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Enviado: 03 Março 2009 à32 10:35
por MoLoToV
Gustavo/PR escreveu:
NESTOR/RS escreveu: Para dizer a verdade, ainda não consegui entender o princípio de funcionamento disso :shock:
Mas que tenho curiosidade sobre isso, tenho. :D
Pois é Nestor, a princípio eu acreditava que a turbulência é que proporcionava mais torque, depois veio o PF e disse que não, como eu não sou besta de dúvidar do PF, lancei este tópico para entender e dismistificar a engenhoca! Ainda de quebra teremos como produto de tudo isso um belo DIY! ;)
Gustavo, eu ACHO que to falando besteira, mas veio na minha cabeça isso agora...
Eu pensei que pode dar diferença em um motor com um comando com muito levante, permanencia de valvula de escape muito grande, ai esse BOMB funcionaria pela ressonancia, como num escape de 2 tempos ?

Enviado: 03 Março 2009 à46 14:14
por Gustavo/PR
vix MoLoToV, entendi sua o que você disse... mas eu não tenho a mínima idéia se isso pega mesmo. Mas valeu, eu achei que ninguém mais ia passar por aqui! ;)

Enviado: 03 Março 2009 à42 16:57
por jjacob
Olha só minha tese!

O movimento dos gases no cano não são continuos, eles são pulsantes, isso por que os gases estão comprimidos dentro da camara de combustão então a valvula de escape se abre e libera uma frente de onda( frente de onda seria uma região de pressão mais alta) que vai avançando pelo cano bem rapido, algo como a velocidade som, só que quando a valvula de escape fecha, essa frente de onda continua se movimentando no cano por inercia e criando então uma região de pressão negativa ou mais baixa proximo ao cabeçote, e quando a valvula de escape abrir novamente essa pressão negativa vai ajudar a sugar da camara de combustão os gases e ajudar a sugar uma nova mistura em maior quantidade.

Agora que vem a questão, essa pressão negativa no cabeçote não acontece em todas as rotações do motor, isso porque as frentes de onda nem sempre avançam com uma velocidade compativel com a frequencia de abertura e fechamento da valvula de escape.

Mas com um cano que não restrinja a saida dos gases, e uma curva de maior diâmetro conseguimos que esse fenomeno da pressão negativa aconteça em altas rotações, mas não em baixas rotações.

Mas se os gases estiverem passando muito rapido pelo cano eles não vão ser afetados pelo PowerBomb, mas se estiver passando numa velocidade baixa, a frente de onda ao começar a passar pelo PowerBomb ira conseguir passar por aquela grade interna e diminuira sua velocidade já que o diametro aumentou, mas ao chegar ao final do PowerBomb ela ira encontrar um afunilamento, já que o caminho volta a ter o diametro do cano original que é mais fino, e havera um congestionamento de particulas, e isso irá refletir uma onde com sentido contrario que voltara pelo cano e atingira o cabeçote criando a pressão negativa.

Agora as partes complexas.
*Na verdade a frente de onda avança na velocidade do som, mas na velocidade do som num gas a temperatura muito alta, e essa velocidade eu não sei.

*Com a rotação do motor que queremos melhorar, sabendo a velocidade dos gases no cano podemos calcular a posição do PowerBomb para que a onda volte com amplitude negativa.

*Como saber qual o comprimento do PowerBomb eu não sei ainda.

Enviado: 03 Março 2009 à18 17:14
por Fernando PF
jjacob, perfeito no primeiro parágrafo.. porém os gases não se movimentam na velocidade do som, o que definirá a velocidade dos gases é a velocidade do pistão, perdas de carga e diâmetro da tubulação.. a velocidade do som estará diferente, de acodo com as condições do meio (no caso temperatura dos gases, umidade..).

Podemos com a vazão mássica determinar a velocidade dos gases em determinados rpms e em cada motor, mas isso terá variáveis importantes que definem o rendimento volumétrico do motor, lembrando que o volume de gases deslocados no cilindro não é sempre o mesmo e é afetado pela admissão, comandos de válvulas e próprio escapamento.. A simples colocação do tal powerbomb ou mudança no escape influenciará nos cálculos, formando um com condições de contorno cada vez mais aproximadas do ideal. Para quem gosta de mecânica dos fluídos é uma boa, mas não acredito em um resultado sustentável sem saber o perfeito comportamento do motor que está trabalhando.

Para quem duvida dessa tese para os cálculos, basta lembrar que a simples mudança nos dutos e carburação já se obtém um acrécimo de potência, nos meus experimentos, no caso de 5cv´s... como adicionar esses fatores que se modificam aos cálculos??????

Enviado: 03 Março 2009 à02 18:08
por jjacob
Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?

Enviado: 03 Março 2009 à04 21:02
por Ivan Luiz
jjacob escreveu:Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?
Essa foi ótima! Afinal nenhum fabricante quer perder para o outro! :?:

Enviado: 03 Março 2009 à08 23:39
por APGUELFI
Ivan Luiz escreveu:
jjacob escreveu:Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?
Essa foi ótima! Afinal nenhum fabricante quer perder para o outro! :?:
eh exatamente por isso q eu nao boto nenhuma fé nesse negocio ai!

Enviado: 03 Março 2009 à16 23:51
por Gustavo/PR
APGUELFI escreveu:
Ivan Luiz escreveu:
jjacob escreveu:Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?
Essa foi ótima! Afinal nenhum fabricante quer perder para o outro! :?:
eh exatamente por isso q eu nao boto nenhuma fé nesse negocio ai!
Quantas preparações são possiveis em uma moto original de fabrica? É só o power bomb que elas não usam?

Até onde sei, mesmo nas puro-sangues cabe peça até no * delas!

Enviado: 03 Março 2009 à15 23:54
por xaxim
jjacob escreveu:Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?
Custo?

Não esqueça que só melhorando o processo de usinagem e torqueando direito já dá pra ganhar alguns bons CVs, mas em larga escala isso fica bem caro.

Tenho um amigo que prepara porsches na bélgica, quando ele estava por aqui e tinha um dinamômetro de bancada eu ia visita-lo, só desmontando e remontando com calma e torqueando os parafusos ele tirava 3 hps a mais de um GM 2.0 original. Mas levava uns bons 3 dias fazendo só a montagem depois de separa as peças escolhidas a dedo.

Imagina ter que parar a produção de uma curva, cortar e soldar + peças?

Quem não gasta mais grana com uma moto especial para deixa-la ainda melhor sendo que podia vir de fábrica?

Claro que não adianta ter o melhor equipamento do mundo e errar numa tomada de curva ou sofrer um esbarrão.

E como disse, se isso te colocar 10 cm na frente do seu adversário direto na largada será que já não valeu a pena?

Enviado: 04 Março 2009 à15 07:55
por Ivan Luiz
Acho que alguem vai ter que comprar uma curva de uma marca confiavel, colocar a moto no dino medir, trocar a curva e medir de novo. Aí vai dar pra saber o que mudou realmente, e onde mudou!
Alguem se habilita?

Enviado: 04 Março 2009 à39 14:23
por Stealth
Ivan Luiz escreveu:Acho que alguem vai ter que comprar uma curva de uma marca confiavel, colocar a moto no dino medir, trocar a curva e medir de novo. Aí vai dar pra saber o que mudou realmente, e onde mudou!
Alguem se habilita?
Assim seria perfeito mesmo. Mas mesmo sem dino, acho que um piloto com boa sensibilidade poderia dar seu relato com relação a diferença.

Abração
Stealth

Enviado: 04 Março 2009 à10 14:32
por Ricardo
Stealth escreveu:
Ivan Luiz escreveu:Acho que alguem vai ter que comprar uma curva de uma marca confiavel, colocar a moto no dino medir, trocar a curva e medir de novo. Aí vai dar pra saber o que mudou realmente, e onde mudou!
Alguem se habilita?
Assim seria perfeito mesmo. Mas mesmo sem dino, acho que um piloto com boa sensibilidade poderia dar seu relato com relação a diferença.

Abração
Stealth
"Piloto" com boa sensibilidade é relativo, pois pode ter 'impressão' que melhorou, vai muito do psicológico de cada um :roll:

O dina seria 200% , o problema é fazer isso! :sad:

Enviado: 04 Março 2009 à48 15:00
por Ivan Luiz
Teria que ter alguem do forum que tivesse as duas curvas, e ainda morasse em uma cidade que tivesse um dino, aí era só fazer um "consorcio", com todos os interessados no assunto, que contribuiriam para pagar o dino e receberiam copia do gráfico por e-mail.

Enviado: 04 Março 2009 à17 15:44
por jjacob
Olha a frase do xaxin "Tenho um amigo que prepara porsches na bélgica, ", é outro nivel o circulo de amigos do homi!

Enviado: 04 Março 2009 à10 16:13
por Stealth
jjacob escreveu:Olha a frase do xaxin "Tenho um amigo que prepara porsches na bélgica, ", é outro nivel o circulo de amigos do homi!
"Gente coisa é outra fina"... rsssssssssss


Abração
Stealth

Enviado: 04 Março 2009 à13 16:15
por Stealth
Ricardo Skolaude escreveu:
Stealth escreveu:
Ivan Luiz escreveu:Acho que alguem vai ter que comprar uma curva de uma marca confiavel, colocar a moto no dino medir, trocar a curva e medir de novo. Aí vai dar pra saber o que mudou realmente, e onde mudou!
Alguem se habilita?
Assim seria perfeito mesmo. Mas mesmo sem dino, acho que um piloto com boa sensibilidade poderia dar seu relato com relação a diferença.

Abração
Stealth
"Piloto" com boa sensibilidade é relativo, pois pode ter 'impressão' que melhorou, vai muito do psicológico de cada um :roll:

O dina seria 200% , o problema é fazer isso! :sad:
Por isso eu disse piloto. Alguém profissional que não fique na impressão. Impressão eu é que tenho. Alguém com experiência não fica só na impressão. Ou é ou não é.

Abração
Stealth

Enviado: 04 Março 2009 à35 16:28
por ale primo
As Yamahas 450 2008 saíram com duas opções do conjunto de escape.
Um com ponteira e curva normal e outro com o power bomb (há também Mega Bomb) e uma ponteira mais curta.
Até onde sei os "Bombs" priorizam torques de baixa e média.

Dizer que são engodos é exagero.
Vão dizer que FMF ou Akrapovic precisam disso.

Alias o bomb da Akra que tem na moto do Bubba é bem bizarro e deve ser mais facíl de construir.

Enviado: 04 Março 2009 à48 16:40
por ale primo
Pra quem gosta dos "sismografos"rsrsrs

http://www.akrapovic.com/nc/motorcycle- ... 50-f-2009/

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Enviado: 04 Março 2009 à20 16:56
por ale primo
Só a FMF e a Akrapovic fazem esse sistema?

Power e Mega

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Enviado: 04 Março 2009 à41 17:12
por F_Barata
tem que ter alguma utilidade, a akrapovic é fodona, não faria uma perfumaria atoa, pq querendo ou nao, se nõa prestasse pra nada, pelo menos peso morto nenhum piloto de ponta quer...

O que pega mesmo é o dino, se o PF ainda tivesse dava pra fazer fácil sem muitos custos.