DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Bem pessoal , Meu forte é fazer longas viagens estilo OFF ROAD com uma BIG TRAIL DR 800 mas comprei uma DRZ 400E 2012 para acompanhar amigos nas trilhas daqui...
Já fiz umas 5 trilhas (meio travadas) com ela e em umas duas trilhas , ela deu uma fervida de leve...
A última que fiz ela começou a patinar a embreagem e para chegar em casa foi um sufoco.
Já li comentários aqui sobre embreagens das importadas que parece que não dura muito mas quando abri a minha , levei um susto!!!
Os discos estavam pretos , os separadores escuros e alguns meio azulados , a campana toda escura como o óleo queimado tivesse grudado no material . Comprei um KIT da Outlaw para instalar ( Discos , separadores e molas)
E gostaria de esclarecer algumas dúvidas que tenho a respeito sobre o ocorrido.
1) Os discos queimaram por lubrificação pobre? quais os motivos que levam os discos a esse estado?
2) KIT OUTLAW é bom ? Alguém já usou?
3) O carter da DRZ400 trabalha úmido mas até que ponto ??? Digo , os discos são banhados constantemente ou não? Pergunto isso pq quando abri a tampa (redonda) da embreagem achei meio seco demais lá dentro apesar de já ter esgotado o óleo todo....
Antes de mais nada , a moto sempre usou Motul e troca do filtro a cada troca , também verifiquei o filtro (telinha) que fica abaixo do parafuso do quadro e não estava entupido , apenas com pouquíssima sujeira mas que não comprometia a passagem de óleo.
Agradeceria em saber os possíveis motivos que faz com que os discos queimem.....
Já fiz umas 5 trilhas (meio travadas) com ela e em umas duas trilhas , ela deu uma fervida de leve...
A última que fiz ela começou a patinar a embreagem e para chegar em casa foi um sufoco.
Já li comentários aqui sobre embreagens das importadas que parece que não dura muito mas quando abri a minha , levei um susto!!!
Os discos estavam pretos , os separadores escuros e alguns meio azulados , a campana toda escura como o óleo queimado tivesse grudado no material . Comprei um KIT da Outlaw para instalar ( Discos , separadores e molas)
E gostaria de esclarecer algumas dúvidas que tenho a respeito sobre o ocorrido.
1) Os discos queimaram por lubrificação pobre? quais os motivos que levam os discos a esse estado?
2) KIT OUTLAW é bom ? Alguém já usou?
3) O carter da DRZ400 trabalha úmido mas até que ponto ??? Digo , os discos são banhados constantemente ou não? Pergunto isso pq quando abri a tampa (redonda) da embreagem achei meio seco demais lá dentro apesar de já ter esgotado o óleo todo....
Antes de mais nada , a moto sempre usou Motul e troca do filtro a cada troca , também verifiquei o filtro (telinha) que fica abaixo do parafuso do quadro e não estava entupido , apenas com pouquíssima sujeira mas que não comprometia a passagem de óleo.
Agradeceria em saber os possíveis motivos que faz com que os discos queimem.....
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
verificou antes o nível do óleo? A embreagem poderia estar "enforcada" ou então, como se diz aqui na minha região, Mamou na embreagem, tipo andar com a moto na trilha segurando a embreagem.
Já perdi um jogo de discos novos por causa da campana desgastada, cheia de dentes, mas acredito que não seja seu problema, tendo visto que sua moto é 2012.
Já perdi um jogo de discos novos por causa da campana desgastada, cheia de dentes, mas acredito que não seja seu problema, tendo visto que sua moto é 2012.
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Detalhe...
Limpa muito bem este motor antes de montar os discos novos, as limalhas que os discos velhos soltaram costumam obstruir as passagens de óleo e dai já viu...
Limpa muito bem este motor antes de montar os discos novos, as limalhas que os discos velhos soltaram costumam obstruir as passagens de óleo e dai já viu...
Editado pela última vez por Selvagem em 14 Abril 2015 à31 19:34, em um total de 1 vez.
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Caro amigo, a DRZ é uma motocicleta de grande torque que numa trilha travada, somado o cansaço do piloto e pouca experiência, ocasionam o fato que vc aqui expõe. Trilha travada com DRZ, a mão não pode descansar na embreagem, na tentativa de segurar a moto. É colocar uma primeirinha e ir no totozinho, sem o uso da embreagem, e se usar, e ela subir e feder a disco queimado, tem que mexer na regulagem imediatamente para desenforcar o conjunto.
Por curiosidade, qual é o seu peso ??
Por curiosidade, qual é o seu peso ??
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Então , o nível de óleo estava ok , e ao esgotar o óleo não estava com aspecto queimado(totalmente preto)e sim escuro apenas e coloração esverdeada...
Realmente as trilhas que andei fazendo são travadas, com muito atoleiro muito trecho de canaletas fundas....poucas são as partes de alta...Não sei o quanto o antigo dono andou e como andou
A campana estava ok, sem nem ao menos marca de disco (dentes)....
Pelo que li dos senhores ,eu ajudei a "ferrar mais ainda" com os discos ,pois no final da trilha , senti um cheiro de queimado , dei um tempinho e tentei voltar embora com a moto , soltei totalmente o cabo e mesmo assim ela veio patinando muito e só piorando.....Troquei disco , separadores, Filtro, óleo e limpei a peneirinha que fica no quadro, o imã que fica no parafuso do carter não tinha sujeira metálica nele....
Bem , os discos eram originais , o primeiro disco (quando abre a tampa) era o que estava mais preto , riscado e esfarelando , os outros estavam apenas escuros , separadores preto azulados....
Na troca deixei 24 horas os discos novos imersos no óleo 5100 da motul 15x50 ....e verifiquei alguma ferpa metálica que pudesse ter no platô ( onde o primeiro disco tem contato )aparentemente está bom
A moto parece estar ok novamente com discos novos mas é preciso rodar para ter certeza.....
Agora deixei com mais folga o manete para ter certeza que não irei rodar com ela estrangulada...
Fiquei assustado pq a coisa ferrou de uma hora p/ outra e não como outras motos que tive (street) que davam sinais antes e depois de uma semana ferrava de vez kkkkkk.....
Volto a perguntar:
1)KIT Outlaw de embreagem é bom ???? Alguém já usou ?
Realmente as trilhas que andei fazendo são travadas, com muito atoleiro muito trecho de canaletas fundas....poucas são as partes de alta...Não sei o quanto o antigo dono andou e como andou
A campana estava ok, sem nem ao menos marca de disco (dentes)....
Pelo que li dos senhores ,eu ajudei a "ferrar mais ainda" com os discos ,pois no final da trilha , senti um cheiro de queimado , dei um tempinho e tentei voltar embora com a moto , soltei totalmente o cabo e mesmo assim ela veio patinando muito e só piorando.....Troquei disco , separadores, Filtro, óleo e limpei a peneirinha que fica no quadro, o imã que fica no parafuso do carter não tinha sujeira metálica nele....
Bem , os discos eram originais , o primeiro disco (quando abre a tampa) era o que estava mais preto , riscado e esfarelando , os outros estavam apenas escuros , separadores preto azulados....
Na troca deixei 24 horas os discos novos imersos no óleo 5100 da motul 15x50 ....e verifiquei alguma ferpa metálica que pudesse ter no platô ( onde o primeiro disco tem contato )aparentemente está bom
A moto parece estar ok novamente com discos novos mas é preciso rodar para ter certeza.....
Agora deixei com mais folga o manete para ter certeza que não irei rodar com ela estrangulada...
Fiquei assustado pq a coisa ferrou de uma hora p/ outra e não como outras motos que tive (street) que davam sinais antes e depois de uma semana ferrava de vez kkkkkk.....
Volto a perguntar:
1)KIT Outlaw de embreagem é bom ???? Alguém já usou ?
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
synval escreveu:Caro amigo, a DRZ é uma motocicleta de grande torque que numa trilha travada, somado o cansaço do piloto e pouca experiência, ocasionam o fato que vc aqui expõe. Trilha travada com DRZ, a mão não pode descansar na embreagem, na tentativa de segurar a moto. É colocar uma primeirinha e ir no totozinho, sem o uso da embreagem, e se usar, e ela subir e feder a disco queimado, tem que mexer na regulagem imediatamente para desenforcar o conjunto.
Por curiosidade, qual é o seu peso ??
Synval realmente trilha travada com pedras subidas exige técnica apurada e para quem não tem toda essa técnica acaba apelando p/ embreagem mesmo ....sem dizer que desconfio que ela já estava meio estrangulada no manete....(desconfio) .....meu peso é 76 kg...1,80
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Mais provável que a embreagem (discos de fibra) acabou por desgaste natural mesmo.
Na tentativa de ir para casa com os discos patinando, superaqueceu. (detonando os separadores)
Na tentativa de ir para casa com os discos patinando, superaqueceu. (detonando os separadores)
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Outlaw é bom, já usei em uma wr, mas não dura como os originais...
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Obrigado pelo toque!!!Brutão escreveu:Outlaw é bom, já usei em uma wr, mas não dura como os originais...
Hoje fiz uma bela regulagem na carburação e instalei um "parafuso de mistura com flange" , assim dá para regular as voltas com a mão sem desmontar toda a moto ficou redondinha agora.....
Também fiz uma análise sobre a posição anterior do manete da embreagem e cheguei a conclusão de que ela já estava meio estrangulada desde que a comprei.... Observei o manete com a tampa da embreagem aberta e tive a certeza de que a posição que estava já havia um pré-acionamento ...Aumentei a folga agora....
Só me resta agradecer as dicas do pessoal e ver quanto tempo dura agora esse KIT....
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Raptor, lembrei de um detalhe...
Tive que usar as molas originais, as da outlaw ficava muito dura a embreagem, não conseguia usar por meia hr...
Tive que usar as molas originais, as da outlaw ficava muito dura a embreagem, não conseguia usar por meia hr...
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Exatamente Brutão !!!
Também notei isso , coloquei as molas para comparar e a mola do Kit Outlaw é bem mais alta (fazendo mais pressão) , então por intuição mesmo não instalei essas molas , fiquei com as originais por enquanto.....A pressão de acionamento continua igual como antes...
Também notei isso , coloquei as molas para comparar e a mola do Kit Outlaw é bem mais alta (fazendo mais pressão) , então por intuição mesmo não instalei essas molas , fiquei com as originais por enquanto.....A pressão de acionamento continua igual como antes...
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Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Cuida que são 6 discos iguais e um diferente, se não me engano. Olha o manual da DRZ, se não queimará novamente.
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Me desculpe a sinceridade, mas se conseguiu ferver a DR, também significa que deve ter exagerado na embreagem heheheh.
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Então , foi o que comentei , comprei ela do antigo dono e mantive a regulagem que estava na moto, só depois de abrir é que percebi que havia um pré-acionamento .......é isso mesmo, andei com ela estrangulada
Agora já fiz duas trilhas e na parte da embreagem tá legal com esse KIT...vamos ver quanto tempo
Agora já fiz duas trilhas e na parte da embreagem tá legal com esse KIT...vamos ver quanto tempo
Re: DRZ400E - Embreagem queimada - Motivos
Exatamente , desmontei seguindo o esquema da embreagem "explodida" e não teve erro na montagem....MachineAccelerator escreveu:Cuida que são 6 discos iguais e um diferente, se não me engano. Olha o manual da DRZ, se não queimará novamente.
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