Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Tenho uma tornado de trilha, ela esta fumando um pouco e gostaria de fazer o motor e ja aumentar um pouco a potencia dela. Um amigo tem uma so com pino cursado e ficou muito boa. Ai pesquisando no mercado livre encontrei uns kit de potencia 293cc com pistao, aneis, cilindro etc. Lembrando q nao sou dos q saem loucos acelerando muito mas sou pesado e gostaria de um pouco mais de potencia, o que fica melhor:
1 - Pino cursado;
2 - kit potencia;
3 - pino cursado e kit potencia(isso pode?)
Desde já muito obrigado.
1 - Pino cursado;
2 - kit potencia;
3 - pino cursado e kit potencia(isso pode?)
Desde já muito obrigado.
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Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
cara tu pode sim usar o pino cursado , mas vai ter que fazer um flange na base do cilindro na mesma espessura do curso do pino. O kit 293 fica legal na moto, da um torque muito bom. Tive uma tornado aonde coloquei so o kit 293, puxava muito a moto, se quiser final ai vai precisar mexer no enquadramento do comando.
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Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Pode sim!
Vale ressaltar que o pino cursado, irá alterar a vida útil do motor, pois irá alterar o 'RL' do motor, que é o angulo em que a biela irá trabalhar, mais vale a pena investir num pino cursado, pena que custa $$$$
Vale ressaltar que o pino cursado, irá alterar a vida útil do motor, pois irá alterar o 'RL' do motor, que é o angulo em que a biela irá trabalhar, mais vale a pena investir num pino cursado, pena que custa $$$$
Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Meu amigo tem uma com pino. Um mecânico da cidade dele q montou. Ela tem muito tempo q foi montada e ja passou na mão de várias pessoas. Esta file ate hj. Q eu saiba so precisou trocar a corrente de comando. Eu mandei nela e sei q fica bom. Mas da certo colocar os dois(kit potencia 293 e pino cursado) ou nao vai fazer diferença ou compensar? Qual compensa mais pino ou kit(custo beneficio)?
Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
esse kit 293 é somente o pistao?
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Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
olha o pino cursado aumenta o curso do pistao como o proprio nome da peça ja diz. Aumentando o curso tu aumenta o torque do motor pois tu aumenta o curso da manivela. Se tu colocar o kit 293+pino cursado tu vai ganhar muito torque, cabe ressaltar que o giro sobe um pouco mais devagar mas ela vai empurrar muito mais que um motor normal. Na minha tornado eu tinha posto somente o kit 293 a diferença é monstruosa na arrancada mas na final ela fica praticamente a mesma coisa ,no entanto na trilha a final para mim nao fazia nenhuma falta. o kit 293 eu mesmo montei, pois esses que vendem no mercado livre eles torneiam a base do cilindro para caber na carcaça sem precisar usinar as carcaças, é mais facil, mas em contrapartida o cilindro fica suscetivel a rachar na base e por segundo motivo, esses kits reutilizam o cilindro da 250 mas é encamisado de 73 para 79mm, deixando o cilindro bem mais fragil, e por terceiro motivo, para por o kit 293 precisa colocar a biela da xre devido o pino do pistao ser 18mm, que necessita de usinar o virabrequim e a biela, é trabalho demais. Para simplificar, o que eu tenho feito, foi comprar o cilindro da XRE (na epoca paguei 230 reais , novo na concessionaria), comprei o pistao da Athena 79mm, que é um pistao sob medida mas possui o pino 17mm que é a medida original da tornado, abri o motor e usinei as carcaças para caber o cilindro da XRE. Montei tudo , rodei 1 ano e meio, vendi a moto e o cara andou mais um tanto com ela. O cabeçote mantive original, ganhou um torque mosntruoso, a moto puxava muito. Na epoca, a somatoria do custo de pistao, aneis, cilindro e serviços de usinagem foi de aproximadamente 550 reais, que eu lembre, foi 230 do cilindro e 179 reais no pistão e mais uns 60 reais em um par de junta de cilindro e cabeçote sob medida para o kit , 70 reais de usinagem
Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Nao...Tem pistao, aneis, cilindro.bitarovec escreveu:esse kit 293 é somente o pistao?
Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Cara sou q nem vc, não ligo pra final. E trilha não de coisa de sair metendo o pau. sempre tive sisma de acelerar em estrada e acabar encontrando um carro ou ate msm um caminhão. Um cara morreu aqui na minha região assim. O negocio é arrancada e força pra subir. Essa do meu amigo q so tem o pino é boa demais, eu passei num lugar aqui, uma subida travada, e o controle dela em baixa é bom demais, vc consegue controlar ela tanto pra subir rápido quanto pra subir do totozinho. Fica muito bom de pilotar.julianorettore escreveu:olha o pino cursado aumenta o curso do pistao como o proprio nome da peça ja diz. Aumentando o curso tu aumenta o torque do motor pois tu aumenta o curso da manivela. Se tu colocar o kit 293+pino cursado tu vai ganhar muito torque, cabe ressaltar que o giro sobe um pouco mais devagar mas ela vai empurrar muito mais que um motor normal. Na minha tornado eu tinha posto somente o kit 293 a diferença é monstruosa na arrancada mas na final ela fica praticamente a mesma coisa ,no entanto na trilha a final para mim nao fazia nenhuma falta. o kit 293 eu mesmo montei, pois esses que vendem no mercado livre eles torneiam a base do cilindro para caber na carcaça sem precisar usinar as carcaças, é mais facil, mas em contrapartida o cilindro fica suscetivel a rachar na base e por segundo motivo, esses kits reutilizam o cilindro da 250 mas é encamisado de 73 para 79mm, deixando o cilindro bem mais fragil, e por terceiro motivo, para por o kit 293 precisa colocar a biela da xre devido o pino do pistao ser 18mm, que necessita de usinar o virabrequim e a biela, é trabalho demais. Para simplificar, o que eu tenho feito, foi comprar o cilindro da XRE (na epoca paguei 230 reais , novo na concessionaria), comprei o pistao da Athena 79mm, que é um pistao sob medida mas possui o pino 17mm que é a medida original da tornado, abri o motor e usinei as carcaças para caber o cilindro da XRE. Montei tudo , rodei 1 ano e meio, vendi a moto e o cara andou mais um tanto com ela. O cabeçote mantive original, ganhou um torque mosntruoso, a moto puxava muito. Na epoca, a somatoria do custo de pistao, aneis, cilindro e serviços de usinagem foi de aproximadamente 550 reais, que eu lembre, foi 230 do cilindro e 179 reais no pistão e mais uns 60 reais em um par de junta de cilindro e cabeçote sob medida para o kit , 70 reais de usinagem
Mas pelo q vejo entao o pino é mais vantajoso do q o kit né?
Acho q fica mais barato e mexe menos.
Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Essa do meu amigo ja tem um tempão e ta rodando sem dar dor de cabeça. Ele so trocou a correntinha de comando. E ela tem uma fama aqui q vc não imagina...rs...ela é 2002, plotada e é mexida, só isso e tem um valor fora dos padrões...rs...talvez seja ate sorte ela estar durando tanto tempo. mas ja deve ter uns 5 anos q ela roda com o pino e só com nego q gosta de acelerar.Alex Rogus escreveu:Pode sim!
Vale ressaltar que o pino cursado, irá alterar a vida útil do motor, pois irá alterar o 'RL' do motor, que é o angulo em que a biela irá trabalhar, mais vale a pena investir num pino cursado, pena que custa $$$$
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Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Não vai ''derreter'' o motor, o desgaste extra será minimo, mas não entendi o porque de trocar a corrente de comando, pois não tem motivo, vc só está alterando o curso do pistão, por mais que se use uma flange de 2mm, 3mm, para compensar, não vai precisar trocar a corrente
Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Melhor opção sem dúvida é o kit 293, isso já foi discutidos à exaustão por aqui há alguns anos.
Com 293 não há necessidade de usinar a carcaça do motor. Dá uma ligada na Retífica Master e se informa melhor.
Com o aumento de cilindrada você terá que fazer um pequeno acerto de carburação.
Com 293 não há necessidade de usinar a carcaça do motor. Dá uma ligada na Retífica Master e se informa melhor.
Com o aumento de cilindrada você terá que fazer um pequeno acerto de carburação.
Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Eu quis dizer q a moto dele esta com o pino cursado e funcionando perfeitamente. O único defeito q apresentou foi o lance da correntinha e q não tem nada a ver com o pino. E ja tem anos q ela foi preparada.Alex Rogus escreveu:Não vai ''derreter'' o motor, o desgaste extra será minimo, mas não entendi o porque de trocar a corrente de comando, pois não tem motivo, vc só está alterando o curso do pistão, por mais que se use uma flange de 2mm, 3mm, para compensar, não vai precisar trocar a corrente
Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Então com o kit 293 não precisa abrir a parte de baixo do motor pro pistão "encaixar"? Não conheço a Retífica Master, onde fica?Juliano escreveu:Melhor opção sem dúvida é o kit 293, isso já foi discutidos à exaustão por aqui há alguns anos.
Com 293 não há necessidade de usinar a carcaça do motor. Dá uma ligada na Retífica Master e se informa melhor.
Com o aumento de cilindrada você terá que fazer um pequeno acerto de carburação.
Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
rolecross escreveu:Então com o kit 293 não precisa abrir a parte de baixo do motor pro pistão "encaixar"? Não conheço a Retífica Master, onde fica?Juliano escreveu:Melhor opção sem dúvida é o kit 293, isso já foi discutidos à exaustão por aqui há alguns anos.
Com 293 não há necessidade de usinar a carcaça do motor. Dá uma ligada na Retífica Master e se informa melhor.
Com o aumento de cilindrada você terá que fazer um pequeno acerto de carburação.
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Re: Posso usar pino cursado e kit potencia na tornado?
Eu no seu lugar mandaria abrir o motor antes de comprar qualquer um dos dois, pino ou kit... se a biela tiver com folga já troca e manda um pino, se tiver boa vai de kit.
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