Sintoma Carbura 350 no metanol

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

sera q o respiro nao tah "PARCIALMENTE" entupido! quando usa gasoba, o fluxo de comb. eh menor, por isso nao dah problema... mas quando usa metanol precisa de mais fluxo de comb., e como o respiro tah um pouco entupido, atrapalha o fluxo e dah falta!

melhor conferir a tampa de comb.! usa outra pra ter certeza! assim fica facil de saber se eh isso!
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

gabrielpm escreveu:PF que giclagem vc usa na baixa e alta? Fui Furando os gicles e acertando pela sonda, na baixa não sei quanto tá, mas na alta esta c/ broca 2,5, gicle em torno de 210/220 dava falta na média/alta ( que deve ser falta de taxa) c/ gicle 250 resolvi esse problema, mas deve estar c/ um pouco de excesso, pois ela pipoca quando se desacelera, mas acho que da pra deixar a alta assim. amanhã vou dsmontar o carbura pra resolver o problema do furo da sede da agulha.
Só mexendo na agulha pelo jeito.........
Gabriel, só pra corrigir, se o gicle tem um furo de 2,5mm, sua medida não é 250 blz ? A medição de gicles é feita em mls/min, um gicle 150 por exemplo, tem vazão de 150mls de combustivel durante um min.
Abraço
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

não.. a medida é em mílésimos de milímetro... não tem como estipular a vazão, pois é utilizado em vários sistemas com diferentes pressões, e a vazão não será definida pelo tipo de peça a ser utilizada. Ou acha que em um carburador de twister um gicle 150 terá a mesma vazão que em um carburador de falcon???



Não posso basear o meu acerto com o seu, até pq utilizo alguns outros artifícios no carburador, mas posso garantir que tenho até mais consumo de combustível que o carbura em sua originalidade com giclê de alta maior (seu caso). E como relatei anteriormente, a única situação que enfrentei parecida foi com pouco combustível no tanque.

Troque uma idéia com o Ivan, para fazer um trabalho bem feito, acho que irá resolver.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Resultado da autopisia: :mrgreen:

Como testamos a moto no sábado c tanque quase cheio, uns 12 L, isso deve ter ajudado, sendo que no domingo, não abastecemos, ou seja corri c/ 6 a 7 Lt no tanque e o pior:

Descobri que o maldito reparo da torneira do tanque esfarelou e entopiu a torneira parcialmente!!!! Vai dizer que não é zica demais!!!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

A propósito gabriel, que medida tem a agulha do pistonete da Sahara?
A da Tornado tem +ou- 2,5mm e imagino que a da sahara não vai ser diferente! Aí nesse caso quem vai estar limitando a passagem do combustível já vai ser a sede da agulha e não mais o gicle de alta, voce pode ate deixar sem ele que vai funcionar, já que a area de passagem da sede com a ponta da agulha dentro vai ser menor que a area do gicle, isso pra não falar que pela sede da agulha passa combustivel misturado com ar que entra pelos furos do difusor, e não só combustivel como no gicle! Acredito que voce vai precisar de uma agulha de pistonete com a parte conica mais fina, ou afinar a sua na lima + lixa. Eu pelo menos nunca consegui deixar um carburador perfeito no alcool sem dar um trabalho na agulha.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Realmente Ivan, não tinha pensado nesse detalhe, sendo que um amigo meu disse que andava sem o gicle da alta no metanol eu achei estranho, mas realmente tem sentido, o caminho do combustível esta limitado onde tem menor vazão, no caso a sede da agulha do pistonete.
Mas acho que esse não seria meu problema de falta, pois se o furo da sede da agulha da BOIA tiver menos vazão que o gicle e a sede da agulha do pistonete, seria ele que estaria fazendo dar a falta de metanol na cuba, pois o sintoma me parece ser falta na cuba, já que dá pra esticar as marchas até o corte da 1 até a 4 marcha, sendo que na 5 a moto morre de vez, mesmo soltando o acelerador, o que ela deveria voltar a reviver, o que não acontece sem dar uma esperadinha de uns 5 a10 s pra encher a cuba novamente.
Mas vc me abriu a mente c/ relação a agulha, talvez terei que afina-la se precisar de engordar a alta.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

http://br.youtube.com/watch?v=DXbz1eW9u3k

Ta aí o treino na praia em pista de 250 mts:

Minha Toni 293 athena, carb sahara, comando 296, CDI servitec programavel, escape v-pro, cabeçote feito, metanol, filtro de espuma X Toni 293 Romag, comando 293, carb falcon, CDI de competição, escape vpro, na gasolina X Toni Original 250 c/ Cabeçote feito

Só p/ constar, a Toni original do vídeo ficou em 3º Lugar na corrida de Domingo, a 293 que no vídeo aparece em 2º foi eliminada por uma Twister muito forte, e eu tive o problema de falta.
O cara da 293, ta c/ o motor aberto passando pra 340 :mrgreen: Não se guentou, mas vai fazer a bobiça de andar na gasola de novo, vai ser uma briga boa c/ a minha 293 no metanol (caso ele consiga acertar até domingo né)

Onten resolvemos o problema do torneirinha do tanque, e refurei a sede da agulha da boia p/ 3 mm, o fróids foi fazer vedar bem mas agora acho que ta 100% fiz um teste ontem c/ apenas 5 L no tanque e não deu mais falta na cuba.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Uma duvida que eu tenho: quando o gicle principal começa atuar o da baixa para ou continua mandando combustivel? Porque se não parar quando o nivel da cuba baixar muito, a mistura ficaria pobre antes de cortar, certo? Ou não?
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Ivan Luiz escreveu:Uma duvida que eu tenho: quando o gicle principal começa atuar o da baixa para ou continua mandando combustivel? Porque se não parar quando o nivel da cuba baixar muito, a mistura ficaria pobre antes de cortar, certo? Ou não?
não sei onde eu li, mas o gicle de baixa atua em todas as faixas...
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

o de baixa continua atuando sim, mas a influencia dele na alta eh pequena!
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

http://br.youtube.com/watch?v=1xyJkH6QZrY

Pra atualizar agora a minha perdendo p/ a 340!! Mas não por muito tempo, a minha já ta vindo c/ mais ups pro próximo sábado :mrgreen:

Vídeo 0 a 163 km/h
http://br.youtube.com/watch?v=JzKpz7qLEsc
Final da 250 livre semana passada (essas são as 2 Twister que estamos a caça, eu e o da Toni 340 :mrgreen: )
http://br.youtube.com/watch?v=Rl-gHmQ2qZY
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Cara, esse negócio de arrancadão na areia é coisa de louco...
vai muito do piloto, pelo que pude ver pela posição de pilotagem de vcs...
gabrielpm, vc já tentou ver se no asfalto o resultado entre vcs não muda??
joaoppb
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 27 Agosto 2008 à46 16:19

Mensagem por joaoppb »

Amigo vou te dar uma dica sobre metanol, tome cuidado com ele em relação a troca de oleo pois o metanol contamina o óleo e tira a viscosidade dele, e ai seu motor vai detonar, vc tem que trocar o óleo com menos kilometragem para não danificar ele blz
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

joaoppb escreveu:Amigo vou te dar uma dica sobre metanol, tome cuidado com ele em relação a troca de oleo pois o metanol contamina o óleo e tira a viscosidade dele, e ai seu motor vai detonar, vc tem que trocar o óleo com menos kilometragem para não danificar ele blz
Se tiver com aneis gastos né ?
É a mesma coisa que etanol.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

João, to ciente sobre o óleo, valeu pela dica
joaoppb
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 27 Agosto 2008 à46 16:19

Mensagem por joaoppb »

MoLoToV escreveu:
joaoppb escreveu:Amigo vou te dar uma dica sobre metanol, tome cuidado com ele em relação a troca de oleo pois o metanol contamina o óleo e tira a viscosidade dele, e ai seu motor vai detonar, vc tem que trocar o óleo com menos kilometragem para não danificar ele blz
Se tiver com aneis gastos né ?
É a mesma coisa que etanol.
Tanto faz, pois o que contamina o óleo são os gases formado pela queima do metanol
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

joaoppb escreveu:
MoLoToV escreveu:
joaoppb escreveu:Amigo vou te dar uma dica sobre metanol, tome cuidado com ele em relação a troca de oleo pois o metanol contamina o óleo e tira a viscosidade dele, e ai seu motor vai detonar, vc tem que trocar o óleo com menos kilometragem para não danificar ele blz
Se tiver com aneis gastos né ?
É a mesma coisa que etanol.
Tanto faz, pois o que contamina o óleo são os gases formado pela queima do metanol
Ahm, não entendi essa....
Se tiver com anéis bons, retentores de valvula bons, como pode contaminar o óleo ?
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Pra atualizar: Rebaixei meu cabeçote em 1 mm, e tirei a tampa da cx de ar que tava restringindo a entrada de ar. Hoje rodei na gasolina a moto ta o :evil: deu mais um 10!! Mas vou passar pro alcool essa semana pra andar na cidade, fiquei com medo dessa nova taxa pra andar na gasosa! Esse fim de semana vem mais uns ups: :mrgreen:

Vo testar um carbura de Kx250 c/ metanol, um Keihin de pistonete 36/38/40 sei lá #-o , como se mede esse diametro? Por dentro ou por fora da boca que vai no coletor?Pois por dentro ele é o mesmo tamanho que o da sahara, mas como tem a parede mais fina por fora ele é menor.
Pra adiantar a embreagem começou a patinar :shock: hoje vamos colocar as molas da embreagem da falcon pra fazer um teste, senão vamos ter que colocar um kit novo e mais separadores
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

usei gasoba com essa taxa... o PF deu a dica de usar uma vela mais fria, ai usei a da hornet q eh grau 9, funfou bem, sem maiores problemas, soh na hora q ia ligar ou desligar com o motor quente, ela dava uns "contra"! se vc nao curte alcool, experimenta regular pra meio-a-meio!

na embreagem usei as molas q jah estavam msm, soh coloquei um separador amais!
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

APGUELF, que CDI vc usa? O meu é um Servitec c/ 10 curvas de ponto, como eu estava usando a faixa 10, c/ mais ponto em baixa e Alta, a moto tava o capeta, fiquei c/ medo e coloquei na faixa 1 (original) pra não judiar tanto, senti que a moto ficou menos arisca, mas acho que já ajuda a proteger mais o motor. Vou fazer uns testes esse fin de semana qualquer coisa acerto pro alcool, td vai depender se eu me acertar c/ o novo carbura que vou instalar um Keihin de uma kx250, aproveitando como se mede o tamanho do bura? Por dentro ou por fora da boca?

Alguem já testou outra mola na embreagem, tipo mola de cabeçote de carro? Qual deu certo?
A minha embreagem já tinha um separador a mais, e ontem deu umas patinahdas, então colocamos as molas da falcon, mas tivemos que tirar o separador que tinha a mais, pois não cabia. Mas ainda to achando que não ficou 100%
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem