Dilema da WR 250 F

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
BraaapBraaap
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Setembro 2016 à13 14:50

Dilema da WR 250 F

Mensagem por BraaapBraaap »

E aí turma!! A história é longa mas vale a pena rindo3:: rindo3:: rindo3::
Tenho uma Yamaha WR 250 F 2012 que comprei em 2013 com 1000 KM rodados. Nova demais, era de uma amigo que comprou e ficou sem andar um tempo. Sempre fui chato com a manutenção dela, fazendo eu mesmo as trocas de óleo a cada 300 km, limpeza de filtro de ar a cada trilha, tudo como deve ser, gasolina sempre de boa qualidade. Há um ano e meio o cachimbo(Bobina de ignição) queimou arrumei um usado original e troquei, e moto seguiu boa.Até que em Novembro de 2015 durante um trilhão ela esquentou muito, apagou e não quis mais pegar. Levei ao mecânico e quando ele abriu o motor,o pistão original estava enrugado bem no local onde encaixa a válvula central de admissão o que fez a tal válvula empenar. O cachimbo também havia queimado.O cilindro teve que passar por brunimento, o pistão foi substituído por um PRO X letra "C" e a válvula tbm foi trocada. Passado 1 mês o cachimbo que coloquei também queimou, comprei então uma cachimbina que funcionou bem por uns 5 meses, o Sr. Gilberto mandou uma nova em garantia. Apesar desse problema de queima de cachimbo a moto estava boa, mandei fazer uma revisão e lubrificação geral, e pedi também para conferir se havia necessidade de pastilhamento. Tudo resolvido fui fazer uma prova de regularidade e no meio dela Paaahhh... buaa:: buaa:: buaa:: barulho metálico feio e perda da compressão. Quando abrimos motor o pistão PRO X tinha quebrado um pedaço também no lugar onde a válvula central da admissão encaixa. Mas dessa vez o pedaço estragou todas válvulas e no cilindro ficou um risco no colarinho. doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: O prejuízo vai ser alto, mas o que me deixa apreensivo é gastar e correr o risco de perder as peças e o serviço devido a reincidência do problema. Todas as vezes que aconteceu de queimar cachimbo eu perguntei aos mecânicos amigos e que já trabalharam nela o que poderia ter ocasionado a tal queima, e nunca houve uma resposta satisfatória. Então deixo minha pergunta: poderia esse fato de o cachimbo queimar (já foram 5) levar a um aquecimento a ponto de danificar o pistão? O primeiro enrugou e o segundo quebrou, mas todos no mesmo lugar. Se caso afirmativo, de onde devo começar uma varredura no sistema elétrico da moto? A única coisa que todos os mecânicos que conversei falam é que Yamaha não da problema elétrico. Mas nessa hora lembro dos médicos com os diagnósticos de virose. E então galera? Alguém vai animar ler isso tudo ou vão esperar virar filme? mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por bahia318 »

É brincadeira um mecânico dizer que yamaha não dá defeito elétrico, toda moto pode apresentar qualquer tipo de problema. O cachimbo da wr é uma bobina secundária, se está queimando é porque a corrente que chega nela está acima do permitido.
Eu começaria do estator, fazendo medições de corrente, tensão e resistência, ou calculando uma a partir das outras. A partir daí confira todo o sistema elétrico.

O pistão quebrou provavelmente por aquecimento excessivo, a vela está correta? Em algum lugar não houve dissipação de calor.
Leve em um mecânico mais especializado, de preferência que seja engenheiro também.
Como percebi que você está em mg, o único que eu recomendaria para resolver seu problema é o hebert em itajubá, na Herbert motos.
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por Leandrofc »

O problema elétrico, pelo o menos em princípio, não é para afetar diretamente o motor e seus problemas com válvulas e pistões.
Depois de revisar a parte elétrica como o amigo acima já citou, sobre o aquecimento da moto - esse sim diretamente ligado com o problema no motor, vou dar as dicas que conheço :
1) Tente um radiador maior (tem um radiador maior vendido por terceiros, mas feito sob medida pra a wr) combinado com a mangueira de silicone (aquela que não usa emendas). Esse kit você acha no ebay fácil.
2) usar motocool com mocool (que é um aditivo para o motocol)
3) engorde a carburação ao máximo possível
4) use óleo sintético o mais fino possível 5w40 desde que esteja dentro da especificação do motor.
5) use gasolina aditivada que é menos "batizada" que a comum.
6) adicione uma ventoinha (já vi casos de sucesso com ventoinhas usadas para motos de rua - no caso a ventoinha da r1 numa gg450 motor de wr)
7) tente um reservatório expansor maior.
8) tampa do radiador com mola mais forte para aguentar mais pressão.
9) inspecionar as juntas do motor - vazamentos de água em motos assim não "aparecem" porque a água evapora em contato com o motor quente.
10) inspeção das galerias do motor em busca de sujeiras que possam impedir o fluxo de água.
11) testar se a bomba d'água não tem folgas ou falhas de vedação (sempre tem o danado de um oring comido)
Boa sorte!
BraaapBraaap
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Setembro 2016 à13 14:50

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por BraaapBraaap »

bahia318 escreveu:É brincadeira um mecânico dizer que yamaha não dá defeito elétrico, toda moto pode apresentar qualquer tipo de problema. O cachimbo da wr é uma bobina secundária, se está queimando é porque a corrente que chega nela está acima do permitido.
Eu começaria do estator, fazendo medições de corrente, tensão e resistência, ou calculando uma a partir das outras. A partir daí confira todo o sistema elétrico.

O pistão quebrou provavelmente por aquecimento excessivo, a vela está correta? Em algum lugar não houve dissipação de calor.
Leve em um mecânico mais especializado, de preferência que seja engenheiro também.
Como percebi que você está em mg, o único que eu recomendaria para resolver seu problema é o hebert em itajubá, na Herbert motos.


Valeu parceiro pelas dicas, e vou providenciar esse check-up no sistema elétrico, quanto a velas já troquei duas vezes(a primeira quando o primeiro cachimbo queimou, e a segunda quando trocou o pistão) e sempre por velas originais que são até baratas. Quanto a levar a moto para o Hebert estou muito longe pois moro no Norte de Minas quase na divisa com a Bahia. Mas se não for constatado nada na varredura do sistema elétrico é um caso a se pensar.Toda forma agradeço muito e depois dou notícias. joia:::
BraaapBraaap
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Setembro 2016 à13 14:50

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por BraaapBraaap »

Leandrofc escreveu:O problema elétrico, pelo o menos em princípio, não é para afetar diretamente o motor e seus problemas com válvulas e pistões.
Depois de revisar a parte elétrica como o amigo acima já citou, sobre o aquecimento da moto - esse sim diretamente ligado com o problema no motor, vou dar as dicas que conheço :
1) Tente um radiador maior (tem um radiador maior vendido por terceiros, mas feito sob medida pra a wr) combinado com a mangueira de silicone (aquela que não usa emendas). Esse kit você acha no ebay fácil.
2) usar motocool com mocool (que é um aditivo para o motocol)
3) engorde a carburação ao máximo possível
4) use óleo sintético o mais fino possível 5w40 desde que esteja dentro da especificação do motor.
5) use gasolina aditivada que é menos "batizada" que a comum.
6) adicione uma ventoinha (já vi casos de sucesso com ventoinhas usadas para motos de rua - no caso a ventoinha da r1 numa gg450 motor de wr)
7) tente um reservatório expansor maior.
8) tampa do radiador com mola mais forte para aguentar mais pressão.
9) inspecionar as juntas do motor - vazamentos de água em motos assim não "aparecem" porque a água evapora em contato com o motor quente.
10) inspeção das galerias do motor em busca de sujeiras que possam impedir o fluxo de água.
11) testar se a bomba d'água não tem folgas ou falhas de vedação (sempre tem o danado de um oring comido)
Boa sorte!
Valeu pelas dicas amigo. Na verdade algumas delas eu já até tinha pensado. Como o radiador maior, eu até mandei dar uma boa limpeza nos radiadores e quando a moto estiver funcionando novamente se persistir o problema de aquecimento vou trocá-los. Quanto ao aditivo sempre usei o coolant misturado na proporção que o fabricante recomenda, mas um amigo que tem uma WR 450 disse que só usa ele puro que a moto nunca ferveu, então passarei a usar puro. Quanto a carburação vou ver com o mecânico o que pode ser feito, mas ela estava bem regulada.Com um consumo de 15 a 16 km/l. Quanto ao óleo, desde a primeira WR que tive sempre usei o Yamalube e nunca tive problemas, sendo que na maioria das vezes eu mesmo faço a troca sempre a cada 300 km, a única coisa que mudou foi que nas outras WR's e nesta até a troca do pistão usava o filtro lavável e agora uso o descartável. Mas vou olhar um bom óleo sintético(Só acho que um óleo muito fino tende a afinar mais ainda devido a alta temperatura, o que vc acha?) Gasolina sempre uso a VPower da Shell, abastecendo outras marcas só em último caso. Ventoinhas já estavam nos meus planos. Já sobre o reservatório de expansão não havia pensado nisso, mas achei a ideia boa. A tampa do radiador também vou dar uma atenção pra ela. Jogo de juntas já vai ser substituído e como o motor já está aberto as galerias e também bomba d'água vão ser checadas. Agradeço muito e espero poder contar com vc. joia:::
a.vale
Membro
Mensagens: 48
Registrado em: 18 Novembro 2012 à51 20:53

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por a.vale »

Tenho uma wr 2013 a mais de 2 anos. A moto não esquenta e não ferve nem f... pode ficar agarrado que não ferve. Tem algo errado ae com a mistura ar/gasolina, ou ta gerando centelha muito forte.
BraaapBraaap
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Setembro 2016 à13 14:50

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por BraaapBraaap »

a.vale escreveu:Tenho uma wr 2013 a mais de 2 anos. A moto não esquenta e não ferve nem f... pode ficar agarrado que não ferve. Tem algo errado ae com a mistura ar/gasolina, ou ta gerando centelha muito forte.
E aí Amigo!! Já estou na Terceira WR, tive uma 250 ano 2007 que nunca ferveu e uma 450 2008 que ferveu umas 2 vezes e fiquei com cada uma delas por mais de 2 anos, e justamente isso que tem me intrigado. Mesmo depois de me mudar pra um lugar onde as trilhas são muito travadas com as duas primeiras eu não tinha esse problema. Obrigado pela informação e espero poder retribuir quando vc precisar. legal::
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por bahia318 »

Leandrofc escreveu:O problema elétrico, pelo o menos em princípio, não é para afetar diretamente o motor e seus problemas com válvulas e pistões.
Depois de revisar a parte elétrica como o amigo acima já citou, sobre o aquecimento da moto - esse sim diretamente ligado com o problema no motor, vou dar as dicas que conheço :
1) Tente um radiador maior (tem um radiador maior vendido por terceiros, mas feito sob medida pra a wr) combinado com a mangueira de silicone (aquela que não usa emendas). Esse kit você acha no ebay fácil.
2) usar motocool com mocool (que é um aditivo para o motocol)
3) engorde a carburação ao máximo possível
4) use óleo sintético o mais fino possível 5w40 desde que esteja dentro da especificação do motor.
5) use gasolina aditivada que é menos "batizada" que a comum.
6) adicione uma ventoinha (já vi casos de sucesso com ventoinhas usadas para motos de rua - no caso a ventoinha da r1 numa gg450 motor de wr)
7) tente um reservatório expansor maior.
8) tampa do radiador com mola mais forte para aguentar mais pressão.
9) inspecionar as juntas do motor - vazamentos de água em motos assim não "aparecem" porque a água evapora em contato com o motor quente.
10) inspeção das galerias do motor em busca de sujeiras que possam impedir o fluxo de água.
11) testar se a bomba d'água não tem folgas ou falhas de vedação (sempre tem o danado de um oring comido)
Boa sorte!

Leandro, uma das funções da vela é dissipar o calor.
A tampa do radiador com mola mais forte não deve ser usada de maneira alguma! A tampa é uma válvula, e cada sistema de refrigeração foi projetado para uma determinada pressão. Se uma tampa diz que suporta 1.2 bar, significa que a uma determinada temperatura da água, a pressão atingirá 1.2 bar, e acima disso a válvula libera para vazar pelo suspiro. Se colocar uma tampa que aguente mais pressão, em algum lugar o sistema não resistirá.
Nunca corrija um superaquecimento desta maneira!!
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por Leandrofc »

Bahia a Yamaha do amigo brap é 2012, a mola já não é mais igual a original em termos de pressão. Nunca vi nenhum caso de estourar outra parte do sistema por causa da mola estar mais rígida.


Amigo Brap
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por Leandrofc »

BraaapBraaap escreveu: Mas vou olhar um bom óleo sintético(Só acho que um óleo muito fino tende a afinar mais ainda devido a alta temperatura, o que vc acha?)
Amigo, desde que seja dentro das especificações da moto, apesar de mais fino o óleo sintético não perde suas propriedades (não afina mais).
A ideia com o óleo sintético é que por ele ser mais fino, ajuda mais na lubrificação e também na dissipação de calor do motor.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por guiaracar »

Cara... a sua carburação deve estar errada...

Qual é o consumo (Km/L) da sua moto?!
BraaapBraaap
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Setembro 2016 à13 14:50

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por BraaapBraaap »

Leandrofc escreveu:Bahia a Yamaha do amigo brap é 2012, a mola já não é mais igual a original em termos de pressão. Nunca vi nenhum caso de estourar outra parte do sistema por causa da mola estar mais rígida.


Amigo Brap
Sobre a questão da mola da tampa do radiador até não me preocupo tanto, mesmo porquê vou testar o sistema de arrefecimento e se ele der algum problema pretendo trocar os radiadores. Na revisão feita antes da prova de regularidade mandei tirar e lavar os radiadores, e o cara que fez o serviço disse que saiu muita sujeira e calcário lá de dentro, mas no teste com ar e com água fria ele teve boa vazão. A respeito do óleo a recomendação do fabricante é o Yamalube que é mineral e tem a especificação SAE 20w50, existe uma tabela para conversão pra uso de sintéticos? Mais uma vez obrigado legal::
BraaapBraaap
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Setembro 2016 à13 14:50

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por BraaapBraaap »

guiaracar escreveu:Cara... a sua carburação deve estar errada...

Qual é o consumo (Km/L) da sua moto?!
E aí amigo!! joia::: joia::: Minha moto apresenta uma consumo entre 15 e 16 km/l, o que acho razoável.
BraaapBraaap
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Setembro 2016 à13 14:50

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por BraaapBraaap »

bahia318 escreveu:
Leandrofc escreveu:O problema elétrico, pelo o menos em princípio, não é para afetar diretamente o motor e seus problemas com válvulas e pistões.
Depois de revisar a parte elétrica como o amigo acima já citou, sobre o aquecimento da moto - esse sim diretamente ligado com o problema no motor, vou dar as dicas que conheço :
1) Tente um radiador maior (tem um radiador maior vendido por terceiros, mas feito sob medida pra a wr) combinado com a mangueira de silicone (aquela que não usa emendas). Esse kit você acha no ebay fácil.
2) usar motocool com mocool (que é um aditivo para o motocol)
3) engorde a carburação ao máximo possível
4) use óleo sintético o mais fino possível 5w40 desde que esteja dentro da especificação do motor.
5) use gasolina aditivada que é menos "batizada" que a comum.
6) adicione uma ventoinha (já vi casos de sucesso com ventoinhas usadas para motos de rua - no caso a ventoinha da r1 numa gg450 motor de wr)
7) tente um reservatório expansor maior.
8) tampa do radiador com mola mais forte para aguentar mais pressão.
9) inspecionar as juntas do motor - vazamentos de água em motos assim não "aparecem" porque a água evapora em contato com o motor quente.
10) inspeção das galerias do motor em busca de sujeiras que possam impedir o fluxo de água.
11) testar se a bomba d'água não tem folgas ou falhas de vedação (sempre tem o danado de um oring comido)
Boa sorte!

Leandro, uma das funções da vela é dissipar o calor.
A tampa do radiador com mola mais forte não deve ser usada de maneira alguma! A tampa é uma válvula, e cada sistema de refrigeração foi projetado para uma determinada pressão. Se uma tampa diz que suporta 1.2 bar, significa que a uma determinada temperatura da água, a pressão atingirá 1.2 bar, e acima disso a válvula libera para vazar pelo suspiro. Se colocar uma tampa que aguente mais pressão, em algum lugar o sistema não resistirá.
Nunca corrija um superaquecimento desta maneira!!
Valeu bahia318 joia:::
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por guiaracar »

BraaapBraaap escreveu:
guiaracar escreveu:Cara... a sua carburação deve estar errada...

Qual é o consumo (Km/L) da sua moto?!
E aí amigo!! joia::: joia::: Minha moto apresenta uma consumo entre 15 e 16 km/l, o que acho razoável.
Sim, é perfeito isso... é muito bom a moto beber pouco!
Mas o normal é uma moto de trilha fazer uns 10-11Km/L

Ja tive WR 250. A moto é um tanque!
A minha, que comprei em 2007, roda até hoje sem nem trocar a embreagem.
A sua apresentar estes problemas é muito estranho... a moto foi feita pra durar!

Mas saiba que carburacao errada, mistura ar/gasolina muito pobre também provoca superaquecimento...

Pense nisso...
BraaapBraaap
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Setembro 2016 à13 14:50

Re: Dilema da WR 250 F

Mensagem por BraaapBraaap »

guiaracar escreveu:
BraaapBraaap escreveu:
guiaracar escreveu:Cara... a sua carburação deve estar errada...

Qual é o consumo (Km/L) da sua moto?!
E aí amigo!! joia::: joia::: Minha moto apresenta uma consumo entre 15 e 16 km/l, o que acho razoável.
Sim, é perfeito isso... é muito bom a moto beber pouco!
Mas o normal é uma moto de trilha fazer uns 10-11Km/L

Ja tive WR 250. A moto é um tanque!
A minha, que comprei em 2007, roda até hoje sem nem trocar a embreagem.
A sua apresentar estes problemas é muito estranho... a moto foi feita pra durar!

Mas saiba que carburacao errada, mistura ar/gasolina muito pobre também provoca superaquecimento...


Sim sim, algumas pessoas me alertaram sobre essa questão da carburação, mas acho que um problema sozinho não faria isso então vou pedir ao mecânico que reveja a carburação também. De toda forma agradeço se tiver mais alguma dica por favor manda aí. Valeu joia:::

Pense nisso...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem