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Enviado: 02 Fevereiro 2006 à17 11:52
por Predador
Fernando PF escreveu:O aumento da taxa melhora em todas as rotações, o problema de não obter um ganho tão esperado em alta, relacionando com o ganho de baixa não é por causa do aumento da taxa, e sim pelo ajuste do ponto de ignição em alta para a nova taxa, ou seja, quer taxar, dê jeito em uma boa ignição.
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aí tá certo

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à13 11:57
por MoLoToV
Fernando PF escreveu:O aumento da taxa melhora em todas as rotações, o problema de não obter um ganho tão esperado em alta, relacionando com o ganho de baixa não é por causa do aumento da taxa, e sim pelo ajuste do ponto de ignição em alta para a nova taxa, ou seja, quer taxar, dê jeito em uma boa ignição.
[-o< [-o< [-o< [-o< [-o< !!

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à24 12:03
por GELOUS
Hauhauahaua!!! Valeu galera! Mas acho que rebaixar o cabeçote não é algo tão simples assim, né? E aqui em Brasília não há mecânicos que mexam em DT 200 com competência! :cry: Eu queria muito fazer um trabalho nas janelas e no cabeçote, mas pra isso precisava de um mecânico bom...
Vamos ver como a motinha vai ficar com as palhetas de fibra de carbono e com a Magnetron. De repente, nem vou precisar mexer em mais nada! :lol: Já vai bastar pro meu nível de pilotagem! :mrgreen:

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à18 21:16
por fzr1000top
pdalazoana, SE VC COMPROU O KIT PRO-X NAO PRECISA ESQUENTAR A CABEÇA POIS A BIELA E MAIS CURTA , DESSE MODO A COMPRESSAO JA FICA 10 !!!!!
Poi é Fernando..... o Pistão ja vem com a cabeça rebaixada, mas acho que para deixar o topo do pistão alinhado com o topo do cilindro. Possui tambem as cavas das válvulas mas em posições diferentes das do original. Não estou com o pistão aqui, devo pega-lo na retífica na quinta à tarde e se conseguir uma máquina digital posto uma foto dele na sexta. Agora explica melhor esta história de adiantar o ponto.... Um abraço

Enviado: 02 Fevereiro 2006 à56 21:40
por guilherme_sbc
Vixi, num manjo nada mas eu piro nas explicações do FernandoPF.

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à20 14:16
por pdalazoana
Pois é peguei o kit da retífica, seguem as fotos do pistão (Veja ai Fernando PF!!)
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Enviado: 03 Fevereiro 2006 à09 15:01
por Fernando PF
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


Gostei.. parecido com o da falcon, se não for o mesmo..

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à45 15:05
por Fernando PF
retomando os cálculos... como a altura do pistão ficará 0.5mm para cima do cilindro (correto?!?!) e vc acrescentará uma junta de 1mm no cilindro (parte de baixo) o volume ganho na câmara seria referente a 0.5mm a mais de altura.

:arrow: tirando 5 somando dois multiplicando por pi, noves fora, e arredondando :

:arrow: 11.36 :1 de taxa... bem acertadinha e não abusando fica bom demais.. só não dá pra deixar o cabo enrolado o tempo todo, tem que dar uma folga pro bicho

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à11 15:12
por Fabrício
Se vai colocar apenas 1 junta...eu aconcelharia colocar o pistão com 0,8mm da parte de cima da camisa...
Com 0.5mm + 01 junta...tá facim de bater... #-o

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à06 15:17
por Fernando PF
hum... daí teria que desbastar o pistão.. é uma boa, teria que tirar 0.8mm na cabeça.

ou então dar um passe de 0.5mm na cabeça, fazer as cavidades das válvulas e montar com uma junta a mais. Esses 0.5mm a menos na cabeça não aferarão em nada na resistencia do pistão.

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à11 15:29
por pdalazoana
Caraca agora ja to ficando meio cabreiro, é muita imformação!! Medi a espessura do topo do pistão e a parte mais fina dele (no centro) tem exatos 5mm de espessura....

Enviado: 03 Fevereiro 2006 à22 15:33
por Fernando PF
dá um passe de 0.5mm na cabeça então e monta com uma junta a mais, fica mais seguro e com a taxa que vc estimou.. quando abri meu kit wiseco (montei ele com uma junta apenas, pelos meus cálculos tinha mais de 11:1 de taxa) as válvulas de admissão haviam lambido o pistão... coisa de uns 0.2mm, só deu uma marcada, aí apenas rebaixei um pouco mais ele naquele ponto. Mas o bom é não arriscar, monte para não ter que mexer mais, a taxa é boa com uma junta a mais, dessa forma.

Enviado: 31 Maio 2008 à35 16:36
por fábio
Protesto com relação ao comentário de que aumentar a taxa de compressão melhora a baixa e pióra a alta, na verdade não é bem assim, pode até ser o contrario mas não perde baixa também não.
Afinal as crf 250r 2008 estão com 13.1 de taxa, as cbr tem sempre mais de 12 e usam gasolina comum afinal nenm sempre na estrada se tem podium, mas quando se coloca pódium numa cbr ou mesmo numa hornet, nossa . . . .
mes passado eu fiz carburação e equalização numa hornet que estava parada por quase um ano, ele usava pódium e a moto voltou a usala quando reativamos e possó dizer que o negócio ficou um tiro pra andar.

Enviado: 31 Maio 2008 à38 17:28
por Fernando PF
fábio escreveu:Protesto com relação ao comentário de que aumentar a taxa de compressão melhora a baixa e pióra a alta, na verdade não é bem assim, pode até ser o contrario mas não perde baixa também não.
Afinal as crf 250r 2008 estão com 13.1 de taxa, as cbr tem sempre mais de 12 e usam gasolina comum afinal nenm sempre na estrada se tem podium, mas quando se coloca pódium numa cbr ou mesmo numa hornet, nossa . . . .
mes passado eu fiz carburação e equalização numa hornet que estava parada por quase um ano, ele usava pódium e a moto voltou a usala quando reativamos e possó dizer que o negócio ficou um tiro pra andar.
concordo em tudo...

Re: Taxa de compressão

Enviado: 25 Abril 2019 à39 22:02
por Allan cbtiquim
Quero almentar a taxa de compressao para 12.5:1 para rodar no álcool com o kit 293 e comando 330 , quanto será que vou ter que rebaixar pra conseguir essa taxa e será que da b.o rodar no álcool ou vai fritar o motor

Re: Taxa de compressão

Enviado: 26 Abril 2019 à18 18:43
por emim76
Rebaixa cilindro em 1.3mm e torneia o pistao e faz as cavas!
Alcool fica bom! So o acerto que é mais chato.
Tem que ter paciencia e a moto quente.

Re: Taxa de compressão

Enviado: 03 Maio 2019 à46 17:53
por Stone
Taxa é um negócio muito complexo, já usei taxa de 12:1 na gasolina comum sem nenhum problema, mas o comando tem que ser feito pra isso.

Na DT o esquema é diferente, procure em literaturas americanas, se não me falha a memória, pra DT com um radiador o máximo é 7:1 medido pelo sistema Japonês.

Ao dono do tópico, medir a taxa é um pouco mais complicado, tem as cavas das válvulas, o pistão pode ser um pouco cabeçudo ou negativo... O ideal seria fazer uma pré-montagem e encher a câmara de combustão pelo buraco da vela com óleo hidráulico, aí você terá certeza absoluta da taxa. E pra ajustar depois é fácil, é só ver a quantidade de ML que precisa aumentar ou diminuir e usar as fórmulas que você postou pra ver o que precisa ser feito.

Tem outro detalhe que ninguém comentou, com o aumento do pistão o ideal é fazer a banda de squish no cabeçote, isso já vai aumentar o volume da câmara de combustão. Sem isso você corre risco de pré ignição e poderá danificar as bordas do pistão.

A posição dos comandos muda sim, principalmente o comando da admissão. Mas levantar o cilindro 0,5 ou 1mm não vai fazer diferença nisso. Até porquê você talvez terá que usar uma corrente de comando usada, que já esteja um pouco comprida (dependendo de quanto for levantar o cabeçote), e uma coisa irá compensar a outra

Re: Taxa de compressão

Enviado: 03 Maio 2019 à35 17:58
por Stone
Allan cbtiquim escreveu:Quero almentar a taxa de compressao para 12.5:1 para rodar no álcool com o kit 293 e comando 330 , quanto será que vou ter que rebaixar pra conseguir essa taxa e será que da b.o rodar no álcool ou vai fritar o motor
Essa taxa é pouca pra álcool, ideal pra gasolina podium.
Outra coisa é esse comando, 330º é um valor comercial ou simbólico que pode variar muito. Teria que saber o valor real do comando medido de acordo com a norma SAE com todas as informações pra saber se é adequado a esse projeto