Ferramentas:
- Chave de Fenda média
- Chave Allen pequena (não sei as medidas)
- Alicate de corte diagonal
- Fita isolante
- Cola Quente
- Solda de Estanho
- Bombril
- Limpa contato
- Spray Desengrimpante
Galera, não vou fazer passo a passo com fotos, mas vou dar umas dicas de como manter seu Road Book R2 sempre em ótimo estado de funcionamento.
(To pensando em desmontar o meu hj a noite, se isso acontecer eu tiro as fotos passo a passo, OK ?)
Como esses aparelhos são submetidos a condições extremas de poeira, barro, água e impactos, é comum q com o tempo eles apresentem problemas, os mais comuns são defeitos elétricos, oxidação e ferrugem.
Bem, vou tentar lembrar o q faço no meu e tá sempre funcionando.
1- Após o uso num enduro retire-o da moto e limpe o R2 com uma esponja úmida, podendo ser usado um pouco de detergente neutro na esponja, em seguida passe um pano macio. Limpe bem a botoeira, pode-se retirar o visor de acrílico e utilizar cera ou polidor fino p/ retirar pequenos arranhões (uma dica p/ não riscar o visor é aplicar uma camada de papel contact transparente, assim vc poderá sempre renovar o papel contact e o visor permanecerá intacto).
2- Se vc usa seu R2 frequentemente em condições adversas, é bom fazer uma revisão na parte interna a cada 3 meses (ou2, se vc usar MUITO).
* Comece retirando a tampa lateral, de onde sai a fiação da botoeira, são 3 parafusos bem compridos;
* Após tirar os 3 parafusos tome cuidado ao tirar a tampa lateral plástica, pois o pino onde se conecta o carregador é colado na tampa com cola quente, então solte com cuidado p/ que não arrebente nenhum fio.
* Depois, com cuidado retire a primeira camada da borracha protetora e de vedação (uma borracha preta em forma de triangulo q cobre todo o motor e pilhas do R2).
* Tirada a primeira camada da borracha de proteção, vc pode tirar as pilhas recarregáveis, puxa com cuidado, lembrando q nas pilhas estão soldadas os terminais do pino onde se carrega o R2, passe as pilhas por dentro do buraco especifico na borracha.
* Ainda sobra mais uma borracha de proteção sendo q essa n será preciso tirar, pois já dá de ter acesso ao motor do R2, já q estamos no motor, eu particularmente utilizo spay desengrimpante nele, pulverizo um pouco no orificio da parte traseira do motor, p/ que assim o óleo penetre dentro do motor e age tirando qqer ferrugem ou oxidação.
* Verifique toda a fiação das pilhas, e do conector do pino do carregador, geralmente essa fiação oxida, se vc manja de solda com estanho, pode trocar toda a fiação desses conectores e pilhas, basta q vc não se perca na hora de engatar todos os fios corretamente. Eu costumo marcar as cores dos fios e onde vão ser ligados, assim não corro risco de me perder.
* Após a troca dos fios e devidas soldas nos terminais, comece montando, utilizando o inverso de como desmontou... hehehe.., ou seja coloque a borracha de proteção do meio, depois as pilhas, depois prenda novamente o conector do pino do carregador com cola quente no local específico, coloque a ultima camada de borracha de proteção com cuidado p/ que não amasse ou esmague nenhum fio.
Depois disso parafuse novamente a tampa lateral e está pronto.
* Agora vamos à botoeira, nos modelos mais antigos a botoeira é de Tecnil com o botao de avanço e retrocesso de plastico. Do lado dela tem 2 parafuso allen, remova esses 2 parafusos e verifique se tem sujeira, se tiver vc deverá limpar, podendo utilizar um limpa contato e após uma escova de dentes p/ retirar os resíduos.
* Verifique se os fios não estão oxidados, se estiverem oxidados, novamente vc pode cortá-lo, limpar bem os terminais com um bombril (se necessário) e após soldar novamente os fios nos terminais.
Dica: Se ao descascar o fio p; soldar e vc observar que os fios internos estão oxidados ou escuros, o ideal seria vc trocar todo o chicote, para isso vá numa loja de auto peças e peça um cabo com 4 vias (ou p/ garantir leve o chicote do R2 original). Você pode tb fazer com fios duplos normais, mas vai ficar um negócio feio e meio gambiarra. hehehehe.
Uma peça q costuma rachar ou abrir é a ponta do motor, ou seja a parte do R2 onde se encaixa a gaveta, onde a faz girar. è uma ponteira plástica sextavada q se engata o eixo principal da gaveta do R2. P/ evitar q essa peça se abra ou rache, leve o seu R2 num Torneiro Mecanico e peça p/ ele fazer uma capinha ou bucha p/ essa peça, pode ser de aluminio ou Inox. a bucha vai impedir q a peça se abra ou rache.
Lembre-se sempre de testar antes de montar para q se algo estiver errado vc não precise desmontar tudo de novo.
Espero ter ajudado galera, eu ja abri o meu R2 algumas vezes p/ revisar, não é tão complicado, um minimo conhecimento vc já saca o mecanismo dele.
Como prometi, aki estão as fotos, akbei de fazer a revisão dele:
Aqui estou mostrando um dos 3 parafusos q vc deve retirar:
![Imagem](http://img135.imageshack.us/img135/5918/r20019js.jpg)
Aqui já a tampa solta, sem os parafusos:
![Imagem](http://img135.imageshack.us/img135/968/r20055nc.jpg)
Reparem nessa foto que o conector do pino do carregador é preso na tampa q vc acabou de tirar, portanto cuidado ao puxar a tampa p/ não arrebentar os fios do conector:
![Imagem](http://img220.imageshack.us/img220/4553/r20060yk.jpg)
Agora estou retirando uma das proteções de borracha, é bem fácil retirá-las, basta segurar como mostra e puxar tomando cuidado com os fios q podem prender na borracha:
![Imagem](http://img135.imageshack.us/img135/8308/r20076tk.jpg)
Agora com a 1ª proteção já retirada, vamos a segunda q vcs podem ver abaixo:
![Imagem](http://img135.imageshack.us/img135/702/r20084mw.jpg)
Retirando a 2ª proteção: (não reparem q a minha está faltando um pedaço, hehehe)
![Imagem](http://img135.imageshack.us/img135/5544/r20104mx.jpg)
Aqui já dá de ver melhor o motor e tb mais fácil de retirar as pilhas (se necessário):
nessa fase pulverize o spray antigrimpante no motor, nos orificios mesmo, q não dá nada, se estiver com oxidação nos terminais das pilhas aproveite e passe um bombril p/ tirar a oxidação ou em caso mais extremo tire a pilha fora, e troque toda a fiação usando a solda de estanho:
![Imagem](http://img56.imageshack.us/img56/4353/r20119js.jpg)
E aqui uma foto da bucha ou capinha q eu mencionei no tutorial:
O Torneiro me cobrou R$ 5,00
Baratinho e evita q o pino de encaixe do motor rache ou desgaste.
![Imagem](http://img141.imageshack.us/img141/4342/r20026em.jpg)
é isso ae pessoal, qqer dúvida perguntem q farei o possível p/ responder
Abração a todos!