Dica: Cubo da Tornado !!!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Dica: Cubo da Tornado !!!

Mensagem por TopsMan »

Depois de um tempo, a Tornado apresenta folga no cubo traseiro, principalmente do lado esquerdo (coroa), entre o rolamento e o cubo tenho visto isto com freqüência nestas motos.

Resolve-se isso instalando uma bucha de cada lado do cubo e adaptando dois rolamentos de cada lado, só que você tem que procurar um bom torneiro para fazer o serviço. Quem me passou a dica garante q ficou muito bom e até hoje ainda não precisou nem trocar mais rolamentos.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Re: Dica: Cubo da Tornado !!!

Mensagem por Fabrício »

TopsMan escreveu:Depois de um tempo, a Tornado apresenta folga no cubo traseiro, principalmente do lado esquerdo (coroa), entre o rolamento e o cubo tenho visto isto com freqüência nestas motos.

Resolve-se isso instalando uma bucha de cada lado do cubo e adaptando dois rolamentos de cada lado, só que você tem que procurar um bom torneiro para fazer o serviço. Quem me passou a dica garante q ficou muito bom e até hoje ainda não precisou nem trocar mais rolamentos.
Muito boa a sua dica Topsman, antes de instalarmos o freio a disco na traseira da moto, realmente essa folga aparecia com muita frequência...Tenho certeza q nossos amigos já sentiram esse problema na pele.... :wink:

Aí vai mais uma boa dica.
Gefi(RS)
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Agosto 2004 à45 17:33

Mensagem por Gefi(RS) »

:D Já fiz este ajuste em minha Tornado ( colocar dois rolamentos de cada lado na roda traseira ) e realmente vale apena. Nunca mais tive problemas de folga. Outra dica é quando à folga na caixa de direção. A minha moto a cada e trilhas tinha que apertar os rolamentos. Troquei os rolamentos originais pelos usados na agrales ( cônico ). Precisa fazer uma adaptação em torneiro, mas depois de feito é só alegria. Gefi.
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Mensagem por Fabiano »

Olá Gefi,
Obrigado pela dica, e seja muito bem vindo ao Fórum...

Abraços..

Fabiano.
ypiranga junior
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 24 Outubro 2004 à20 20:12

Mensagem por ypiranga junior »

mas toda vez que tem folga tem que fazer trabalho com torneiro ou é só trocar os rolamentos. ypiranga jr
ypiranga junior
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 24 Outubro 2004 à20 20:12

Mensagem por ypiranga junior »

obrigado crosschão, vou trocar os rolamentos pois a folga é muito pouca.
valeu.

ainda estou pegando a manha do forum, pois me cadastrei hj, se eu tiver fazendo algo errado me falem .......... valeu
fabiobiker
Membro
Mensagens: 394
Registrado em: 12 Outubro 2004 à46 17:53

Mensagem por fabiobiker »

Bem vindo Ypiranga junior, aqui é o paraiso dos Tornadeiros... muito bom!
Abração.
Fabio.
Henrique
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Dezembro 2004 à08 18:28

Mensagem por Henrique »

Minha tornado tb tem os dois rolamentos de :mrgreen: cada lado, nunca mais tive problemas de folga e nem troquei mais os rolamentos, vale a pena!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

perai galera, de vez em qdo é bom dar uma geral, desmontar e dar uma engraxada no baguio... se n aja rolamento, né.... um amigo meu teve um rolamento estourado pq achou q o negócio era fazer isso e ESQUECER dos problemas.... hehehe.... manutenção ainda sim é importante...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem