FuelTech FT500 em Yamaha Fazer YS250 2010

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

FuelTech FT500 em Yamaha Fazer YS250 2010

Mensagem por jean »

Olá pessoal!

Estou instalando uma FuelTech FT500 em uma Yamaha Fazer YS250 2010, e preciso algumas informações referente as "configurações" originais de sensores e atuadores desta moto. Muitos eu já consegui, outros ainda não... Estou tentado "chutar" mas o motor não pega e as vezes dá tiro... O que preciso e talvez vocês possam me ajudar:

Sinal de RPM: Já descobri no próprio manual da FuelTech que para Yamaha é a opção "12-1" ou seja, roda fônica com 12 pulsos menos 1. Abri para ver o volante e realmente é isso;

Tipo de sensor de RPM: Pelas minhas medições, dicas e outros testes, consegui definir que é "indutivo diferencial" com "borda subida (invertida)". Acho que está certo isso, pois está detectando a RPM de 350 na partida... Qualquer coisa me corrijam, por favor.

Alinhamento do primeiro dente: Ou seja, quantos Graus o primeiro dente da roda fônica está de distânica do sensor... Pelos meus calculos, olhando a posição do mesmo onde é fixado e o PMS, está a 4 dentes + 15°. Também acho que está certo.

Ignição: Depois de muita dor de cabeça, descobri que a bobina de ignição da Fazer é "sem ignição interna", e portanto, a FuelTech exige uma com "Modulo de ignição integrado". Instalei uma do Gol 1000 MI 3 fios, fiz a instalação eletrica conforme o manual da FuelTech e está centelhando legal. A centelha visualmente parece estar dando no PMS durante a partida, talvez tenha algum erro pequeno no grau, mas não saberia ainda como verificar isso com exatidão;

Bico injetor: A vazão do bico injetor original da Fazer não encontrei em manuais. Estou "chutando" em 30 lb/h. Alguém sabe desse valor? A "referencia da fase de injeção" estou usando "abertura do injetor" nas configurações da FuelTech. Verifiquei que gasolina está saindo do bico durante a partida, mas não sei as medidas corretas e se a vazão é suficiente...

Alguém pode me ajudar? Ou alguém ai sabe de alguém que já instalou FuelTech em Fazer para eu ligar e bater um papo??? Agradeço quem puder ajudar!
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: FuelTech FT500 em Yamaha Fazer YS250 2010

Mensagem por jjacob »

Jean tu chegou a testar com uma pistola estroboscopica o ponto, se tu tiver as peças originais da fazer quem sabe faz a medição de ponto e depois tenta conferir se a FuelTech esta correta.

Uma fez vi o pessoal medindo vazão de bico injetor simplesmente soltando ele do veiculo e colocando numa pipeta graduada, talvez nos sites de preparação de carros tu consiga mais informações.

Tu já tentou ligar para o suporte da FuelTech?

Como fica a vela depois de tentar ligar ela?
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Re: FuelTech FT500 em Yamaha Fazer YS250 2010

Mensagem por jean »

Pessoal! Desculpe a demora, conseguir tudo o que precisava e agora está funcionando muito bem, segue:

Tipo de sensor de RPM: Confirmado que é "indutivo diferencial" com "borda subida (invertida)";

Alinhamento do primeiro dente: Conforme o relatado acima, referente quantos graus o primeiro dente está de distância do sensor, a analogia que fiz estava certa, mas no sentido "contrario" de rotação do motor. Com isso, coloquei 7 dentes + 15° e funcionou. Esse, portanto, está confirmado;

Ignição: Bobina de ignição do Gol 1000 MI 3 fios funcionou certinho... Confirmado;

Bico injetor: Depois de muito tempo de pesquisa, pesquisando vazões de bicos de automóveis e também de motocicletas, localizei um arquivo PDF da "Kitest equipamentos esportivos" sendo uma tabela de vazões dos injetores para motos... Esse tabela informa a vazão de 18 "ml", mas essa unidade de medida não é de vazão, e sim volume (não faz relação com o tempo). Também não consegui no site informações adicionais sobre isso. Pesquisando outras informações no próprio site da FuelTech (http://www.fueltech.com.br/calculo-de-injetores" onclick="window.open(this.href);return false;) localizei uma forma de cálculo que é possível saber quantos cv's um determinado injetor consegue alimentar em diferentes configurações de motores, lançando os dados que conhecemos sobre a Fazer, a vazão foi de 16 lb/h. BATATA!

Fiz um novo MAPA novamente, com todas as novas informações que consegui e a moto funcionou muito bem!

Já fiz alguns pequenos ajustes no MAPA padrão da FuelTech, gerado automaticamente com os dados fornecidos, como "limite de avanço e atraso do ponto de ignição para 0° e -20°, pois estava "grilando" com pré-ignição... Mudei também o tempo de injeção em 1400rpm de lenta de 1,855ms para 3,555ms, estava ruim de lenta com pouco combustível. Ainda pretendo fazer mais alguns acertos... Brinquedinho novo agora, kkkkkkkkk.

JJACOB, não cheguei testar com pistola porque logo agora acertei... Não fiz medição por pipeta graduada, fiz a base que calculo... Acredito que seja a melhor alternativa fazer por medição que calculando, mas portanto vou seguir assim... Eu consegui o WhatsApp de um rapaz do suporte, muito gente boa! Me passou bastante dicas, mas o principal problema era comigo mesmo, pois eu "imaginava" estar certo, e não estava, kkkk. Com o MAPA atual a vela está com excesso, vou deixar assim por enquanto e ir acertando o MAPA, melhor com excesso que falta, kkk. Muito obrigado pela atenção JJCOB.

Abraço a todos!!!

Jean.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: FuelTech FT500 em Yamaha Fazer YS250 2010

Mensagem por Juliano »

Leva o bico em qualquer oficina que faz limpeza de bicos, eles geralmente tem um aparelho que nada mais é do que alimentar (eletricamente) a solenóide do bico e combustível com uma pressão conhecida. conta o tempo e mede a vazão numa pipeta.

Para isso, muitíssimo importante é você fornecer a pressão atual da sua bomba, mede isso com um manômetro, e então você mesmo peça licença para o mecânico e faça os testes, pois pelos seus relatos aí em cima você já conhece no mínimo o dobro de 99,5% dos mecânicos que existem por aí heheheh.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem