Amortecedor a gás

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
Duda
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Setembro 2004 à40 22:12

Amortecedor a gás

Mensagem por Duda »

Eh aeh galera blz!

Estou de novo com novidades, agora são os 3 amortecedores feitos em casa, da Super Ténéré e a façanha maior foi o amortecedor trazeiro que era á gás e lacrado de fábrica, agora está á óleo somente, não sei se fiz certo mas por enquanto esta bom e lógico depois devo fazer uma regulagem final pq ela esta tode diferente e até mais alta uns 2/3 cm.

Ta aí as fotos:

Retirando o amortecedor:
[imagem com link quebrado, editada pelo moderador]
Para abrir o amortecedor foi uma novela tive de pagar 2 torneiros mecanicos pq a cada peça que eles tiravam explodia um pouquinho hehehe. O último nem quer mais ver amortecedor de moto á gáz
Imagem
Estão vendo esta tampinha? isto é o que segura o gáz e quando o ó'ring's se deteriora acaba misturando com o óleo e começa a vazar e foi o que aconteceu:
Imagem
Eu nunca tinha visto como funciona um amortecedor normal quanto mais o á gáz e este é o pistão ele tem uns furos tapados parcialmente com arruelas de aço com resistência quando comprime (sem falar na mola) e com pouca resistência quando retorna a posição inicial (pela mola externa) e o gás é só para não dar fim de curso é mole?
Imagem
Esta é a tampado sistema, e o que me tirou do desastre financeiro foi eu ter achado um lugar que faz retentores sobmedida e como foi a primeira vez que esses caras fizeram, eles ainda me deram garantia sem limites se estragar eles querem saber e fazer outro KKKKK isso nem eu imaginaria. E tem um ó'ring's por fora e trêz retentores por dentro incluindo de teflon feito sob medida.
Imagem
De pertinho
Imagem
Tive de raspar onde fica a tampa que é presa por 2 anéis elásticos em cim e em baixo, tem as ranhuras ali:
[imagem com link quebrado, editada pelo moderador]
Depois de tudo pronto e com um close em um retentor feito sob medida. Na verdade é um ó'ring's em forma de retentor.
Imagem
Moto pronta pelo menos os amortecedores no lugar
[imagem com link quebrado, editada pelo moderador]
No amortecedor dianteiro como é normal só coloco esta foto, troquei buchas de amortecedor retentor e tapa pó e repintei. E calibrei eles pelo ar que sobra em 130 mm da tampa com eles totalmente comprimidos e sem mola.
[imagem com link quebrado, editada pelo moderador]

Eu tenho dúvidas de como calibrar este amortecedor trazeiro alguém aí sabe? Quantos cc ou ml que vão dentro do amortecedor e quantas libras de pressão vão dentro dele? E o amortecedor trazeiro eu vou soldar uma válvula para colocar ar/gás novamente. Agradeço a todos.
Editado pela última vez por Duda em 12 Maio 2006 à35 14:56, em um total de 4 vezes.
marçal
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 22 Julho 2005 à44 14:58

Mensagem por marçal »

Alguem ja ouviu falar em abrir o amortecedor traseiro da xlx350. O meu vazou todo o oleo e eu estava querendo abrir,só que eu não sei se tem rosca para abrir.
Como que é,sera que alguem pode me dar umas dicas? :|
marçal
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 22 Julho 2005 à44 14:58

Mensagem por marçal »

Desculpem-me formulei mal a pergunta.Não queria dizer como que é, e sim
como seria a tecnica para abri-lo.
Cleber Kajuru
Super Membro
Mensagens: 2346
Registrado em: 26 Janeiro 2005 à03 12:53

Mensagem por Cleber Kajuru »

PDC!!! :mrgreen: as fotos não tao abrindo!!! :cry:
Ramses
Membro
Mensagens: 202
Registrado em: 28 Setembro 2004 à28 11:20

Mensagem por Ramses »

posta de novo as foto...não abriu....
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

coloquei nitro no traz da toni e ficou ótimo.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

BOLINHA escreveu:coloquei nitro no traz da toni e ficou ótimo.

Coveirãooooooooooo!!

aehaeuhaeuhae
Duda
Membro
Mensagens: 62
Registrado em: 07 Setembro 2004 à40 22:12

Mensagem por Duda »

eh aeh galera blz!

Desculpe nao sabia que nao tinha aberto nada e sumiram com minhas fotos no fotobuket re-upei-as. Mas faltou outras, mas o principal esta ai.

Deu certo estou 'a 10 meses andando com a moto e no primeiro mes vazou o amortecedor trazeiro, entao troquei o retentor (o'ring) externo da foto 5 (de pertinho) mas desta ves para alta temperatura e esta assim at'e agora e sem gas.

Realmete o gas faz falta pq as vezes bate no fundo ma e so. E ficou 1/2 duro acho que colocando oleo menor que 10w resolve.

Desculpem + 1 vez a demora.
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Ai´duda faz um tópico da manutenção do amortecedor trazeiro da toni!!!
fzr1000top
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à56 23:02

Mensagem por fzr1000top »

VC TEM SEMPRE QUE TIRAR A PRESSAO ANTES DE DESMONTAR QUALQUER AMORTECEDOR , PRA COLOCAR O GAS TEM INSTALAR UM BICO !!!!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem