Teste de 1 ano e meio de Pistão Wiseco... Surpreendente...
Teste de 1 ano e meio de Pistão Wiseco... Surpreendente...
Galera, resolvi desmontar o motor da minha moto pra ver o desgate das peças internas...Já tava meio cabreiro com o motor, já estava baixando um pouco de óleo, quando arrochava o cabo mesmo, a galera q tava vendo, falava q a moto fumava um pouco...
Pois bem, depois de 1 ano e meio de cacete na moto...1 campeonato estadual, provas de cross-country, enduros, trilhas, treinos, e o pior, emprestar a moto pro Fabrício... rsrsrsrsrsrsrs, resolvi tirar a prova do pistão...
Vejam o resultado com os próprios olhos, na LM é assim, tudo claro pro cliente..
Assim q abri o motor...
Depois do pistão lavado...
Vejam o resultado....Super novo, pelo menos para os olhos...Como já era tarde, não medi no paquímetro para ver o real desgaste...mas pode ter certeza q amanhã estará aqui para vcs, ou melhor, nós vermos os valores originais, e os depois de 1 ano e meio...
O pino estava liso. O virabrequim e a carcaça do motor zerado...Aparentemente tudo blz...
Vamos esperar até amanhã...
Abraços...
Pois bem, depois de 1 ano e meio de cacete na moto...1 campeonato estadual, provas de cross-country, enduros, trilhas, treinos, e o pior, emprestar a moto pro Fabrício... rsrsrsrsrsrsrs, resolvi tirar a prova do pistão...
Vejam o resultado com os próprios olhos, na LM é assim, tudo claro pro cliente..
Assim q abri o motor...
Depois do pistão lavado...
Vejam o resultado....Super novo, pelo menos para os olhos...Como já era tarde, não medi no paquímetro para ver o real desgaste...mas pode ter certeza q amanhã estará aqui para vcs, ou melhor, nós vermos os valores originais, e os depois de 1 ano e meio...
O pino estava liso. O virabrequim e a carcaça do motor zerado...Aparentemente tudo blz...
Vamos esperar até amanhã...
Abraços...
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Re: Teste de 1 ano e meio de Pistão Wiseco... Surpreendente.
Caramba Fabiano, realmente, mto novo. Vc estima quantas horas? 150, 200?Fabiano escreveu:Vejam o resultado....Super novo, pelo menos para os olhos...Como já era tarde, não medi no paquímetro para ver o real desgaste...mas pode ter certeza q amanhã estará aqui para vcs, ou melhor, nós vermos os valores originais, e os depois de 1 ano e meio...
Vamos esperar até amanhã...
Abraços...
Estou curioso sobre as medidas, se ainda estão dentro das especificações...
ERhm... Pegando o gancho do tópico
Eu tenho uma (ou quatro) dúvida(s) quanto a esses pistões oversize...
1 - Basta reabrir a camisa em uma retífica ou precisa cortar o cilindro e colocar uma nova camisa?
2 - No caso do desgaste do pistão, existem os pistões com sobremedida (.25, .50, etc) ou eu preciso re-encamisar? Eu acho fácil as sobremedidas ou é mais fácil (menos dor de cabeça) pegar um pistão std e reencamisar?
3 - Existe kit de anéis avulso a venda?
4 - A compressão aumenta? (indesejável... Alguns enduros que corro param em vilarejos no meio de cidadezinhas do agreste, com postos de gasolina sinistros, que só tem gasolina comum e olhe lá se aquilo realmente é gasolina ou é querosene + agua + alcool + sabe-se-la-o-que-mais e eu não tenho estrutura de equipe para carregar gasolina podium pros neutralizados de abastecimento...)
Valeu!!!
Vamos lá galera, o Fabiano ainda não mediu o desgaste real do pistão, segundo ele o dia foi movimentado...Mas algumas perguntas eu sei resposnder pra vcs...
Tinkerer
R1- Basta retificar o cilindro, mais nada...
R2- Não existem sobremedidas, esse aí já tem 5mm a mais q o std. É o último pistão da cilindrada. Por isso, o próprio pino serve no virabrequim original...Não tem dor de cabeça, basta colocá-lo...Não acho interessante reencamisar, uma camisa nova, na honda custa pouco mais de R$ 100,00.
R3- Isso é q estamos vendo, vimos q o problema da moto fumar um pouco está nos anéis, acho q ao trocar-los vai ficar zerado novamente. Como disse, estamos procurando, se encontrarmos eu aviso a galera...
R4- Acho q a compressão aumenta sim, mas nada fora do comum, tanto q tem um pistão Wiseco de mesma medida, q já vem taxado...E outra, vc tb pode colocar mais juntas para diminuir a compressão..
Topsman
Ainda não vi, mas dizem q o wiseco taxado tem o espaço para entrar toda a cabeça da válvula..
Não existem medidas acima, com disse, esse seria o 5.00
Bastos...
Aguardem mais um pouco...
Tinkerer
Tinkerer, acho q motor tem mais de 200h, bem mais...Como aqui em Brasília não temos grandes regiões serranas, andamos geralmente de 30 á 50 Km por trilha..Chegamos a fazer trilhas de 8, de 12h etc..Claro q a moto não ficou todo o tempo ligada, mas 1 ano e meio, andando quase todos os finais de semana...Caramba Fabiano, realmente, mto novo. Vc estima quantas horas? 150, 200?
1 - Basta reabrir a camisa em uma retífica ou precisa cortar o cilindro e colocar uma nova camisa?
2 - No caso do desgaste do pistão, existem os pistões com sobremedida (.25, .50, etc) ou eu preciso re-encamisar? Eu acho fácil as sobremedidas ou é mais fácil (menos dor de cabeça) pegar um pistão std e reencamisar?
3 - Existe kit de anéis avulso a venda?
4 - A compressão aumenta? (indesejável... Alguns enduros que corro param em vilarejos no meio de cidadezinhas do agreste, com postos de gasolina sinistros, que só tem gasolina comum e olhe lá se aquilo realmente é gasolina ou é querosene + agua + alcool + sabe-se-la-o-que-mais e eu não tenho estrutura de equipe para carregar gasolina podium pros neutralizados de abastecimento...)
R1- Basta retificar o cilindro, mais nada...
R2- Não existem sobremedidas, esse aí já tem 5mm a mais q o std. É o último pistão da cilindrada. Por isso, o próprio pino serve no virabrequim original...Não tem dor de cabeça, basta colocá-lo...Não acho interessante reencamisar, uma camisa nova, na honda custa pouco mais de R$ 100,00.
R3- Isso é q estamos vendo, vimos q o problema da moto fumar um pouco está nos anéis, acho q ao trocar-los vai ficar zerado novamente. Como disse, estamos procurando, se encontrarmos eu aviso a galera...
R4- Acho q a compressão aumenta sim, mas nada fora do comum, tanto q tem um pistão Wiseco de mesma medida, q já vem taxado...E outra, vc tb pode colocar mais juntas para diminuir a compressão..
Topsman
Aquilo são cavas q tem no próprio pistão, funcionam como uma reserva. Não foi pancada...Na 4º foto de cima pra baixo (a 1º depois de lavado) o pistão parece ter um sinal no lado direito, depois da inscrição XC....
o que seria esse sinal ??? parece uma batida de vávula....
e eu tenho as mesmas perguntas do tinkerer... existem pistões 286cc .25 .50 .75 ????
Ainda não vi, mas dizem q o wiseco taxado tem o espaço para entrar toda a cabeça da válvula..
Não existem medidas acima, com disse, esse seria o 5.00
Bastos...
É o q esperamos, se realmente o desgate foi mínimo, vou fazer um teste completo do motor no dino..."Wiseco - Lavou, tá novo"
Aguardem mais um pouco...
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Valeu pelas respostas Fabrício!Fabrício escreveu:Vamos lá galera, o Fabiano ainda não mediu o desgaste real do pistão, segundo ele o dia foi movimentado...Mas algumas perguntas eu sei resposnder pra vcs...
R2- Não existem sobremedidas, esse aí já tem 5mm a mais q o std. É o último pistão da cilindrada. Por isso, o próprio pino serve no virabrequim original...Não tem dor de cabeça, basta colocá-lo...Não acho interessante reencamisar, uma camisa nova, na honda custa pouco mais de R$ 100,00.2 - No caso do desgaste do pistão, existem os pistões com sobremedida (.25, .50, etc) ou eu preciso re-encamisar? Eu acho fácil as sobremedidas ou é mais fácil (menos dor de cabeça) pegar um pistão std e reencamisar?
Mas a dúvida que tenho é outra...
Quando um motor 100% original tá fumaçando, vc desmonta e mede as medidas do pistão e dos anéis. Se o pistão ainda estiver dentro das especificações, basta por um kit de anéis e pronto, xau fumaça. Se não, vc manda o cilindro pra retífica e reabre pra proxima medida, seja .25, .50, o q der. Se eu entendi bem, nesses pistões Wiseco, isto não existe, certo? Então eu não vou ter sobremedidas e caso o pistão esteja fora das especificações, eu não tenho a opção de reabrir a camisa (mais ainda...) e por um Wiseco .25, eu sou obrigado a por uma nova camisa (os $100+ q vc mencionou) e um novo kit pistão e anel Wiseco ($500 e tanto)... Estou certo??? Vc tb falou que não existem kit de anéis avulso, então, o q me resta é sempre trocar o kit pistão e anel + camisa nova sempre que a moto precisar "fazer motor"? Hmmm, isso vai sair caro... :roll:
Só aproveitando ainda mais o "gancho" do tópico, vc sabe me dizer qual é o "part number" desse pistão Wiseco, do que não aumenta a compressão? Eu tenho um contato forte com uma revenda de motos offroad nos isteites, o cara de lá pode me ajudar a descobrir se existem (ou não) kit de anéis e sobremedidas...
Essa "melhora" da moto com o pistão 286cc me interessa para um futuro não tão distante, mas antes preciso turbinar minha suspensão...
Olá Tinkerer, vamos lá....
Realmente não se tem sobremedidas desse pistão, ele já é o 5.00. E por consequência, não tem outro 5.25, por exemplo. Caso vc tenha q trocar o pistão, vai ter q desembolsar outro, além, é claro, de outra camisa. (essa de R$ 100,00 pilas).
Quanto aos anéis, creio q deva ter avulsos pra vender, mas como disse, estou procurando com o importador....
Quanto o problema de se sair caro, eu não acho, isso pq, no nosso caso, motocross, precisamos de "castigar" o motor, e acho q se fosse um original já teria "aberto o bico" a muito tempo...
E aí vaí o resultado oficial do TESTE de RESISTÊNCIA, o Fabiano acabou de me ligar e passar os dados.....
Resultado do Teste depois de 1 ano e meio de uso
- Medida STD do pistão = 78.00mm
- Medida encontrada = 77.95mm (um desgaste de 0.05mm, ou seja, quase nada)
- Medida do anel de compressão STD = 0.05mm (folga)
- Medida do anel de compressão encontrada = 0.25mm (aqui é q o gasto foi considerável)
- Medida do anel de raspagem STD = 0.05mm (folga)
- Medida do anel de raspagem encontrada = 0.25mm (tb gasto considerável)
- Medida da camisa retíficada = 78.05mm
- Medida da camisa retíficada encontrada = 78.10mm (muito pequeno o desgate)
Como falei lá em cima no tópico, achava q o problema era nos anéis, e realmente se confirmou, apenas os anéis tiveram um gasto expressivo. Até a camisa, por ser mais "macia" q o pistão, achei q fosse ter um desgaste maior...o q não ocorreu...
Fica comprovado tb q a troca da camisa é muito remota, e caso, o motor venha a fumar um pouco, apenas a troca dos anéis resolveria o problema...
Bem galera, já indicávamos somente o Wiseco para nossos clientes, e com esse teste, comprovamos q realmente a sua durabilidade é superior... De qualquer forma, estamos, eu e o Fabiano, muito satisfeitos com o teste...Se todo preparador tivesse uma iniciativa dessa, vários amigos não ouviriam como resposta... - AUMENTEI A POTÊNCIA, COM ISSO O MOTOR PERDEU EM RESISTÊNCIA...POR ISSO QUEBROU!. Fica comprovado q é mentira... 1 ano e meio de "peia", não é pra qualquer motorzinho, não.
Aguarde mais um pouco, q estamos providenciando um teste completo, da moto com esse kit, no dinamômetro. Só assim poderemos falar francamente com nossos clientes os verdadeiros valores de potência...
Abraços...
Realmente não se tem sobremedidas desse pistão, ele já é o 5.00. E por consequência, não tem outro 5.25, por exemplo. Caso vc tenha q trocar o pistão, vai ter q desembolsar outro, além, é claro, de outra camisa. (essa de R$ 100,00 pilas).
Quanto aos anéis, creio q deva ter avulsos pra vender, mas como disse, estou procurando com o importador....
Quanto o problema de se sair caro, eu não acho, isso pq, no nosso caso, motocross, precisamos de "castigar" o motor, e acho q se fosse um original já teria "aberto o bico" a muito tempo...
E aí vaí o resultado oficial do TESTE de RESISTÊNCIA, o Fabiano acabou de me ligar e passar os dados.....
Resultado do Teste depois de 1 ano e meio de uso
- Medida STD do pistão = 78.00mm
- Medida encontrada = 77.95mm (um desgaste de 0.05mm, ou seja, quase nada)
- Medida do anel de compressão STD = 0.05mm (folga)
- Medida do anel de compressão encontrada = 0.25mm (aqui é q o gasto foi considerável)
- Medida do anel de raspagem STD = 0.05mm (folga)
- Medida do anel de raspagem encontrada = 0.25mm (tb gasto considerável)
- Medida da camisa retíficada = 78.05mm
- Medida da camisa retíficada encontrada = 78.10mm (muito pequeno o desgate)
Como falei lá em cima no tópico, achava q o problema era nos anéis, e realmente se confirmou, apenas os anéis tiveram um gasto expressivo. Até a camisa, por ser mais "macia" q o pistão, achei q fosse ter um desgaste maior...o q não ocorreu...
Fica comprovado tb q a troca da camisa é muito remota, e caso, o motor venha a fumar um pouco, apenas a troca dos anéis resolveria o problema...
Bem galera, já indicávamos somente o Wiseco para nossos clientes, e com esse teste, comprovamos q realmente a sua durabilidade é superior... De qualquer forma, estamos, eu e o Fabiano, muito satisfeitos com o teste...Se todo preparador tivesse uma iniciativa dessa, vários amigos não ouviriam como resposta... - AUMENTEI A POTÊNCIA, COM ISSO O MOTOR PERDEU EM RESISTÊNCIA...POR ISSO QUEBROU!. Fica comprovado q é mentira... 1 ano e meio de "peia", não é pra qualquer motorzinho, não.
Aguarde mais um pouco, q estamos providenciando um teste completo, da moto com esse kit, no dinamômetro. Só assim poderemos falar francamente com nossos clientes os verdadeiros valores de potência...
Abraços...
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- Registrado em: 22 Setembro 2004 à58 09:00
Ae cara!! parabens! tiro o chapeu para voce... andei atras desses kit aqui em sao paulo e ninguem me deu uma resposta assim... e garanto tmbm q nenhum tem a qualidade do seu! pretendo instalar o kit na minha moto no fim do ano! e com ctza vai ser com voce! por esse trabalho genial q voce esta mostrando a nos!! Obrigado!
abraçoSS.
abraçoSS.
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Valeu Fabrício, tirou todas as minhas dúvidas a respeito desse kit, muito esclarecedor mesmo, esse é o diferencial de quem realmente está comprometido com o esporte e não está somente querendo vender peças. Obrigado pelas informações (que não estão disponíveis em *nenhum lugar* exceto aqui), torço para que vc continue com esse excelente trabalho por muitos e muitos anos, a comunidade off road agradece, e muito!Fabrício escreveu:Olá Tinkerer, vamos lá....
Realmente não se tem sobremedidas desse pistão, ele já é o 5.00. E por consequência, não tem outro 5.25, por exemplo. Caso vc tenha q trocar o pistão, vai ter q desembolsar outro, além, é claro, de outra camisa. (essa de R$ 100,00 pilas).
Quanto aos anéis, creio q deva ter avulsos pra vender, mas como disse, estou procurando com o importador....
Quanto o problema de se sair caro, eu não acho, isso pq, no nosso caso, motocross, precisamos de "castigar" o motor, e acho q se fosse um original já teria "aberto o bico" a muito tempo...
Abraços...
Bem, eu andei pesquisando um pouquinho por conta própria, noite passada... Descobri que o pistão original da tornado é o mesmíssimo pistão original da XR250R americana fabricada entre 86 e 2004, e esse kit oversize (part number 4466M07800) é o mesmo usado na XR gringa. Realmente, esse pistão é o maior disponível lá, não existe o 5.25... O kit de anéis está disponível, o part number Wiseco é 3071XC.
Com certeza, quando o pistão original da minha moto "bater as botas", eu estarei conversando com vc sobre isso novamente...
Realmente foi uma batida de válvula...e foi no dia q instalei o kit :oops: ...rsrsrsrsr
O problema é q a minha moto estava com cabeçote rebaixado 0,7mm, e no dia q instalei o pistão, coloquei apenas 2 juntas, na hora q liguei a moto, já ouvi e percebi q a válvula estava batendo na cabeça do pistão, desliguei a moto imediatamente, coloquei mais 1 junta, e tudo blz....
Outra coisa, consegui q o importador fizesse um pedido apenas dos anéis do 286cc, já encomendei 3 kits de anéis, mas se alguém ai do fórum, tem esse kit instalado, e tem interesse em adquir outro kit de anéis reserva, me mande uma MP para q eu encomende, depois deste pedido não sei quando importarão novamente...
Fabiano LM
O problema é q a minha moto estava com cabeçote rebaixado 0,7mm, e no dia q instalei o pistão, coloquei apenas 2 juntas, na hora q liguei a moto, já ouvi e percebi q a válvula estava batendo na cabeça do pistão, desliguei a moto imediatamente, coloquei mais 1 junta, e tudo blz....
Outra coisa, consegui q o importador fizesse um pedido apenas dos anéis do 286cc, já encomendei 3 kits de anéis, mas se alguém ai do fórum, tem esse kit instalado, e tem interesse em adquir outro kit de anéis reserva, me mande uma MP para q eu encomende, depois deste pedido não sei quando importarão novamente...
Fabiano LM
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Importação independente?Fabiano escreveu: depois deste pedido não sei quando importarão novamente...
Fabiano LM
Tenho um amigo que tem loja nos isteites, me confirma o part number, se vc quiser vc terá suprimento ilimitado desses anéis... Me manda uma MP, caso interesse, ou, vc pode me mandar um email, diariodastrilhas ARROBA hotmail PONTO com.
Olá wOOx! A ponteira BRC tem um "obstáculo" (vamos chamar assim) no seu interior que, me parece, ou foi criado prá diminuir o barulho, ou foi projetado p/ ser utilizado em vários tipos de motores e preparações. Ele realmente obstrui a passagem dos gases e não funciona bem. O pior é que é cara. Solução? Desmontar a ponteira e retirar esse obstáculo, mas vc não vai aguentar o barulho. O ideal seria outra ponteira. A 788 da Tork ou a Jeskap são as melhores opções.
A curva da Tork é um pouco estrangulada...a moto perde 1cv com ela (motores preparados)....w00x escreveu:a curva e a direta da TORK .... sei la de uma olhada na net ... sobre o brc parecido c o pro tork 788 .... ...queria sabe se tem q mexe no carburador...????????
Coloque uma da MA, e aumente a sua ponteira um pouco...
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