Galera boa noite sei que estou poluindo o forum mais uma vez mas não acho nada relacionado a isto então vou perguntar:
Pra quem tem dt200 a unica diferença no sistema de refrigeração e o expansor da R ser maior e na rabeta , e a da dt200 normal somente o debaixo do banco .
bom vejo todo mundo falando pow não usa agua usa aditivo que e correto ou a mistura da mesma etc...... na verdade usando agua ou aditivo ou cerveja , alcool refri , bom que seje , no reservatorio (expansor de ambas ) tema marca minimo e maximo . mas eu quero saber o seguinte esta agua que vai no reservatorio de expansao volta para o bendito radiador ou nao apenas evapora ??? seria muito estranho ela voltar pois ela chega com pressao e pra voltar teria que ter amesma pressao , e tambem essa agua nao e igual de carro que fica circulando entre o reservatorio e p radiador , tipo a dt ferveu esta agua cai no expansor e pronto fica ali ???? bom não vejo uma utilidade maior a nao ser apenas nao vazar agua no condutor durante o percursso caso ferva correto?
se tivessemos um reservatorio igual ao tal mrp de luminio que aumenta a quantidade de agua seria melhor que ter um expansor so de enfeite correto. pois no meu ver na 200r vc ainda ve o liquido por tras da rabeta , agora na dt200 normal teria que tirar a tampa lateral pra ter certeza né. axo meio cansativo , bom perguntei pois comprei um reservatorio de fluido de freio pequeno e vou ligar ele no expanssor so que vou instalar ele proximo a asa do lado esquerdo assim q a moto ferver ele vai borbulhar na minha frente e vou ver melhor , e tambem vou por um mrp caseiro na rabeta ai sim talvez ajude né.
AGUA EXPANSOR VOLTA PARA RADIADOR???
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Re: AGUA EXPANSOR VOLTA PARA RADIADOR???
Primeiro, nunca, jamais, em hipotese alguma escreva em MAIUSCULO pois isso significa que você esta gritando.
Se não me engano já escrevi um topico sobre isso anteriormente pois tenho uma kdx. Vamos lá, são duas coisas diferentes, expansor é um tanque extra por onde o liquido do radiador fica circulando, o pessoal fazia isso com extintor de incendio usado aumentando a quantidade de liquido de todo o sistema. O tanque do suspiro funciona diferente, é +- assim: a tampa do radiador deixa o fluido passar nas duas direções, quando o liquido dentro do radiador ferve a pressão aumenta e a mola grande da tampa do radiador é comprimida deixando uma mistura de vapor mais liquido ir para o tanquezinho e a ideia é que no caminho toda essa mistura vire liquido e fique no tanquezinho. Assim que o radiador esfria a pressão fica muito baixa dentro dele e nesse momento uma tampinha pequena, menor que uma moeda de 1 centavo, que tem em baixo da tampa do radiador salta se abrindo, tu pode puxar ela com a unha mesmo, e assim o liquido é sugado de volta para dentro do radiador voltando a restabelecer o nível de liquido. Sem esse tanquezinho do suspiro cada vez que o radiador ferve ele gospe liquido pra fora e depois suga ar e isso só piora a situação ajudando a esquentar ainda mais o motor.
Se não me engano já escrevi um topico sobre isso anteriormente pois tenho uma kdx. Vamos lá, são duas coisas diferentes, expansor é um tanque extra por onde o liquido do radiador fica circulando, o pessoal fazia isso com extintor de incendio usado aumentando a quantidade de liquido de todo o sistema. O tanque do suspiro funciona diferente, é +- assim: a tampa do radiador deixa o fluido passar nas duas direções, quando o liquido dentro do radiador ferve a pressão aumenta e a mola grande da tampa do radiador é comprimida deixando uma mistura de vapor mais liquido ir para o tanquezinho e a ideia é que no caminho toda essa mistura vire liquido e fique no tanquezinho. Assim que o radiador esfria a pressão fica muito baixa dentro dele e nesse momento uma tampinha pequena, menor que uma moeda de 1 centavo, que tem em baixo da tampa do radiador salta se abrindo, tu pode puxar ela com a unha mesmo, e assim o liquido é sugado de volta para dentro do radiador voltando a restabelecer o nível de liquido. Sem esse tanquezinho do suspiro cada vez que o radiador ferve ele gospe liquido pra fora e depois suga ar e isso só piora a situação ajudando a esquentar ainda mais o motor.
Re: AGUA EXPANSOR VOLTA PARA RADIADOR???
Muito bem explicado pelo jjacob. A água vai e volta do radiador para o expansor..exatamente da mesma forma que funciona o sistema em carros.
Portanto se a moto ferveu na trilha, espere ela esfriar mas não abra a tampa do radiador. Se abrir com ela quente, além do risco de espirrar água quente, vc deixa entrar ar e a água deixa de ser sugada de volta. Só abre quando estiver bem frio..
Portanto se a moto ferveu na trilha, espere ela esfriar mas não abra a tampa do radiador. Se abrir com ela quente, além do risco de espirrar água quente, vc deixa entrar ar e a água deixa de ser sugada de volta. Só abre quando estiver bem frio..
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Re: AGUA EXPANSOR VOLTA PARA RADIADOR???
Vou acrescentar mais uma informação:
Se o radiador furar isto não funciona, pois entra ar no sistema igualando a pressão. Ai o liquido não volta para o radiador.
Então você pode estar com o reservatório de expansão cheio e sem nenhum liquido no radiador.
É comum a pessoa olhar o nível do liquido do radiador pelo expansor, mas isto pode ser um perigo.
Se o radiador furar isto não funciona, pois entra ar no sistema igualando a pressão. Ai o liquido não volta para o radiador.
Então você pode estar com o reservatório de expansão cheio e sem nenhum liquido no radiador.
É comum a pessoa olhar o nível do liquido do radiador pelo expansor, mas isto pode ser um perigo.
Re: AGUA EXPANSOR VOLTA PARA RADIADOR???
Acrescentando: um mau costume é deixar a moto deitada, vejo muito um cara cai e a gurizada fica em volta filmando e rindo e moto deitada, o problema é que com a moto deitada o liquido to tanquezinho escoa para fora pelo ladão.
Uma dica simples é quando a moto ferver para e molha o radiador com agua do camel, mira bem na comeia, algumas esguichadas já ajuda muito a resfriar.
Entre as muitas gambiarras que já vi na vida acho que uma das que mereciam um troféu foi um dono de DT200 que soldou um cano de metal em paralelo ao quadro na frente do moto e por ali circulava liquido do radiador, o trabalho foi muito bem feito com mangueiras e abraçadeiras tudo certinho, segundo ele a moto nunca mais ferveu.
Uma dica simples é quando a moto ferver para e molha o radiador com agua do camel, mira bem na comeia, algumas esguichadas já ajuda muito a resfriar.
Entre as muitas gambiarras que já vi na vida acho que uma das que mereciam um troféu foi um dono de DT200 que soldou um cano de metal em paralelo ao quadro na frente do moto e por ali circulava liquido do radiador, o trabalho foi muito bem feito com mangueiras e abraçadeiras tudo certinho, segundo ele a moto nunca mais ferveu.
Re: AGUA EXPANSOR VOLTA PARA RADIADOR???
Muito bom... tbm tinha esta duvida !!
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