
lestier
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 28 Janeiro 2014 à28 20:56

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por lestier »

joia::: É bom saber que s peças que instalei são boas. A moto não é pra competição, faço trilhas no final de semana, é só mesmo para ter um motor um pouco melhor, participar dos trilhões etc. Tem um conhecido meu que tem uma XR com 280Cc a moto beira a 28Cv... ele já compro a moto assim e nunca vi nada parecido, tudo forjado, a moto era de competição... mas me falta dinheiro e um bom mecanico para fazer esse tipo de coisa. Acha então que o pistão é suficiente para deixar a moto afinadinha?
leocx
Membro
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Agosto 2013 à51 18:50

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por leocx »

Stone escreveu:Leocx, 8,7 de taxa é muito pouco, menos que original, sua moto está perdendo desempenho em todas as rotações devido a essa taxa. Dependendo da preparação e principalmente do comando dá de usar até 12:1 na gasolina comum sem detonação.

Se forem aumentar o curso do motor fica melhor e mais durável usar a biela da CRF230, ela é mais comprida e melhora a relação R/L do motor.

O pistão da bros 150 é a mesma medida do pistão da 200, porém é mais taxado e mais pesado, fica bom em motor de torque, em motor de alta o da crf 230 fica melhor por ser mais leve.

lestier, esse CDI é muito bom, o comando é um ótimo custo/benefício, é bem melhor que o original mas se for pra competição teria que ser um mais agressivo.

Esse pistão do link está meio caro, olha o link do que eu vendo no ML, porém o 70mm estou em falta:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... remium-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
É amigo, deixei essa taxa pois tive muito problema com valvulas triscando no pistao, por isso deixei o pistao mais embaixo no cilindro. Estou querendo compensar essa taxa com uma carburação mais gorda, que complete essa falta de taxa. mais a moto esta bem progressiva, com uma boa baixa media e alta, boa força, torque maravilhoso e sem correr o risco de empenar valvulas. Amigão me ajuda ai sobre a carburação, eu ate abri um topico. quero saber se é so colocar o carburador da xlx 350 ou tem q fazer adaptação
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por Stone »

leocx escreveu: É amigo, deixei essa taxa pois tive muito problema com valvulas triscando no pistao, por isso deixei o pistao mais embaixo no cilindro. Estou querendo compensar essa taxa com uma carburação mais gorda, que complete essa falta de taxa. mais a moto esta bem progressiva, com uma boa baixa media e alta, boa força, torque maravilhoso e sem correr o risco de empenar valvulas. Amigão me ajuda ai sobre a carburação, eu ate abri um topico. quero saber se é so colocar o carburador da xlx 350 ou tem q fazer adaptação
Carburação não vai substituir a taxa, com uma taxa menor a moto vai pedir mais combustível e vai render menos pois terá um aproveitamento, ou rendimento térmico, menor.

Pra resolver o problemas das válvulas baterem no pistão você deve afundar as sedes das válvulas no cabeçote, em comando forte eu costumo mandar afundar 1mm as sedes.
lestier escreveu:joia::: É bom saber que s peças que instalei são boas. A moto não é pra competição, faço trilhas no final de semana, é só mesmo para ter um motor um pouco melhor, participar dos trilhões etc. Tem um conhecido meu que tem uma XR com 280Cc a moto beira a 28Cv... ele já compro a moto assim e nunca vi nada parecido, tudo forjado, a moto era de competição... mas me falta dinheiro e um bom mecanico para fazer esse tipo de coisa. Acha então que o pistão é suficiente para deixar a moto afinadinha?
Sim, vai dar um fôlego extra.
Melhor ainda se vc usar uma bobina de ignição mais potente, devido ao aumento da taxa é necessário uma tensão maior pra gerar a centelha ou você fecha mais a vela. Com uma bobina mais potente eu costumo deixar a folga dos eletrodos da vela em 1,5mm, isso aumenta a velocidade da queima dando um rendimento maior.
Qualquer alteração requer um acerto na carburação, isso é indispensável.

Se você ficar com o carburador original, tira a borboleta do afogador e o seu eixo, isso fará com que a moto puxe mais ar, como se fosse um carburador com venturi maior.

Lembre-se que o que manda é o conjunto, cada pequena alteração dará uma pequena melhora, acertando todo o conjunto se consegue um ótimo desempenho sem mexer muito e sem alterar a vida útil do motor!
leocx
Membro
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Agosto 2013 à51 18:50

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por leocx »

Stone escreveu:
leocx escreveu: É amigo, deixei essa taxa pois tive muito problema com valvulas triscando no pistao, por isso deixei o pistao mais embaixo no cilindro. Estou querendo compensar essa taxa com uma carburação mais gorda, que complete essa falta de taxa. mais a moto esta bem progressiva, com uma boa baixa media e alta, boa força, torque maravilhoso e sem correr o risco de empenar valvulas. Amigão me ajuda ai sobre a carburação, eu ate abri um topico. quero saber se é so colocar o carburador da xlx 350 ou tem q fazer adaptação
Carburação não vai substituir a taxa, com uma taxa menor a moto vai pedir mais combustível e vai render menos pois terá um aproveitamento, ou rendimento térmico, menor.

Pra resolver o problemas das válvulas baterem no pistão você deve afundar as sedes das válvulas no cabeçote, em comando forte eu costumo mandar afundar 1mm as sedes.
lestier escreveu:joia::: É bom saber que s peças que instalei são boas. A moto não é pra competição, faço trilhas no final de semana, é só mesmo para ter um motor um pouco melhor, participar dos trilhões etc. Tem um conhecido meu que tem uma XR com 280Cc a moto beira a 28Cv... ele já compro a moto assim e nunca vi nada parecido, tudo forjado, a moto era de competição... mas me falta dinheiro e um bom mecanico para fazer esse tipo de coisa. Acha então que o pistão é suficiente para deixar a moto afinadinha?
Sim, vai dar um fôlego extra.
Melhor ainda se vc usar uma bobina de ignição mais potente, devido ao aumento da taxa é necessário uma tensão maior pra gerar a centelha ou você fecha mais a vela. Com uma bobina mais potente eu costumo deixar a folga dos eletrodos da vela em 1,5mm, isso aumenta a velocidade da queima dando um rendimento maior.
Qualquer alteração requer um acerto na carburação, isso é indispensável.

Se você ficar com o carburador original, tira a borboleta do afogador e o seu eixo, isso fará com que a moto puxe mais ar, como se fosse um carburador com venturi maior.

Lembre-se que o que manda é o conjunto, cada pequena alteração dará uma pequena melhora, acertando todo o conjunto se consegue um ótimo desempenho sem mexer muito e sem alterar a vida útil do motor!
E no meu caso, fico com o meu carburador e so aumento os gicler e uma regulada na agulha de ar, ou troco por uma da xlx 350.
e puxando mais mistura completara mais a perca de taxa
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por Stone »

Nada substitui a taxa menor do motor.
Um carburador de XL350 com certeza fica melhor que o seu, na minha opinião é um dos melhores carburadores pra motos de até 250cc, claro, exceto os importados cfr, etc
Pequi
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Agosto 2014 à45 14:56

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por Pequi »

A minha moto esta fumaçando, ai tirei o motor e aproveitei e desmontei a moto inteira!!
Estou esperando o mecânico me passar como está o motor para ver se tenho que mexer na parte de baixo.
No caso ela já tem cdi da servtec, estou querendo colocar um pistão taxado, vela de iridium, cabo da ibooster, comando da bravo, e uma mola maior da embreagem. O que me dizem de colocar também um carburador de tornado, pois tenho ele aqui!
E se tiver que fazer a parte de baixo acham que devo 'futucar' mais algo?
Pequi
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Agosto 2014 à45 14:56

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por Pequi »

A minha moto esta fumaçando, ai tirei o motor e aproveitei e desmontei a moto inteira!!
Estou esperando o mecânico me passar como está o motor para ver se tenho que mexer na parte de baixo.
No caso ela já tem cdi da servtec, estou querendo colocar um pistão taxado, vela de iridium, cabo da ibooster, comando da bravo, e uma mola maior da embreagem. O que me dizem de colocar também um carburador de tornado, pois tenho ele aqui!
E se tiver que fazer a parte de baixo acham que devo 'futucar' mais algo?
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por Stone »

Pequi escreveu:A minha moto esta fumaçando, ai tirei o motor e aproveitei e desmontei a moto inteira!!
Estou esperando o mecânico me passar como está o motor para ver se tenho que mexer na parte de baixo.
No caso ela já tem cdi da servtec, estou querendo colocar um pistão taxado, vela de iridium, cabo da ibooster, comando da bravo, e uma mola maior da embreagem. O que me dizem de colocar também um carburador de tornado, pois tenho ele aqui!
E se tiver que fazer a parte de baixo acham que devo 'futucar' mais algo?
A parte de baixo deixa original, não sou muito fã de pino cursado, a não ser que vc monte com um vira de CRF 230.

Eu só não colocaria esse cabo ibooster, se for pra mexer coloca uma bobina de alto desempenho já de vez. A vela iridium tem a vida útil cerca de 3x maior que a comum, fora isso não muda nada.

Se for pra trocar de carburador coloca um de XL, carburador a vácuo não tem um desempenho tão bom quanto mecãnico
[email protected]
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Março 2016 à48 20:16

Re: Dica de preparação XR 200

Mensagem por [email protected] »

boa noite.
aproveitando o tópico queria saber como prepara um motor de cbx 200 strada para trilha.
coloquei um motor de cbx 200 (19 cv) em uma Cr 125r 98,e queria saber como posso deitar ele mais ''bravo'' para as trilhas,estou com uma relação nova de 12X48 e pretendo usar ela,tenho também a ponteira e a curva pro Circuit T4 da crf 230 que da certinho no motor,o carburador tenho o da cbx 200 e da Cr 125/250,queria colocar o da Cr mais não tenho certeza se da certo.
estava pensando em aliviar o magneton,colocar um pistão da Bros OHC de 67,5 mm,um comando para melhorar o desempenho,mais não sei quantos graus,já que não quero perder força nem ficar muito pra trás nos estradões,e colocar um CDI servitec com corte a 11,500 rpm.
por favor me ajudem se souberem de algo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem