Qual a diferença...? Modalidades Off-Road...
Qual a diferença...? Modalidades Off-Road...
Galera qual a diferença de
trilha,motocross,mx,cross country????
acredito que muita gente tem duvida ainda ;)
trilha,motocross,mx,cross country????
acredito que muita gente tem duvida ainda ;)
Mike...apenas ajudando a melhorar o tópico...
MX = Motocross...
Seria um circuto relativamente pequeno....q varia entre 1Km...e 2Km....com saltos, costelas, etc..etc..
SX = SuperCross..
Muito parecido com o MX...só q geralmente realizado em ambiente fechados como estádios, etc..et.c...Claro q isso, nos EUA.
É uma prova muito técnica q exige além de velocidade, muita perícia do piloto...q anda em total sincronismo entre moto e saltos....
O cross country ou CC assemelha-se muito ao MotoCross....
Basicamente a diferença está na pista. A pista do Cross Country aproveita os obstáculos naturais do terreno. As modificações feitas pelos organizadores são geralmente algumas rampas e costelas, o resto é por conta da mãe-natureza..... e ai os malucos ficam lá, dando voltas e mais voltas pra ver quem chega primeiro.
A palavra ENDURO vem do vocabulário francês e significa resistência.
Foi criado como uma forma de competição dentro da modalidade "trail", e, é praticado em trilhas que podem formar um circuito ou um caminho único.
O enduro associa geralmente a resistência do piloto e da moto, ao longo das irregularidades do trajeto. Existem 3 modalidades de Enduro: o Padrão FIM, o Enduro de Velocidade e o Enduro de Regularidade.
Enduro padrão FIM (Federação Internacional de Motociclismo)
É uma prova com distância variável, pois ela pode ser feita num circuito fechado, onde se dá 3 ou 4 voltas, ou num circuito único, onde há um começo e fim distintos. O importante deste tipo de prova é o seguinte:
No início da prova, você recebe seu horário de largada. Aí você terá um tempo certo para percorrer um determinado trecho, mas você poderá andar da maneira que quiser. Haverá um CH (Controle de Horário) num local pré determinado, para saber se você cumpriu o tempo estipulado. Se você chegar adiantado, pode parar e aguardar seu tempo ideal de passagem. Para cada minuto de atraso, perde-se 60 pontos. Além disto, no meio do percurso, existem um ou mais trechos de velocidade (PEL), onde será cronometrado o tempo que cada piloto leva para percorrer tal trecho. Cada piloto perde um número de pontos equivalente ao número de segundos que ele levou para percorrer o PEL. no FINAL, são somados todos os tempos e ganha quem perder menos pontos.
Quando o circuito é fechado, na primeira volta não é cronometrado o tempo dos PEL's, para o piloto poder reconhecer o percurso. Só a partir da segunda volta é que os tempos serão tomados. No circuito fechado, também não há a utilização de planilhas, todo o percurso é demarcado com setas que obedecem uma norma de sinalização. A distância a percorrer também varia, mas sempre gira em torno de 30-40 Km por volta.
Já num circuito aberto, as distância são bem maiores (a exemplo do Montanhas, que vai de SP à Campos do Jordão) e há a necessidade do uso de planilhas para a navegação.
Enduro de Velocidade - Assemelha-se muito ao Cross-Country, diferindo-se apenas no tamanho do circuito e no tempo de prova. Aqui, ganha quem der mais voltas no tempo estipulado. A pista sempre está entre 3 a 15 Km de extensão. O tempo de prova varia de acordo com a categoria: 1 hora para a PRO, 30 min. para as intermediárias e 10-15 min. para as infantis. Se houver necessidade, a sinalização é a mesma do Enduro FIM.
ENDURO DE REGULARIDADE ( Esse eu CURTO !!! )
Diferente das demais, no Enduro de regularidade não é a velocidade que conta, mas sim, um conjunto de qualidades que um piloto deve ter para sair bem sucedido nesta prova. Não há um circuito fechado; o percurso é único e tem, em média, 130 Km de extensão. Uma prova dura cerca de 5 a 6 horas. Nesta modalidade, o piloto recebe uma planilha com distâncias, velocidades e tempos a cumprir. O piloto deverá fazer o percurso na velocidade que a planilha indica, independente do tipo do terreno, e é claro, as velocidades variam bastante durante uma prova. Você pode ter que andar a 12 Km/h ( e em alguns tipos de terreno, isso é rápido demais !!!) ou a 60 Km/h, por exemplo. Se você conseguir andar na velocidade indicada pela planilha, o tempo do seu cronômetro irá bater com o tempo estipulado pela planilha para percorrer o trajeto e isto é a tal Regularidade que o piloto deve ter pra ganhar a prova.
Para checar a sua regularidade, ficam espalhados vários Pontos de Cronometragem (PC's) que, em função da sua hora de largada, sua velocidade e distância percorrida, sabem a hora exata em que você deveria estar naquele ponto. Diferente do Enduro FIM, você não sabe onde estes PC's estão e também não pode parar (se estiver adiantado) para esperar o seu tempo de passagem. Sendo assim, você deve ser um piloto regular e conseguir percorrer as distâncias na velocidade estipulada na planilha. Cada segundo de atraso equivale a 1 ponto perdido e cada segundo adiantado equivale a 3 pontos perdidos. Ganha quem perder menos pontos no final da prova. Se você não passar por um ou mais PC's, você perderá 1800 pontos por PC perdido
Legal, né? Parece fácil, mas não é. A maior parte do tempo você está atrasado, tendo que andar mais rápido para recuperar o tempo perdido, andar atrasado é tão normal que vc até perde menos pontos do que se estiver adiantado. Ao contrário dos demais, o Enduro de Regularidade possui vários obstáculos como: trilhas na mata, barrancos, rios, erosões, atoleiros... tudo o que os trilheiros encontram numa trilha de final de semana, mas com tempo apertado para percorrer
Fonte: Terranozóio - http://www.terranozoio.com.br/competicoes.htm
MX = Motocross...
Seria um circuto relativamente pequeno....q varia entre 1Km...e 2Km....com saltos, costelas, etc..etc..
SX = SuperCross..
Muito parecido com o MX...só q geralmente realizado em ambiente fechados como estádios, etc..et.c...Claro q isso, nos EUA.
É uma prova muito técnica q exige além de velocidade, muita perícia do piloto...q anda em total sincronismo entre moto e saltos....
O cross country ou CC assemelha-se muito ao MotoCross....
Basicamente a diferença está na pista. A pista do Cross Country aproveita os obstáculos naturais do terreno. As modificações feitas pelos organizadores são geralmente algumas rampas e costelas, o resto é por conta da mãe-natureza..... e ai os malucos ficam lá, dando voltas e mais voltas pra ver quem chega primeiro.
A palavra ENDURO vem do vocabulário francês e significa resistência.
Foi criado como uma forma de competição dentro da modalidade "trail", e, é praticado em trilhas que podem formar um circuito ou um caminho único.
O enduro associa geralmente a resistência do piloto e da moto, ao longo das irregularidades do trajeto. Existem 3 modalidades de Enduro: o Padrão FIM, o Enduro de Velocidade e o Enduro de Regularidade.
Enduro padrão FIM (Federação Internacional de Motociclismo)
É uma prova com distância variável, pois ela pode ser feita num circuito fechado, onde se dá 3 ou 4 voltas, ou num circuito único, onde há um começo e fim distintos. O importante deste tipo de prova é o seguinte:
No início da prova, você recebe seu horário de largada. Aí você terá um tempo certo para percorrer um determinado trecho, mas você poderá andar da maneira que quiser. Haverá um CH (Controle de Horário) num local pré determinado, para saber se você cumpriu o tempo estipulado. Se você chegar adiantado, pode parar e aguardar seu tempo ideal de passagem. Para cada minuto de atraso, perde-se 60 pontos. Além disto, no meio do percurso, existem um ou mais trechos de velocidade (PEL), onde será cronometrado o tempo que cada piloto leva para percorrer tal trecho. Cada piloto perde um número de pontos equivalente ao número de segundos que ele levou para percorrer o PEL. no FINAL, são somados todos os tempos e ganha quem perder menos pontos.
Quando o circuito é fechado, na primeira volta não é cronometrado o tempo dos PEL's, para o piloto poder reconhecer o percurso. Só a partir da segunda volta é que os tempos serão tomados. No circuito fechado, também não há a utilização de planilhas, todo o percurso é demarcado com setas que obedecem uma norma de sinalização. A distância a percorrer também varia, mas sempre gira em torno de 30-40 Km por volta.
Já num circuito aberto, as distância são bem maiores (a exemplo do Montanhas, que vai de SP à Campos do Jordão) e há a necessidade do uso de planilhas para a navegação.
Enduro de Velocidade - Assemelha-se muito ao Cross-Country, diferindo-se apenas no tamanho do circuito e no tempo de prova. Aqui, ganha quem der mais voltas no tempo estipulado. A pista sempre está entre 3 a 15 Km de extensão. O tempo de prova varia de acordo com a categoria: 1 hora para a PRO, 30 min. para as intermediárias e 10-15 min. para as infantis. Se houver necessidade, a sinalização é a mesma do Enduro FIM.
ENDURO DE REGULARIDADE ( Esse eu CURTO !!! )
Diferente das demais, no Enduro de regularidade não é a velocidade que conta, mas sim, um conjunto de qualidades que um piloto deve ter para sair bem sucedido nesta prova. Não há um circuito fechado; o percurso é único e tem, em média, 130 Km de extensão. Uma prova dura cerca de 5 a 6 horas. Nesta modalidade, o piloto recebe uma planilha com distâncias, velocidades e tempos a cumprir. O piloto deverá fazer o percurso na velocidade que a planilha indica, independente do tipo do terreno, e é claro, as velocidades variam bastante durante uma prova. Você pode ter que andar a 12 Km/h ( e em alguns tipos de terreno, isso é rápido demais !!!) ou a 60 Km/h, por exemplo. Se você conseguir andar na velocidade indicada pela planilha, o tempo do seu cronômetro irá bater com o tempo estipulado pela planilha para percorrer o trajeto e isto é a tal Regularidade que o piloto deve ter pra ganhar a prova.
Para checar a sua regularidade, ficam espalhados vários Pontos de Cronometragem (PC's) que, em função da sua hora de largada, sua velocidade e distância percorrida, sabem a hora exata em que você deveria estar naquele ponto. Diferente do Enduro FIM, você não sabe onde estes PC's estão e também não pode parar (se estiver adiantado) para esperar o seu tempo de passagem. Sendo assim, você deve ser um piloto regular e conseguir percorrer as distâncias na velocidade estipulada na planilha. Cada segundo de atraso equivale a 1 ponto perdido e cada segundo adiantado equivale a 3 pontos perdidos. Ganha quem perder menos pontos no final da prova. Se você não passar por um ou mais PC's, você perderá 1800 pontos por PC perdido
Legal, né? Parece fácil, mas não é. A maior parte do tempo você está atrasado, tendo que andar mais rápido para recuperar o tempo perdido, andar atrasado é tão normal que vc até perde menos pontos do que se estiver adiantado. Ao contrário dos demais, o Enduro de Regularidade possui vários obstáculos como: trilhas na mata, barrancos, rios, erosões, atoleiros... tudo o que os trilheiros encontram numa trilha de final de semana, mas com tempo apertado para percorrer
Fonte: Terranozóio - http://www.terranozoio.com.br/competicoes.htm
Duvida:Fabrício escreveu:Mike...apenas ajudando a melhorar o tópico...
O cross country ou CC assemelha-se muito ao MotoCross....
Basicamente a diferença está na pista. A pista do Cross Country aproveita os obstáculos naturais do terreno. As modificações feitas pelos organizadores são geralmente algumas rampas e costelas, o resto é por conta da mãe-natureza..... e ai os malucos ficam lá, dando voltas e mais voltas pra ver quem chega primeiro.
Crosscountry não é SOMENTE obstáculos naturais? :?
:?: :?: :?:
Ricardo Skolaude escreveu:Duvida:Fabrício escreveu:Mike...apenas ajudando a melhorar o tópico...
O cross country ou CC assemelha-se muito ao MotoCross....
Basicamente a diferença está na pista. A pista do Cross Country aproveita os obstáculos naturais do terreno. As modificações feitas pelos organizadores são geralmente algumas rampas e costelas, o resto é por conta da mãe-natureza..... e ai os malucos ficam lá, dando voltas e mais voltas pra ver quem chega primeiro.
Crosscountry não é SOMENTE obstáculos naturais? :?
:?: :?: :?:
Seria, porém a organização sempre gosta de colocar uns tocos de madeira aki, um valinho ali, p/ dar mais emopção a quem tá assistindo a prova.
Como no Enduro de Regularidade, a trilha é a Mãe natureza quem faz, porém sempre na chegada ou largada a organização faz uns valos, bota um carro velho p/ os pilotos passar por cima, tudo isso p/ que os pilotos demonstrem um pouco de suas habilidades ou "artimanhas rôias" para o publico.
Era isso?
hehe
abraços
Ps.: Desculpa pela intromissão ae Fabricio
Boas
Aqui em Portugal existe várias modalidades na vertente de todo o terreno:
MOTOS de 2Rodas (todo o terreno)
Motocross: Pista que acompanha o perfil natural do terreno existente, composto por saltos naturais e fabricados, saltos de mesa (table), duplos e triplos. Traçado com 2 a 3 km (max). No motocross não á whoops como no supercross
Supercross: Pista totalmente feita do nada, em que o terrenho natural é plano e os saltos são todos feitos. Pista complosta por tables, duplos, triplos e quadruplos, zona de whoops e esta insirida num espaço de 100 metros por 100 metros (maximo). Tem cerca de 1 km.
Tem zonas de tansição de triplos com duplos e curvas com apoio etc.
Normalmente são provas feitas em locais com bancadas e normalmente é á noite devido ao espetaculo que as motas fazem
Cross-country: Pista com um misto de enduro com estradões e obstaculos naturais com zonas de motocross com alguns saltos. O traçado tem cerca de 15 a 30 km por volta. É um circuito fechado como o motocross ou supercross.
Resistência: Muito semelhante ao Cross country mas com a particulariade de andar cerca de 1 a 4 horas de mota em circuito igual ao cross-country fechado.
Enduro: São troços e não é pista fechada. Esses troços são cronometrados e as ligações não são contadas e tem se de ter muita atenção em entrar no troço na nossa hora se não é se desclassificado. Os troços são compostos com muitos obstaculos naturais como pedras, areia ou mesmo troncos, com inclinações muito ingrmes e muitas zonas técnicas e rapidas.
Numa parte do troço tem-se uma parte de espetaculo ou extreme em que se faz uma zona espetaculo composta por obstaculos naturais mas arranjados pela organização com por exemplo caminho de troncos, pedras soltas, passar por cima de carros, etc. Cada troço normalmente tem cerca de 30 km e é feita em 2 ou 3 dias, ou seja no primeiro dia percorre-se cerca de 30 a 60 km e no segundo a mesma coisa.
Raids: Troços cronometrados como o enduro mas com um grau de dificuldade tecnica inferior mas com a particularidade de se dar grandes velocidaddes 160/180 km/h. O traçado é normalmente feito em estrada de terra aberta ou larga. Percurso com cerca de 100 a 200 km e tambem é feita em 2 a 3 dias.
Raly Raid: Muito semelhante aos raids mas com a particularidade de se percorrer grandes distancias por vários dias. Exemplo: DAKAR (ou lisboa/dakar)
Supermoto: Pista de asfalto com terra com aluguns saltos. É um circuito fechado em que normalmente é feito em parques de estacionamento ou em kartdromos.
TRIAL OUTDOOR: Troços em zonas de grande dificuldade com obstaculos quase impossiveis em que se transpõe troncos, pedras e paredes de terra e outros obstaculos misturados com aguas e outras coisas. São troços pequenos de 50 a 100 metros com limite de tempo ganhando se pontos se passar o tempo ou se colocar um pé no chão. Ganhando aquele que tem menos pontos.
TRIAL INDOOR: Trocos fabricados pela organização, com enorme dificuldade. É sempre feito em espaço encerrados e todos concentrados no mesmo espaço. O vários troços normalmente são feitos pelos dois lados e normalmente são uns 8 a 10 espaço.
É um processo de eliminação em que na final só ficam 4 pilotos. A pontuação ou penalizações são iguais ao Trial Outdoor
QUADs ou Moto4
Neste momentos os quads têm praticamente o mesmo que as motas de 2 rodas:
Resistencia; Raids; Trial; Raly Raids; Superquads; Cross-countries e agora a nova vertente QUADCROSS
O Quadcross é igual ao motocross. No inicio os saltos eram mais baixos mas neste momento são exactamente iguais aos do motocross. (pelo menos em portugal)
A unica coisa que não têm é enduro pois devido á dimensão das motas não se enquadram nas zonas técnicas.
No acaso do Trial somente existe outdoor e o processo de pontuação não é igual mas sim igual ao trial de jeeps.
Espero ter dado uma ideia do mundo das motas de terra.
Aqui em Portugal existe várias modalidades na vertente de todo o terreno:
MOTOS de 2Rodas (todo o terreno)
Motocross: Pista que acompanha o perfil natural do terreno existente, composto por saltos naturais e fabricados, saltos de mesa (table), duplos e triplos. Traçado com 2 a 3 km (max). No motocross não á whoops como no supercross
Supercross: Pista totalmente feita do nada, em que o terrenho natural é plano e os saltos são todos feitos. Pista complosta por tables, duplos, triplos e quadruplos, zona de whoops e esta insirida num espaço de 100 metros por 100 metros (maximo). Tem cerca de 1 km.
Tem zonas de tansição de triplos com duplos e curvas com apoio etc.
Normalmente são provas feitas em locais com bancadas e normalmente é á noite devido ao espetaculo que as motas fazem
Cross-country: Pista com um misto de enduro com estradões e obstaculos naturais com zonas de motocross com alguns saltos. O traçado tem cerca de 15 a 30 km por volta. É um circuito fechado como o motocross ou supercross.
Resistência: Muito semelhante ao Cross country mas com a particulariade de andar cerca de 1 a 4 horas de mota em circuito igual ao cross-country fechado.
Enduro: São troços e não é pista fechada. Esses troços são cronometrados e as ligações não são contadas e tem se de ter muita atenção em entrar no troço na nossa hora se não é se desclassificado. Os troços são compostos com muitos obstaculos naturais como pedras, areia ou mesmo troncos, com inclinações muito ingrmes e muitas zonas técnicas e rapidas.
Numa parte do troço tem-se uma parte de espetaculo ou extreme em que se faz uma zona espetaculo composta por obstaculos naturais mas arranjados pela organização com por exemplo caminho de troncos, pedras soltas, passar por cima de carros, etc. Cada troço normalmente tem cerca de 30 km e é feita em 2 ou 3 dias, ou seja no primeiro dia percorre-se cerca de 30 a 60 km e no segundo a mesma coisa.
Raids: Troços cronometrados como o enduro mas com um grau de dificuldade tecnica inferior mas com a particularidade de se dar grandes velocidaddes 160/180 km/h. O traçado é normalmente feito em estrada de terra aberta ou larga. Percurso com cerca de 100 a 200 km e tambem é feita em 2 a 3 dias.
Raly Raid: Muito semelhante aos raids mas com a particularidade de se percorrer grandes distancias por vários dias. Exemplo: DAKAR (ou lisboa/dakar)
Supermoto: Pista de asfalto com terra com aluguns saltos. É um circuito fechado em que normalmente é feito em parques de estacionamento ou em kartdromos.
TRIAL OUTDOOR: Troços em zonas de grande dificuldade com obstaculos quase impossiveis em que se transpõe troncos, pedras e paredes de terra e outros obstaculos misturados com aguas e outras coisas. São troços pequenos de 50 a 100 metros com limite de tempo ganhando se pontos se passar o tempo ou se colocar um pé no chão. Ganhando aquele que tem menos pontos.
TRIAL INDOOR: Trocos fabricados pela organização, com enorme dificuldade. É sempre feito em espaço encerrados e todos concentrados no mesmo espaço. O vários troços normalmente são feitos pelos dois lados e normalmente são uns 8 a 10 espaço.
É um processo de eliminação em que na final só ficam 4 pilotos. A pontuação ou penalizações são iguais ao Trial Outdoor
QUADs ou Moto4
Neste momentos os quads têm praticamente o mesmo que as motas de 2 rodas:
Resistencia; Raids; Trial; Raly Raids; Superquads; Cross-countries e agora a nova vertente QUADCROSS
O Quadcross é igual ao motocross. No inicio os saltos eram mais baixos mas neste momento são exactamente iguais aos do motocross. (pelo menos em portugal)
A unica coisa que não têm é enduro pois devido á dimensão das motas não se enquadram nas zonas técnicas.
No acaso do Trial somente existe outdoor e o processo de pontuação não é igual mas sim igual ao trial de jeeps.
Espero ter dado uma ideia do mundo das motas de terra.
Outra coisa, li no site da Federação Baiana de Motociclismo sobre as categorias de disputa do Enduro (aqui no Estado da Bahia) - Master, Senior, Executivo, Junior e Novatos.
Achei bem interessante a "Novatos" para quem está pretendendo se divertir, sem grandes aspirações. Como as provas não são em grande número no ano pode se transformar num entretenimento para os finais de semanas.
Achei bem interessante a "Novatos" para quem está pretendendo se divertir, sem grandes aspirações. Como as provas não são em grande número no ano pode se transformar num entretenimento para os finais de semanas.
-
- Membro
- Mensagens: 66
- Registrado em: 21 Maio 2009 à35 14:23
Re: qual a diferença...? Modalidades Off-Road...
Faltou o arenacross:
Que é uma pista peqna de 400m no max, poucos saltos e saltos faceis!
Bem resumido seria isso.
Que é uma pista peqna de 400m no max, poucos saltos e saltos faceis!
Bem resumido seria isso.
Re: qual a diferença...? Modalidades Off-Road...
O que são troços?
Seriam traçados? Circuitos?
Seriam traçados? Circuitos?
Re: qual a diferença...? Modalidades Off-Road...
Os "troços" que o Portuga ali nos exemplificou são as "especiais" das nossas provas, onde se anda contra o relógio e não contra alguém (mas no final das contas da na mesma).
Baja é rally (velo ou Xc) sem planilhas, só em lugares "bampeados". É quase (ou mais) um Enduro Fim.
Baja é rally (velo ou Xc) sem planilhas, só em lugares "bampeados". É quase (ou mais) um Enduro Fim.
Re: Qual a diferença...? Modalidades Off-Road...
Olha só: no blog da Terra Brasil você consegue ver https://www.terrabrasil.com.br/blog/mot ... ferenciar/
http://www.terrabrasil.com.br
http://www.terrabrasil.com.br
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 7 Respostas
- 1035 Exibições
-
Última mensagem por PERUCH
-
- 30 Respostas
- 42320 Exibições
-
Última mensagem por mfd
-
- 18 Respostas
- 5451 Exibições
-
Última mensagem por tomazte
-
- 8 Respostas
- 2313 Exibições
-
Última mensagem por Fernando PF