Selvagem escreveu:Pala, e a aula sobre o retorno, saí ou não saí?
![Rindo3:: rindo3::](./images/smilies/laugh3.gif)
Hehehehe... vamos lá...
O retorno de uma suspa é feito por uma válvula específica, e sua genética é a única que quase nunca se altera (muitas vezes alteramos o funcionamento do mid valve para evitar cavitação, mas não do retorno em si). Isso porque o retorno não varia tanto quanto a compressão, pois no retorno temos forças conhecidas atuando, ou seja, o que faz a suspensão retornar é a força da mola (k), o atrito das partes da suspensão, e o peso das partes móveis (roda, disco, pneu, etc...)
A regulagem do retorno depende muito da genética aplicada, da modalidade, do estilo de pilotagem, e do que se quer priorizar. Vamos por partes:
- Retorno x genética: Se você tem uma suspa acertada para o enduro, podemos concluir que você tem uma suspensão rápida, ou seja, capaz de fechar rapidamente. Se a suspensão fecha rapidamente, logo usa mais curso, o que significa que ela precisa de mais velocidade no retorno para não flutuar logo apos o obstáculo. Significa que precisamos abrir mais os cliques.
Já no MX o raciocínio é o inverso.
- Retorno lento:
POSITIVO= segurança em grandes saltos, diminui á força contrária a compressão evitando arremessar a moto ao ar novamente. Em um Super Cross que tem um chão liso fica ótimo, mas no MX ou Enduro que se tem mais buracos, a roda está sempre perdendo o contato com o chão.
NEGATIVO= piora a tração, pois após uma compressão as rodas tendem a ficar muito tempo sem contato com o piso. Em curvas irregulares tende a escapar a frente e a também a traseira. Em sequências de buracos dá a impressão de aumentar a dureza da compressão, uma vez que a frente afunda no primeiro buraco, e no segundo ainda não voltou a posição original e por isso toma a segunda porrada estando ainda fechada.
- Retorno lento combinado com compressão muito firme:
POSITIVO= Vai bem num SX, pois sofre grandes impactos (compressão firme) com grandes intervalos de tempos (de um salto a outro), dando tempo de retornar. Protege o piloto, e como o piso é normalmente liso não perde tração em curvas. Também não há subidas ou descidas.
NEGATIVO= No MX Apesar de proteger nos grandes saltos, faz perder muito tempo nas frenagens onde há sequências de buracos e a suspa descola do chão. Assim como curvas irregulares. Ao inves de comprimir engolindo o buraco, ela passa isso ao piloto, e na hora de retornar é muito lenta, perdendo a tração com o piso. Na hora de tracionar numa subida, a situação se repete, subidas normalmente tem muitos buracos criado pelos pneus, com a compressão firme parte do impacto é passado para o piloto, a moto pula, e o retorno é lento, aumentando ainda mais o tempos da roda no ar.
No enduro, a quantidade de buracos é maior, portanto tudo isso é ainda pior que no MX
Podemos estabelecer uma regua entre modalidade x acerto de suspa:
OBS. Comp x Retorno = (CR) ---- lento = L ---- médio=M ---- rápido= R
SX ---------------------------MX -----------------------------Enduro
CR L--------------------------CR M----------------------------CR R
Nem tanto lá, nem tanto cá!!! Devemos ajustar a suspa em um meio termo entre segurança e desempenho. No retorno sempre ganharemos em um lado e perderemos em outro.
Ninguém gosta do resultado de um salto mal encaixado com um retorno rápido, mas também ninguém gosta de ficar escapando nas curvas.
Quanto a segurança, talvez a gente prefira cair nas curvas ao invés dos saltos, mas todos concordam que podemos nos machucar feio nos dois casos.
Conversando ao longo do tempo fui percebendo algumas coisas:
Dizem que o McGrath gostava da suspa traseira super rápida ("macia"), isso dava grande velocidade a ele, porém não aceitava nenhum erro, e quando errava eram capotes impressionantes.
O Balbi dizem usar a suspa mais parecida com as Stocks, já um Leandro Silva gosta das suspas um "dura"
O Zanol me disse que gosta de suspas "macia", já o Nielsen gosta de suspas "dura", mas confessa que no enduro isso não funciona, e que no enduro acaba usando um acerto mais "macio".
Penso que mesmo que o cara goste de suspas "dura" ou "macia", elas ainda assim precisam obedecer um limite da modalidade, ou seja, dentro do acerto de enduro podemos ter um configuração mais "dura" e outra mais "macia". Em inglês dentro de cada modalidade temos normalmente 3 opções: Soft, Stiffness, Stiff. (macia, intermediária, dura)