Motor: KTM XCF 350
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Motor: KTM XCF 350
Colegas,
Adquiri um KTM XCF 350 2011, comprei do primeiro dono, a moto só fez trilha e foi sempre muito bem cuidada desde óleos/fluídos motorex trocados rigorosamente, manutenções periódicas e estética impecável. No momento a moto possui 200hrs, sendo que à 70hrs foi trocado pistão+anéis e jogo completo de válvulas (Obs: sem nunca dar sinais de falhas, foi trocado preventivamente mesmo). A moto continua muito forte, progressiva, sem sinais/sintomas de problemas mecânicos. Porém, as outras peças do motor possuem 200hrs e não posso negligenciar isso, mas aí que ficam as minhas dúvidas:
1) Devo trocar as demais peças (biela, corrente de comando, tensor hidráulico etc..) e aproveitar e já trocar novamente pistão e válvulas que estão com 70hrs?
2) Penso que, apesar de aumentar substancialmente o valor, colocar o pistão novo e as válvulas eu estaria com um motor 100% e não iria me preocupar ou trocar essas peças novamente seria "rasgar o dinheiro"?
3) Ou não devo fazer nada..
Oque vocês fariam?
Abraço
Adquiri um KTM XCF 350 2011, comprei do primeiro dono, a moto só fez trilha e foi sempre muito bem cuidada desde óleos/fluídos motorex trocados rigorosamente, manutenções periódicas e estética impecável. No momento a moto possui 200hrs, sendo que à 70hrs foi trocado pistão+anéis e jogo completo de válvulas (Obs: sem nunca dar sinais de falhas, foi trocado preventivamente mesmo). A moto continua muito forte, progressiva, sem sinais/sintomas de problemas mecânicos. Porém, as outras peças do motor possuem 200hrs e não posso negligenciar isso, mas aí que ficam as minhas dúvidas:
1) Devo trocar as demais peças (biela, corrente de comando, tensor hidráulico etc..) e aproveitar e já trocar novamente pistão e válvulas que estão com 70hrs?
2) Penso que, apesar de aumentar substancialmente o valor, colocar o pistão novo e as válvulas eu estaria com um motor 100% e não iria me preocupar ou trocar essas peças novamente seria "rasgar o dinheiro"?
3) Ou não devo fazer nada..
Oque vocês fariam?
Abraço
Editado pela última vez por Giovani/PR em 01 Novembro 2014 à36 11:38, em um total de 1 vez.
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Re: Motor: KTM XCF 350
Acho que voce deveria guardar esta grana que esta pensando em investir agora nela , como voce disse se jah foi trocado pistão , valvulas etc.. guarde este dinheiro e se a moto ta funcionando ok , deixa ela assim !
Re: Motor: KTM XCF 350
Concordo, se a moto esta ok continua andando até fechar a troca dos pistão novamente, uma coisa que tem que entender é que esses tempos de trocas são calculados para motos em uso intenso, se você é aquele trilheiro de final de semana aposto que várias vezes roda com a moto sem exigir 50% do motor.
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Re: Motor: KTM XCF 350
matheus loyo escreveu:Acho que voce deveria guardar esta grana que esta pensando em investir agora nela , como voce disse se jah foi trocado pistão , valvulas etc.. guarde este dinheiro e se a moto ta funcionando ok , deixa ela assim !
jjacob escreveu:Concordo, se a moto esta ok continua andando até fechar a troca dos pistão novamente, uma coisa que tem que entender é que esses tempos de trocas são calculados para motos em uso intenso, se você é aquele trilheiro de final de semana aposto que várias vezes roda com a moto sem exigir 50% do motor.
- Compreendi, e se eu mandar abrir o motor só para conferir se está tudo ok, vale a pena? tem a história do tal tensionador hidráulico (problema crônico das KTM´s) também..
Re: Motor: KTM XCF 350
No mínimo eu mandaria abrir e ver como estão as coisas. KTM é uma moto muito delicada.
O certo mesmo seria vc mandar abrir e trocar toda a parte de baixo e também pistão e anéis. Assim vc ficaria tranquilo e sabendo como está sua moto.
Manutenção é manutenção, não dá pra ir deixando e ver no que vai dar. Seu preju pode ser muiiiito maior.
E outra, se vc já comprou a moto com 200hrs, já sabia que ia ter que guardar uma grana para essa manutenção.
Abraço!
O certo mesmo seria vc mandar abrir e trocar toda a parte de baixo e também pistão e anéis. Assim vc ficaria tranquilo e sabendo como está sua moto.
Manutenção é manutenção, não dá pra ir deixando e ver no que vai dar. Seu preju pode ser muiiiito maior.
E outra, se vc já comprou a moto com 200hrs, já sabia que ia ter que guardar uma grana para essa manutenção.
Abraço!
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Re: Motor: KTM XCF 350
Então Bruno, foi isso mesmo, por mais que a moto esteja em perfeito estado, já havia reservado $$ para dar uma conferida no motor. A dúvida mesmo são os componentes a serem substituídos.bruno escreveu:
E outra, se vc já comprou a moto com 200hrs, já sabia que ia ter que guardar uma grana para essa manutenção.
Abraço!
Agradeço a todos pelas dicas!
Re: Motor: KTM XCF 350
Se você já está preparado para fazer uma preventiva, meta a cara. Pelo menos vai rodar tranquilo!!!
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Re: Motor: KTM XCF 350
Bacana, obrigado pelas respostas!
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Re: Motor: KTM XCF 350
Concordo, pelo menos abra para ver em quais condições ambas partes (cima/baixo) do motor estão.
Sempre fiz isso quando comprei moto usada, para desencargo de consciência e rodar tranquilo na trilha.
Sempre fiz isso quando comprei moto usada, para desencargo de consciência e rodar tranquilo na trilha.
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Re: Motor: KTM XCF 350
Bacana pessoal, vou seguir as dicas e antes de tudo, abrir o motor para ver como está!
Forte abraço!
Forte abraço!
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Re: Motor: KTM XCF 350
Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
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Re: Motor: KTM XCF 350
depende muito da trilha , talves possa ser uma trilha muito fexada levara mais horas que km ..josé neves escreveu:Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
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Re: Motor: KTM XCF 350
Pelo que conheço e vi até hoje, é somente pelo número de horas, pois a quilometragem é mais subjetiva.josé neves escreveu:Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
Re: Motor: KTM XCF 350
Giovani/PR escreveu:Pelo que conheço e vi até hoje, é somente pelo número de horas, pois a quilometragem é mais subjetiva.josé neves escreveu:Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
O correto seria fazer a troca de óleo / revisão por horas em qualquer veículo.
Pega aquele Fusca do carro de som, o cara fica dando volta na praça o dia inteiro fazendo propaganda, no final do mês rodou só uns 500km, mas quantas horas de motor ligado?
Agora pega aquela barca que o peão só usa em viagens com a família, somente rodovia e rotação constante, bate o km para troca de óleo com poucas horas de uso.
A minha caminhonete tem um marcador de horas de uso do motor no computador de bordo, já pensei em fazer as trocas de óleo por ele quando sair da garantia.
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Re: Motor: KTM XCF 350
Entendi
Re: Motor: KTM XCF 350
Acho muito subjetivo essa questão de troca de oleo (horas x Km).Troco a cada 03 trilhas .Sendo a trilha leve ou pesada.Geralmente minhas trilhas possuem 50 km e duram 4 horas.Faço 150 km em 12 horas (03 trilhas).Logicamente que ninguém vai trocar o oleo durante a trilha por ter chegado nas 10 horas planejadas hipoteticamente.Acho o horimetro mais importante para indicar a hora exata de verificar o motor de acordo com o que manda o manual,independente dos sinais que a moto apresente.
Re: Motor: KTM XCF 350
drwagner escreveu:Acho muito subjetivo essa questão de troca de oleo (horas x Km).Troco a cada 03 trilhas .Sendo a trilha leve ou pesada.Geralmente minhas trilhas possuem 50 km e duram 4 horas.Faço 150 km em 12 horas (03 trilhas).Logicamente que ninguém vai trocar o oleo durante a trilha por ter chegado nas 10 horas planejadas hipoteticamente.Acho o horimetro mais importante para indicar a hora exata de verificar o motor de acordo com o que manda o manual,independente dos sinais que a moto apresente.
Drwagner, se a sua trilha dura 4 horas, pode ter certeza de que não dá 2h30min no horímetro, de motor ligado. Esse fator é histporico aqui no fórum, quem anda a tarde toda na trilha faz no máximo 2h30min de motor ligado.
Portanto você está trocando o óleo a cada 7h30min, excelente. Eu sempre troquei o óleo com 6 horas.
Re: Motor: KTM XCF 350
Boa dica.Vou continuar com essa teoria.Juliano escreveu:drwagner escreveu:Acho muito subjetivo essa questão de troca de oleo (horas x Km).Troco a cada 03 trilhas .Sendo a trilha leve ou pesada.Geralmente minhas trilhas possuem 50 km e duram 4 horas.Faço 150 km em 12 horas (03 trilhas).Logicamente que ninguém vai trocar o oleo durante a trilha por ter chegado nas 10 horas planejadas hipoteticamente.Acho o horimetro mais importante para indicar a hora exata de verificar o motor de acordo com o que manda o manual,independente dos sinais que a moto apresente.
Drwagner, se a sua trilha dura 4 horas, pode ter certeza de que não dá 2h30min no horímetro, de motor ligado. Esse fator é histporico aqui no fórum, quem anda a tarde toda na trilha faz no máximo 2h30min de motor ligado.
Portanto você está trocando o óleo a cada 7h30min, excelente. Eu sempre troquei o óleo com 6 horas.
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Re: Motor: KTM XCF 350
Certo, mas em quantas horas deve se trocar o oléo nas especiais de ENDURO?
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Re: Motor: KTM XCF 350
recentemente comprei uma ktm xcf 350 2011 com motor batido quando abri estava com pistão e biela ruim,
fiz a troca deles, ai andei na moto, com uns 5 km de teste ela travou, quando abri o motor estava com o pistao derretido, entao resolvi pedi outro kit completo da big bore coloquei ontem e hoje fui fazer o teste e aconteceu a mesma coisa. alguem ai ja passou por isso?
obs: quanto comprei a moto ja conhecia seus antecedentes, e funcionava normalmente.
fiz a troca deles, ai andei na moto, com uns 5 km de teste ela travou, quando abri o motor estava com o pistao derretido, entao resolvi pedi outro kit completo da big bore coloquei ontem e hoje fui fazer o teste e aconteceu a mesma coisa. alguem ai ja passou por isso?
obs: quanto comprei a moto ja conhecia seus antecedentes, e funcionava normalmente.
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